Membros Integrados


Professor(a) Associado/a


CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal

E-mail
manuela@fpce.up.pt

Telefone
+ 351 226 079 700 (ext 238)


Manuela Ferreira is Associate Professor at the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP), where she acts as Director of the Bachelor Degree in Education (since 2016). In 2002 she completed her PhD in Education (specialising in Sociology of Childhood) from the University of Porto. Manuela is Senior Researcher at CIIE. Her research interests include socio-historical construction of childhood, children and youth cultures, gender and childhood studies, diversities and intercultural education, and qualitative research methodologies with/about children. Currently she is involved in the research 'Day Nurseries in Portugal: Policies, Conceptions and Practices. Contributions to the training of early childhood educators' (project no. 167/2020_conc1_02) (2022-2023).


2002 – Doutoramento em Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
1995 – Mestrado em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
1991 – Licenciatura em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal


Sociologia da infância; História social da infância; Metodologias de investigação qualitativa com/sobre as crianças e a infância.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

As Creches em Portugal: políticas, conceções e práticas. Contributos para a formação de educadoras/es de infância

O projeto “As Creches em Portugal: políticas, conceções e práticas. Contributos para a formação de educadoras/es de infância”, nasce da preocupação de participar no debate nacional acerca da Creche como contexto educativo próprio das crianças pequenas, em íntima articulação com as famílias e com a comunidade. Visa contribuir para o debate das políticas para a pequena infância, do espaço público da educação e da formação em educação de infância, sendo informado pelas Ciências da Educação. Tem uma abrangência geográfica nacional e baseia-se numa metodologia mista e num processo de recolha de dados diversificado: inquérito por questionário a educadoras/es de infância em exercício na Creche - processo este em curso -; entrevistas com personalidades reconhecidas no âmbito do pensamento educativo e das políticas acerca da Creche; e na análise documental ao nível das políticas em Portugal e na União Europeia - em curso. Os resultados esperados permitem: enquadrar e discutir o contexto creche nas políticas para a infância; caracterizar as creches em Portugal, nas conceções e práticas com crianças dos 0-3 anos de idade, a partir das opiniões das/os educadoras/es de infância, bem como acerca da profissão; apontar contributos para a formação de educadoras/es de infância.

European Commission

THRIECE – Teaching for Holistic, Relational and Inclusive Early Childhood Education

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Currículo, política e cultura

O projeto aprofunda a colaboração entre os dois grupos de investigação tomando a temática do currículo como ponto de partida. A temática do currículo tem ganhado centralidade desde meados da década de 1990 em todo o mundo, com as políticas educacionais a basear-se num tripé que envolve o controlo dos currículos a nível nacional, a criação de sistemas de avaliação centralizados e intervenções sobre a formação de professores (Ball, 1998). Ora, este processo tem atravessado vários níveis de ensino em Portugal e no Brasil, desde a educação básica ao ensino superior, incluindo dispositivos de educação de adultos, na interface entre os contextos das políticas e das práticas e entre o nível local-nacional e o global-transnacional. A transferência de sentidos de um contexto/nível a outro é sujeita a deslizamentos interpretativos e processos de contestação (Ball & Bowe, 1992) que o projeto explora atendendo explicitamente à diversidade na diversidade das experiências dos dois países

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Childhood and Child Education in the international policies, academic research and teacher training, in Portugal

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

As Creches em Portugal: políticas, conceções e práticas. Contributos para a formação de educadoras/es de infância

O projeto “As Creches em Portugal: políticas, conceções e práticas. Contributos para a formação de educadoras/es de infância”, nasce da preocupação de participar no debate nacional acerca da Creche como contexto educativo próprio das crianças pequenas, em íntima articulação com as famílias e com a comunidade. Visa contribuir para o debate das políticas para a pequena infância, do espaço público da educação e da formação em educação de infância, sendo informado pelas Ciências da Educação. Tem uma abrangência geográfica nacional e baseia-se numa metodologia mista e num processo de recolha de dados diversificado: inquérito por questionário a educadoras/es de infância em exercício na Creche - processo este em curso -; entrevistas com personalidades reconhecidas no âmbito do pensamento educativo e das políticas acerca da Creche; e na análise documental ao nível das políticas em Portugal e na União Europeia - em curso. Os resultados esperados permitem: enquadrar e discutir o contexto creche nas políticas para a infância; caracterizar as creches em Portugal, nas conceções e práticas com crianças dos 0-3 anos de idade, a partir das opiniões das/os educadoras/es de infância, bem como acerca da profissão; apontar contributos para a formação de educadoras/es de infância.

European Commission

THRIECE – Teaching for Holistic, Relational and Inclusive Early Childhood Education

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Currículo, política e cultura

O projeto aprofunda a colaboração entre os dois grupos de investigação tomando a temática do currículo como ponto de partida. A temática do currículo tem ganhado centralidade desde meados da década de 1990 em todo o mundo, com as políticas educacionais a basear-se num tripé que envolve o controlo dos currículos a nível nacional, a criação de sistemas de avaliação centralizados e intervenções sobre a formação de professores (Ball, 1998). Ora, este processo tem atravessado vários níveis de ensino em Portugal e no Brasil, desde a educação básica ao ensino superior, incluindo dispositivos de educação de adultos, na interface entre os contextos das políticas e das práticas e entre o nível local-nacional e o global-transnacional. A transferência de sentidos de um contexto/nível a outro é sujeita a deslizamentos interpretativos e processos de contestação (Ball & Bowe, 1992) que o projeto explora atendendo explicitamente à diversidade na diversidade das experiências dos dois países

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Childhood and Child Education in the international policies, academic research and teacher training, in Portugal

Magazine article

A institucionalização de um sistema separado no atendimento à infância em Portugal (1974-2023): o lugar da creche [The institutionalization of a split child care system in Portugal (1974-2023): the place of daycare]

Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina; Rocha, Cristina; Nazario, Roseli

Magazine article

A interiorização da performatividade pelas crianças: Lógicas de fabricação do bom aluno no ensino primário [The internalization of performativity by children: logics of fabrication of the good pupil at primary school]

Diogo, Ana; Ferreira, Manuela; Melo, Benedita Portugal e

Book chapter

Investigação com crianças: é possível escapar à observação?

Ferreira, Manuela; Almeida Tomás, Catarina

Magazine article

Meninas no recreio escolar: dos conflitos ao aprender a negociar e a construir consensos para participar socialmente [Girls on the school playground: from conflicts to learning to negotiate and build consensus to participate socially]

Alves, Elsa; Ferreira, Manuela

Book chapter

Requalificação urbana e espaços públicos abertos – heterotopias infantis

da Rosa, Ivana Martins; Ferreira, Manuela; Lima, Patrícia

Magazine article

Ao ritmo da COVID-19: entre políticas para a infância e práticas pedagógicas em pandemia. Que perspetivas sobre os direitos das crianças? [At the pace of COVID-19: between childhood policies and pedagogical practices in a pandemic. What perspectives on children's rights?]

Maria Manuela Matinho Ferreira; Catarina Tomás

Magazine article

Agarrando uma “minhocastanha”: Naturezas-culturas em um contexto de educação de infância na floresta [Nature-cultures in an early-childhood education context in the forest]

Soares Motta, Renata; Ferreira, Manuela

Magazine article

A interiorização da performatividade pelas crianças [The internalization of performativity by children]

Ana Diogo; Manuela Ferreira; Benedita Portugal e Melo

Book chapter

Portugal: Teacher Education and the Education System in Portugal: Focusing on the Transition from Pre-school to Primary Education

Lopes, Juliana Crespo; Thomas Dotta, Leanete; Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina

Book chapter

Overview Early Childhood Education (Portugal).

Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina. Corresponding author: Ferreira, Manuela

Magazine article

A institucionalização de um sistema separado no atendimento à infância em Portugal (1974-2023): o lugar da creche [The institutionalization of a split child care system in Portugal (1974-2023): the place of daycare]

Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina; Rocha, Cristina; Nazario, Roseli

Magazine article

Agarrando uma “minhocastanha”: Naturezas-culturas em um contexto de educação de infância na floresta [Nature-cultures in an early-childhood education context in the forest]

Soares Motta, Renata; Ferreira, Manuela

Magazine article

A interiorização da performatividade pelas crianças: Lógicas de fabricação do bom aluno no ensino primário [The internalization of performativity by children: logics of fabrication of the good pupil at primary school]

Diogo, Ana; Ferreira, Manuela; Melo, Benedita Portugal e

Magazine article

Ao ritmo da COVID-19: entre políticas para a infância e práticas pedagógicas em pandemia. Que perspetivas sobre os direitos das crianças? [At the pace of COVID-19: between childhood policies and pedagogical practices in a pandemic. What perspectives on children's rights?]

Maria Manuela Matinho Ferreira; Catarina Tomás

Magazine article

Meninas no recreio escolar: dos conflitos ao aprender a negociar e a construir consensos para participar socialmente [Girls on the school playground: from conflicts to learning to negotiate and build consensus to participate socially]

Alves, Elsa; Ferreira, Manuela

Magazine article

A interiorização da performatividade pelas crianças [The internalization of performativity by children]

Ana Diogo; Manuela Ferreira; Benedita Portugal e Melo

Book chapter

Requalificação urbana e espaços públicos abertos – heterotopias infantis

da Rosa, Ivana Martins; Ferreira, Manuela; Lima, Patrícia

Book chapter

Investigação com crianças: é possível escapar à observação?

Ferreira, Manuela; Almeida Tomás, Catarina

Conference paper

Experiências socioculturais e ao ar livre de uma infância urbana contemporânea: a tradição local de saltar no rio Douro

Ponde, Fernanda ; Ferreira, Manuela. Corresponding author: Ferreira, Manuela

Magazine article

The children-nature interrelationship in outdoor early childhood education: when children and bamboo co-construct a ‘secret hideaway’

Motta, Renata; Ferreira, Manuela

Book chapter

Portugal: Teacher Education and the Education System in Portugal: Focusing on the Transition from Pre-school to Primary Education

Lopes, Juliana Crespo; Thomas Dotta, Leanete; Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina

Book chapter

Overview Early Childhood Education (Portugal).

Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina. Corresponding author: Ferreira, Manuela

Magazine article

Fazendo género heteronormativo no jardim de infância [Making heteronormative gender in kindergarten]

Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina. Corresponding author: Ferreira, Manuela

Magazine article

A infância em jornais catarinenses: o “abrigo de menores de Santa Catarina” (1930-1940)

Nazario, Roseli; Ferreira, Manuela

Magazine article

Como ser um bom aluno? Dos modelos de escola aos pontos de vista das crianças [How to be a good student? From school models to children's points of view]

Melo, Benedita; Diogo, Ana; Ferreira, Manuela

Magazine article

Linhas que falam: Rotas (re)desenhadas no percurso de pesquisa etnográfica com crianças [Lines that speak: (re)drawn routes in the course of an ethnography with children].

Rosa, Ivana; Ferreira, Manuela

Book

IV IINEDU 2021 - FÓRUM DE PROJETOS Investigar e Intervir em Educação: Refletir a Investigação e Perspetivar a Profissão. Livro de textos

Pereira, Fátima; Fernandes, Preciosa; Caramelo, João; Medina, Teresa; Barbieri, Helena; Ferreira, Manuela; Pais, Sofia ; Marinho, Paulo

Book chapter

Sociologia da Infância em Portugal. Memórias, Encontros e Percursos

da Rosa, Ivana Martins; Ferreira, Manuela; Lima, Patrícia de Moraes

Book

Sociologia da Infância em Portugal. Memórias, Encontros e Percursos

Catarina Tomás; Gabriela Trevisan; Manuela Ferreira; Fernando Diogo; Manuel Jacinto Sarmento; Maria João Leote de Carvalho; Natália Fernandes

Book chapter

Play / Brincar

Book chapter

Um olhar sociológico sobre a educação de infância em Portugal.

