Membros Integrados
Professor(a) Associado/a
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
E-mail
margafel@fpce.up.pt
Telefone
+ 351 226 079 729 (ext 229)
Margarida Maria Pereira Santos Louro Felgueiras
Nasceu em 1951 e licenciou-se em História pela FLUP. Ingressou em 1984 na carreira universitária na U.M, foi docente da FLUP e é Prof.ª Associada da FPCE-UP, onde foi coordenadora do Mestrado em Educação e Herança Cultural (2005-2007), é coordenadora do Núcleo Educação, História e Museologia do CIIE. Foi coordenadora da Secção de História da Educação da SPCE (2007-2010) e Coordenadora do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação.
Autora do projecto de criação de um Museu Vivo da Escola Primária (PAXIS XXI) a sua actividade abarca a História da Educação, a intervenção cultural no campo da preservação do património e a formação de professores. Autora e investigadora em projectos de pesquisa de âmbito nacional e internacional, privilegia a história social da educação, a cultura material e o quotidiano escolar. Centra os interesses de pesquisa na filantropia em educação, sobretudo nas escolas doadas ao Estado, nas instituições educativas em regime de internato, ensino agrícola e na museologia escolar.
Professora visitante na USP, tem realizado seminários e conferências em várias universidades brasileiras.
Entre os seus trabalhos recentes conta:
Cultura Escolar, Migrações e Cidadania (ed. et al). Porto: SPCE, 2010;
Escolas Conde Ferreira (ed. et. al). Sesimbra: Assembleia Municipal de Sesimbra, 2009;
Para uma História Social do Professorado Primário em Portugal no Século XX. Porto: Campo das Letras/FPCEUP, 2008;
Catálogo Manuais escolares da Biblioteca Pública Municipal do Porto (coord. et al), Porto: Universidade do Porto/Câmara Municipal do Porto, 2008;
“Sharing European Cultural Heritage” e “Schools buildings as a context to understand our common past”, in Ferreira, António Gomes; Felgueiras; Margarida Louro(org.), Buildings telling European Heritage. Pedagogical Perspectives. EUBUILDIT – A proposal for teachers and students, Coimbra, UC/CEIS20, 2008;
2002 – Doutoramento em Ciências da Educação - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
1979 – Licenciatura em História - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
2002 – Doutoramento em Ciências da Educação - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
1979 – Licenciatura em História - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal
História Social e Cultural da Educação: formação de professores; Museologia escolar; Metodologia do ensino da história.
Arca das Avós: História, Memórias e Contextos de Educação | The Grandmas’ Trunk: History, Memories, and Contexts of Education/
The Grandmas’ Trunk is based on the legacy of popular “mestras”, revealed by the Project REduF. It seeks to know forms of family education, knowledge and values transmission in an informal and sometimes ritualised way. What place did learning to read or write, oral transmission, and rites and gestures related to work occupy? What specificities were found, particularly in female education? The project aims to learn about practices, contexts and contents of informal learning within the family, in rural and city contexts. The investigation adopts the perspective of ethnohistory, with the collection of objects, memories, gestures and practices. The approach is that of oral history, with the collection of interviews with elderly people or their descendants, who have kept memories and or objects of that education. We prioritise the municipalities of Murça, Vila Real and Porto based on elements already tracked and others that will emerge. They will be crossed with elements collected in the contemporary literature of the narrated facts and in archives. As a result, it is intended to publish three articles, one of them in English, and to hold an exhibition at CITRIME-Murça, in the last 4 months of the project. The project develops for 12 months.
Raízes da Educação para o Futuro - REDUF / Educational Roots for the Future
O projeto Raízes da Educação para o Futuro - REDUF- é um projeto de investigação interdisciplinar e de intervenção cultural que toma por objeto a herança cultural educativa de uma região interior. O REduF visa quatro objetivos principais: investigar, salvaguardar e reutilizar o património escolar edificado, móvel e imaterial enquanto recurso endógeno da região; formar capital humano para preservar e explorar a Herança Cultural regional; criar um Centro Interdisciplinar, Transfronteiriço e Inter-regional de Memória da educação -CITRIME; promover formas inovadoras de disseminação de bens culturais. A implementação do CITRIME responde à necessidade de ultrapassar a simples guarda e interpretação cultural, projetando o capital simbólico incorporado em artefactos como elemento de valorização económica e coesão social das regiões, ligado ao turismo cultural e transfronteiriço. Utiliza a metodologia da investigação-ação cruzando diferentes abordagens mas privilegiando para a recolha das tradições educativas e escolares regionais a história oral, a etnografia, os estudos de cultura material. O REduF realizará um programa de formação cujo objetivo é capacitar pessoas da região para se fixarem e intervirem na preservação e valorização da herança cultural. Este programa assume duas vertentes: uma sobre herança cultural dirigida a jovens ligados à área das relações públicas e serviços com incidência no turismo; outra dirigida a professores seniores, que irão colaborar na recolha de memórias e património. Tendo Murça conservado um núcleo edificado representativo da evolução dos edifícios escolares do início do século XX até à atualidade, o REduF reutilizará um desses espaços patrimoniais, disponibilizado pela Autarquia, para instalar o CITRIME. Inserido na região do Douro internacional funcionará como articulador inter-regional da coesão sociocultural e do desenvolvimento económico e turístico das regiões Duriense, Transmontana e transfronteiriças. Atuará na promoção da autenticidade cultural das regiões, usando o potencial criativo do património simbólico de todas as gerações, nas suas múltiplas vertentes (arquitetónico, móvel, imaterial e natural, etnográfico e sua incidência na educação). A implementação do CITRIME inclui a elaboração de produtos culturais de apoio à exposição, divulgação de atividades educativas aliadas às tecnologias da informação e a formas de divulgação criativas. Para a divulgação serão criados: conteúdos culturais e científicos para a página de internet recorrendo a animação e vídeo, a exposição inaugural e uma exposição temporária. A organização de eventos culturais - seminários, conferências, estágios de investigação, visitas de estudo - atrairá à região visitantes, pelo que o CITRIME colaborará em atividades dirigidas ao turismo cultural, participando na definição de percursos e itinerâncias turísticas. O CITRIME será um polo de investigação histórico- pedagógica e deformas de divulgação criativas.
