01-09-2016


31-08-2019


O projeto visa a modernização do ensino superior na região do Sudeste Asiático, através do desenvolvimento das seguintes linhas: conceção e execução dos currículos, empregabilidade dos diplomados, reconhecimento dos programas de estudos, qualidade do ensino superior e formação do pessoal. Estas linhas fazem parte das estratégias de desenvolvimento e das reformas do ensino superior nos países do Sudeste Asiático, que foram escolhidas para satisfazer os requisitos do Processo de Bolonha e abordar a Agenda de Modernização do Ensino Superior da UE.


Os ensinamentos retirados dos projetos anteriores, bem como as prioridades regionais para a região da Ásia (região 6 do programa Erasmus+) foram tidos em consideração na conceção do projeto TA-SE. Uma vez que a metodologia Tuning foi considerada válida em todo o mundo e testada em vários continentes, foi escolhida como ferramenta principal para a reforma curricular, o reforço da empregabilidade dos licenciados, o reconhecimento dos diplomas, a garantia da qualidade dos programas e a formação do pessoal académico e administrativo.


O principal objetivo do projeto Tuning é contribuir significativamente para a elaboração de um quadro de qualificações comparáveis e compatíveis em cada um dos países (potencialmente) signatários do processo de Bolonha, que deverá ser descrito em termos de carga horária, nível, resultados de aprendizagem, competências e perfil.


O projeto Tuning desenvolveu uma metodologia e uma linguagem comum, que pode servir de base comum e está ligada ao desenvolvimento de um quadro europeu global de qualificações. Um Quadro Geral de Qualificações do Espaço Europeu do Ensino Superior (QEQ para o Ensino Superior), em termos de conceito e linguagem, está em total sintonia com a abordagem Tuning. Para além disso, o Tuning desenvolveu um modelo para a conceção, implementação e entrega de programas curriculares oferecidos conjuntamente por duas ou mais instituições.


O projeto centra-se na reforma curricular em três áreas disciplinares (Formação de Professores, Medicina e Engenharia Civil). Foi concebido para adaptar, reestruturar e testar os currículos em 3 áreas disciplinares utilizando o Sistema Europeu de Transferência de Créditos e o reconhecimento de diplomas, de acordo com a metodologia e abordagens Tuning, com o objetivo de desenvolver e estabelecer programas de estudo para o primeiro ciclo. O projeto TA-SE também se centra nas competências genéricas e específicas, na estrutura dos conteúdos, no ECTS e na carga horária dos estudantes; nos métodos de ensino, aprendizagem e avaliação, e na melhoria da qualidade dos materiais didácticos e do processo educativo. Serão desenvolvidos currículos atualizados com o objetivo de reconhecimento mútuo e acordos entre instituições de ensino superior da UE e do Sudeste Asiático. Neste contexto, será organizado um processo de consulta a nível nacional com empregadores, estudantes, licenciados e pessoal académico em todos os países parceiros participantes, a fim de identificar as competências mais importantes em três áreas temáticas.


Os principais resultados do projeto consistem na criação de grupos de áreas temáticas a nível nacional e regional, de pontos de referência para a conceção e execução de programas de licenciatura (incluindo descritores de nível de ciclo), de perfis de programas de licenciatura (incluindo competências e resultados de aprendizagem) e de currículos de programas de licenciatura (primeiro ciclo) em três áreas temáticas.


IDEAFor - Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação


https://tuningasia-southeast.org/


Comissão Europeia, Erasmus+, Capacity Building (Action type: Cooperation)
Ref. 2016-1- ES-EPPKA2-CBHE-JP


Ana Mouraz


Deustuko Unibertsitatea (Coord.)
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

cover