Magazine article

Neoliberalismo, educação de infância e o mito de Procusto: políticas e práticas em Portugal [Neoliberalism, early childhood education and Procusto's myth: politics and practices in Portugal]

Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina

Magazine article

Liberdade, Equidade e Participação? Reflexos das políticas neoliberais nos discursos e práticas em Educação de Infância

Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina

Magazine article

Infância e etnografia: Dialogia entre alteridades e similitudes [Childhood and ethnography: dialogue between alterities and similarities]

Ferreira, Manuela; Lima, Patricia de Moraes

Magazine article

'Não há sol sem sombras': Virtudes, impasses e limitações na pesquisa documental sobre a infância e sua educação em Portugal ['There is no sun without shadows': Virtues, impasses and limitations in documentary research on childhood and its education in Portugal]

Manuela Ferreira; Cristina Rocha

Book chapter

Estudos no contexto da Educação de Infância: a ética como prática de reflexividade crítica

Rivero, Andrea

Preface / Postscript

Produção sobre educação infantil: sínteses, identificação de lacunas & contradições - Apresentação de dossier temático

Vasconcellos, Vera M. R. de; Ferreira, Manuela; Uchôa Simões, Patricia M

Magazine article

A brincar, a brincar… Lógicas e sentidos de futuras educadoras de infância (2014-2019) [Playing, playing... logics and meanings of future educators (2014-2019)].

Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina

Magazine article

Infância em tempos de pandemia: : cadê o currículo e as práticas pedagógicas?

Braz Maletta, Ana Paula; Ferreira, Manuela; Almeida Tomás, Catarina

Journal article

Queres jogar? Assim percebes melhor como se joga”: a etnografia como uma experiência adulta de aprender a aprender com as crianças./ “¿Quieres jugar? ¡Así podrás ver mejor cómo se juega!”: La etnografía como una experiencia adulta de aprender a aprender con los niños

Rosa, Ivana; Ferreira, Manuela; Lima, Patricia de Moraes

Magazine article

Construir o consentimento informado numa pesquisa com crianças imigrantes: traduções e traições

Andrade, Elaine; Ferreira, Manuela

Magazine article

PRODUÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL

Vera Maria Ramos de Vasconcellos; Maria Manuela Martinho Ferreira; Patricia Maria Uchôa Simões

Conference abstract

"Teve aqui uma borboleta que fugiu logo" - repensando nossas relações com os outros na Terra

Motta, Renata; Ferreira, Manuela

Translation

Scientific translation review - Dando voz às vozes das crianças: práticas e problemas, armadilhas e potenciais

Ferreira, Manuela

Book chapter

Exames, performatividade e trabalho escolar: reinterpretações de professores, crianças e pais na blogosfera e na TV

Ferreira, Manuela; Diogo, Ana; Melo, Benedita

Journal article

O brincar nas políticas educativas e na formação de profissionais para a educação de infância – Portugal (1997-2017)

Tomás, Catarina; Ferreira, Manuela

Journal article

Ganhar acesso numa etnografia com crianças em espaços públicos abertos: dilemas de confiabilidade em tempos de risco

Da Rosa, Ivana Martins; Ferreira, Manuela

Edited book

Ciências da Educação em Portugal: Saberes, Contextos de Intervenção e Profissionalidades

Antunes, Maria João; Medina, Teresa; Caramelo, João; Magalhães, António; Ferreira, Manuela

Preface / Postscript

Etnografia e Infância - Apresentação Dossier Temático.

