31-12-2020
30-12-2023
O objetivo global do projeto LIDA (2020-1-NO01-KA204076518) consiste em desenvolver culturas nacionais e pan-europeias de inclusão na aprendizagem e de cidadania ativa em ecossistemas educativos digitalmente articulados que integrem a política e a sociedade da educação (Nível 1), o sector da educação e as suas instituições (Nível 2), as minorias adultas em situação de vulnerabilidade e os educadores, profissionais e aprendentes (Nível 3). É criada uma série de culturas inovadoras de inclusão na aprendizagem, utilizando recursos à distância, em linha e combinados, para o número crescente de minorias adultas em situações de vulnerabilidade na Europa, em particular migrantes e refugiados e outras pessoas em risco de pobreza e exclusão social. Este grupo enfrenta desafios em matéria de saúde, emprego, género, cultura e educação à chegada e mesmo quando a segunda ou terceira geração cresce na Europa. Esta situação é agravada pela falta de acesso às aptidões e competências necessárias para se tornarem socialmente incluídos. Todas as sociedades europeias enfrentam o risco de as minorias adultas em situações de vulnerabilidade permanecerem espectadoras na sociedade, sem a capacidade de se tornarem cidadãos activos ao longo da vida, capazes de expressar claramente as suas necessidades, identidades e sentimento de pertença. No LIDA, as minorias adultas em situação de vulnerabilidade, entendidas como refugiados e migrantes e outras pessoas em risco de pobreza e exclusão social, e os seus professores e profissionais associados debruçam-se sobre estas questões e aprendem a criar culturas de inclusão e um tipo particular de voz que exprime pertença e cidadania ativa, apoiados por recursos de aprendizagem digital, como as narrativas digitais.
Coordenação: Brit Svoen, Centre for Lifelong Learning, Inland Norway University of Applied Sciences, Noruega.
LIDA Open Access Book: Learning Inclusion in a Digital Age - Belonging and Finding a Voice with the Disadvantaged
European Commission, Erasmus+ programme
Project number 2020-1-NO01-KA204076518
Integração dos refugiados; Migrantes; Inclusão/equidade
Inland Norway University of Applied Sciences, Norway
LUMSA University, Italy
University of Porto, Portugal
Pilgrim Projects, United Kingdom
Co-responsible investigator: Susana Coimbra, CPUP-FPCEUP