Raízes da Educação para o Futuro
O projeto Raízes da Educação para o Futuro - REduF - é um projecto de investigação interdisciplinar e de intervenção cultural que toma por objecto a herança cultural educativa de uma região interior. O REduF visa quatro objetivos principais: investigar, salvaguardar e reutilizar o património escolar edificado, móvel e imaterial enquanto recurso endógeno da região; formar capital humano para preservar e explorar a Herança Cultural regional; criar um Centro Interdisciplinar, Transfronteiriço e Inter-regional de Memória da educação - CITRIME; promover formas inovadoras de disseminação de bens culturais. A implementação do CITRIME responde à necessidade de ultrapassar a simples guarda e interpretação cultural, projetando o capital simbólico incorporado em artefactos como elemento de valorização económica e coesão social das regiões, ligado ao turismo cultural e transfronteiriço. Utiliza a metodologia da investigação-ação cruzando diferentes abordagens mas privilegiando para a recolha das tradições educativas e escolares regionais a história oral, a etnografia, os estudos de cultura material. O REduF realizará um programa de formação cujo objetivo é capacitar pessoas da região para se fixarem e intervirem na preservação e valorização da herança cultural. Este programa assume duas vertentes: uma sobre herança cultural dirigida a jovens ligados à área das relações públicas e serviços com incidência no turismo; outra dirigida a professores seniores, que irão colaborar na recolha de memórias e património. Tendo Murça conservado um núcleo edificado representativo da evolução dos edifícios escolares do início do século XX até à atualidade, o REduF reutilizará um desses espaços patrimoniais, disponibilizado pela Autarquia, para instalar o CITRIME. Inserido na região do Douro internacional funcionará como articulador inter-regional da coesão sociocultural e do desenvolvimento económico e turístico das regiões Duriense, Transmontana e transfronteiriças. Atuará na promoção da autenticidade cultural das regiões, usando o potencial criativo do património simbólico de todas as gerações, nas suas múltiplas vertentes (arquitetónico, móvel, imaterial e natural, etnográfico e sua incidência na educação). A implementação do CITRIME inclui a elaboração de produtos culturais de apoio à exposição, divulgação de atividades educativas aliadas às tecnologias da informação e a formas de divulgação criativas. Para a divulgação serão criados: conteúdos culturais e científicos para a página de internet recorrendo a animação, a exposição inaugural e uma exposição temporária. A organização de eventos culturais - seminários, conferências, estágios de investigação e artísticos, visitas de estudo - atrairá à região visitantes, pelo que o CITRIME colaborará em atividades dirigidas ao turismo cultural, participando na definição de percursos e itinerâncias turísticas. O CITRIME será um polo de investigação histórico- pedagógica e de formas de divulgação criativas.
"História da Santa Casa da Misericórdia do Porto"
“ESPÓLIO BIBLIOGRÁFICO DO PROF. ROGÉRIO FERNANDES”.
Tratamento documental do espólio do Prof. Doutor Rogério Fernandes, que envolveu a catalogação em formato “Unimarc”, tendo em conta o procedimento corrente de catalogação e indexação utilizado pelo serviço da Biblioteca Virtual da U. Porto, as regras ISBD – International Standard Bibliographic Description – a classificação segundo o sistema CDU – Classificação Decimal Universal – e a cotação (tendo sido utilizada uma cota corrida).
“Escolas de Formação de Professores em Portugal: História, Arquivo, Memória”
“Escolas de Formação de Professores em Portugal: História, Arquivo, Memória”
EUBUILDIT – European Buildings and Information Technologies – Buildings – Testimony of European Cultural Heritage.
O Projeto tinha como objetivo produzir materiais on line, nas diferentes línguas dos países que contituiam a equipa, para utilização de professores e estudantes, em diferentes contextos. Desenvolver seminários de formação de professores e testar esses materiais nas escolas e através da Internet.
Memórias da Escola: inventariação do espólio das escolas de 1º ciclo do Concelho de Gondomar e proposta de programa para a sala museu da escola da Triana”
O Projeto tinha dois objetivos fundamentais: - inventariar o espólio das escolas de 1º ciclo do Concelho de Gondomar ; propor um programa para a sala museu da escola da Triana, no mesmo concelho. Com esta açaõ procurava-se salvaguardar as memórias da escola, a nível local.
A Infância e sua Educação (1820-1950): materiais, práticas e representações
Arca das Avós: História, Memórias e Contextos de Educação | The Grandmas’ Trunk: History, Memories, and Contexts of Education/
The Grandmas’ Trunk is based on the legacy of popular “mestras”, revealed by the Project REduF. It seeks to know forms of family education, knowledge and values transmission in an informal and sometimes ritualised way. What place did learning to read or write, oral transmission, and rites and gestures related to work occupy? What specificities were found, particularly in female education? The project aims to learn about practices, contexts and contents of informal learning within the family, in rural and city contexts. The investigation adopts the perspective of ethnohistory, with the collection of objects, memories, gestures and practices. The approach is that of oral history, with the collection of interviews with elderly people or their descendants, who have kept memories and or objects of that education. We prioritise the municipalities of Murça, Vila Real and Porto based on elements already tracked and others that will emerge. They will be crossed with elements collected in the contemporary literature of the narrated facts and in archives. As a result, it is intended to publish three articles, one of them in English, and to hold an exhibition at CITRIME-Murça, in the last 4 months of the project. The project develops for 12 months.
Raízes da Educação para o Futuro - REDUF / Educational Roots for the Future
O projeto Raízes da Educação para o Futuro - REDUF- é um projeto de investigação interdisciplinar e de intervenção cultural que toma por objeto a herança cultural educativa de uma região interior. O REduF visa quatro objetivos principais: investigar, salvaguardar e reutilizar o património escolar edificado, móvel e imaterial enquanto recurso endógeno da região; formar capital humano para preservar e explorar a Herança Cultural regional; criar um Centro Interdisciplinar, Transfronteiriço e Inter-regional de Memória da educação -CITRIME; promover formas inovadoras de disseminação de bens culturais. A implementação do CITRIME responde à necessidade de ultrapassar a simples guarda e interpretação cultural, projetando o capital simbólico incorporado em artefactos como elemento de valorização económica e coesão social das regiões, ligado ao turismo cultural e transfronteiriço. Utiliza a metodologia da investigação-ação cruzando diferentes abordagens mas privilegiando para a recolha das tradições educativas e escolares regionais a história oral, a etnografia, os estudos de cultura material. O REduF realizará um programa de formação cujo objetivo é capacitar pessoas da região para se fixarem e intervirem na preservação e valorização da herança cultural. Este programa assume duas vertentes: uma sobre herança cultural dirigida a jovens ligados à área das relações públicas e serviços com incidência no turismo; outra dirigida a professores seniores, que irão colaborar na recolha de memórias e património. Tendo Murça conservado um núcleo edificado representativo da evolução dos edifícios escolares do início do século XX até à atualidade, o REduF reutilizará um desses espaços patrimoniais, disponibilizado pela Autarquia, para instalar o CITRIME. Inserido na região do Douro internacional funcionará como articulador inter-regional da coesão sociocultural e do desenvolvimento económico e turístico das regiões Duriense, Transmontana e transfronteiriças. Atuará na promoção da autenticidade cultural das regiões, usando o potencial criativo do património simbólico de todas as gerações, nas suas múltiplas vertentes (arquitetónico, móvel, imaterial e natural, etnográfico e sua incidência na educação). A implementação do CITRIME inclui a elaboração de produtos culturais de apoio à exposição, divulgação de atividades educativas aliadas às tecnologias da informação e a formas de divulgação criativas. Para a divulgação serão criados: conteúdos culturais e científicos para a página de internet recorrendo a animação e vídeo, a exposição inaugural e uma exposição temporária. A organização de eventos culturais - seminários, conferências, estágios de investigação, visitas de estudo - atrairá à região visitantes, pelo que o CITRIME colaborará em atividades dirigidas ao turismo cultural, participando na definição de percursos e itinerâncias turísticas. O CITRIME será um polo de investigação histórico- pedagógica e deformas de divulgação criativas.
