31-01-2019
30-01-2022
O projeto eSGarden visa melhorar a qualidade da educação inclusiva e as competências dos alunos.
As hortas escolares ecológicas estão relacionadas com muitos objectivos de desenvolvimento sustentável (ODS), como a garantia de uma vida saudável e a promoção do bem-estar para todos em todas as idades, a educação inclusiva e equitativa de qualidade, a igualdade de género ou o consumo responsável.
O eSGarden dá um passo em frente nas Hortas Escolares com um piloto inovador de transferência de tecnologia que pretende transferir para a sala de aula as atividades da horta através da criação de um ambiente virtual que transforma a observação e o trabalho na horta em dados e informações que permitem ao professor, por um lado, construir recursos educativos próprios e, por outro, estabelecer uma ligação entre o mundo físico (horta) e o digital (virtual), ligando as atividades não formais fora da sala de aula com os conteúdos dos programas dos guias pedagógicos. Facilita o desenvolvimento integral dos alunos, ajudando a melhorar a sua autoestima e satisfação pessoal, porque as atividades realizadas são altamente motivadoras e ligam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas. Para além disso, as hortas escolares melhoram a relação entre a comunidade e a escola, uma vez que se criam redes sociais e educativas, fomentando o sentimento de pertença a uma comunidade maior, incentivando o intercâmbio cultural, os valores de sustentabilidade, a integração social e a utilização digital responsável numa Europa globalizada.
Este projeto foi coordenado localmente por Ariana Cosme, com a participação Ana Cristina Torres, Ana Mouraz, Angélica Monteiro e Rui Trindade.
EIP – Ensino e Inovação Pedagógica
European Comission, Erasmus+
Ref. 2018-1-ES01-KA201-050599
Universitat Politècnica de València (Instituição proponente)
Agrupamento Escolas de Paredes
Colegio La Purisima-Hermanas Franciscanas de La Inmaculada
Directorate of Primary School Education
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Fundación Cajamar Comunidad Valenciana
OŠ Šmartno pod Šmarno goro
TBAGROSENSOR
Universitatea Tehnica din Cluj-Napoca