01-09-2017
31-08-2019
O projeto ReGap visa alargar os recursos de aprendizagem de alta qualidade, culturalmente sensíveis e de acesso livre, a adultos migrantes e refugiados de ambos os sexos nos países da UE. O projeto promove o objetivo Erasmus+ de equidade e inclusão, abordando a necessidade de ter um verdadeiro sentimento de pertença social e de adquirir as competências necessárias para participar no emprego, na saúde, na segurança social e na escolaridade em pé de igualdade com os cidadãos da UE.
Com base nas conclusões dos EUA e do nosso projeto Erasmus+ (Advenus), sabemos que reduzir o défice de educação dos migrantes e refugiados nos países europeus ajudará a garantir o emprego, a saúde, a educação e outras oportunidades relacionadas com a equidade e a pertença social. Para tal, é necessário que as atividades de aprendizagem eletrónica sejam sensíveis às questões culturais e de género e que, ao mesmo tempo, ofereçam a oportunidade de serem ministradas não só totalmente online mas também presencialmente em modo misto para aqueles que têm menos competências em matéria de TIC. As competências linguísticas podem ter impacto na participação na aprendizagem, algo que experimentámos no Projeto Advenus, pelo que o ReGap apoia ativamente a aprendizagem, utilizando adicionalmente meios visuais, como narrativas digitais e sinais visuais, como parte integrante dos recursos. Sabemos também que uma barreira significativa à participação no e-learning é o facto de os recursos não serem considerados relevantes e não responderem às necessidades de conhecimento dos formandos sobre áreas de importância vital para a vida, como o emprego, a saúde, a segurança social, a educação, a igualdade de género e o sistema de justiça e regulamentos para a obtenção da cidadania no novo país.
O ReGap desenvolve atividades de e-learning como cursos autónomos que melhoram o conhecimento contextual e específico do país dos migrantes e refugiados em tópicos-chave e aumentam o seu sentimento de pertença social. Ao longo dos cursos, as competências em TIC são desenvolvidas à medida que os participantes se tornam mais competentes com a plataforma, o sítio Moodle e acedem ao apoio da equipa do projeto em cada país, juntamente com educadores e profissionais que ministram o modo misto. Um aspeto importante do ReGap, após o desenvolvimento e a experimentação dos recursos, é a disseminação dos recursos a nível regional, nacional e internacional, com base num plano de disseminação claramente definido.
TEDeMoS – Trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais
European Commission, Erasmus + (Action type: I&DT)
Ref. 2017-1-NO01-KA204-034182
Brit Svoen, Centre for Lifelong Learning, Inland Norway University of Applied Sciences, Norway (Coord.)
LUMSA University, Italy
University of Porto, Portugal
Community Development Institute, Macedonia