Raízes da Educação para o Futuro
O projeto Raízes da Educação para o Futuro - REduF - é um projecto de investigação interdisciplinar e de intervenção cultural que toma por objecto a herança cultural educativa de uma região interior. O REduF visa quatro objetivos principais: investigar, salvaguardar e reutilizar o património escolar edificado, móvel e imaterial enquanto recurso endógeno da região; formar capital humano para preservar e explorar a Herança Cultural regional; criar um Centro Interdisciplinar, Transfronteiriço e Inter-regional de Memória da educação - CITRIME; promover formas inovadoras de disseminação de bens culturais. A implementação do CITRIME responde à necessidade de ultrapassar a simples guarda e interpretação cultural, projetando o capital simbólico incorporado em artefactos como elemento de valorização económica e coesão social das regiões, ligado ao turismo cultural e transfronteiriço. Utiliza a metodologia da investigação-ação cruzando diferentes abordagens mas privilegiando para a recolha das tradições educativas e escolares regionais a história oral, a etnografia, os estudos de cultura material. O REduF realizará um programa de formação cujo objetivo é capacitar pessoas da região para se fixarem e intervirem na preservação e valorização da herança cultural. Este programa assume duas vertentes: uma sobre herança cultural dirigida a jovens ligados à área das relações públicas e serviços com incidência no turismo; outra dirigida a professores seniores, que irão colaborar na recolha de memórias e património. Tendo Murça conservado um núcleo edificado representativo da evolução dos edifícios escolares do início do século XX até à atualidade, o REduF reutilizará um desses espaços patrimoniais, disponibilizado pela Autarquia, para instalar o CITRIME. Inserido na região do Douro internacional funcionará como articulador inter-regional da coesão sociocultural e do desenvolvimento económico e turístico das regiões Duriense, Transmontana e transfronteiriças. Atuará na promoção da autenticidade cultural das regiões, usando o potencial criativo do património simbólico de todas as gerações, nas suas múltiplas vertentes (arquitetónico, móvel, imaterial e natural, etnográfico e sua incidência na educação). A implementação do CITRIME inclui a elaboração de produtos culturais de apoio à exposição, divulgação de atividades educativas aliadas às tecnologias da informação e a formas de divulgação criativas. Para a divulgação serão criados: conteúdos culturais e científicos para a página de internet recorrendo a animação, a exposição inaugural e uma exposição temporária. A organização de eventos culturais - seminários, conferências, estágios de investigação e artísticos, visitas de estudo - atrairá à região visitantes, pelo que o CITRIME colaborará em atividades dirigidas ao turismo cultural, participando na definição de percursos e itinerâncias turísticas. O CITRIME será um polo de investigação histórico- pedagógica e de formas de divulgação criativas.
"História da Santa Casa da Misericórdia do Porto"
“ESPÓLIO BIBLIOGRÁFICO DO PROF. ROGÉRIO FERNANDES”.
Tratamento documental do espólio do Prof. Doutor Rogério Fernandes, que envolveu a catalogação em formato “Unimarc”, tendo em conta o procedimento corrente de catalogação e indexação utilizado pelo serviço da Biblioteca Virtual da U. Porto, as regras ISBD – International Standard Bibliographic Description – a classificação segundo o sistema CDU – Classificação Decimal Universal – e a cotação (tendo sido utilizada uma cota corrida).
“Escolas de Formação de Professores em Portugal: História, Arquivo, Memória”
“Escolas de Formação de Professores em Portugal: História, Arquivo, Memória”
EUBUILDIT – European Buildings and Information Technologies – Buildings – Testimony of European Cultural Heritage.
O Projeto tinha como objetivo produzir materiais on line, nas diferentes línguas dos países que contituiam a equipa, para utilização de professores e estudantes, em diferentes contextos. Desenvolver seminários de formação de professores e testar esses materiais nas escolas e através da Internet.
Memórias da Escola: inventariação do espólio das escolas de 1º ciclo do Concelho de Gondomar e proposta de programa para a sala museu da escola da Triana”
O Projeto tinha dois objetivos fundamentais: - inventariar o espólio das escolas de 1º ciclo do Concelho de Gondomar ; propor um programa para a sala museu da escola da Triana, no mesmo concelho. Com esta açaõ procurava-se salvaguardar as memórias da escola, a nível local.
A Infância e sua Educação (1820-1950): materiais, práticas e representações
NEOTHEMI.
Projeto Europeu NEOTHEMI, digido à população escolar com um conjunto de novos temas de herança cultural. O Objetivo era a construção de um museu virtual. O tema português era sobre “Educational Heritage”.
Exposição - “O BRASILEIRO”,
- Exposição - “O BRASILEIRO”, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Porto, Edifício da Alfândega. Coordenadora do núcleo sobre educação e proponente da exposição sectorial (escolas primárias). Convite do comissário Prof. Doutor Eugénio Santos (Universidade do Porto, Faculdade de Letras). (Março de 2000)
Jogos de recreio
Jogos de Recreio constituiu-se em Seminário de pesquisa para recolha de memórias de professores idosos sobre as suas memórias de criança no recreio da escola. Teve ainda como objetivo realizar um vídeo sobre os jogos de recreio nas escolas primárias.
“PARA UM MUSEU VIVO DA ESCOLA PRIMÁRIA”
“PARA UM MUSEU VIVO DA ESCOLA PRIMÁRIA” tinha como objetivos principais: fazer o inventário de todas as escolas do concelho do Porto; Criar um Museu Vivo da Escola Primária, no Porto.
“INFORMATIZAÇ ÃO NORMALIZADA DOS ARQUIVOS HISTÓRICOS DOS LICEUS”.
- Projeto - “INFORMATIZAÇ ÃO NORMALIZADA DOS ARQUIVOS HISTÓRICOS DOS LICEUS”. Financiado pelo Programa PRAXIS XXI. Coordenação: Prof. Doutor António Nóvoa (Universidade de Lisboa). Consultora do Projeto.
