01-01-2021


31-12-2028


Jovens Atletas como Ativistas no Desporto: Olhar para os Contextos Desportivos como Ambientes Socioeducativos e Espaços de cidadania na Construção de Comunidades Inclusivas através dos Jovens Atletas


Na Europa, Portugal incluido, os contextos desportivos envolvem um número significativo de indivíduos ao longo da vida, sendo provavelmente a organização da sociedade civil em que os cidadãos mais participam. Apesar de estar associado a um fenómeno social internacional que assume uma dimensão fundamental na vida dos cidadãos e na realidade sócio-financeira de cada país, o desporto tem sido negligenciado na investigação e nas políticas públicas como espaço educacional, como comunidade de socialização e subsistema social capaz de contribuir para a construção de sociedades inclusivas.
A questão central deste estudo é compreender como a participação em contextos desportivos está associada ao desenvolvimento de jovens atletas como cidadãos, tanto no aqui e agora, mas também contribuir para o seu empoderamento no futuro, comprometidos com uma sociedade mais inclusiva e não discriminatória. 
Em particular, o estudo procura: a) compreender o papel dos contextos desportivos como ambientes educativos; b) explorar os resultados socioeducativos em termos de competências e atitudes cívicas / políticas relacionadas com a cidadania democrática; c) estimular a participação de jovens atletas no desenvolvimento de ações na comunidade de conscientização sobre a não discriminação (raça, identidade sexual, género, religião e nacionalidade) por meio do desporto; d) definir a qualidade dos ambientes desportivos como promotores de experiências cidadãs nos níveis iniciais de formação; e) trazer à discussão pública a relevância dos contextos desportivos como sistemas comprometidos na mudança social.
Assumindo uma abordagem metodológica mista e múltiplas fontes de dados, esta proposta apresenta um design de investigação interligado onde cada fase informa a próxima, mas gera resultados significativos em si mesma. Este programa está dividido em 4 fases ao longo de um período de 72 meses, cada uma delas com impactos e resultados: 
1) Caracterização do contexto desportotuvo pelos diferentes atores  - incluindo um Estudo Etnográfico; 
2) Construção e Implementação do programa " Jovens atletas como Ativistas desportivos" - desenhado, implementado e avaliado por / com atletas em idade de formação desportiva (de 8 a 18 anos) sendo o Photo Voice uma ferramenta privilegiada de monitorização; 
3) Construção de instrumento de Observação para analisar e avaliar a qualidade do meio ambiente em contextos desportivo - com base no estudo etnográfico realizado e organizado numa perspectiva ecológica; 
4) Organização do observatótio " Desporto na/para a Sociedade" e do espaço " Sport & Citizenship Think Tank"
Esperamos que os resultados evidenciem a importância socioeducativa dos contextos desportivos como ambientes de promoção da cidadania de jovens atletas e que daqui derivem implicações para a oferta dessas experiências - em termos de processos educacionais e de políticas infanto-juvenis - que permitam reduzir assimetrias sociais e fomentar sociedades inclusivas e não discriminatórias a partir do desporto.


 


PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política


FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
(2020.04271.CEECIND)


Teresa Silva Dias


CIIE/Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal

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