01-02-2023
31-01-2026
O projeto WAY visa aprofundar o conhecimento sobre o desenvolvimento da aprendizagem autorregulada de alunos do ensino secundário, através do seu envolvimento na observação dos pares durante as aulas. O título do projeto resume, não só, a estreita conexão entre a autorregulação das aprendizagens dos alunos e a observação dos pares que a equipa pretende estudar, mas também da importância da voz dos alunos e da sua participação.
O projeto segue a tendência que os tempos atuais exigem aos sistemas educativos, de alunos mais bem preparados, ativos e participativos e capazes de recorrer a competências metacognitivas para autorregular a sua aprendizagem.
A promoção dessas competências requer uma mudança para práticas pedagógicas diferenciadas e inovadoras, personalizadas de acordo com as necessidades dos alunos, tendo em consideração o seu feedback. Esse guarda-chuva comum articula as pesquisas anteriores das investigadoras da equipa sobre desenvolvimento de competências de pensamento crítico, autonomia dos alunos, observação por pares, e voz dos alunos.
Não obstante as escolas portuguesas se esforçarem para promover práticas pedagógicas para desenvolver essas competências e a participação dos alunos, esses esforços não contemplam a proposta em que assenta o projeto, que relaciona a observação dos pares com o desenvolvimento da competência de autorregulação das aprendizagens, ao mesmo tempo que procura proporcionar oportunidades para a participação dos alunos na mudança das práticas pedagógicas. Se, por um lado, a observação dos pares pode desenvolver eficazmente a observação, a reflexão e a autoanálise, capacitando os alunos para aprendizagens autorreguladas, por outro lado, pedir-lhes que deem feedback ao professor sobre o que observaram, cria momentos de participação e de diálogo centrados nas atividades da sala de aula, permitindo ouvir a voz dos alunos.
Esta é a abordagem inovadora que o WAY pretende seguir, e que tem por base intervenções e projetos anteriores da equipa, que se foram desenvolvendo em sucessivas iterações de ciclos contínuos de conceção, análise e avaliação de Design Based Research (DBR). Opta-se pela DBR por se pretender estudar um ambiente de aprendizagem específico, que evolui ao longo de várias iterações, e desenvolver novos artefactos, práticas e respetiva sustentação, generalizáveis para outros ambientes de aprendizagem. Por conseguinte, assume-se esta intervenção como mais um ciclo de DBR, ao qual se pretende dar continuidade com ciclos posteriores.
Em suma, com o projeto pretende-se desenvolver um programa de observação dos pares em sala de aula com alunos das escolas parceiras, para estudar a sua contribuição para o desenvolvimento das competências de autorregulação das aprendizagens e para proporcionar oportunidades de participação dos alunos na mudança das práticas pedagógicas. Os objetivos específicos são:
Validar e aplicar um questionário para avaliar as competências de autorregulação das aprendizagens;
Implementar o programa de observação dos pares;
Monitorar as competências de autorregulação das aprendizagens dos alunos e a sua perceção quanto às oportunidades de participação proporcionadas;
Validar o programa de observação dos pares para o desenvolvimento da competência de autorregulação das aprendizagens;
Avaliar o potencial do programa para proporcionar oportunidades para a participação dos alunos na mudança das práticas pedagógicas;
Disseminar junto da comunidade educativa, o programa, partilhando os produtos do projeto.
As hipóteses nas quais o projeto assenta são: a) Os alunos que observam como os colegas abordam e realizam tarefas em sala de aula, desenvolvem competências de autorregulação; b) A conscientização e reflexão dos alunos sobre o que observam contribui para o desenvolvimento das suas competências de autorregulação; c) O ato de dar feedback aos professores sobre o que é observado, é percecionado pelos alunos como uma oportunidade para a sua voz ser ouvida; d) O programa de observação dos pares é uma estratégia educativa viável, com potencial para ser utilizada noutras escolas.
Adicionalmente à prossecução dos objetivos e verificação das hipóteses, com alunos do ensino secundário, procuraremos avaliar a viabilidade da observação dos pares com alunos do 3.º ciclo do ensino básico, também numa perspetiva de ciclos contínuos de DBR, e com o intuito de, futuramente, alargar o programa a alunos mais novos, acreditando que uma maior autorregulação das aprendizagens poderá ser benéfica na transição para o ensino secundário.
O projeto tem como atores os quatro Agrupamentos de escolas parceiras, situados em diversos locais do litoral e do interior, rural e urbano, do norte e centro de Portugal, bem como a equipa de investigadoras de três Universidades portuguesas, e que trazem para o projeto a complementaridade dos assuntos que têm investigado.
IDEAFor - Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
(Ref.: 2022.01025.PTDC)
Universidade Aberta (UAb), Portugal (Coord)
Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), Portugal
Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, Portugal
Agrupamento de Escolas de Ribeirão, Portugal
Escola Secundária de S. Pedro (ESSP), Portugal
Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto - IPP (2011) (ESTS-IPP), Portugal
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal