O relatório ‘Competências de cidadania ativa e competências de cidadania digital ativa na era digital’ foi desenvolvido no âmbito do projeto EEPN - European Education Policy Network on Teachers and School Leaders (2018-2022 | EAC-2018-0612) e descreve o processo de investigação documental da Atividade 9 da EEPN sobre competências de cidadania ativa e competências de cidadania digital ativa no ensino e na aprendizagem na era digital. O foco desta investigação documental é a educação para a cidadania digital ativa e o papel de docentes e dirigentes escolares no desenvolvimento de uma cultura democrática na escola numa era digital. A existência de um enquadramento claro, de apoio institucional e de uma pedagogia adequada, é essencial para o desenvolvimento de iniciativas de educação para a cidadania (Deuchar, 2004). No presente relatório, começaremos por traçar um mapa concetual da cidadania digital ativa, a fim de termos uma visão abrangente do leque de práticas e desafios que a educação para a cidadania digital ativa acarreta. Em segundo lugar, com base na base de dados recolhida, foram analisadas diferentes práticas de acordo com o Modelo do Conselho da Europa para o Desenvolvimento de Competências Digitais (Conselho da Europa, 2019). Em terceiro lugar, foram explorados os desafios e as recomendações provisórias para docentes e dirigentes escolares na implementação de iniciativas de cidadania digital ativa.