Membros Integrados


Professor(a) auxiliar


CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal

E-mail
tmedina@fpce.up.pt

Telefone
+ 351 226 079 700 (ext 355)


TERESA MEDINA é licenciada e doutorada em Ciências da Educação. É Professora Auxiliar na FPCEUP, responsável por diversas unidades curriculares em diferentes ciclos de estudo (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Ciências da Educação), com particular incidência em áreas associadas à Mentoria Interpares no Ensino Superior, Educação e Formação de Adultos, Associativismo, Desenvolvimento e Animação Sociocultural, Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, Envelhecimento, Estudos Africanos. É Presidente da Comissão Científica e Pedagógica do Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto (Mentoria U. Porto), desde a sua criação, em 2019. Integrou a a equipa responsável pela criação da Mentoria FPCEUP (2010/2011), sendo membro da equipa de coordenação desde a sua criação e coordenadora do Programa desde 2018. É membro da coordenação da Rede Portuguesa de Mentoria/tutoria Interpares no Ensino Superior, desde a decisão da sua constituição, em 2018. É vogal da Junta Diretiva da Rede Iberoamericana de Mentoria desde 2020. Tem sido formadora, na U.Porto, em diversos cursos de formação docente sobre Mentoria Interpares no Ensino Superior. É membro do Conselho Pedagógico da FPCEUP desde 2018, tendo sido vice-presidente entre 2018 e 2022, membro da Comissão Científica do Mestrado em Ciências da Educação e da Comissão de Acompanhamento do Mestrado em Ciências da Educação entre 2009 e 2023, da Comissão Científica da Licenciatura em Ciências da Educação entre 2019 e 2023 e membro da Unidade de Coordenação das Valências de Apoio ao Estudante da FPCEUP, desde 2012. Possui uma grande experiência de orientação de trabalhos académicos no âmbito de Mestrados e Doutoramentos em Ciências da Educação. É membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), co-coordenadora da comunidade prática de investigação TEDeMoS (Trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais) e representante da área estratégica 'Educação comunitária, participação e mudança social' no Conselho de Direção do CIIE. Tem participado como IR, co-IR e como investigadora em diversos projetos de investigação e/ou intervenção financiados. É co-autora de diversas publicações nacionais e internacionais sobre as principais áreas de investigação e de docência em que tem desenvolvido o seu trabalho (artigos, capítulos de livros, relatórios científicos) e de comunicações em congressos e seminários nacionais e internacionais.


2009 – Doutoramento em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
1999 – Licenciatura em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal


Educação e formação de adultos; Experiências e memórias do movimento operário e popular do Porto; A dimensão educativa da participação social.

Educação Digital em Zonas Rurais e/ou periféricas – desafios e experiências – 2ª fase

Avaliação externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED)

+Sucesso - Promoção do sucesso académico e redução do abandono escolar na U. Porto - Eixo 2/Mentoria

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

International Cooperation in Education in Emergencies - A case study in Mozambique

Cooperação internacional em Educação em Emergências - um estudo de caso em Moçambique

”Educação digital” em zonas rurais e/ou periféricas da CPLP e IA – desafios e experiências

Educação em situação de emergência: conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique - um estudo de caso

“Lançamento de uma Cátedra de Educação, Cidadania e Desenvolvimento: contributos para o modelo ibero-americano de educação e formação em cidadania, formas de participação e práticas democráticas

A Educação para o desenvolvimento no ensino superior público em Portugal II: propostas e recursos de formação

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto

Em 2019, o CEAUP projeta dar continuidade às linhas da sua investigação. Assim: 1. A linha de investigação ¿Educação, Desenvolvimento e Cidadania Global¿, sendo a linha que mais utiliza o estatuto de ONGD do CEAUP e trabalha na área da Educação para o Desenvolvimento. - Pretende dar continuidade à publicação da revista online Sinergias. - Publicar 3 artigos em revista com revisão por pares; - Publicar um working paper sobre educação sensível às questões de conflito - Missões de campo a Cabo Verde, à Guiné-Bissau e Angola; - Organização de uma conferência internacional - Participação em 2 conferências internacionais com 4 comunicações e 1 painel 2. A linha de investigação "Escala, Ambiente e Sociedades Africanas", que se subdivide em vários subprojectos, enquadra os chamados area studies numa perspetiva interdisciplinar (Geografia, História, Ciência Politica, Arqueologia, História da Ciência, Antropologia). Os seus sub-projetos pretendem em 2019: a) Realizar missões de campo no Sudoeste de Angola com vista a mapear e analisar: - O habitat e os sistemas agrícolas. Pretende-se analisar em diferentes escalas (micro e macro) a atividade agrícola e o setor agropecuário. - A flora das variadas zonas ecológicas identificando plantas que sejam úteis para alimentação e a medicina. O projeto visa fornecer um inventário dos recursos ecológicos da região determinando a sua importância nas comunidades locais ¿ tanto no combate à expansão do deserto como para usos médicos. - Os sítios arqueológicos (pré-históricos e modernos) na Huila, Kunene e na província da Namibe. Este será o primeiro passo para produzir uma carta arqueológica dos distritos da Huila, do Kunene e do Namibe. b) Realizar missão de campo em Moçambique com vista a recolher em arquivo e no terreno: - Informação relativa à história da Geografia Tropical Portuguesa (1945-1974). - Informação relativa ao estudo regional do litoral de Moçambique e sua relação com o Oceano Índico. c) Publicar, com base na pesquisa e redes de investigação já constituídas: - uma plataforma digital sobre o SW de Angola disponibilizando informação relativa aos locais patrimoniais identificados - três números da Africana Studia: ¿Sindicalismo e trabalho em África¿, ¿Saara Ocidental- as políticas do impasse¿ e ¿Eleições em África¿. - um livro: ¿São Tomé e Príncipe: space, landscape and place¿ 3. A linha de investigação ¿Sindicalismo e Trabalho em África¿ pretende iniciar a sistematização de dados históricos e recentes sobre a história do trabalho em Africa. Os seus dois sub-projetos pretendem em 2019: a. Iniciar a compilação da Legislação Laboral relativa ao trabalho forçado através da edição crítica de fontes primárias; b. Iniciar a organização da base de dados arquivística sobre dos relatórios administrativos da área colonial portuguesa. c. Organizar a plataforma digital contendo as bases de dados sobre as Confederações Sindicais Africanas; d. Recolher material para uma monografia de síntese sobre as instituições sindicais africanas Recursos Humanos: O Salário mensal do secretariado é calculado segundo a tabela que segue: Salário base mensal a tempo parcial (50%): 400¿ Salário base anual a tempo parcial: 4800¿ Missões de campo a África: Custo unitário: 1.667 ¿ (média que inclui passagem aérea + custo per diem) Total: 10000 ¿ Publicações Custo unitário da Africana Studia: 1500¿ (Total a publicar: 3) Custo unitário de monografia: 1500¿ Custos de revisão/tradução: 2000¿ Total publicações: 10000¿ Gastos Gerais: 1500¿ (inclui gastos CTT e consumíveis) Equipamentos: Material/software de arqueologia: 675¿

Educação Digital em Zonas Rurais e/ou periféricas – desafios e experiências – 2ª fase

Avaliação externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED)

+Sucesso - Promoção do sucesso académico e redução do abandono escolar na U. Porto - Eixo 2/Mentoria

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

International Cooperation in Education in Emergencies - A case study in Mozambique

Cooperação internacional em Educação em Emergências - um estudo de caso em Moçambique

”Educação digital” em zonas rurais e/ou periféricas da CPLP e IA – desafios e experiências

Educação em situação de emergência: conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique - um estudo de caso

“Lançamento de uma Cátedra de Educação, Cidadania e Desenvolvimento: contributos para o modelo ibero-americano de educação e formação em cidadania, formas de participação e práticas democráticas