“IPPOP -O INSTITUTO DO PROFESSORADO PRIMÁRIO OFICIAL PORTUGUÊS: HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO E DE UM GRUPO SÓCIO-PROFISSIONAL”
- Projeto “IPPOP -O INSTITUTO DO PROFESSORADO PRIMÁRIO OFICIAL PORTUGUÊS: HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO E DE UM GRUPO SÓCIO-PROFISSIONAL”. Tinha como objetivo fazer a história da Instituição , Contribuir para a história do associativismo docente; história do professorado primário e suas famílias no século XX; conhecera história da educação em internato masculino e feminino.
“MUPERINP - MULHERES PERCURSOS E (RE)INSERÇÃO PROFISSIONAL”
- Projeto - “MUPERINP - MULHERES PERCURSOS E (RE)INSERÇÃO PROFISSIONAL”, Rede Now e A.L.E.P.. Coordenação: Drª Visitacion Pereda. Colaboração. (1992-1995)
“FORMAÇÃO DE FORMADORES PARA O MOVIMENTO COOPERATIVO”
- Projeto - “FORMAÇÃO DE FORMADORES PARA O MOVIMENTO COOPERATIVO”, Rede Petra. Coordenação: Prof. Doutor José Alberto Correia. Investigadora. (1991-93)
“A UTILIZAÇÃO DOS MUSEUS PELA COMUNIDADE ESCOLAR”
- Projeto - “A UTILIZAÇÃO DOS MUSEUS PELA COMUNIDADE ESCOLAR”. Apresentado ao INIC, recebeu uma bolsa de curta duração ao abrigo do Acordo Luso-Belga. Investigadora. (1991)
Conference abstract
RESULTS OF THE PROJECT EDUCATIONAL ROUTES FOR THE FUTURE
Felgueiras, Margarida Louro; Amaral, Anabela Carvalho; Amorim, José Pedro. Corresponding author: Amaral, Anabela Carvalho
Journal article
Education and (self)formation in revisiting educational memories: an autobiographical journey from the experiences of a Brazilian student (1985-1998)
José Cícero Pinto dos Santos ; Felgueiras, Margarida Louro; Ferreira, Elisabete
Journal article
Educação e (auto)formação na revisitação de memórias educacionais: uma jornada autobiográfica das experiências de um estudante brasileiro (1985-1998) . [Education and (self)formation in revisiting educational memories: an autobiographical journey from the experiences of a Brazilian student (1985-1998)]
Santos, José Cícero Pinto dos; Felgueiras, Margarida Louro; Ferreira, Elisabete
Journal article
Education and (self)formation in revisiting educational memories: an autobiographical journey from the experiences of a Brazilian student (1985-1998)
José Cícero Pinto dos Santos ; Felgueiras, Margarida Louro; Ferreira, Elisabete
Journal article
Educação e (auto)formação na revisitação de memórias educacionais: uma jornada autobiográfica das experiências de um estudante brasileiro (1985-1998) . [Education and (self)formation in revisiting educational memories: an autobiographical journey from the experiences of a Brazilian student (1985-1998)]
Santos, José Cícero Pinto dos; Felgueiras, Margarida Louro; Ferreira, Elisabete
Conference abstract
EDUCAÇÃO EM INTERNATO NA LONGA DURAÇÃO. DIFERENTES DECLINAÇÕES SOCIAIS E GEOGRÁFICAS DE UM MODELO PEDAGÓGICO´[BOARDING SCHOOL EDUCATION IN THE LONG TERM. DIFFERENT SOCIAL AND GEOGRAPHICAL DECLINATIONS OF A PEDAGOGICAL MODEL.]
Felgueiras, Margarida Louro; Basto, Céu. Corresponding author: Basto, Céu
Journal article
CONEXÕES PEDAGÓGICAS TRANSATLÂNTICAS ENTRE PORTUGAL E BRASIL (MEADOS DO SÉCULO XIX ATÉ À DÉCADA DE 1930). [TRANSATLANTIC PEDAGOGICAL CONNECTIONS BETWEEN PORTUGAL AND BRAZIL (MID-19TH CENTURY UNTIL THE 1930S)]
Felgueiras, Margarida Louro; Basto, Céu; Rocha, Juliana Martins Da
Conference abstract
Os caminhos teórico-metodológicos entre a existência e a resistência: a história das mulheres indígenas nas cartas dos padres jesuítas
Silva, Kenia; Magalhães, Maria José; Felgueiras, Margarida Louro; Santana, Carlos Eduardo de
Journal article
Reflexos do Império na educação portuguesa (1906 - 1951). Desbravando um campo pouco explorado.[Repercussions of the Empire in the Portuguese education (1906 - 1951): Breaking new ground in a little-explored field].
Felgueiras, Margarida Louro
Journal article
Education and (self)formation in revisiting educational memories: an autobiographical journey from the experiences of a Brazilian student (1985-1998)
José Cícero Pinto dos Santos ; Felgueiras, Margarida Louro; Ferreira, Elisabete
Journal article
Educação e (auto)formação na revisitação de memórias educacionais: uma jornada autobiográfica das experiências de um estudante brasileiro (1985-1998) . [Education and (self)formation in revisiting educational memories: an autobiographical journey from the experiences of a Brazilian student (1985-1998)]
Santos, José Cícero Pinto dos; Felgueiras, Margarida Louro; Ferreira, Elisabete
Journal article
Educação e (auto)formação na revisitação de memórias educacionais: uma jornada autobiográfica das experiências de um estudante brasileiro (1985-1998) . [Education and (self)formation in revisiting educational memories: an autobiographical journey from the experiences of a Brazilian student (1985-1998)]
Santos, José Cícero Pinto dos; Felgueiras, Margarida Louro; Ferreira, Elisabete
Journal article
CONEXÕES PEDAGÓGICAS TRANSATLÂNTICAS ENTRE PORTUGAL E BRASIL (MEADOS DO SÉCULO XIX ATÉ À DÉCADA DE 1930). [TRANSATLANTIC PEDAGOGICAL CONNECTIONS BETWEEN PORTUGAL AND BRAZIL (MID-19TH CENTURY UNTIL THE 1930S)]
Felgueiras, Margarida Louro; Basto, Céu; Rocha, Juliana Martins Da
Journal article
Education and (self)formation in revisiting educational memories: an autobiographical journey from the experiences of a Brazilian student (1985-1998)
José Cícero Pinto dos Santos ; Felgueiras, Margarida Louro; Ferreira, Elisabete
Conference abstract
EDUCAÇÃO EM INTERNATO NA LONGA DURAÇÃO. DIFERENTES DECLINAÇÕES SOCIAIS E GEOGRÁFICAS DE UM MODELO PEDAGÓGICO´[BOARDING SCHOOL EDUCATION IN THE LONG TERM. DIFFERENT SOCIAL AND GEOGRAPHICAL DECLINATIONS OF A PEDAGOGICAL MODEL.]
