01-02-2023


31-01-2026


O projeto WAY visa aprofundar o conhecimento sobre o desenvolvimento da aprendizagem autorregulada de alunos do ensino secundário, através do seu envolvimento na observação dos pares durante as aulas. O título do projeto resume, não só, a estreita conexão entre a autorregulação das aprendizagens dos alunos e a observação dos pares que a equipa pretende estudar, mas também da importância da voz dos alunos e da sua participação.


O projeto segue a tendência que os tempos atuais exigem aos sistemas educativos, de alunos mais bem preparados, ativos e participativos e capazes de recorrer a competências metacognitivas para autorregular a sua aprendizagem.


A promoção dessas competências requer uma mudança para práticas pedagógicas diferenciadas e inovadoras, personalizadas de acordo com as necessidades dos alunos, tendo em consideração o seu feedback. Esse guarda-chuva comum articula as pesquisas anteriores das investigadoras da equipa sobre desenvolvimento de competências de pensamento crítico, autonomia dos alunos, observação por pares, e voz dos alunos.


Não obstante as escolas portuguesas se esforçarem para promover práticas pedagógicas para desenvolver essas competências e a participação dos alunos, esses esforços não contemplam a proposta em que assenta o projeto, que relaciona a observação dos pares com o desenvolvimento da competência de autorregulação das aprendizagens, ao mesmo tempo que procura proporcionar oportunidades para a participação dos alunos na mudança das práticas pedagógicas. Se, por um lado, a observação dos pares pode desenvolver eficazmente a observação, a reflexão e a autoanálise, capacitando os alunos para aprendizagens autorreguladas, por outro lado, pedir-lhes que deem feedback ao professor sobre o que observaram, cria momentos de participação e de diálogo centrados nas atividades da sala de aula, permitindo ouvir a voz dos alunos.


Esta é a abordagem inovadora que o WAY pretende seguir, e que tem por base intervenções e projetos anteriores da equipa, que se foram desenvolvendo em sucessivas iterações de ciclos contínuos de conceção, análise e avaliação de Design Based Research (DBR). Opta-se pela DBR por se pretender estudar um ambiente de aprendizagem específico, que evolui ao longo de várias iterações, e desenvolver novos artefactos, práticas e respetiva sustentação, generalizáveis para outros ambientes de aprendizagem. Por conseguinte, assume-se esta intervenção como mais um ciclo de DBR, ao qual se pretende dar continuidade com ciclos posteriores.


Em suma, com o projeto pretende-se desenvolver um programa de observação dos pares em sala de aula com alunos das escolas parceiras, para estudar a sua contribuição para o desenvolvimento das competências de autorregulação das aprendizagens e para proporcionar oportunidades de participação dos alunos na mudança das práticas pedagógicas. Os objetivos específicos são:


Validar e aplicar um questionário para avaliar as competências de autorregulação das aprendizagens;
Implementar o programa de observação dos pares;
Monitorar as competências de autorregulação das aprendizagens dos alunos e a sua perceção quanto às oportunidades de participação proporcionadas;
Validar o programa de observação dos pares para o desenvolvimento da competência de autorregulação das aprendizagens;
Avaliar o potencial do programa para proporcionar oportunidades para a participação dos alunos na mudança das práticas pedagógicas;
Disseminar junto da comunidade educativa, o programa, partilhando os produtos do projeto.


As hipóteses nas quais o projeto assenta são: 1) Os alunos que observam como os colegas abordam e realizam tarefas em sala de aula, desenvolvem competências de autorregulação; 2) A conscientização e reflexão dos alunos sobre o que observam contribui para o desenvolvimento das suas competências de autorregulação; 3) O ato de dar feedback aos professores sobre o que é observado, é percecionado pelos alunos como uma oportunidade para a sua voz ser ouvida; 4) O programa de observação dos pares é uma estratégia educativa viável, com potencial para ser utilizada noutras escolas.


Adicionalmente à prossecução dos objetivos e verificação das hipóteses, com alunos do ensino secundário, procuraremos avaliar a viabilidade da observação dos pares com alunos do 3.º ciclo do ensino básico, também numa perspetiva de ciclos contínuos de DBR, e com o intuito de, futuramente, alargar o programa a alunos mais novos, acreditando que uma maior autorregulação das aprendizagens poderá ser benéfica na transição para o ensino secundário.


O projeto tem como atores os quatro Agrupamentos de escolas parceiras, situados em diversos locais do litoral e do interior, rural e urbano, do norte e centro de Portugal, bem como a equipa de investigadoras de três Universidades portuguesas, e que trazem para o projeto a complementaridade dos assuntos que têm investigado.


IDEAFor - Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação


https://lead.uab.pt/way/


Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT)
Ref.: 2022.01025.PTDC


Ana Cristina Torres


Universidade Aberta (UAb) - Portugal - Proponente
Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) - Portugal - SC
Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim - Portugal - SC
Agrupamento de Escolas de Ribeirão - Portugal - Ensino
Escola Secundária de S. Pedro (ESSP) - Portugal - SC
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto - IPP (2011) (ESTS-IPP) - Portugal - Ensino Politécnico
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) - Portugal - Universidade
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) - Portugal - Universidade

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