A Educação para o desenvolvimento no ensino superior público em Portugal II: propostas e recursos de formação

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto

Em 2019, o CEAUP projeta dar continuidade às linhas da sua investigação. Assim: 1. A linha de investigação ¿Educação, Desenvolvimento e Cidadania Global¿, sendo a linha que mais utiliza o estatuto de ONGD do CEAUP e trabalha na área da Educação para o Desenvolvimento. - Pretende dar continuidade à publicação da revista online Sinergias. - Publicar 3 artigos em revista com revisão por pares; - Publicar um working paper sobre educação sensível às questões de conflito - Missões de campo a Cabo Verde, à Guiné-Bissau e Angola; - Organização de uma conferência internacional - Participação em 2 conferências internacionais com 4 comunicações e 1 painel 2. A linha de investigação "Escala, Ambiente e Sociedades Africanas", que se subdivide em vários subprojectos, enquadra os chamados area studies numa perspetiva interdisciplinar (Geografia, História, Ciência Politica, Arqueologia, História da Ciência, Antropologia). Os seus sub-projetos pretendem em 2019: a) Realizar missões de campo no Sudoeste de Angola com vista a mapear e analisar: - O habitat e os sistemas agrícolas. Pretende-se analisar em diferentes escalas (micro e macro) a atividade agrícola e o setor agropecuário. - A flora das variadas zonas ecológicas identificando plantas que sejam úteis para alimentação e a medicina. O projeto visa fornecer um inventário dos recursos ecológicos da região determinando a sua importância nas comunidades locais ¿ tanto no combate à expansão do deserto como para usos médicos. - Os sítios arqueológicos (pré-históricos e modernos) na Huila, Kunene e na província da Namibe. Este será o primeiro passo para produzir uma carta arqueológica dos distritos da Huila, do Kunene e do Namibe. b) Realizar missão de campo em Moçambique com vista a recolher em arquivo e no terreno: - Informação relativa à história da Geografia Tropical Portuguesa (1945-1974). - Informação relativa ao estudo regional do litoral de Moçambique e sua relação com o Oceano Índico. c) Publicar, com base na pesquisa e redes de investigação já constituídas: - uma plataforma digital sobre o SW de Angola disponibilizando informação relativa aos locais patrimoniais identificados - três números da Africana Studia: ¿Sindicalismo e trabalho em África¿, ¿Saara Ocidental- as políticas do impasse¿ e ¿Eleições em África¿. - um livro: ¿São Tomé e Príncipe: space, landscape and place¿ 3. A linha de investigação ¿Sindicalismo e Trabalho em África¿ pretende iniciar a sistematização de dados históricos e recentes sobre a história do trabalho em Africa. Os seus dois sub-projetos pretendem em 2019: a. Iniciar a compilação da Legislação Laboral relativa ao trabalho forçado através da edição crítica de fontes primárias; b. Iniciar a organização da base de dados arquivística sobre dos relatórios administrativos da área colonial portuguesa. c. Organizar a plataforma digital contendo as bases de dados sobre as Confederações Sindicais Africanas; d. Recolher material para uma monografia de síntese sobre as instituições sindicais africanas Recursos Humanos: O Salário mensal do secretariado é calculado segundo a tabela que segue: Salário base mensal a tempo parcial (50%): 400¿ Salário base anual a tempo parcial: 4800¿ Missões de campo a África: Custo unitário: 1.667 ¿ (média que inclui passagem aérea + custo per diem) Total: 10000 ¿ Publicações Custo unitário da Africana Studia: 1500¿ (Total a publicar: 3) Custo unitário de monografia: 1500¿ Custos de revisão/tradução: 2000¿ Total publicações: 10000¿ Gastos Gerais: 1500¿ (inclui gastos CTT e consumíveis) Equipamentos: Material/software de arqueologia: 675¿

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto

O CIIE tem por missão a investigação científica, a intervenção e a divulgação em educação, visando contribuir para 1) o reforço do espaço público da educação, 2) o papel da educação na promoção da justiça social, na redução das desigualdades; e 3) o aumento das qualificações científicas e profissionais. Em 2019 o CIIE pretende continuar a: ¿ Desenvolver investigação de elevada qualidade, através de uma abordagem interdisciplinar realizando projetos nacionais e internacionais; ¿ Apoiar a formação de jovens investigadores e profissionais, especialmente através do desenvolvimento de programas de formação pós-graduada de excelência, designadamente o Programa Doutoral em Ciências da Educação da UP, e de supervisão de elevada qualidade; - Reforçar a mobilidade e a partilha internacional de conhecimento, aprofundando a participação existente em redes e consórcios transnacionais e a colaboração bilateral e alargando e diversificando as colaborações internacionais, designadamente no espaço europeu e com PALOP; ¿ Ampliar a disseminação alargada dos resultados de pesquisa, nomeadamente através da publicação em revistas internacionais, da continuidade de linha editorial própria e da organização de seminários e conferências abertas à comunidade; ¿ Fornecer serviços de expertise, avaliação e consultoria para agências governamentais e locais, empresas, escolas, etc. e aprofundar o diálogo com a sociedade civil e stakeholders. Parte significativa do trabalho a realizar fundar-se-á no desenvolvimento do elevado número de projetos internacionais, e também nacionais, em curso no Centro. O trabalho em ¿comunidades de prática de investigação¿ (COPIN) como espaços de formação e produção será aprofundado. Continuar-se-á a procurar prosseguir a senda de sucesso ao nível de candidaturas de projetos a financiamento, a melhorar condições de acolhimento e formação para jovens investigadores, assim como a melhoria da qualidade e impacto da publicação científica. Torna-se absolutamente necessário: financiamento para traduções e proofreading de artigos a submeter a revistas internacionais; prosseguir a publicação da ESC; adquirir computadores (com o reduzido montante atribuído, apenas é possível contabilizar aquisição de 2); participação em congressos (de lembrar que o CIIE tem mais de 100 membros, tornando-se ridículo o exíguo nº de participações em congressos que conseguirá garantir); vinda de consultores externos; overheads¿ O sucesso do Centro do Centro é em larga medida fruto de financiamento não-nacional e de trabalho excessivo da equipa que será incomportável a curto prazo com o financiamento plurianual residual atribuído pela FCT a partir de 2015. Efetivamente, o CIIE passou a contar com ¿38.854,00, o que não é condizente com a 2ª melhor classificação obtida no painel de CE (21/25) na última avaliação. Passou a haver apenas orçamento para RH (2 membros no staff de apoio), e não considerando a FCT elegíveis despesas com vencimentos de uma das técnicas por efetivação (forçosa com término de contrato anterior), encontra-se o CIIE numa posição francamente desagradável e delicada, mesmo no interior da FPCEUP. Assim, voltamos a solicitar o reforço do financiamento de montante pelo menos igual ao do período anterior a 2015 com vista a assegurar o normal funcionamento do CIIE ao longo do ano de 2019. ¿ Despesas com recursos humanos ¿ encargos com uma das técnicas do staff, neste momento com bolsa (BTI): ¿10.650,00 euros (¿745 * 12 meses + seguro social voluntário e seguros de acidentes pessoais) ¿ Em missões de membros da equipa prevêem-se: 8 deslocações nacionais: ¿1680 (cada: viagem, 1 noite de alojamento e registo ¿ ¿60 + ¿70 + ¿80); 6 deslocações ao estrangeiro para participação em eventos científicos e meetings de projetos de relevância internacional: ¿3900 (cada: viagem, 2 noites de alojamento e registo ¿ ¿300 + (¿100 * 2) + * 150); prevê-se também a vinda ao Centro de consultores nacionais ou estrangeiros (despesas de deslocação e alojamento), desig

Movimentos estudantis do Porto na ditadura – arquivos documentais (1969-1974)

