19-11-2007


31-12-2014


A presente investigação baseia-se num estudo de caso sobre o ensino das expressões musical e dramática no 1º CEB, o qual tem lugar nas escolas da Região Autónoma da Madeira e onde, através do gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA), é dada uma atenção especial à formação de professores nestas áreas. Se bem que a educação artística no 1º ciclo esteja regulamentada pelo Decreto-Lei nº 344 de 1990, fazendo parte do currículo desse nível de ensino, na realidade nem sempre tem sido posta em prática nas escolas portuguesas.
As escolas do 1º CEB da RAM são, neste aspecto, um caso particular, na medida em que desde 1980 as expressões musical e dramática têm vindo a ser implementadas naquele nível de ensino de forma consequente.
As recentes directrizes do Ministério da Educação em relação à forma como o ensino das expressões ocorre nas escolas do 1º CEB no continente, ao trazerem esta questão de novo para o debate público, tornam esta investigação ainda mais pertimente e premente. Assim, o conhecimento aprofundado do projecto que decorre na RAM reveste-se da maior relevância no sentido de compreender, por um lado, como o ensino artístico pode ser implmentado de forma consequente em todo o território nacional e, por outro, qual o seu contributo para a formação dos jovens e dos professores.
Nesta investigação utilizaremos a metodologia de estudo de caso. Para tal, recorrer-se-á a uma recolha de dados através de pesquisa bibliográfica e documental, da obseração directa, de inquerito por entrevista semi-estruturada e por questionário. Os dados recolhidos serão sujeitos a análise do conteúdo qualitativa e quantitativa. Para tal, contamos com uma equipa de investigaores com formação científica e pedagógica nas áreas de ciências da educação, educação musical e expressão dramática.


MEMBROS DO PROJECTO:


 



  • Maria José Freitas Borges de Araújo

  • Natércia Alves Pacheco ( Principal investigator)

  • Nuna Micaela Carmo Tormenta


FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
PTDC/CED/72112/2006


Escola Superior de Educação do Porto (ESEP) – Portugal
CIIE / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) – Portugal

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