Ferreira, Manuela; Lima, Patrícia de Moraes; Pires, Flávia Ferreira

Journal article

To learn with... in the view of the holistic, relational and inclusive education

Nowak-Lojewska, Agnieszka; O’Toole, Leah; Regan, Claire; Ferreira, Manuela

Book chapter

A manta é o espaço da vida democrática na sala!”: modos de participação infantil no jardim de infância

Ferreira, Manuela

Journal article

Exames e lógicas de fabricação de bons alunos nas classes médias

Diogo, Ana; Melo, Benedita; Ferreira, Manuela

Conference paper

Onde estão as crianças na educação de infância?: análise das políticas educativas e práticas pedagógicas de educadoras

Ferreira, Manuela

Journal article

O pré-escolar faz a diferença?” Políticas educativas na educação de infância e práticas pedagógicas [Does preschool make a difference? ” Educational policies in early childhood education and pedagogical practices

Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina

Book chapter

Exames do 4º ano, trabalho escolar e educação familiar: perspetivas de pais da classe média urbana

Diogo, Ana; Melo, Benedita; Ferreira, Manuela

Journal article

Performance escolar: os exames do 4.º ano na TV

Manuela Ferreira; Ana Matias Diogo; Benedita Portugal e Melo; Ferreira, M.; Diogo, A.M.; Melo, B.P.E.

Journal article

Children’s play events as improvisational choreographies

Manso, Susana; Ferreira, Manuela; Vaz, Henrique

Journal article

Entre as práticas pedagógicas e as culturas infantis: contributo para a compreensão da participação das crianças num Jardim de Infância

Veiga, Renata; Ferreira, Manuela

Journal article

A Educação de infância em tempos de transição paradigmática: uma viagem por discursos políticos e práticas pedagógicas em Portugal

Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina

Book

As crianças, a infância e a educação na produção académica nacional, nas universidades públicas e privadas: Portugal 1995-2005 [Children, childhood and education in national academic production, in public and private universities: Portugal 1995-2005]

Ferreira, Manuela; Rocha, Cristina

Book chapter

Os exames do 4º ano na blogosfera : concepções sobre escola, crianças e dinâmicas familiares

Melo, Benedita Portugal; Diogo, Ana Matias; Ferreira, Manuela

Journal article

Porque agora as crianças são bebés! ": Mudanças percebidas na educação familiar e no jardim de infância por educadoras de infância em Portugal: o caso da alimentação

Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela

Edited book

Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança, Atas do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança

Trevisan, Gabriela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone; Pequito, Paula; Samagaio, Florbela; Fernandes, Natália; Ferreira, Manuela; et al

Journal article

O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera

Melo, Benedita Portugal e; Diogo, Ana Matias; Ferreira, Manuela

Book chapter

"- Um por todos, todos por um!": a recontextualização local da cultura mediática para a infância pelas crianças no jardim de infância

Ferreira, Manuela

Preface / Postscript

Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança - Prefácio

Dornelles, Leni; Fernandes, Natalia; Ferreira, Manuela; Sarmento, Manuel Jacinto; Trevisan, Gabriela

Journal article

Exames para que te quero!”: pistas para aprofundar um debate inacabado. Plataforma Barómetro Social – plataforma virtual de reflexão e de análise sobre a sociedade portuguesa e o seu posicionamento no contexto internacional

Diogo, Ana Matias; Ferreira, Manuela; Melo, Benedita Portugal

Journal article

Os usos sociais dos livros no dia a dia do Jardim de Infância

Silvani Kempf Bolgenhagen; Manuela Ferreira

Book chapter

A sociologia da infância e os estudos sociais da infância em Portugal (1990-2012): emergência e desenvolvimento

Ferreira, Manuela; Rocha, Cristina

Preface / Postscript

Pesquisa com crianças e a formação de professores - Prefácio

Ferreira, Manuela

Book chapter

Ferreira, Manuela, & Rocha, Cristina (2015). A sociologia da infância e os estudos sociais da infância em Portugal: Emergência e desenvolvimento (1990-2012)

Edited book

Entre Crise e Euforia : Práticas e Políticas Educativas no Brasil e em Portugal

Melo, Benedita Portugal, Org.; Diogo, Ana Matias, Org.; Ferreira, Manuela, Org.; Lopes, João teixeira, Org.; Gomes, Elias Evangelista, Org.

Preface / Postscript

Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal - Apresentação

Melo, Benedita Portugal; Diogo, Ana Matias; Ferreira, Manuela; Lopes, João Teixeira

Journal article

Estudos da infância, antropologia e etnografia: potencialidades, limites e desafios

Ferreira, Manuela; Nunes, Angela

Journal article

Gay mas não bicha": De uma heteromasculinidade hegemónica a uma proliferação de masculinidades gays

Santos, Hugo; Ferreira, Manuela; Silva, Sofia M.