Educar para a Cidadania Global – Contributos para a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento nas Escolas

Promoting and Strengthening Safer Schools through Inclusive Disaster Risk Reduction and Education in Emergencies in Gaza and Inhambane Provinces of Mozambique

A Educação para o Desenvolvimento no Ensino Superior Público em Portugal: Mapeamento de Representações e Análise de Experiências

Associações e associativismo em 30 anos das Ciências da Educação no Porto

Avaliação Externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2010-2015

Controvérsias no Ensino Superior Artístico do Porto de 1950 a 2012: da ESBAP à Faculdade de Arquitetura e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Instituto de História Contemporânea

O Instituto de História Contemporânea (IHC) é uma unidade de investigação da FCSH-UNL dedicada ao estudo, à formação e disseminação da história contemporânea, da contemporaneidade em geral e de Portugal em particular. O IHC tem um passado de afirmação e realização assente na construção de uma escola historiográfica de referência, no pioneirismo e relevância da sua produção científica, na formação avançada, na presença cívica, social, cultural dos seus investigadores, no seu próprio crescimento e no sucesso que revelam as actividades que realiza, contando com a participação de renomados especialistas internacionais e acolhendo muitos jovens investigadores. Ao longo de mais de 20 anos, o IHC tem sabido crescer, adaptar-se, renovando-se permanentemente, em termos institucionais e científicos, assumindo uma consciência histórica activa e prosseguindo a missão científica de conceptualizar, contextualizar e interpretar a realidade histórica contemporânea, recuando a meados do século XVIII e chegando à actualidade, compreendendo a história do presente. Tem superado vicissitudes, inerentes à investigação científica, ou acrescidas pelas dificuldades que têm condicionado o apoio, nomeadamente financeiro, às actividades científicas e culturais, particularmente no campo das Humanidades, devendo salientar-se a capacidade e o sucesso, singular no contexto nacional, patentes na realização de projectos de investigação solicitados por instituições públicas e privadas. O IHC conquistou a sua posição única e de indiscutível centralidade como unidade de referência junto da comunidade científica e da sociedade portuguesa em geral, combinando uma forte presença em termos de produção científica, uma participação permanente na formação avançada de investigadores e prestando uma assinalável colaboração em actividades sociais e culturais. Para a realização do programa estratégico que apresenta, o IHC conta com uma equipa de formação pluridisciplinar que reúne mais de 300 investigadores, o enquadramento institucional da FCSH e da UE e a colaboração de um conjunto de instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, académicas e outras, com as quais tem construído e aprofundado relações científicas e culturais. Esta aposta na cooperação é simultaneamente uma oportunidade e uma garantia de actualização, renovação e internacionalização. Os mais de 20 protocolos de colaboração estabelecidos e as mais de 15 redes que criou ou em que participa compõem uma extensa malha de contactos em que o IHC actua, contando com a colaboração de vários investigadores, boa parte deles formados no IHC, que integram universidades e instituições espalhadas pelo mundo inteiro. O IHC é hoje um espaço de investigação atractivo para investigadores jovens ou já consagrados, que o visitam, com o qual querem colaborar ou que o escolhem como instituição de acolhimento, compondo uma equipa que mantém um grande potencial de renovação e crescimento como reflecte o significativo número de doutorandos e pos-doc que integra. O programa estratégico para 2015-20 compreende: ¿ um programa científico inovador, pautado por desejáveis padrões de excelência, relevante em termos nacionais e internacionais, integrando questões de interesse global e investigações dedicadas ao aprofundamento e à internacionalização da história portuguesa contemporânea; ¿ a diversificação da oferta no campo da formação avançada, incluindo em e-learning; ¿ a dinamização de um Laboratório de História, dedicado à formação em investigação e à promoção de projectos experimentais; ¿ um programa geral de actividades dinâmico, atractivo e relevante cultural e socialmente; ¿ programas específicos destinados a intensificar a disseminação e a transferência de conhecimento, incluindo acções conjuntas com entidades fora da academia, nomeadamente escolas e autarquias; ¿ o desenvolvimento de plataformas dedicadas à disponibilização, em open access, de conteúdos, ferramentas e recursos relativos à história e ao patri

