Collaborating Members
Researcher
Universidade Lusófona
CIIE/Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal
E-mail
leanete@fpce.up.pt
Estudante de Doutoramento em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Através de bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciências e a Tecnologia, está a desenvolver no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) o plano de trabalhos "As Políticas Públicas de Educação num Contexto de Transição Digital". Participou num projeto sobre discursos políticas em educação na pandemia, num estudo sobre o ensino da Cibersegurança, assim como na Avaliação do Programa Cidadãos Ativos (2022).
2014 - Obtaining the equivalence of the PhD degree in Education Sciences - Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal
2010 – PhD in Education - Pontifical Catholic University of São Paulo, Brazil
2003 - Master in Education - University Tuiuti of Paraná, Brazil
2000 - Degree in Pedagogy - University of Paraná - Unipar, Brazil
Teacher training; Teacher trainers; Higher education; Professional identities; Students; Non-traditional adult students; Narrative research.
As Políticas Públicas de Educação no Contexto da Transição Digital
Educação em tempos de pandemia: discursos políticos em Portugal
O projeto “Educação em tempos de pandemia: discursos políticos em Portugal” visa analisar a construção político-discursiva sobre a educação (escolar e obrigatória) em contexto de pandemia, a partir de discursos produzidos por atores políticos, isto é, governo e partidos políticos com representação parlamentar.
Discutindo a política como texto e como discurso (Ball, 2006; Codd, 1988; Olsen, Codd e O’Neill, 2005) pretende-se focalizar os modos através dos quais a linguagem é utilizada para legitimar determinada ação ou projeto de mudança (Costa, 2012) e como conjuntos de políticas, discursivamente, exercem poder através do estabelecimento de ‘verdade’ e ‘conhecimento’. (Ball, 2006).
Através da Análise de Discurso procurar-se-á identificar os discursos produzidos sobre educação em contexto de pandemia e como estes estão presentes em intervenções diversas dos atores políticos acima referidos: decretos-lei, portarias, resoluções, projetos de resolução, debates parlamentares. Partindo do “padrão”, enquanto dimensão chave das políticas educativas tal como definido por Dale e Ozga (1991), ou seja, pedagogia, currículo, avaliação e organização escolar, pretende-se compreender como os discursos políticos produzidos em contexto de pandemia estão a (re)construir) a conceção(ões) de educação, na escolaridade obrigatória.
Estudo de Avaliação Intercalar de Resultados do Programa Cidadãos Ativ@S
Estudo Sobre o Ensino Superior e o Ensino Profissional de Cibersegurança em Portugal, no âmbito do Observatório de Cibersegurança
Dando continuidade e aprofundando o trabalho realizado no Relatório Cibersegurança em Portugal - Sociedade 2020, do Observatório de Cibersegurança,eEste estudo sobre o ensino superior e profissional de cibersegurança em Portugal visa ajudar a traçar o panorama tanto no que diz respeito à formação dirigida a profissionais ou futuros profissionais da área, como a outros profissionais que se cruzam com as temáticas da cibersegurança, sobretudo através de disciplinas específicas, no seu percurso formativo. O estudo pretende cumprir os seguintes objetivos específicos:
- Identificar os cursos superiores e cursos profissionais em cibersegurança, incluindo número de estudantes a frequentar, diplomados, docentes e evolução das dissertações de mestrado e teses de doutoramento, incluindo uma dimensão temporal que permita observar tendências;
- Caracterizar os cursos superiores e cursos profissionais ao nível dos conteúdos e dos resultados procurando, sempre que possível, comparar com os do ensino em geral de Tecnologias de Informação e Comunicação, em Portugal e internacionalmente;
- Avaliar as necessidades de docentes, de estudantes e do mercado de trabalho.
As Políticas Públicas de Educação no Contexto da Transição Digital
Educação em tempos de pandemia: discursos políticos em Portugal
O projeto “Educação em tempos de pandemia: discursos políticos em Portugal” visa analisar a construção político-discursiva sobre a educação (escolar e obrigatória) em contexto de pandemia, a partir de discursos produzidos por atores políticos, isto é, governo e partidos políticos com representação parlamentar.