Felgueiras, Margarida Louro; Basto, Céu. Corresponding author: Basto, Céu
Conference abstract
RESULTS OF THE PROJECT EDUCATIONAL ROUTES FOR THE FUTURE
Felgueiras, Margarida Louro; Amaral, Anabela Carvalho; Amorim, José Pedro. Corresponding author: Amaral, Anabela Carvalho
Journal article
Conhecimento-emancipação numa escola quilombola
Felgueiras, Margarida Louro; Magalhães, Maria José; Felgueiras, Margarida Louro; Santana, Carlos Eduardo
Journal article
Reflexos do Império na educação portuguesa (1906 - 1951). Desbravando um campo pouco explorado.[Repercussions of the Empire in the Portuguese education (1906 - 1951): Breaking new ground in a little-explored field].
Felgueiras, Margarida Louro
Edited book
200 anos de Educação em Murça.[200 years of education in Murça ].
Felgueiras, Margarida Louro; VV-Vários autores/as
Conference abstract
Colonialidade do gênero: a emergência da história das mulheres indígenas no campo dos estudos de gênero
Silva, Kenia; Magalhães, Maria José; Felgueiras, Margarida Louro; Santana, Carlos
Conference abstract
Os caminhos teórico-metodológicos entre a existência e a resistência: a história das mulheres indígenas nas cartas dos padres jesuítas
Silva, Kenia; Magalhães, Maria José; Felgueiras, Margarida Louro; Santana, Carlos Eduardo de
Journal article
Rotas cartográficas: diálogos entre Bernstein e os estudos pós-coloniais
Silva, Kenia; Magalhães, Maria José; Felgueiras, Margarida Louro
Journal article
Repercussions of the Empire in the Portuguese education (1906 - 1951). Breaking new ground in a little-explored field
Margarida Louro Felgueiras
Journal article
Rotas cartográficas: diálogos entre Bernstein e os estudos pós-coloniais
Silva, Kenia; Magalhães, Maria José; Felgueiras, Margarida Louro
Conference abstract
Os caminhos teórico-metodológicos entre a existência e a resistência: a história das mulheres indígenas nas cartas dos padres jesuítas
Silva, Kenia; Magalhães, Maria José; Felgueiras, Margarida Louro; Santana, Carlos Eduardo de
Conference abstract
Colonialidade do gênero: a emergência da história das mulheres indígenas no campo dos estudos de gênero
Silva, Kenia; Magalhães, Maria José; Felgueiras, Margarida Louro; Santana, Carlos
Book chapter
Entre areté e paideia: a emergência histórica do conceito de educação
Jesus, Lucia de Fatima Oliveira de ; Felgueiras, Margarida Maria Louro
Book chapter
EDUCAÇÃO SANITÁRIA. Projetos de medicina e saúde escolar em Portugal no início do século XX
Felgueiras, Margarida Louro
Book
Política de informação das coleções do Centro Interdisciplinar, Transfronteiriço e Inter-Regional de Memória da Educação – CITRIME-Murça: Manual de princípios, normas e procedimentos
Semedo, Alice; Felgueiras, Margarida Louro
Edited book
Política de informação das coleções do Centro Interdisciplinar, Transfronteiriço e Inter-Regional de Memória da Educação – CITRIME-Murça: Manual de princípios, normas e procedimentos (col. Cadernos Interdisciplinares REduF). [Development Policy for the Collections of the Interdisciplinary, Cross-border and Inter-regional Center for the Memory of Education]
Semedo, Alice; Felgueiras, Margarida Louro
Edited book
Development Policy for the Collections of the Interdisciplinary, Cross-border and Inter-regional Center for the Memory of Education | CITRIME-Murça. Manual of principles, standards and procedures.
Semedo, Alice; Felgueiras, Margarida Louro
Conference paper
CULTURAL HERITAGE AND EDUCATION: WHAT RELATIONSHIP?
Margarida Louro Felgueiras; Oksana Tymoshchuk; Susana Saborano; Isabel Breia; Mafalda Resende
Journal article
Do modelo de formação de educadoras às práticas de educação infantil em Portugal na passagem do século XIX para o XX. Dossiê - Formas de ensinar e aprender: culturas e disciplinas escolares na transição entre os séculos XIX e XX.[FROM THE TEACHER TRAINING MODEL TO EARLY CHILDHOOD EDUCATION PRACTICES IN PORTUGAL AT THE TURN OF THE 19TH TO THE 20TH CENTURY]
Felgueiras, Margarida Louro; Rocha, Juliana Martins Da
Book
Política de Informação das Coleções do Centro Interdisciplinar, Transfronteiriço e Inter-regional de Memória da Educação ¿ CITRIME-Murça. Manual de princípios, normas e procedimentos. Projeto REduF/ CIIE - FCT & Câmara Municipal de Murça
Semedo, Alice; Felgueiras, Margarida Louro
Conference poster
Entre a resistência e a existência: a revisão sistemática da literatura sobre a história das mulheres indígenas e as suas vozes
Silva, Kenia; Magalhães, Maria José; Felgueiras, Margarida Louro; Santana, Carlos
Conference poster
Entre a resistência e a existência: a revisão sistemática da literatura sobre a história das mulheres indígenas e as suas vozes
Silva, Kenia; Magalhães, Maria José; Felgueiras, Margarida Louro; Santana, Carlos
Journal article
Os Congressos Penitenciários Internacionais e seu impacto nas políticas portuguesas de proteção à infância e juventude (1872-1926) [[The Internacional Penitentiary Congresses and their impacto on portuguese policies for the protection of children and youth (1872-1926)].]
Basto, Céu; Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
Assistência e proteção à criança marginalizada: A Roda de Penafiel, Portugal (1783-1864)
Basto, Céu; Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
Analfabetismo: o processo histórico da construção dos seus significados em Portugal(séculos XIX e inícios do XX).
Amorim, José Pedro; Felgueiras, Margarida Louro; Felgueiras, Margarida Louro
Conference abstract
Espaços e Memórias da Educação: Instituições de Internato Femininas na cidade de Penafiel, (1926-1973)
Felgueiras, Margarida Louro; Basto, Céu
Conference abstract
A memória como protagonista na visita ao Centro de Memória da Educação de Murça.
Resende, Mafalda; Vieira, Suana Saborano ; Felgueiras, Margarida Louro
Conference abstract
Laicity and education: Concepts and their limits in the Portuguese public school, 1910-1930.
Afonso, José A., ; Felgueiras, Margarida Louro
Conference abstract
Early Childhood Education in Care Institutions in Portugal (19th and early 20th centuries)
Basto, Céu; Felgueiras, Margarida Louro. Corresponding author: Basto, Céu
Conference abstract
O potencial educativo de espaços culturais e a sua fruição pela pessoa idosa.
Cerqueira, Vera; FELGUEIRAS, Margarida Louro; Pais, Sofia Castanheira
Conference abstract
A circulação da prática das Sebentas Académicas. Aproximações entre a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e a Faculdade Livre de Sciências Jurídicas e Sociaes do Rio de Janeiro (1900 A 1920)
Cruz, Marcia Terezinha; Felgueiras, Margarida Louro
Conference abstract
Talks with History”: an intergenerational sharing of memories of the primary school at CITRIME-Murça.
Resende, Mafalda; Vieira, Susana Saborano; Breia, Maria Isabel ; Cruz, Marcia Terezinha; Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
Analfabetismo: o processo histórico da construção dos seus significados em Portugal (séculos XIX e início do XX)
Amorim, José Pedro; Felgueiras, Margarida Louro
Journal article
Os Congressos Penitenciários Internacionais e seu impacto nas políticas portuguesas de proteção à infância e juventude (1872-1926)
Basto, Rosa do Céu Pinto Pacheco; Felgueiras, Margarida Maria Pereira do Santos Louro de
Book chapter
Analfabetismo: o processo histórico da construção dos seus significados em Portugal (séculos XIX e início do XX)
Amorim, José Pedro; Felgueiras, Margarida Louro
Journal article
Os Congressos Penitenciários Internacionais e seu impacto nas políticas portuguesas de proteção à infância e juventude (1872-1926)
Rosa do Céu Pinto Pacheco Basto; Margarida Maria Pereira do Santos Louro de Felgueiras
Book chapter
Dois portugueses no movimento internacional da Escola Nova: Faria de Vasconcelos e António Sérgio
Felgueiras, Margarida Louro
Journal article
Educación musical escolar en Portugal: la disciplina Canto Coral en la Primera República (1910-1926). [School musical education in Portugal: the subjectof Choral Singing in the First Republic (1910-1926)].
Louro Felgueiras, Margarida (C117-863F-00E5); Sousa dos Santos, Elias; Ferronato, Cristiano
Journal article
RAÍZES DA EDUCAÇÃO PARA O FUTURO (REduF): um projeto que se propõe a ir para além dos muros da escola e da universidade.
Felgueiras, Margarida Louro; Cruz, Marcia Terezinha
Book chapter
As influências belgas na formação de professores: o papel de João Gomes de Oliveira.
Felgueiras, Margarida Louro; Rocha, Juliana Martins Da; Afonso, José António
Book chapter
A participação portuguesa nos Congressos de Bruxelas de 1892 e de 1900.
Felgueiras, Margarida Louro; Basto, Céu
Journal article
Pedagogias da alteridade. Perspectivas sobre a emoção de lidar: Manuela Malpique e Nise da Silveira
Cerqueira, Vera Coimbra; Felgueiras, Margarida Louro
Book
Do modelo de internato ao internato modelo. Educação, norma e ensino na Misericórdia do Porto (1900- 2012).
Felgueiras, Margarida Louro
Journal article
Rogério Fernandes: cidadão e historiador da educação (1933-2010)
Margarida Louro Felgueira
Other output
Learning to read the world and life: utopia in the educational proposal of Paulo Freire
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
Comenius and the educational utopia: teach everything to everyone everywhere
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book chapter
Preservar a herança educativa: desafios, limites e intervenção.
Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
A cultura académica entre a transmissão e a materialidade: o que nos revelam os artefactos acerca das práticas de estudo na formação jurídica na universidade portuguesa entre os séculos XIX e XX?
Felgueiras, Margarida Louro
Other output
A intervenção docente para motivação na aprendizagem na disciplina de história: retratos do ensino em Sergipe/Brasil
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
Associativismo e educação: diálogos entre Tocqueville, Weber, Dewey e Adolfo Lima
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book chapter
A PEDAGOGIA SUÍÇA NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA ESCOLA NORMAL DO PORTO (1885-1920)
Felgueiras, Margarida Louro; Rocha, Juliana Martins Da
Book
Revisitar Rogério Fernandes através de alguns dos seus escritos
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
Quando o ator é historiador: abordagem à obra de Rogério Fernandes
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
Education for peace in the primary school teachers' education in Portugal between 1890-1936
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
Para uma fundamentação da cultura material da práticas educativas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
Quando o Ator é Historiador. Abordagem à obra de Rogério Fernandes.
Felgueiras, Margarida Louro; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
A educação e o movimento de defesa dos animais não humanos em Portugal na transição do século XIX para o Século XX
Amaro, Alexandra; Felgueiras, Margarida Louro; Lencastre, Marina Prieto
Book chapter
Dez anos de Mupega!
Felgueiras, Margarida Louro; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
AS CONDIÇÕES DE VIDA DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS DA REPÚBLICA AO FIM DA DITADURA
Louro Felgueiras, Margarida
Book
As marcas da formação da professora primária através de um jornal estudantil brasileiro
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
As elites nos primórdios do ensino da Medicina no Porto
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
A difícil e frágil emergência de um ensino privado não confessional em Portugal (final do século XIX e primeira metade do século XX)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
Ideário educativo no jornal republicano "A Pátria Nova"
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
Aproximações à cultura académica universitária na perspectiva coimbrã e sergipana (de 1950 à actualidade)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
A educação e o movimento de defesa dos animais não humanos em Portugal na transição do século XIX para o Século XX = Education and the animal protection movement in Portugal at the turn of the 19th Century
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
Perspetiva histórica sobre a educação e o movimento de defesa dos animais não humanos na transição do Século XIX para o Século XX
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Journal article
AS CONDIÇÕES DE VIDA DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS DA REPÚBLICA AO FIM DA DITADURA
Margarida Louro Felgueiras
Book
A herança cultural nas brincadeiras de infância
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
A educação e a escolarização da infância em Portugal (1910-1974)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Thesis / Dissertation
Educação musical escolar em Sergipe: uma análise das práticas da disciplina Canto Orfeônico na Escola Normal de Aracaju (1934-1971)
Elias Souza dos Santos
Other output
Educational heritage and museums: reflections on practical research, historical preservation and dissemination
Felgueiras, Margarida Louro; Universidade do Porto
Book
Os professores do ensino elementar e a sua formação (Portugal, 1910-1936)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
A matriz culturalista do ensino universitário da História da Educação em Portugal: o magistério de Joaquim de Carvalho
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
O combate ao analfabetismo na Primeira República portuguesa: as escolas móveis
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
As escolas como narrativas do êxito do emigrante: a acção dos "brasileiros" a favor da instrução pública
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Felgueiras, Margarida Louro
Book
Ensino médico e higienismo na Escola Médico-Cirúrgica do Porto (1836-1910)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
Arquitectura e educação pré-escolar: uma contextualização desta relação em Portugal
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Felgueiras, Margarida Louro; Furtado, Gonçalo
Book chapter
O COMBATE AO ANALFABETISMO NA PRIMEIRA REPÚBLICA PORTUGUESA: AS ESCOLAS MÓVEIS
Santos, Branca; Rocha, Juliana ; Felgueiras, Margarida Louro; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Corresponding author: Felgueiras, Margarida Louro
Edited book
Escritos de História da Educação: Brasil e Portugal.
Felgueiras, Margarida Louro; CASTRO, César A. ; VELAZQUEZ CASTELLANOS, Samuel Luis ; FELGUEIRAS, Margarida Louro. (org.); VV-Vários autores/as
Book chapter
A HERANÇA CULTURAL NAS BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA.
Silva, Celeste, ; Felgueiras, Margarida Luro. Corresponding author: Felgueiras, Margarida Luro
Book chapter
Os professores de ensino elementar e a sua formação (Portugal, 1910-1936)
Felgueiras, Margarida Louro
Book
A formação de professores do ensino elementar na República: Portugal 1910 a 1926
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
L'educazione privata nel Portugallo: genealogia del rapporto pubblico-privato
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
Herança educativa e museus: reflexões em torno das práticas de investigação, preservação e divulgação histórica
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
Revisitar Rogério Fernandes através de alguns dos seus escritos
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
As condições de vida dos professores primários da república ao fim da ditadura
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
A vida como obra: notas sobre Rogério Fernandes
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
O ensino universitário da história da educação nas faculdades de letras de Porto e Coimbra da Monarquia à República
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Edited book
Exílios e Viagens: ideários de liberdade e discursos educativos. Portugal-Espanha séc. XVIII-XIX
Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
A formação de professores do ensino elementar na República (Portugal 1910 a 1926)
Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
CULTURA ESCOLAR: DA MIGRAÇÃO DO CONCEITO A SUA OBJECTIVAÇÃO HISTÓRICA
Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro; VV
Book
Cultura escolar: da migração do conceito à sua objectivação histórica
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
Rogério Fernandes: cidadão e historiador da educação (1933-2010)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Thesis / Dissertation
A educação e a dinâmica de auto-organização das empregadas domésticas portuguesas do Sindicato do Serviço Doméstico (1960-1985)
Vieira, Antónia Celeste de Jesus
Other output
A educação no sanatório
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
O SIGNIFICADO DAS ESCOLAS CONDE DE FERREIRA NA INSTRUÇÃO PUBLICA ME PORTUGAL
Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro; ODETE GRAÇA
Book chapter
ABRIR UMA ESCOLA, FECHAR UMA PRISÃO: A INICIATIVA LOCAL NA CONSTRUÇÃO DA REDE ESCOLAR PÚBLICA PORTUGUESA, NA PASSAGEM DO SÉCULO XIX PARA O XX
Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
Memórias da escola: (Re)viver a história e as estórias da escola primária em Portugal.
Felgueiras, Margarida Louro; França, N., ; Luz, M. J.; Nogueira, D., Silva, S., Oliveira, O., & Pires, L.
Book chapter
MUSEUS PEDAGÓGICOS E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro
Book chapter
O ASSOCIATIVISMO DOS PROFESSORES DO ENSINO PRIMÁRIO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE EM PORTUGAL ( SECULO XIX E XX)
Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro
Book
A herança cultural na interacção escola-família-comunidade
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
Herança educativa e museus: reflexões em torno das práticas de investigação,preservação e divulgação históricas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
"Abrir uma escola fechar uma prisão": a inciativa local na construção da rede escolar pública portuguesa, na passagem do século XIX para o XX
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
A herança cultural na interacção escola-família-comunidade
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
Local, national and transnational identities in EubuildIT: a european educational media project
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
O associativismo dos professores do ensino primário na formação da identidade docente em Portugal: séculos XIX e XX
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
O significado das Escolas Conde de Ferreira na instrução pública em Portugal
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro; ODETE GRAÇA
Book
Schools buildings as a context to understand our common past
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Edited book
Buildings telling European Heritage. Pedagogical Perspectives. EubuildIT: a proposal for teachers and students
Felgueiras, Margarida Louro
Edited book
Escolas Conde Ferreira: marco histórico da Instrução Pública em Portugal
Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
O associativismo dos professores do ensino primário na formação da identidade docente em Portugal(séculos XIX e XX)
Felgueiras, Margarida Louro; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro
Book chapter
A ORGANIZACAO D OTEMPO DA CRIANÇA EM INTERNATO
Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book chapter
INTRODUCTION ABOUT THE EUROPE THAT SHOULT BE CONSTRUCTED ON A CULTURAL INHERITAGE
Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
SCHOOLS BUILDINGS AS A CONTEXTO TO UNDERSTAND OUR COMMON PAST
Felgueiras, Margarida Louro; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book chapter
LIVROS PARA O ENSINO PRIMÁRIO: A RELEVÂNCIA DAS PRIMEIRAS LEITURAS
Felgueiras, Margarida Louro; ANTONIO GOMES FERREIRA
Edited book
Para uma História Social do Professorado Primário em Portugal no Século XX.Uma Nova Família: O Instituto do Professorado Primário Oficial Português
Felgueiras, Margarida Louro
Book
Inventariando a escola do futuro revisitando o passado
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
Dos arquivos das escolas às memórias da educação
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico = The history of education in relation to historical and pedagogical knowledge
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico
Felgueiras,Margarida Louro
Book
A organização do tempo da criança em internato
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Journal article
The history of education in relation to historical and pedagogical knowledge | A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico
Felgueiras, M.L.
Edited book
Para uma História Social do Professorado Primário em Portugal no Século XX.Uma Nova Família: O Instituto do Professorado Primário Oficial Português
Felgueiras, Margarida Louro
Edited book
Catálogo Manuais escolares da Biblioteca Pública Municipal do Porto
Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
A ARQUITETURA DA ESCOLA PRIMÁRIA EM PORTUGAL NOS SÉCULOS XIX E XX
Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro
Book
Manuela Malpique: a mulher, a investigadora e a pedagoga (1932-1999)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Edited book
Manuela Malpique. Reinventar a Educação. Reinventar a Utopia Democrática
Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
CRESCENDO SEPARADAS. Historicizando o quotidiano do Instituto do Professorado Primário
Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
CRESCENDO SEPARADAS
Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro; ROGERIO FERNANDES
Journal article
CENOGRAFIAS DA ESCOLARIZAÇÃO. OS EDIFÍCIOS ESCOLARES DA DITADURA
Felgueiras, Margarida Louro; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
Cenografias da escolarização: os edíficios escolares da ditadura
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
História da educação em Portugal: instituições, materiais, práticas e representações: relatório da disciplina do mestrado em Educação e Herança Cultural
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
A literatura como representação de possibilidades
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
A implantação das escolas centrais em Portugal
Felgueiras, Margarida Louro; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book chapter
INVENTARIANDO A ESCOLA DO FUTURO REVISITANDO O PASSADO
Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro
Book chapter
DA ALDEIA PARA A CIDADE: A TRANSIÇÃO PARA UM INTERNATO FEITA POR FILHAS E FILHOS DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NA DÉCADA DE 30
Felgueiras, Margarida Louro
Journal article
MATERIALIDADE DA CULTURA ESCOLAR: A IMPORTANCIA DA MUSEOLOGIA NA CONSERVACAO-COMUNICACAO DA HERANÇA EDUCATIVA
Felgueiras, Margarida Louro
Book
Da aldeia para a cidade: a transição para um internato feita por filhas e filhos de professores primários na década de 30
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
Escola Pública em Portugal (século XVIII-XX): problemas em debate
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
Materialidade da cultura escolar: a importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book chapter
A Escola Pública em Portugal ( séc. XVIII –XX) : problemas em debate
Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
DOS ARQUIVOS DAS ESCOLAS ÀS MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO
Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro
Book chapter
O PROJETO PARA UM MUSEU ESCOLAR VIVO DA ESCOLA PRIMÁRIA - CONCEPÇÃO E INVENTÁRIO
Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
OPÇÕES PEDAGÓGICAS E SELEÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES NA REGIÃO DO PROTO (SEC XIX-XX)
Felgueiras, Margarida Louro; ROGERIO FERNANDES
Book
ROGÉRIO FERNANDES- QUESTIONAR A SOCIEDADE, INTERROGAR A HISTÓRIA, (RE) PENSAR A EDUCAÇÃO
Felgueiras, Margarida Louro
Other output
The museums and the cultural construction of childhood
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
Opções pedagógicas e selecção de manuais escolares na região do Porto: sécs. XIX-XX
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; Felgueiras, Margarida Louro; ROGERIO FERNANDES; Felgueiras, Margarida Louro
Book
Despertar as memórias, resgatar o passado: os seminários no âmbito do projecto "para um museu vivo da escola primária"
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
Do inventário à museologia da escola: pluralidade fragmentária e discurso global
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
A instrução primária entre o abandono, a filantropia e a promoção social: a acção dos "brasileiros" no séc. XIX e XX em Portugal
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
O Projecto "Para um museu vivo da escola primária": concepção e inventário
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Edited book
Rogério Fernandes. Questionar a Sociedade, interrogar a História, (re)pensar a Educação
Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
Educational Heritage: The School Buildings. A travelling through the times and cultures
Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
O internato em algumas obras literárias portuguesas dos anos 40
Felgueiras, Margarida Louro; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book chapter
O projecto “Para um museu vivo da Escola Primara” – concepção e inventário
Felgueiras, Margarida Louro
Book chapter
O projecto “Para um museu vivo da Escola Primara” – concepção e inventário
Felgueiras, Margarida Louro
Book
A memória dos jogos de recreio: da musealização dos objectos aos gestos
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
O legado do projecto "para um museu vivo da escola primária" para o futuro Museu da Escola Primária no Porto
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
História social da infância em Portugal: um território em construção
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
Educational heritage in a virtual museum
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book chapter
O PROJECTO PRA UM MUSEU VIVO DA ESCOLA PRIMÁRIA: CONCEPÇÃO E INVENTÁRIO
Felgueiras, Margarida Maria Pereira Santos Louro
Journal article
A CRIAÇÃO DO MUSEU PRIMÁRIA DO PORTO: UMA EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO DE FONTES PARA A EDUCAÇÃO PRIMÁRIA EM PORTUGAL
Felgueiras, Margarida Louro
Book
A história e os seus registos: o museu como registo
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
O museu da escola primária no Porto: orientações histórico-culturais
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
O projecto Para Um Museu Vivo da Escola Primária: concepção e inventário
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
O ensino da história em Portugal durante a Ditadura: determinantes epistemológicas e condicionamento político do trabalho docente
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
A criação do museu da escola primária no Porto: uma experiência de constituição de fontes para a história da educação primária em Portugal
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
Primary school: between image and memory = Grundschule: zwischen vorstellun und Erinnerung
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
"Muita sabedoria mas pouca comedoria": a contribuição para a compreensão do estatuto social dos professores primários em Portugal nos anos 30
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
Tendências actuais na investigação em metodologia de ensino da história em Portugal
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book
PENSAR A HISTÓRIA, REPENSAR A EDUCAÇÃO: A DISCIPLINA DE HISTÓRIA ....
Felgueiras, Margarida Louro
Edited book
Pensar a História, Repensar o seu Ensino. A Disciplina de História no 3º Ciclo do Ensino Básico: Alguns Princípios Orientadores da Metodologia de Ensino
Felgueiras, Margarida Louro
Other output
A disciplina de história do 3º ciclo do ensino básico: alguns princípios orientadores da metodologia de ensino
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Other output
Determinantes epistemológicas no currículo
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Book chapter
História Social da Infância em Portugal: um território em construção
Felgueiras, Margarida Louro
Other output
O ensino da história: que história ensinar?
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Edited book
O Zé Povinho na História. Análise das Constituições Portuguesas de 1822 a 1933
Felgueiras, Margarida Louro
Conference paper
LAICIDADE E EDUCAÇÃO: os conceitos e os seus limites na escola pública portuguesa, 1910-1930
Felgueiras, Margarida Louro
Conference paper
A herança cultural na interacção escola-família-comunidade
Felgueiras, Margarida Louro
Conference paper
A instrução primária entre o abandono, a filantropia e a promoção social: a acção dos "brasileiros" no séc. XIX e XX em Portugal
Felgueiras, Margarida Louro
Conference paper
Despertar as memórias, resgatar o passado: os seminários no âmbito do projecto "para um museu vivo da escola primária
Felgueiras, Margarida Louro
Conference paper
O projecto Para Um Museu Vivo da Escola Primária: concepção e inventário
Felgueiras, Margarida Louro
Conference paper
Primary school: between image and memory = Grundschule: zwischen vorstellun und Erinnerung
Felgueiras, Margarida Louro
Conference paper
Tendências actuais na investigação em metodologia de ensino da história em Portugal
Felgueiras, Margarida Louro
Conference paper
"Muita sabedoria mas pouca comedoria": a contribuição para a compreensão do estatuto social dos professores primários em Portugal nos anos 30
Felgueiras, Margarida Louro