Journal article

"- If we twirl too much will the panties be seen?" - the social construction of intimacy and body privacy among girls in a kindergarten

Ferreira, Manuela

Book chapter

Uncertainties and challenges in children’s education: changes in family education perceived by kindergarten teachers

Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela

Book chapter

Figures de l'enfance et des enfants dans la sociologie de l'enfance au Portugal: contribution è une analyse de la production scientifique (1995-2005)

Ferreira, Manuela; Rocha, Cristina

Book chapter

Ferreira, Manuela, & Rocha, Cristina (2012). Figures de l'enfance et des enfants dans la sociologie de l'enfance au Portugal: Contribution et une analyse de la production scientifique (1995-2005)

Magazine article

Galgar fronteiras, criar “pontes”, traçar “ruas” e itinerários: a construção social de sentidos nos espaços intersticiais da sala do Jardim de Infância pelas crianças

Ferreira, Manuela

Conference paper

Epistemologias da educação dos jovens investigadores em educação: o caso do "ENJIE"

Pedro Rocha; Ricardo Monginho; Manuela Ferreira; Cristina Rocha

Magazine article

'- Ela é a nossa prisioneira!': Questões teóricas, epistemológicas e ético-metodológicas a propósito dos processos de obtenção da permissão das crianças pequenas numa pesquisa etnográfica

Ferreira, Manuela

Book chapter

A saúde e os contributos (in)visíveis da família na produção académica nacional (1995-2005): Campos disciplinares, instituições e temáticas [Health and the (in)visible contributions of family in national academic production (1995-2005): Subjects, institutions and thematics]

Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela

Magazine article

Olhares da sociologia sobre a infância, as crianças e a sua educação na produção académica nacional (1995-2005): balanço crítico e contributos da Sociologia da Infância

Cristina Rocha; Manuela Ferreira

Magazine article

A floresta das adivinhas... ou os meandros da interacção social entre as crianças no jardim de infância em torno dos livros ilustrados

Ferreira, Manuela; Madureira, Cristina

Magazine article

As crianças na escola e a reconstituição do seu ofício como alunos/as: Análise da produção académica nacional (1995-2005): Campos disciplinares, instituições e temáticas. Comparências, ausências e prelúdios

Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela

Journal article

Subjectividade e bem-estar das crianças: (In)visibilidade e voz

Ferreira, Manuela; Sarmento, Manuel

Book chapter

'Branco demasiado' ou…: Reflexões epistemológicas, metodológicas e éticas acerca da pesquisa com crianças

Ferreira, Manuela

Magazine article

'Começam as aulas, […] caio de pára-quedas numa coisa completamente diferente…': Aprender a lidar com a estranheza, tornando-se estudante da licenciatura em Ciências da Educação

Ferreira, Manuela; Moutinho, Fernanda

Magazine article

Histórias da praxe, fragmentos da vida associativa e da sociabilidade estudantis…

Ferreira, Manuela; Moutinho, Fernanda

Book chapter

'- Tá na hora d’ir pr’á escola!', '- Eu não sei fazer esta, senhor professor!' ou…: Brincar às escolas na escola (ji) como um modo das crianças darem sentido e negociarem as relações entre a família e a escola

Ferreira, Manuela

Book

As mulheres e a cidadania, as mulheres e o trabalho na esfera pública e na esfera doméstica

Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela

Magazine article

'Tá na hora d'ir pr'à escola!'; 'Eu não sei fazer esta senhor professor!': Ou brincar às escolas na escola (JI) como um modo das crianças darem sentido e negociarem as relações entre a família e a escola

Ferreira, Manuela

Magazine article

'Brincar às arrumações', ou…: entre a ordem institucional adulta e a ordem instituinte infantil, as crianças como actores sociais no Jardim de Infância

