Membros Integrados
Professor(a) Associado/a
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
E-mail
manuela@fpce.up.pt
Telefone
+ 351 226 079 700 (ext 238)
Manuela Ferreira is Associate Professor at the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP), where she acts as Director of the Bachelor Degree in Education (since 2016). In 2002 she completed her PhD in Education (specialising in Sociology of Childhood) from the University of Porto. Manuela is Senior Researcher at CIIE. Her research interests include socio-historical construction of childhood, children and youth cultures, gender and childhood studies, diversities and intercultural education, and qualitative research methodologies with/about children. Currently she is involved in the research 'Day Nurseries in Portugal: Policies, Conceptions and Practices. Contributions to the training of early childhood educators' (project no. 167/2020_conc1_02) (2022-2023).
2002 – Doutoramento em Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
1995 – Mestrado em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
1991 – Licenciatura em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
Sociologia da infância; História social da infância; Metodologias de investigação qualitativa com/sobre as crianças e a infância.
As Creches em Portugal: políticas, conceções e práticas. Contributos para a formação de educadoras/es de infância
O projeto “As Creches em Portugal: políticas, conceções e práticas. Contributos para a formação de educadoras/es de infância”, nasce da preocupação de participar no debate nacional acerca da Creche como contexto educativo próprio das crianças pequenas, em íntima articulação com as famílias e com a comunidade. Visa contribuir para o debate das políticas para a pequena infância, do espaço público da educação e da formação em educação de infância, sendo informado pelas Ciências da Educação. Tem uma abrangência geográfica nacional e baseia-se numa metodologia mista e num processo de recolha de dados diversificado: inquérito por questionário a educadoras/es de infância em exercício na Creche - processo este em curso -; entrevistas com personalidades reconhecidas no âmbito do pensamento educativo e das políticas acerca da Creche; e na análise documental ao nível das políticas em Portugal e na União Europeia - em curso. Os resultados esperados permitem: enquadrar e discutir o contexto creche nas políticas para a infância; caracterizar as creches em Portugal, nas conceções e práticas com crianças dos 0-3 anos de idade, a partir das opiniões das/os educadoras/es de infância, bem como acerca da profissão; apontar contributos para a formação de educadoras/es de infância.
THRIECE – Teaching for Holistic, Relational and Inclusive Early Childhood Education
Currículo, política e cultura
O projeto aprofunda a colaboração entre os dois grupos de investigação tomando a temática do currículo como ponto de partida. A temática do currículo tem ganhado centralidade desde meados da década de 1990 em todo o mundo, com as políticas educacionais a basear-se num tripé que envolve o controlo dos currículos a nível nacional, a criação de sistemas de avaliação centralizados e intervenções sobre a formação de professores (Ball, 1998). Ora, este processo tem atravessado vários níveis de ensino em Portugal e no Brasil, desde a educação básica ao ensino superior, incluindo dispositivos de educação de adultos, na interface entre os contextos das políticas e das práticas e entre o nível local-nacional e o global-transnacional. A transferência de sentidos de um contexto/nível a outro é sujeita a deslizamentos interpretativos e processos de contestação (Ball & Bowe, 1992) que o projeto explora atendendo explicitamente à diversidade na diversidade das experiências dos dois países
Childhood and Child Education in the international policies, academic research and teacher training, in Portugal
As Creches em Portugal: políticas, conceções e práticas. Contributos para a formação de educadoras/es de infância
O projeto “As Creches em Portugal: políticas, conceções e práticas. Contributos para a formação de educadoras/es de infância”, nasce da preocupação de participar no debate nacional acerca da Creche como contexto educativo próprio das crianças pequenas, em íntima articulação com as famílias e com a comunidade. Visa contribuir para o debate das políticas para a pequena infância, do espaço público da educação e da formação em educação de infância, sendo informado pelas Ciências da Educação. Tem uma abrangência geográfica nacional e baseia-se numa metodologia mista e num processo de recolha de dados diversificado: inquérito por questionário a educadoras/es de infância em exercício na Creche - processo este em curso -; entrevistas com personalidades reconhecidas no âmbito do pensamento educativo e das políticas acerca da Creche; e na análise documental ao nível das políticas em Portugal e na União Europeia - em curso. Os resultados esperados permitem: enquadrar e discutir o contexto creche nas políticas para a infância; caracterizar as creches em Portugal, nas conceções e práticas com crianças dos 0-3 anos de idade, a partir das opiniões das/os educadoras/es de infância, bem como acerca da profissão; apontar contributos para a formação de educadoras/es de infância.
