O Relatório Síntese apresenta os principais resultados e resultantes reflexões do estudo sobre a Participação Política da Juventude em Portugal (2019-2021), promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian em colaboração com as universidades de Aveiro, Lisboa, Minho e Porto.
Este estudo tinha como principal objetivo explorar a participação política da juventude em Portugal. Especificamente, procurou analisar a evolução da participação política de jovens de forma comparativa ao longo das últimas décadas; desenhar um retrato fino das atuais (2020) atitudes e comportamentos políticos dos jovens; estudar a relação dos jovens com os partidos políticos e as estruturas associativas; e, finalmente, estudar formas emergentes de ativismo juvenil. Para este efeito, este estudo utilizou dados primários e secundários obtidos a partir de:
- European Social Survey de 2002 a 2019;
- Um inquérito original da população portuguesa com 15 ou mais anos, com sobreamostragem de jovens (15-24) e de “jovens adultos” (25-34), realizado no último trimestre de 2020;
- Entrevistas a membros de organizações juvenis, de cariz partidário e cívico;
- Etnografia online de coletivos ativistas de diferentes partes do país, focados em diferentes causas e com distintos posicionamentos políticos;
- Grupos focais realizados com jovens ativistas com um vasto leque de orientações e causas: nacionalismo, antifascismo, ambiente e alterações climáticas, igualdade de género, temas LGBTQ+ e estudantis.
Este relatório propõe algumas pistas de reflexão em torno do estudo, organizadas em torno de seis questões centrais deste estudo. As respostas refletem as perspetivas que emergiram das diferentes abordagens metodológicas utilizadas.