“Dinâmicas Socioeducativas do Associativismo: história e percursos de diferentes associações”

Dinâmicas Socioeducativas do Associativismo: análise da investigação e construção participativa de instrumento de monitorização

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projecto Estratégico - UI 167 - 2011-2012

The strategic project that CIIE presents to 2011-2012 is framed by a central focus on financed research projects and the dissemination of their outcomes as well as the training of young researchers PhD, Ma & Post-doctoral in national and international network. _There is common concern with inequalities and exclusion in education, concerns clearly expressed in recent European policy documents. Education is considered in its formal and non-formal forms. Adult education, teacher and educators training, disabilities and inclusion studies, minorities and intercultural, citizenship and gender studies, childhood and youth studies are recognised Education Sciences scientific areas in this strategic project. The project is developed along four main scientific areas 'programatic areas': AREA 1 - Politics, Policies & Participation; AREA 2 - Training, Knowledge and Education & Work Contexts; AREA 3 - Citizenship, Diversity & Historical Knowledge; AREA 4 - Innovation, Creativity and Local Development. This strategic project is centered on developing a sound articulation between research and postgraduate courses MA in Education, PhD in Education Sciences in UPorto as well as w/ other higher education institutions on the basis of international and national networks.Briefly, it may be stressed that this is a Strategic Project centered in the development of the research of its 15 Projects financed by external agencies to the Centre and the training/supervision of more than 50 PhD theses, and mainly in the dissemination of their outcomes submitting papers to international journals cited in ISI Web of Knowledge, SCOPUS & ERIH.

Estratégias de luta e recomposição identitária - impacto sócio-cultural das Comissões Unitárias de Mulheres do Porto

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Memories of Work: working class identity processes of construction

Educação e Linguagem em memórias do trabalho

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Memories of Work: working class identity processes of construction

Memórias do Trabalho - processos de construção de uma identidade operária no Porto

Memórias e vivências de trabalhadores têxteis do porto - condições de vida e de trabalho na indústria têxtil

Para preservar e divulgar a memória do Porto-os arquivos das organizações de trabalhadores

Memórias do trabalho - testemunhos do Porto laboral no século XX

Avaliação de Percursos e de Estratégias de Formação de Adultos numa instituição à margem do Sistema Educativo: a Universidade Popular do Porto

Report

Avaliação Externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018/2022

Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João; Cardoso, Carla; Gomes, Margarida; Dalila Coelho; Medina, Teresa; Menezes, Isabel; Correia, Luís Grosso. Corresponding author: Costa, Alexandra Sá

Conference abstract

Participation in Porto's student movement during the dictatorship and the formation of an anti-fascist and democratic culture and identity, which remains

Antunes, M. J.; Medina, Teresa; Caramelo, João

Report

Avaliação Externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018/2022 [External Evaluation of the National Strategy of Development Education]

Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João; Cardoso, Carla; Gomes, Margarida; Coelho, Dalila; Medina, Teresa; Menezes, Isabel; Correia, Luís Grosso. Corresponding author: Costa, Alexandra Sá

Report

Relatório Final Avaliação Externa: Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022

Medina, Teresa

Journal issue

Educação, Sociedade e Culturas. Número especial: educação/ensino profissional, trajetórias e mundo(s) do trabalho: políticas, lógicas e práticas

Medina, Teresa

Journal article

Editorial

Moraes, Carmen; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Medina, Teresa; Silva, Sofia Marques

Conference abstract

A participação no movimento estudantil do Porto, durante a ditadura, e a formação de uma cultura e identidade antifascista e democrática, que permanece

