01-01-2021
31-12-2028
Na Europa, Portugal incluido, os contextos desportivos envolvem um número significativo de indivíduos ao longo da vida, sendo provavelmente a organização da sociedade civil em que os cidadãos mais participam. Apesar de estar associado a um fenómeno social internacional que assume uma dimensão fundamental na vida dos cidadãos e na realidade sócio-financeira de cada país, o desporto tem sido negligenciado na investigação e nas políticas públicas como espaço educacional, como comunidade de socialização e subsistema social capaz de contribuir para a construção de sociedades inclusivas.
A questão central deste estudo é compreender como a participação em contextos desportivos está associada ao desenvolvimento de jovens atletas como cidadãos, tanto no aqui e agora, mas também contribuir para o seu empoderamento no futuro, comprometidos com uma sociedade mais inclusiva e não discriminatória.
Em particular, o estudo procura:
a) compreender o papel dos contextos desportivos como ambientes educativos;
b) explorar os resultados socioeducativos em termos de competências e atitudes cívicas / políticas relacionadas com a cidadania democrática;
c) estimular a participação de jovens atletas no desenvolvimento de ações na comunidade de conscientização sobre a não discriminação (raça, identidade sexual, género, religião e nacionalidade) por meio do desporto;
d) definir a qualidade dos ambientes desportivos como promotores de experiências cidadãs nos níveis iniciais de formação;
e) trazer à discussão pública a relevância dos contextos desportivos como sistemas comprometidos na mudança social.
Assumindo uma abordagem metodológica mista e múltiplas fontes de dados, esta proposta apresenta um design de investigação interligado onde cada fase informa a próxima, mas gera resultados significativos em si mesma. Este programa está dividido em 4 fases ao longo de um período de 72 meses, cada uma delas com impactos e resultados:
1) CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO DESPORTIVO PELOS DIFERENTES ATORES - incluindo um Estudo Etnográfico;
2) CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA “JOVENS ATLETAS COMO ATIVISTAS DESPORTIVOS” - desenhado, implementado e avaliado por / com atletas em idade de formação desportiva (de 8 a 18 anos) sendo o Photo Voice uma ferramenta privilegiada de monitorização;
3) CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE OBSERVAÇÃO PARA ANALISAR E AVALIAR A QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE EM CONTEXTOS DESPORTIVOS - com base no estudo etnográfico realizado e organizado numa perspectiva ecológica;
4) ORGANIZAÇÃO DO OBSERVATÓRIO “DESPORTO NA / PARA A SOCIEDADE” E DO ESPAÇO “SPORT & CITIZENSHIP THINK TANK”.
Esperamos que os resultados evidenciem a importância socioeducativa dos contextos desportivos como ambientes de promoção da cidadania de jovens atletas e que daqui derivem implicações para a oferta dessas experiências - em termos de processos educacionais e de políticas infanto-juvenis - que permitam reduzir assimetrias sociais e fomentar sociedades inclusivas e não discriminatórias a partir do desporto.
PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política
FCT - Fundação para a Ciência e para Tecnologia
CIIE/Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - FPCEUP