01-09-2016


31-08-2019


O projeto visa a modernização do ensino superior na região do Sudeste Asiático, através do desenvolvimento das seguintes linhas: conceção e execução dos currículos, empregabilidade dos diplomados, reconhecimento dos programas de estudos, qualidade do ensino superior e formação do pessoal. Estas linhas fazem parte das estratégias de desenvolvimento e das reformas do ensino superior nos países do Sudeste Asiático, que foram escolhidas para satisfazer os requisitos do Processo de Bolonha e abordar a Agenda de Modernização do Ensino Superior da UE.
Os ensinamentos retirados dos projetos anteriores, bem como as prioridades regionais para a região da Ásia (região 6 do programa Erasmus+) foram tidos em consideração na conceção do projeto TA-SE. Uma vez que a metodologia Tuning foi considerada válida em todo o mundo e testada em vários continentes, foi escolhida como ferramenta principal para a reforma curricular, o reforço da empregabilidade dos licenciados, o reconhecimento dos diplomas, a garantia da qualidade dos programas e a formação do pessoal académico e administrativo.
O principal objetivo do projeto Tuning é contribuir significativamente para a elaboração de um quadro de qualificações comparáveis e compatíveis em cada um dos países (potencialmente) signatários do processo de Bolonha, que deverá ser descrito em termos de carga horária, nível, resultados de aprendizagem, competências e perfil.
O projeto Tuning desenvolveu uma metodologia e uma linguagem comum, que pode servir de base comum e está ligada ao desenvolvimento de um quadro europeu global de qualificações. Um Quadro Geral de Qualificações do Espaço Europeu do Ensino Superior (QEQ para o Ensino Superior), em termos de conceito e linguagem, está em total sintonia com a abordagem Tuning. Para além disso, o Tuning desenvolveu um modelo para a conceção, implementação e entrega de programas curriculares oferecidos conjuntamente por duas ou mais instituições.
O projeto centra-se na reforma curricular em três áreas disciplinares (Formação de Professores, Medicina e Engenharia Civil). Foi concebido para adaptar, reestruturar e testar os currículos em 3 áreas disciplinares utilizando o Sistema Europeu de Transferência de Créditos e o reconhecimento de diplomas, de acordo com a metodologia e abordagens Tuning, com o objetivo de desenvolver e estabelecer programas de estudo para o primeiro ciclo. O projeto TA-SE também se centra nas competências genéricas e específicas, na estrutura dos conteúdos, no ECTS e na carga horária dos estudantes; nos métodos de ensino, aprendizagem e avaliação, e na melhoria da qualidade dos materiais didácticos e do processo educativo. Serão desenvolvidos currículos atualizados com o objetivo de reconhecimento mútuo e acordos entre instituições de ensino superior da UE e do Sudeste Asiático. Neste contexto, será organizado um processo de consulta a nível nacional com empregadores, estudantes, licenciados e pessoal académico em todos os países parceiros participantes, a fim de identificar as competências mais importantes em três áreas temáticas.
Os principais resultados do projeto consistem na criação de grupos de áreas temáticas a nível nacional e regional, de pontos de referência para a conceção e execução de programas de licenciatura (incluindo descritores de nível de ciclo), de perfis de programas de licenciatura (incluindo competências e resultados de aprendizagem) e de currículos de programas de licenciatura (primeiro ciclo) em três áreas temáticas.


IDEAFor - Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação


https://tuningasia-southeast.org/


Comissão Europeia, Erasmus+, Capacity Building (Action type: Cooperation)
Ref. 2016-1- ES-EPPKA2-CBHE-JP



Ana Mouraz


Deustuko Unibertsitatea , Spain (Coord.)
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal.
Rijksuniversiteit Groningen, Netherlands
Education for an Interdependent World, Belgium
Universite de Montpellier, France
Universita di Pisa, Italy
Institute of Technology of Cambodia, Cambodia
University of Health Sciences, Cambodia
Universitas Sanata Dharma, Indonesia
Universitas Padjadjaran, Indonesia
Institut Teknologi Sepuluh Nopember, Indonesia
Universitas Pendidikan Indonesia, Indonesia
Universiti Sains Malaysia, Malaysia
University of Malaya, Malaysia
Universiti Teknologi Malaysia, Malaysia
Yangon University of Education, Myanmar
University of Medicine Mandalay, Myanmar
University of San Agustin, Philippines
West Visayas State University, Philippines
University of the Philippines System, Philippines
Ateneo de Manila University, Philippines
University of San Carlos, Philippines
ASEAN University Network, Thailand
King Mongkut’s University of Technology Thonbury, Thailand
Chulalongkorn University, Thailand
Naresuan University, Thailand
Prince of Songkla University, Thailand
The University of Medicine&Pharmacy HoChiMinh City, Vietnam
HoChiMinh City University of Technology, Vietnam
National University of Civil Engineering, Vietnam

cover