Discutindo a política como texto e como discurso (Ball, 2006; Codd, 1988; Olsen, Codd e O’Neill, 2005) pretende-se focalizar os modos através dos quais a linguagem é utilizada para legitimar determinada ação ou projeto de mudança (Costa, 2012) e como conjuntos de políticas, discursivamente, exercem poder através do estabelecimento de ‘verdade’ e ‘conhecimento’. (Ball, 2006).
Através da Análise de Discurso procurar-se-á identificar os discursos produzidos sobre educação em contexto de pandemia e como estes estão presentes em intervenções diversas dos atores políticos acima referidos: decretos-lei, portarias, resoluções, projetos de resolução, debates parlamentares. Partindo do “padrão”, enquanto dimensão chave das políticas educativas tal como definido por Dale e Ozga (1991), ou seja, pedagogia, currículo, avaliação e organização escolar, pretende-se compreender como os discursos políticos produzidos em contexto de pandemia estão a (re)construir) a conceção(ões) de educação, na escolaridade obrigatória.
Estudo de Avaliação Intercalar de Resultados do Programa Cidadãos Ativ@S
Estudo Sobre o Ensino Superior e o Ensino Profissional de Cibersegurança em Portugal, no âmbito do Observatório de Cibersegurança
Dando continuidade e aprofundando o trabalho realizado no Relatório Cibersegurança em Portugal - Sociedade 2020, do Observatório de Cibersegurança,eEste estudo sobre o ensino superior e profissional de cibersegurança em Portugal visa ajudar a traçar o panorama tanto no que diz respeito à formação dirigida a profissionais ou futuros profissionais da área, como a outros profissionais que se cruzam com as temáticas da cibersegurança, sobretudo através de disciplinas específicas, no seu percurso formativo. O estudo pretende cumprir os seguintes objetivos específicos:
- Identificar os cursos superiores e cursos profissionais em cibersegurança, incluindo número de estudantes a frequentar, diplomados, docentes e evolução das dissertações de mestrado e teses de doutoramento, incluindo uma dimensão temporal que permita observar tendências;
- Caracterizar os cursos superiores e cursos profissionais ao nível dos conteúdos e dos resultados procurando, sempre que possível, comparar com os do ensino em geral de Tecnologias de Informação e Comunicação, em Portugal e internacionalmente;
- Avaliar as necessidades de docentes, de estudantes e do mercado de trabalho.
Book chapter
A construção discursiva das competências em educação: análise de discursos (de) políticos
Cruz, João Moisés; Costa, Alexandra Sá
Journal article
Discursos (de partidos) políticos: construção de sentidos para a educação
João Moisés Cruz; Universidade do Porto; Alexandra Sá Costa
Journal article
Education for Citizenship and democratic participation: im/possibilities of articulation between Civil Society Organizations and Schools
Isabel Teixeira, Ana; Fonseca, Mariana; Cruz, João Moisés; Ferreira, Pedro Daniel
Report
Estudo sobre o ensino pós-secundário e o ensino superior de cibersegurança em Portugal, no âmbito do Observatório de Cibersegurança
Veiga, Amélia; Ferreira, Pedro Daniel; Sampaio, Marta ; Amorim, José Pedro; Cruz, João Moisés; Fonseca, Mariana
Book chapter
A construção discursiva das competências em educação: análise de discursos (de) políticos
Cruz, João Moisés; Costa, Alexandra Sá
Journal article
Discursos (de partidos) políticos: construção de sentidos para a educação
João Moisés Cruz; Universidade do Porto; Alexandra Sá Costa
Journal article
Education for Citizenship and democratic participation: im/possibilities of articulation between Civil Society Organizations and Schools
Isabel Teixeira, Ana; Fonseca, Mariana; Cruz, João Moisés; Ferreira, Pedro Daniel
Report
Estudo sobre o ensino pós-secundário e o ensino superior de cibersegurança em Portugal, no âmbito do Observatório de Cibersegurança
Veiga, Amélia; Ferreira, Pedro Daniel; Sampaio, Marta ; Amorim, José Pedro; Cruz, João Moisés; Fonseca, Mariana