THRIECE – Teaching for Holistic, Relational and Inclusive Early Childhood Education
Currículo, política e cultura
O projeto aprofunda a colaboração entre os dois grupos de investigação tomando a temática do currículo como ponto de partida. A temática do currículo tem ganhado centralidade desde meados da década de 1990 em todo o mundo, com as políticas educacionais a basear-se num tripé que envolve o controlo dos currículos a nível nacional, a criação de sistemas de avaliação centralizados e intervenções sobre a formação de professores (Ball, 1998). Ora, este processo tem atravessado vários níveis de ensino em Portugal e no Brasil, desde a educação básica ao ensino superior, incluindo dispositivos de educação de adultos, na interface entre os contextos das políticas e das práticas e entre o nível local-nacional e o global-transnacional. A transferência de sentidos de um contexto/nível a outro é sujeita a deslizamentos interpretativos e processos de contestação (Ball & Bowe, 1992) que o projeto explora atendendo explicitamente à diversidade na diversidade das experiências dos dois países
Childhood and Child Education in the international policies, academic research and teacher training, in Portugal
Magazine article
A institucionalização de um sistema separado no atendimento à infância em Portugal (1974-2023): o lugar da creche [The institutionalization of a split child care system in Portugal (1974-2023): the place of daycare]
Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina; Rocha, Cristina; Nazario, Roseli
Magazine article
A interiorização da performatividade pelas crianças: Lógicas de fabricação do bom aluno no ensino primário [The internalization of performativity by children: logics of fabrication of the good pupil at primary school]
Diogo, Ana; Ferreira, Manuela; Melo, Benedita Portugal e
Book chapter
Investigação com crianças: é possível escapar à observação?
Ferreira, Manuela; Almeida Tomás, Catarina
Magazine article
Meninas no recreio escolar: dos conflitos ao aprender a negociar e a construir consensos para participar socialmente [Girls on the school playground: from conflicts to learning to negotiate and build consensus to participate socially]
Alves, Elsa; Ferreira, Manuela
Book chapter
Requalificação urbana e espaços públicos abertos – heterotopias infantis
da Rosa, Ivana Martins; Ferreira, Manuela; Lima, Patrícia
Magazine article
Ao ritmo da COVID-19: entre políticas para a infância e práticas pedagógicas em pandemia. Que perspetivas sobre os direitos das crianças? [At the pace of COVID-19: between childhood policies and pedagogical practices in a pandemic. What perspectives on children's rights?]
Maria Manuela Matinho Ferreira; Catarina Tomás
Magazine article
Agarrando uma “minhocastanha”: Naturezas-culturas em um contexto de educação de infância na floresta [Nature-cultures in an early-childhood education context in the forest]
Soares Motta, Renata; Ferreira, Manuela
Magazine article
A interiorização da performatividade pelas crianças [The internalization of performativity by children]
Ana Diogo; Manuela Ferreira; Benedita Portugal e Melo
Book chapter
Portugal: Teacher Education and the Education System in Portugal: Focusing on the Transition from Pre-school to Primary Education
Lopes, Juliana Crespo; Thomas Dotta, Leanete; Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina
Magazine article
A institucionalização de um sistema separado no atendimento à infância em Portugal (1974-2023): o lugar da creche [The institutionalization of a split child care system in Portugal (1974-2023): the place of daycare]
Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina; Rocha, Cristina; Nazario, Roseli
Magazine article
Agarrando uma “minhocastanha”: Naturezas-culturas em um contexto de educação de infância na floresta [Nature-cultures in an early-childhood education context in the forest]
Soares Motta, Renata; Ferreira, Manuela
Magazine article
A interiorização da performatividade pelas crianças: Lógicas de fabricação do bom aluno no ensino primário [The internalization of performativity by children: logics of fabrication of the good pupil at primary school]
Diogo, Ana; Ferreira, Manuela; Melo, Benedita Portugal e
Magazine article
Ao ritmo da COVID-19: entre políticas para a infância e práticas pedagógicas em pandemia. Que perspetivas sobre os direitos das crianças? [At the pace of COVID-19: between childhood policies and pedagogical practices in a pandemic. What perspectives on children's rights?]
Maria Manuela Matinho Ferreira; Catarina Tomás
Magazine article
Meninas no recreio escolar: dos conflitos ao aprender a negociar e a construir consensos para participar socialmente [Girls on the school playground: from conflicts to learning to negotiate and build consensus to participate socially]
Alves, Elsa; Ferreira, Manuela
Magazine article
A interiorização da performatividade pelas crianças [The internalization of performativity by children]
Ana Diogo; Manuela Ferreira; Benedita Portugal e Melo
Book chapter
Requalificação urbana e espaços públicos abertos – heterotopias infantis
da Rosa, Ivana Martins; Ferreira, Manuela; Lima, Patrícia
Book chapter
Investigação com crianças: é possível escapar à observação?
Ferreira, Manuela; Almeida Tomás, Catarina
Conference paper
Experiências socioculturais e ao ar livre de uma infância urbana contemporânea: a tradição local de saltar no rio Douro
Ponde, Fernanda ; Ferreira, Manuela. Corresponding author: Ferreira, Manuela
Magazine article
The children-nature interrelationship in outdoor early childhood education: when children and bamboo co-construct a ‘secret hideaway’
Motta, Renata; Ferreira, Manuela
Book chapter
Portugal: Teacher Education and the Education System in Portugal: Focusing on the Transition from Pre-school to Primary Education
Lopes, Juliana Crespo; Thomas Dotta, Leanete; Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina
Book chapter
Overview Early Childhood Education (Portugal).
Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina. Corresponding author: Ferreira, Manuela
Magazine article
Fazendo género heteronormativo no jardim de infância [Making heteronormative gender in kindergarten]
Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina. Corresponding author: Ferreira, Manuela
Magazine article
A infância em jornais catarinenses: o “abrigo de menores de Santa Catarina” (1930-1940)
Nazario, Roseli; Ferreira, Manuela
Magazine article
Como ser um bom aluno? Dos modelos de escola aos pontos de vista das crianças [How to be a good student? From school models to children's points of view]
Melo, Benedita; Diogo, Ana; Ferreira, Manuela
Magazine article
Linhas que falam: Rotas (re)desenhadas no percurso de pesquisa etnográfica com crianças [Lines that speak: (re)drawn routes in the course of an ethnography with children].
Rosa, Ivana; Ferreira, Manuela
Book
IV IINEDU 2021 - FÓRUM DE PROJETOS Investigar e Intervir em Educação: Refletir a Investigação e Perspetivar a Profissão. Livro de textos
Pereira, Fátima; Fernandes, Preciosa; Caramelo, João; Medina, Teresa; Barbieri, Helena; Ferreira, Manuela; Pais, Sofia ; Marinho, Paulo
Book chapter
Sociologia da Infância em Portugal. Memórias, Encontros e Percursos
da Rosa, Ivana Martins; Ferreira, Manuela; Lima, Patrícia de Moraes
Book
Sociologia da Infância em Portugal. Memórias, Encontros e Percursos
Catarina Tomás; Gabriela Trevisan; Manuela Ferreira; Fernando Diogo; Manuel Jacinto Sarmento; Maria João Leote de Carvalho; Natália Fernandes
Magazine article
Neoliberalismo, educação de infância e o mito de Procusto: políticas e práticas em Portugal [Neoliberalism, early childhood education and Procusto's myth: politics and practices in Portugal]
Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina
Magazine article
Liberdade, Equidade e Participação? Reflexos das políticas neoliberais nos discursos e práticas em Educação de Infância
Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina
Magazine article
Infância e etnografia: Dialogia entre alteridades e similitudes [Childhood and ethnography: dialogue between alterities and similarities]
Ferreira, Manuela; Lima, Patricia de Moraes
Magazine article
'Não há sol sem sombras': Virtudes, impasses e limitações na pesquisa documental sobre a infância e sua educação em Portugal ['There is no sun without shadows': Virtues, impasses and limitations in documentary research on childhood and its education in Portugal]
Manuela Ferreira; Cristina Rocha
Book chapter
Estudos no contexto da Educação de Infância: a ética como prática de reflexividade crítica
Rivero, Andrea
Preface / Postscript
Produção sobre educação infantil: sínteses, identificação de lacunas & contradições - Apresentação de dossier temático
Vasconcellos, Vera M. R. de; Ferreira, Manuela; Uchôa Simões, Patricia M
Magazine article
A brincar, a brincar… Lógicas e sentidos de futuras educadoras de infância (2014-2019) [Playing, playing... logics and meanings of future educators (2014-2019)].
Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina
Magazine article
Infância em tempos de pandemia: : cadê o currículo e as práticas pedagógicas?
Braz Maletta, Ana Paula; Ferreira, Manuela; Almeida Tomás, Catarina
Journal article
Queres jogar? Assim percebes melhor como se joga”: a etnografia como uma experiência adulta de aprender a aprender com as crianças./ “¿Quieres jugar? ¡Así podrás ver mejor cómo se juega!”: La etnografía como una experiencia adulta de aprender a aprender con los niños
Rosa, Ivana; Ferreira, Manuela; Lima, Patricia de Moraes
Magazine article
Construir o consentimento informado numa pesquisa com crianças imigrantes: traduções e traições
Andrade, Elaine; Ferreira, Manuela
Magazine article
PRODUÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL
Vera Maria Ramos de Vasconcellos; Maria Manuela Martinho Ferreira; Patricia Maria Uchôa Simões
Conference abstract
"Teve aqui uma borboleta que fugiu logo" - repensando nossas relações com os outros na Terra
Motta, Renata; Ferreira, Manuela
Translation
Scientific translation review - Dando voz às vozes das crianças: práticas e problemas, armadilhas e potenciais
Ferreira, Manuela
Book chapter
Exames, performatividade e trabalho escolar: reinterpretações de professores, crianças e pais na blogosfera e na TV
Ferreira, Manuela; Diogo, Ana; Melo, Benedita
Journal article
O brincar nas políticas educativas e na formação de profissionais para a educação de infância – Portugal (1997-2017)
Tomás, Catarina; Ferreira, Manuela
Journal article
Ganhar acesso numa etnografia com crianças em espaços públicos abertos: dilemas de confiabilidade em tempos de risco
Da Rosa, Ivana Martins; Ferreira, Manuela
Edited book
Ciências da Educação em Portugal: Saberes, Contextos de Intervenção e Profissionalidades
Antunes, Maria João; Medina, Teresa; Caramelo, João; Magalhães, António; Ferreira, Manuela
Preface / Postscript
Etnografia e Infância - Apresentação Dossier Temático.
Ferreira, Manuela; Lima, Patrícia de Moraes; Pires, Flávia Ferreira
Journal article
To learn with... in the view of the holistic, relational and inclusive education
Nowak-Lojewska, Agnieszka; O’Toole, Leah; Regan, Claire; Ferreira, Manuela
Book chapter
A manta é o espaço da vida democrática na sala!”: modos de participação infantil no jardim de infância
Ferreira, Manuela
Journal article
Exames e lógicas de fabricação de bons alunos nas classes médias
Diogo, Ana; Melo, Benedita; Ferreira, Manuela
Conference paper
Onde estão as crianças na educação de infância?: análise das políticas educativas e práticas pedagógicas de educadoras
Ferreira, Manuela
Journal article
O pré-escolar faz a diferença?” Políticas educativas na educação de infância e práticas pedagógicas [Does preschool make a difference? ” Educational policies in early childhood education and pedagogical practices
Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina
Book chapter
Exames do 4º ano, trabalho escolar e educação familiar: perspetivas de pais da classe média urbana
Diogo, Ana; Melo, Benedita; Ferreira, Manuela
Journal article
Performance escolar: os exames do 4.º ano na TV
Manuela Ferreira; Ana Matias Diogo; Benedita Portugal e Melo; Ferreira, M.; Diogo, A.M.; Melo, B.P.E.
Journal article
Children’s play events as improvisational choreographies
Manso, Susana; Ferreira, Manuela; Vaz, Henrique
Journal article
Entre as práticas pedagógicas e as culturas infantis: contributo para a compreensão da participação das crianças num Jardim de Infância
Veiga, Renata; Ferreira, Manuela
Journal article
A Educação de infância em tempos de transição paradigmática: uma viagem por discursos políticos e práticas pedagógicas em Portugal
Ferreira, Manuela; Tomás, Catarina
Book
As crianças, a infância e a educação na produção académica nacional, nas universidades públicas e privadas: Portugal 1995-2005 [Children, childhood and education in national academic production, in public and private universities: Portugal 1995-2005]
Ferreira, Manuela; Rocha, Cristina
Book chapter
Os exames do 4º ano na blogosfera : concepções sobre escola, crianças e dinâmicas familiares
Melo, Benedita Portugal; Diogo, Ana Matias; Ferreira, Manuela
Journal article
Porque agora as crianças são bebés! ": Mudanças percebidas na educação familiar e no jardim de infância por educadoras de infância em Portugal: o caso da alimentação
Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela
Edited book
Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança, Atas do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança
Trevisan, Gabriela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone; Pequito, Paula; Samagaio, Florbela; Fernandes, Natália; Ferreira, Manuela; et al
Journal article
O regresso dos exames do 4.º ano: escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosfera
Melo, Benedita Portugal e; Diogo, Ana Matias; Ferreira, Manuela
Book chapter
"- Um por todos, todos por um!": a recontextualização local da cultura mediática para a infância pelas crianças no jardim de infância
Ferreira, Manuela
Preface / Postscript
Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança - Prefácio
Dornelles, Leni; Fernandes, Natalia; Ferreira, Manuela; Sarmento, Manuel Jacinto; Trevisan, Gabriela
Journal article
Exames para que te quero!”: pistas para aprofundar um debate inacabado. Plataforma Barómetro Social – plataforma virtual de reflexão e de análise sobre a sociedade portuguesa e o seu posicionamento no contexto internacional
Diogo, Ana Matias; Ferreira, Manuela; Melo, Benedita Portugal
Journal article
Os usos sociais dos livros no dia a dia do Jardim de Infância
Silvani Kempf Bolgenhagen; Manuela Ferreira
Book chapter
A sociologia da infância e os estudos sociais da infância em Portugal (1990-2012): emergência e desenvolvimento
Ferreira, Manuela; Rocha, Cristina
Book chapter
Ferreira, Manuela, & Rocha, Cristina (2015). A sociologia da infância e os estudos sociais da infância em Portugal: Emergência e desenvolvimento (1990-2012)
Edited book
Entre Crise e Euforia : Práticas e Políticas Educativas no Brasil e em Portugal
Melo, Benedita Portugal, Org.; Diogo, Ana Matias, Org.; Ferreira, Manuela, Org.; Lopes, João teixeira, Org.; Gomes, Elias Evangelista, Org.
