01-03-2014


30-07-2016


O projeto resulta de uma trajetória dos proponentes em torno de focos de interesse comuns no ensino e investigação nos 2 países, que têm a Pedagogia no Ensino Superior como construto articulador mais amplo. Propõe-se a exploração da qualidade do Ensino Superior, aprofundando o conceito de qualidade, as políticas de democratização do acesso ao Ensino Superior em tempos de globalização bem como desafios que se lhes colocam. Para tal, serão estudados efeitos de políticas do Ensino Superior em ambos os países e aspetos a ela inerentes tais como, a qualidade pedagógica, a profissionalidade docente, os saberes e as práticas pedagógicas, e estratégias institucionais como as envolvidas em programas de mobilidade e ações de estímulo à internacionalização. A cooperação no âmbito do presente convénio irá facilitar a comparação das experiências vividas por ambos os países em quadros de políticas nacionais e internacionais que os têm vindo a moldar, bem como a produção de conhecimento sobre potencialidades, constrangimentos, dilemas e desafios que se lhes colocam e como os mesmos podem ser enquadrados em referentes para a melhoria da qualidade do Ensino Superior.


 


Participaram deste projecto : 


Carla Patrícia Teixeira da Silva Figueiredo


Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite


Maria de Fátima Duarte Delgado


Preciosa Teixeira Fernandes


FCT/CAPES - Cooperação Científica e Tecnológica FCT/CAPES
4.4.1.00 CAPES


Carlinda Leite


Preciosa Fernandes


CIIE / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP
Centro de Ciências Humanas – CAPES - Brasil

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