Antunes, Maria João; Medina, Teresa; Caramelo, João

Journal article

Editorial

Medina, Teresa

Conference abstract

Cidadania e Desenvolvimento no Ensino Básico e Secundário: Práticas e Desafios

Cardoso, Carla; Costa, Alexandra Sá; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Santos, Júlio; Medina, Teresa

Conference poster

Envelhecimento e Educação: uma análise da sua inter-relação em documentos publicados nos últimos 40 anos

Coelho, Susana Filomena; Medina, Teresa; Pinto, Isabel

Journal article

Editorial

Moraes, Carmen; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Medina, Teresa; Silva, Sofia Marques

Journal issue

Educação, Sociedade e Culturas. Número especial: educação/ensino profissional, trajetórias e mundo(s) do trabalho: políticas, lógicas e práticas

Journal article

Editorial

Medina, Teresa

Report

Relatório Final Avaliação Externa: Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022

Medina, Teresa

Report

Avaliação Externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018/2022

Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João; Cardoso, Carla; Gomes, Margarida; Dalila Coelho; Medina, Teresa; Menezes, Isabel; Correia, Luís Grosso. Corresponding author: Costa, Alexandra Sá

Report

Avaliação Externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018/2022 [External Evaluation of the National Strategy of Development Education]

Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João; Cardoso, Carla; Gomes, Margarida; Coelho, Dalila; Medina, Teresa; Menezes, Isabel; Correia, Luís Grosso. Corresponding author: Costa, Alexandra Sá

Conference abstract

A participação no movimento estudantil do Porto, durante a ditadura, e a formação de uma cultura e identidade antifascista e democrática, que permanece

Antunes, Maria João; Medina, Teresa; Caramelo, João

Conference abstract

Cidadania e Desenvolvimento no Ensino Básico e Secundário: Práticas e Desafios

Cardoso, Carla; Costa, Alexandra Sá; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Santos, Júlio; Medina, Teresa

Conference abstract

Participation in Porto's student movement during the dictatorship and the formation of an anti-fascist and democratic culture and identity, which remains

Antunes, M. J.; Medina, Teresa; Caramelo, João

Book chapter

Mentorias entre pares: experiencias iberoamericanas de éxito para el acceso, transicion y permanencia en la educación superior

Medina, Teresa

Journal article

Grupos de jovens católicos

Cardoso, Carla Manuela; Medina, Teresa; Marques da Silva, Sofia

Journal article

'There are two types of faith': Exploring young Portuguese people¿s participation in world youth day

Cardoso, Carla; Marques da Silva, Sofia; Medina, Teresa

Book

Educar para a Cidadania Global: contributos para a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento

Medina, Teresa

Report

Avaliação e Monitorização do Programa de Mentoria U.Porto - ano letivo 2021/2022

Medina, Teresa

Book

I Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação: textos

Medina, Teresa

Edited book

IV IINEDU 2021 - Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação: Refletir a Investigação e Perspetivar a Profissão – livro de textos

Medina, Teresa

Book chapter

Formação e trajetórias de vida e de inserção profissional: estudo sobre egressos dos cursos na área de turismo e hospitalidade em Salvador/BA

Medina, Teresa; Machado, Silvana

Book chapter

Universidades Seniores: Percursos, vivências, aprendizagens

Medina, Teresa; Machado, Filipa

Book chapter

Aprender fazendo e experienciando no grupo de teatro amador da Escola Dramática e Musical Valboense

Medina, Teresa; Cosme, Vânia

Book chapter

A relevância dos contextos educativos para a promoção de motivação e participação no ensino vocacional de música

Medina, Teresa; Costa, Jão

Journal article

Centralidade de Quibaúla/Angola – Um olhar a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Educação Informal

Medina, Teresa; Santos, Julio; Perez, Ana

Report

Educação Digital em Zonas Rurais e/ou Periféricas

Medina, Teresa

Report

Educação em emergência: conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique: um estudo de caso

Medina, Teresa

Report

Avaliação e Monitorização do Programa de Mentoria U.Porto 2021-2022

Medina, Teresa

Conference poster

Envelhecimento e Educação: uma análise da sua inter-relação em documentos publicados nos últimos 40 anos

Coelho, Susana Filomena; Medina, Teresa; Pinto, Isabel

Book

Educar para a cidadania global: contributos para a área curricular de cidadania e desenvolvimento [Education for global citizenship: contributions for the curricular area of Citizenship and Development]

Costa, Alexandra Sá; Cardoso, Carla; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Santos, Júlio; Medina, Teresa

Book

Educar para a cidadania global: contributos para a área curricular de cidadania e desenvolvimento/Educar para la ciudadanía global: aportes para el área curricular de ciudadanía y desarrollo [Educating for global citizenship: contributions to the curricular area of ¿¿citizenship and development]

Costa, Alexandra Sá; Cardoso, Carla; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Santos, Júlio; Medina, Teresa

Conference poster

Envelhecimento e Educação: uma análise da sua inter-relação em documentos publicados nos últimos 40 anos

Coelho, Susana Filomena; Medina, Teresa; Pinto, Isabel

Journal article

Participação social e política estudantil no Porto (1969-1974).Um olhar a partir da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Antunes, Maria João; Medina, Maria Teresa; Caramelo, João

Journal article

José Alberto Correia – Para uma ética do cuidar e uma cidadania solidária

Medina, Teresa; Ferreira, Elisabete

Conference abstract

Global Education and the co-curricular dimension in higher education: Experiences and implications

Coelho, Dalila P.; Malafaia, Carla; Ribeiro, Norberto; Amorim, José Pedro; Medina, Teresa; Caramelo, João; Menezes, Isabel

Conference abstract

Educação para a cidadania global no ensino superior: Experiências e implicações da dimensão co-curricular

Coelho, Dalila; Malafaia, Carla; Ribeiro, Norberto; Amorim, José Pedro; Medina, Teresa; Caramelo, João; Menezes, Isabel

Conference abstract

Educação para a Cidadania Global no Ensino Superior: experiências e implicacões da dimensão co-curricular

P. Coelho, Dalila; Malafaia, Carla; Amorim; Jose´ Pedro ; Ribeiro; Norberto ; Medina, Teresa; Caramelo, João; Menezes, Isabel; et al

Report

Educação em situação de emergência: conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique: um estudo de caso [Education in emergency: endogenous knowledge and disaster risk reduction in education in Mozambique: a case study]

Medina, Teresa; Muengua, Luis; Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João; Ferreira, Elisabete; Santos, Júlio

Conference abstract

Educação para a Cidadania Global no Ensino Superior: experiências e implicacões da dimensão co-curricular

P. Coelho, Dalila; Malafaia, Carla; Amorim; Jose´ Pedro ; Ribeiro; Norberto ; Medina, Teresa; Caramelo, João; Menezes, Isabel

Report

Educar para a cidadania global: contributos para a área curricular de cidadania e desenvolvimento. Relatório Técnico

Costa, Alexandra Sá; Cardoso, Carla; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Santos, Júlio; Medina, Teresa

Report

Relatório Final do Projeto “Educação em situação de emergência: conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique - um estudo de caso

Medina, Teresa; Santos, Júlio; Costa, Alexandra Sá; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Muengua, Luís

Conference abstract

Educação para a Cidadania Global no Ensino Superior: experiências e implicacões da dimensão co-curricular

P. Coelho, Dalila; Malafaia, Carla; Amorim; Jose´ Pedro ; Ribeiro; Norberto ; Medina, Teresa; Caramelo, João; Menezes, Isabel; et al

Journal article

Student social and political participation in Porto (1969-1974). A look from the Faculty of Medicine of the University of Porto

Antunes, M. J.; Medina, Teresa; Caramelo, João

Conference abstract

Global Education and the co-curricular dimension in higher education: Experiences and implications

Coelho, Dalila P.; Malafaia, Carla; Ribeiro, Norberto; