PIV – Políticas de Inclusão e Vozes: Diversidade, género e interseccionalidade

Síntese

A comunidade de práticas de investigação PIV - Políticas de Inclusão e Vozes: Diversidade, Género e Interseccionalidade/CIIE-FPCEUP discute problemáticas educacionais a partir das reivindicações e dos direitos socioculturais, de representação e reconhecimento, de diversos grupos. Parte-se de uma multireferencialidade na qual a desigualdade, diversidade e interseccionalidade ocupam lugar central para olharmos o modo como os contextos e processos educativos (escolares, formativos, educação informal) são atravessados por relações étnicas, de idade, género, orientação sexual, classe social, espaços e geografias culturais.

A forma como a diversidade é olhada e interpretada tem vindo, ao longo dos tempos, a ser objeto e palco de alterações muito significativas.  Por um lado, a sensível diluição de muitas fronteiras na Europa, as migrações maciças (e trágicas), as ondas de pessoas refugiadas, têm contribuído para uma heterogeneização de muitas populações. Por outro lado, o próprio modo como a diversidade é entendida tem-se alterado, sendo cada vez mais penetrante, mais aguda e permitindo a presença e coexistência de universos sociais e culturais distintos. A inclusão das diversas vozes em educação passa pela visibilidade dada aos percursos educativos e sociais não lineares, vividos dentro e fora da escola, onde a identidade e sentimento de pertença têm sido cruciais. Daí que se explore também o modo como os espaços educativos contribuem para a construção social das masculinidades, feminilidades e sexualidades.

Fazem parte desta comunidade prática de investigação do CIIE investigadoras e investigadores interessados nos direitos de cidadania e inclusão.

Coordenadores

Equipa