Ferreira, Manuela

Book chapter

Do "avesso" do brincar ou... as relações entre pares, as rotinas da cultura infantil e a construção da(s) ordem(ens) social(ais) instituinte(s) das crianças no jardim-de-infância

Ferreira, Manuela

Book

"A gente gosta é de brincar com os outros meninos!”: As relações sociais entre crianças num Jardim de Infância

Ferreira, Manuela

Preface / Postscript

Crescer e aparecer" ou... para uma Sociologia da Infância - apresentação de número temático

Ferreira, Manuela

Dictionary entry

Deolinda Lopes Vieira, vida e obra pedagógica

Ferreira, Manuela

Book chapter

Os estranhos 'sabores' da perplexidade numa etnografia com crianças

Ferreira, Manuela

Journal article

'As fitas da infância' ou...: Dialogando a partir de imagens cinematográficas de crianças

Ferreira, Manuela; Caramelo, João; Araújo, Maria José; Lopes, Humberto

Journal article

O trabalho de fronteira nas relações entre géneros em espaços de 'brincar ao faz-de-conta'

Ferreira, Manuela

Magazine article

O que as estatísticas nos 'contam' quando as crianças são contadas ou…: As crianças nas estatísticas oficiais e a infância como construção social (Portugal 1875-1925)

Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela; Neves, Tiago

Magazine article

Aprender a ser rapaz entre rapazes e raparigas. Masculinidades em duas escolas C+S do Distrito do Porto

Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela

Book review

Review of Ao redor da mesa grande, de Teresa Vasconcelos

Ferreira, Manuela; Abreu, Dulce; Rocha, Elsa

Thesis / Dissertation

'Aqui o que a gente gosta mais é de brincar com os outros meninos', a criança como actor social e a (re) organização do grupo de pares no quotidiano de um JI ['Here what we like most is to play with the other boys', the child as a social actor and the (re) organization of the peer group in the daily life of a kindergarten]

Ferreira, Manuela

Translation

A reprodução interpretativa no brincar ao “faz de conta

Ferreira, Manuela

Magazine article

A crianças tem voz própria (pelo menos para a Sociologia da Infância)

Ferreira, Manuela

Journal article

O que as estatísticas nos 'contam' quando as crianças são contadas ou¿: As crianças nas estatísticas oficiais e a infância como construção social (Portugal 1875-1925)

Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela; Neves, Tiago

Book

Salvar os corpos, forjar a razão: A construção médico-social e psico-pedagógica da infância em Portugal, 1880 – 1940

Ferreira, Manuela

Book review

Review of A narrativa na promoção da igualdade de género. Contributos para a educação pré-escolar, Cadernos de Co-Educação

Ferreira, Manuela

Magazine article

Os quotidianos das crianças e a televisão

Ferreira, Manuela; Pinto, Manuel

Book review

Review of Dos silêncios da cultura oral à polifonia que pode produzir - contributos para pensar uma sociologia da infância, de Raul Iturra

Ferreira, Manuela

Book chapter

Crianças: percalços no percurso de construção de um objecto sócio-histórico e educativo. Fontes e categorias

Ferreira, Manuela

Magazine article

Robert Owen, uma nova concepção da sociedade

Ferreira, Manuela

Thesis / Dissertation

'Salvar os corpos, forjar a razão'. A construção médico-social e psico-pedagógica da infância em Portugal, 1880–1940 ['Save bodies, forge reason'. The medical-social and psycho-pedagogical construction of childhood in Portugal, 1880–1940]

Ferreira, Manuela

Magazine article

Contributos para a construção médico-social da infância em Portugal: Da transição do século XIX até aos anos 40

Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela

Translation

Ensinar a adultos

Ferreira, Manuela

Book

O fio da meada

Ferreira, Manuela

Conference paper

Socialização alimentar das crianças na pequena infância: agenciamentos no trânsito entre casa e instituição [Food socialization of children in early childhood education: agency in transit between home and institution]

Lessa, Juliana; Rocha, Eloisa; Ferreira, Manuela

Conference paper

"Já podemos ir brincar?" - a construção social da criança como aluno/a no Jardim de Infância

Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina