Membros Integrados


Professor(a) auxiliar


Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal

Email
caferreira@utad.pt

Telefone
+ 351 259 330 100


Carlos Alberto Alves Soares Ferreira. He completed his PhD in Education/Curriculum Development in 2004 at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro and his degree in Education Sciences in 1992 at the University of Porto. He is an Assistant Professor at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. He has been Director of the Doctorate in Educational Sciences at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro since July 2021. He has published 38 articles in specialised journals. He has 16 book chapter(s) and 10 book(s). Organised 15 events. Participated in 18 events. Supervised 6 doctoral thesis(es). Supervised 50 master's thesis(es) and co-supervised 6. Participates and/or participated as a Researcher in 6 project(s) and Principal Investigator in 2 project(s).


2004 - Doutoramento em Desenvolvimento Curricular - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal


Avaliação das aprendizagens; Avaliação das escolas; Avaliação do desempenho docente; Trabalho de projecto.

European Research Executive Agency

LINEup- Longitudinal data for INequalities in Education

Erasmus Plus

Future Elementary School Teachers Modernization in Kurdistan” (TeachersMOD)

Projeto Erasmus + da União Europeia, cuja coordenação é equipa da Universidade de Pavia (Itália) e onde participam equipas da Universidade de Granada (Espanha) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal).

Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso

Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar

Práticas de avaliação das aprendizagens no contexto da formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico

Práticas de regulação das aprendizagens em contextos de prática pedagógica no âmbito da formação inicial de professores

Políticas e Práticas de Organização e Desenvolvimento Curricular

Projeto Socrates

From Takers to Creators Of Jobs

Fundação Calouste Gulbenkian

Educação Multi/Intercultural

European Research Executive Agency

LINEup- Longitudinal data for INequalities in Education

Erasmus Plus

Future Elementary School Teachers Modernization in Kurdistan” (TeachersMOD)

Projeto Erasmus + da União Europeia, cuja coordenação é equipa da Universidade de Pavia (Itália) e onde participam equipas da Universidade de Granada (Espanha) e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal).

Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso

Planos integrados e inovadores de combate ao insucesso escolar

Práticas de avaliação das aprendizagens no contexto da formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico

Práticas de regulação das aprendizagens em contextos de prática pedagógica no âmbito da formação inicial de professores

Políticas e Práticas de Organização e Desenvolvimento Curricular

Projeto Socrates

From Takers to Creators Of Jobs

Fundação Calouste Gulbenkian

Educação Multi/Intercultural

Journal article

A metodologia de trabalho de projeto na educação pré-escolar: prática para o desenvolvimento e aprendizagens das crianças

FERREIRA, Carlos Alberto; Portilho, Flávia. Corresponding author: FERREIRA, Carlos Alberto

Book chapter

Avaliação Das e Para as Aprendizagens: Percepções de Professores do 6º Ano de Escolaridade

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference abstract

A avaliação na metodologia de trabalho de projeto: uma prática na formação inicial de professores

FERREIRA, Carlos Alberto; Ana Maria Bastos. Corresponding author: FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

A avaliação formativa: perceções de professores de línguas

Alzira Carla Pereira Fonseca; FERREIRA, Carlos Alberto

Book chapter

Processo de Ensino/ Processo de Aprendizagem/ Processo de Ensino-Aprendizagem

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

A avaliação para as aprendizagens: percepções de alunos de um Agrupamento de Escolas português

Ferreira, Carlos Alberto; Folgado, Ana Cristina

Journal article

Supervisão pedagógica e autorregulação das aprendizagens pelos alunos: percepções de supervisores de cursos profissionais

Moura, Carlos; FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

Graduates of the intercultural degree course indigenous people of the Karipuna ethnicity and their pedagogical praxis: Oiapoque/AP

Dos Santos, Iranir Andrade; Loureiro, Armando; Ferreira, Carlos Alberto Alves Soares

Book chapter

A Proposal for Teaching and Learning in Primary School Post-Covid 19

FERREIRA, Carlos Alberto; Ana Maria Bastos

Journal article

Aprendizagens em educação a distância: Percepções de alunos do 4º ano de escolaridade

Ferreira, Carlos Alberto; Bastos, Ana Maria

Journal article

A metodologia de trabalho de projeto na educação pré-escolar: prática para o desenvolvimento e aprendizagens das crianças

FERREIRA, Carlos Alberto; Portilho, Flávia. Corresponding author: FERREIRA, Carlos Alberto

Book chapter

Avaliação Das e Para as Aprendizagens: Percepções de Professores do 6º Ano de Escolaridade

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

Aprendizagens em educação a distância: Percepções de alunos do 4º ano de escolaridade

Ferreira, Carlos Alberto; Bastos, Ana Maria

Conference abstract

A avaliação na metodologia de trabalho de projeto: uma prática na formação inicial de professores

FERREIRA, Carlos Alberto; Ana Maria Bastos. Corresponding author: FERREIRA, Carlos Alberto

Book chapter

A Proposal for Teaching and Learning in Primary School Post-Covid 19

FERREIRA, Carlos Alberto; Ana Maria Bastos

Book chapter

Processo de Ensino/ Processo de Aprendizagem/ Processo de Ensino-Aprendizagem

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

A avaliação formativa: perceções de professores de línguas

Alzira Carla Pereira Fonseca; FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

Supervisão pedagógica e autorregulação das aprendizagens pelos alunos: percepções de supervisores de cursos profissionais

Moura, Carlos; FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

Graduates of the intercultural degree course indigenous people of the Karipuna ethnicity and their pedagogical praxis: Oiapoque/AP

Dos Santos, Iranir Andrade; Loureiro, Armando; Ferreira, Carlos Alberto Alves Soares

Journal article

A avaliação para as aprendizagens: percepções de alunos de um Agrupamento de Escolas português

Ferreira, Carlos Alberto; Folgado, Ana Cristina

Journal article

O conceito e as práticas de avaliação formativa percecionados por professores de línguas

Alzira Carla Pereira Fonseca; FERREIRA, Carlos Alberto

Conference abstract

Covid-19 and Learning: Perceptions of 4th Grade Students

FERREIRA, Carlos Alberto; Ana Maria Bastos

Conference paper

COVID-19 and Learning: Perceptions of 4th Grade Students

FERREIRA, Carlos Alberto; Ana Maria Bastos

Book chapter

A avaliação para as aprendizagens na formação inicial de professores: reflexões para uma prática sustentada

FERREIRA, Carlos Alberto

Book chapter

Trabalho Autónomo, Aprendizagem e Avaliação no Ensino A Distância: O que Dizem os Estudantes da UTAD?

Ana Maria Bastos; FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

Apercepção de Coordenadores, Professores e Alunos Sobre a Formação Inicial de Professores de Educação Física em Desenvolvimento Integral da Criança

Ana patrícia Cavalcante de Queiroz; Carlos Alberto Ferreira; Heraldo Simões Ferreira

Conference abstract

Um estudo exploratório sobre a avaliação das aprendizagens de futuros educadores de infância e de professores do ensino básico

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

Um estudo exploratório sobre a avaliação das aprendizagens de futuros educadores de infância e de professores do ensino básico

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference abstract

Trabalho Autónomo, Aprendizagem e Avaliação no Ensino a Distância: O que dizem Estudantes da UTAD?

FERREIRA, Carlos Alberto; BASTOS, Ana Maria

Conference paper

O Feedback na Formação Inicial de Professores: Um Contributo para a Realização de Aprendizagens Profissionais

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

El feedback para la mejora del aprendizaje: una experiencia en la formación inicial de profesores

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

A avaliação para e das aprendizagens de futuros educadores e professores: um olhar a partir dos programas das disciplinas

Ferreira, Carlos Alberto

Journal article

Ensino, aprendizagem e avaliação no contexto da pandemia: Percepções de Formadores de Futuros Professores

Ferreira, Carlos Alberto; Bastos, Ana Maria

Journal article

A Flexibilidade curricular: um estímulo à mudança das práticas pedagógicas

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

Um estudo exploratório sobre a formação inicial de professores a distância: as perceções de docentes sobre o ensino e a aprendizagem

FERREIRA, Carlos Alberto; Bastos, Ana Maria

Book chapter

A reflexão no Estágio: uma prática partilhada para a aprendizagem profissional docente

FERREIRA, Carlos Alberto; Ana Maria Bastos

Book chapter

O Impacto da Covid-19 na Formação Inicial de Professores: O Que nos Dizem os Docentes da UTAD?

FERREIRA, Carlos Alberto; BASTOS, Ana Maria

Journal article

Olhares sobre a Articulação Curricular da Educação Pré-Escolar com o 1º Ciclo do Ensino Básico

FERREIRA, Carlos Alberto; Cláudia Rodrigues

Conference paper

Trabalho de projeto e flexibilidade curricular: contributos para a formação de professores

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference abstract

School Failure and Intervention: A Case Study in The Douro Region

FERREIRA, Carlos Alberto; Loureiro, Armando Paulo Ferreira; Madeira, Carlos Rui; Carvalho, Maria João

Journal article

A flexibilidade curricular em Portugal: que papel para a autoavaliação dos alunos?

Ferreira, Carlos Alberto

Journal article

Instrumentos de avaliação para a melhoria do ensino e da aprendizagem

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

Percepções de estagiários sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens

FERREIRA, Carlos Alberto

Preface / Postscript

Prefácio

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

A avaliação das aprendizagens com Bolonha: das intenções às práticas na formação inicial de professores

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

Os (Des)Arranjos Curriculares na Formação Inicial Portuguesa de Educadores de Infância e de Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

FERREIRA, Carlos Alberto

Book chapter

A avaliação com uma função reguladora da aprendizagem

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

A avaliação das aprendizagens no contexto do estágio no 1º ciclo do ensino básico português: o relato do supervisor da universidade

FERREIRA, Carlos Alberto; Ana Maria Bastos

Book chapter

A Formação de Professores de Educação Física em Desenvolvimento da Criança em Duas Universidades do Estado do Ceará

Ana Patrícia Cavalcante de Queiroz; Carlos Alberto Ferreira

Journal article

Promoção da Inclusão Escolar pelo Coordenador Pedagógico: perceções de professores e de coordenadores pedagógicos

Vera Lúcia Roriz; Carlos Alberto Ferreira

Book chapter

As mudanças oficiais na formação inicial portuguesa de educadores de infância e de professores dos 1º e 2º ciclos do ensino básico: uma análise crítica

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

A avaliação externa de escolas em Portugal: reflexões sobre potencialidades e constrangimentos

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

Representações de formadores sobre a avaliação das aprendizagens em educação de adultos

Vale, Sandra Maria do; FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

A Avaliação das Aprendizagens na Formação Inicial de Professores: Discursos de Professores/Formadores

FERREIRA, Carlos Alberto Alves Soares

Journal article

O Contributo do Blogue na Avaliação Formativa

FERREIRA, Carlos Alberto; Ana Maria Bastos; Carla Pratas; Indalécia Melim

Journal article

A avaliação das aprendizagens no ensino básico português e o reforço da avaliação sumativa externa

FERREIRA, Carlos Alberto

Book chapter

Os sentidos da avaliação sumativa externa no ensino básico português

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

Auto-Avaliação Docente e Melhoria das Práticas Pedagógicas: Percepções de Professores Portugueses

FERREIRA, Carlos Alberto; Cristina Oliveira

Book

Práticas Educativas: Teorização e Formas de Intervenção

FERREIRA, Carlos Alberto; Ana Maria Bastos; Helena Campos

Book chapter

As potencialidades do blogue na metodologia de trabalho de projeto.

FERREIRA, Carlos Alberto

Book chapter

Discursos de professores sobre as suas práticas de avaliação das aprendizagens

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

As fichas formativas no ensino da informática: um instrumento avaliativo que ajuda a aprender

FERREIRA, Carlos Alberto; Henrique Rodrigues

Book

Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaços de Investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinar

FERREIRA, Carlos Alberto; Maria João de Carvalho; Armando P. Loureiro

Book

Currículo na Contemporeidade: Internacionalização e Contextos Locais. Atas do XI Colóquio Sobre Questões Curriculares, VII Colóquio Luso-Brasileiro Sobre Questões Curriculares & I Colóquio Luso-Afro Brasileiro Sobre Questões Curriculares

FERREIRA, Carlos Alberto; António Flávio Moreira; José A. Pacheco; J. C. Morgado; F. Seabra; I. C. Viana; M. P. Alves; et al

Book

Atas das II Jornadas Pedagógicas- O Professor faz a Diferença no Desempenho Escolar

FERREIRA, Carlos Alberto; BASTOS, Ana Maria; Ana Paula Aires; Filomena Raimundo; M. Helena Campos

Book

Proceedings of the European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility

FERREIRA, Carlos Alberto; José Carlos Morgado; Maria Palmira Alves; Isabel Viana; Filipa Seabra; Natasha Hattum-Janssen; José Augusto Pacheco

Journal article

Contributos para uma avaliação reguladora da aprendizagem

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

Os olhares de futuros professores sobre a metodologia de trabalho de projeto

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

Uma abordagem à avaliação das aprendizagens na formação de professores no contexto de Bolonha

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

Opiniões de professores sobre a aprendizagem cooperativa

Carlos Alberto Ferreira; Eduardo Martins de Pinho; José Pinto Lopes

Book chapter

A formação em trabalho de projecto: uma outra forma de aprender a ensinar

FERREIRA, Carlos Alberto

Book chapter

Prática de Avaliação da Aprendizagem que Ajuda Futuros Professores a Aprender a Ensinar

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

Explorando a Ação Supervisiva de Coordenadores de Departamentos Curriculares do Ensino Básico Portuguê

AFONSO, José António; FERREIRA, Carlos Alberto

Book

Atas das Jornadas Pedagógicas- O Professor faz a Diferença no Desempenho Escolar

FERREIRA, Carlos Alberto; Maria Helena Silva; José Pinto Lopes; Armando Loureiro

Book chapter

A avaliação das aprendizagens na formação inicial de professores: um estudo preliminar

FERREIRA, Carlos Alberto; Isabel Costa

Journal article

O Ensino por Projetos como Possibilidade de Concretização do Processo de Bolonha

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

Vivências de Integração Curricular na Metodologia de Trabalho de Projecto

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

Práticas de regulação das aprendizagens de estagiários do 1º ciclo do ensino básico de Portugal

FERREIRA, Carlos Alberto

Magazine article

Avaliação das aprendizagens: entre a certificação e a regulação

FERREIRA, Carlos Alberto

Journal article

A avaliação na metodologia de trabalho de projecto: uma experiência na formação de professores

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference abstract

A Metodologia de Trabalho de Projecto na Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico

FERREIRA, Carlos Alberto Alves Soares

Conference abstract

Necessidades de formação dos professores em avaliação formativa

FERREIRA, Carlos Alberto

Book

A Avaliação no Quotidiano da Sala de Aula

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference abstract

A Avaliação de Competências: Contributos da Auto-Avaliação e da Auto-Regulação do Aluno

FERREIRA, Carlos Alberto Alves Soares

Journal article

Contributos da Auto-avaliação e da Auto-Regulação para a Aprendizagem ao Longo da Vida

FERREIRA, Carlos Alberto

Book

A Educação Física e a Matemática numa Perspetiva de Integração Curricular

FERREIRA, Carlos Alberto; Isabel Mourão; Cecília Costa; Eugénia Almeida

Conference abstract

Uma leitura das práticas de avaliação formativa centradas na utilização de fichas/testes formativos

FERREIRA, Carlos Alberto Alves Soares

Journal article

A avaliação formativa vivida pelos professores do 1º ciclo do ensino básico.

FERREIRA, Carlos Alberto Alves Soares

Book

Para uma instrumentação da avaliação formativa

FERREIRA, Carlos Alberto

Book

Avaliação Formativa: Conceptualização e Orientações para a Prática

FERREIRA, Carlos Alberto

Other output

O Pensamento e as Práticas de Avaliação Formativa no 1º Ciclo do Ensino Básico.

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference poster

Práticas Pedagógicas na Formação de Professores do 1º Ciclo: um modelo em debate

FERREIRA, Carlos Alberto; JORGE, MANUELA; Cristiana Soveral; BASTOS, Ana Maria

Book chapter

Reinventar a Escola: Do Espírito Empreendedor à Cidadania Activa (Reflexão sobre uma Experiência com “Empresas de Alunos” em Escolas do Distrito de Vila Real). In Manuel Alte da Veiga; Justino Magalhães (Orgs.). Homenagem ao Prof. Dr. José Ribeiro Dias.

FERREIRA, Carlos Alberto; CRISTOVÃO, Artur; JORGE, Manuela

Other output

Explorando uma Nova Ideia: As Empresas de Alunos. Video para a formação de professores- Projecto From Takers To Creators Of Jobs.

FERREIRA, Carlos Alberto; CRISTOVÃO, Artur; JORGE, Manuela

Other output

Relatório Final do Projecto- “De Tomadores a Criadores de Emprego.”

FERREIRA, Carlos Alberto

Other output

Avaliação Formativa. Representações de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.

FERREIRA, Carlos Alberto

Other output

A Avaliação Formativa: Finalidades, Funções e Características da sua Prática.

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

Práticas pedagógicas na formação de professores do 1º ciclo: um modelo em debate

FERREIRA, Carlos Alberto; JORGE, Manuela; SOVERAL, Cristiana; BASTOS, Ana Maria

Conference paper

Analisando Práticas de Auto-Avaliação de Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico Português

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

A Regulação da Aprendizagem: Perspectivas e Práticas na Sala de Aulas

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

O Projecto Curricular de Turma e o Trabalho Colaborativo de Professores: Da Intenção Normativa à Realidade

FERREIRA, Carlos Alberto; FAVAS, Luís Alberto

Conference paper

A regulação das aprendizagens no exercício da docência. Um estudo com estagiários do 1º ciclo do ensino básico

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

Aprendizagens de alunos na metodologia de trabalho de projecto com a utilização da internet

CRUZ, Dulcídia; FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

A Formação na Metodologia de Trabalho de Projecto Numa Perspectiva de Integração Curricular

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

Da Formação Obtida às Práticas de Regulação das Aprendizagens de Estagiários do 1º Ciclo do E.B.: Uma Síntese Crítica de Resultados de uma Investigação

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

A regulação da aprendizagem a partir do feedback descritivo: práticas de estagiários do 1º Ciclo do Ensino Básico

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

O Feedback na Avaliação Reguladora da Aprendizagem: Reflexões para a Prática

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

A autoavaliação do aluno: prática para uma aprendizagem autónoma

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

Concepções dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico Sobre Avaliação das Aprendizagens

CARDOSO, Maria da Conceição; FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

A atitude de professores face à aprendizagem cooperativa

PINHO, Eduardo; FERREIRA, Carlos Alberto; LOPES, José Pinto

Conference paper

A ação dos coordenadores de departamento curricular como supervisores

AFONSO, António; FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

A metodologia de trabalho de projeto nas palavras de futuros professores

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

Os exames na avaliação da aprendizagem: entre o rigor e a seleção?

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

O portefólio na avaliação de desempenho docente no 1º ciclo do ensino básico

FERREIRA, Carlos Alberto; Amélia Gonçalves

Conference paper

O novo modelo de avaliação de desempenho docente na voz de professores avaliadores

FERREIRA, Carlos Alberto; Jaime Sousa

Conference paper

A avaliação no estágio do 1º ciclo do ensino básico: uma prática centrada no processo de aprendizagem do futuro professor

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

The assessment of learning in initial teacher training: from the program guidelines to teachers discourses about their assessment practices

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

Currículo Escolar para a formação integral dos alunos no ensino fundamental: sentidos atribuídos por professores dos anos iniciais de uma escola pública em tempo integral do municícpio de Manaus

FERREIRA, Carlos Alberto; Dariany Araújo dos Reis

Conference paper

Opiniões de alunos do 1º ciclo do ensino básico sobre a sua participação no trabalho de projeto

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

O portefolio no contexto do estágio no 1º ciclo do ensino básico: um instrumento orientador e regulador da aprendizagem dos futuros professores

FERREIRA, Carlos Alberto; Ana Maria Bastos

Conference paper

O Trabalho de Projeto: Um Estilo de Ensino Gerador de Aprendizagens Docentes nos Futuros Professores

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

O Feedback na Formação Inicial de Professores: Uma Prática Promotora da Aprendizagem nos Futuros Professores

FERREIRA, Carlos Alberto; Ana Maria Bastos

Conference paper

As Palavras de Estagiários Sobre as suas Práticas de Avaliação das Aprendizagens

FERREIRA, Carlos Alberto

Conference paper

As perceções de educadores e de professores sobre a articulação curricular da educação pré-escolar com o 1º ciclo do ensino básico

FERREIRA, Carlos Alberto; Cláudia Rodrigues; Ana Maria Bastos

Conference paper

A formação inicial de professores de educação física em desenvolvimento integral da criança: a perspectiva da legislação brasileira

FERREIRA, Carlos Alberto; Ana patrícia Cavalcante de Queiroz