Preface / Postscript
Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal - Apresentação
Melo, Benedita Portugal; Diogo, Ana Matias; Ferreira, Manuela; Lopes, João Teixeira
Journal article
Estudos da infância, antropologia e etnografia: potencialidades, limites e desafios
Ferreira, Manuela; Nunes, Angela
Journal article
Gay mas não bicha": De uma heteromasculinidade hegemónica a uma proliferação de masculinidades gays
Santos, Hugo; Ferreira, Manuela; Silva, Sofia M.
Journal article
"- If we twirl too much will the panties be seen?" - the social construction of intimacy and body privacy among girls in a kindergarten
Ferreira, Manuela
Book chapter
Uncertainties and challenges in children’s education: changes in family education perceived by kindergarten teachers
Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela
Book chapter
Figures de l'enfance et des enfants dans la sociologie de l'enfance au Portugal: contribution è une analyse de la production scientifique (1995-2005)
Ferreira, Manuela; Rocha, Cristina
Book chapter
Ferreira, Manuela, & Rocha, Cristina (2012). Figures de l'enfance et des enfants dans la sociologie de l'enfance au Portugal: Contribution et une analyse de la production scientifique (1995-2005)
Magazine article
Galgar fronteiras, criar “pontes”, traçar “ruas” e itinerários: a construção social de sentidos nos espaços intersticiais da sala do Jardim de Infância pelas crianças
Ferreira, Manuela
Conference paper
Epistemologias da educação dos jovens investigadores em educação: o caso do "ENJIE"
Pedro Rocha; Ricardo Monginho; Manuela Ferreira; Cristina Rocha
Magazine article
'- Ela é a nossa prisioneira!': Questões teóricas, epistemológicas e ético-metodológicas a propósito dos processos de obtenção da permissão das crianças pequenas numa pesquisa etnográfica
Ferreira, Manuela
Book chapter
A saúde e os contributos (in)visíveis da família na produção académica nacional (1995-2005): Campos disciplinares, instituições e temáticas [Health and the (in)visible contributions of family in national academic production (1995-2005): Subjects, institutions and thematics]
Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela
Magazine article
Olhares da sociologia sobre a infância, as crianças e a sua educação na produção académica nacional (1995-2005): balanço crítico e contributos da Sociologia da Infância
Cristina Rocha; Manuela Ferreira
Magazine article
A floresta das adivinhas... ou os meandros da interacção social entre as crianças no jardim de infância em torno dos livros ilustrados
Ferreira, Manuela; Madureira, Cristina
Magazine article
As crianças na escola e a reconstituição do seu ofício como alunos/as: Análise da produção académica nacional (1995-2005): Campos disciplinares, instituições e temáticas. Comparências, ausências e prelúdios
Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela
Journal article
Subjectividade e bem-estar das crianças: (In)visibilidade e voz
Ferreira, Manuela; Sarmento, Manuel
Book chapter
'Branco demasiado' ou…: Reflexões epistemológicas, metodológicas e éticas acerca da pesquisa com crianças
Ferreira, Manuela
Magazine article
'Começam as aulas, […] caio de pára-quedas numa coisa completamente diferente…': Aprender a lidar com a estranheza, tornando-se estudante da licenciatura em Ciências da Educação
Ferreira, Manuela; Moutinho, Fernanda
Magazine article
Histórias da praxe, fragmentos da vida associativa e da sociabilidade estudantis…
Ferreira, Manuela; Moutinho, Fernanda
Book chapter
'- Tá na hora d’ir pr’á escola!', '- Eu não sei fazer esta, senhor professor!' ou…: Brincar às escolas na escola (ji) como um modo das crianças darem sentido e negociarem as relações entre a família e a escola
Ferreira, Manuela
Book
As mulheres e a cidadania, as mulheres e o trabalho na esfera pública e na esfera doméstica
Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela
Magazine article
'Tá na hora d'ir pr'à escola!'; 'Eu não sei fazer esta senhor professor!': Ou brincar às escolas na escola (JI) como um modo das crianças darem sentido e negociarem as relações entre a família e a escola
Ferreira, Manuela
Magazine article
'Brincar às arrumações', ou…: entre a ordem institucional adulta e a ordem instituinte infantil, as crianças como actores sociais no Jardim de Infância
Ferreira, Manuela
Book chapter
Do "avesso" do brincar ou... as relações entre pares, as rotinas da cultura infantil e a construção da(s) ordem(ens) social(ais) instituinte(s) das crianças no jardim-de-infância
Ferreira, Manuela
Book
"A gente gosta é de brincar com os outros meninos!”: As relações sociais entre crianças num Jardim de Infância
Ferreira, Manuela
Preface / Postscript
Crescer e aparecer" ou... para uma Sociologia da Infância - apresentação de número temático
Ferreira, Manuela
Journal article
'As fitas da infância' ou...: Dialogando a partir de imagens cinematográficas de crianças
Ferreira, Manuela; Caramelo, João; Araújo, Maria José; Lopes, Humberto
Journal article
O trabalho de fronteira nas relações entre géneros em espaços de 'brincar ao faz-de-conta'
Ferreira, Manuela
Magazine article
O que as estatísticas nos 'contam' quando as crianças são contadas ou…: As crianças nas estatísticas oficiais e a infância como construção social (Portugal 1875-1925)
Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela; Neves, Tiago
Magazine article
Aprender a ser rapaz entre rapazes e raparigas. Masculinidades em duas escolas C+S do Distrito do Porto
Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela
Book review
Review of Ao redor da mesa grande, de Teresa Vasconcelos
Ferreira, Manuela; Abreu, Dulce; Rocha, Elsa
Thesis / Dissertation
'Aqui o que a gente gosta mais é de brincar com os outros meninos', a criança como actor social e a (re) organização do grupo de pares no quotidiano de um JI ['Here what we like most is to play with the other boys', the child as a social actor and the (re) organization of the peer group in the daily life of a kindergarten]
Ferreira, Manuela
Magazine article
A crianças tem voz própria (pelo menos para a Sociologia da Infância)
Ferreira, Manuela
Journal article
O que as estatísticas nos 'contam' quando as crianças são contadas ou¿: As crianças nas estatísticas oficiais e a infância como construção social (Portugal 1875-1925)
Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela; Neves, Tiago
Book
Salvar os corpos, forjar a razão: A construção médico-social e psico-pedagógica da infância em Portugal, 1880 – 1940
Ferreira, Manuela
Book review
Review of A narrativa na promoção da igualdade de género. Contributos para a educação pré-escolar, Cadernos de Co-Educação
Ferreira, Manuela
Book review
Review of Dos silêncios da cultura oral à polifonia que pode produzir - contributos para pensar uma sociologia da infância, de Raul Iturra
Ferreira, Manuela
Book chapter
Crianças: percalços no percurso de construção de um objecto sócio-histórico e educativo. Fontes e categorias
Ferreira, Manuela
Thesis / Dissertation
'Salvar os corpos, forjar a razão'. A construção médico-social e psico-pedagógica da infância em Portugal, 1880–1940 ['Save bodies, forge reason'. The medical-social and psycho-pedagogical construction of childhood in Portugal, 1880–1940]
Ferreira, Manuela
Magazine article
Contributos para a construção médico-social da infância em Portugal: Da transição do século XIX até aos anos 40
Rocha, Cristina; Ferreira, Manuela
Conference paper
Socialização alimentar das crianças na pequena infância: agenciamentos no trânsito entre casa e instituição [Food socialization of children in early childhood education: agency in transit between home and institution]
Lessa, Juliana; Rocha, Eloisa; Ferreira, Manuela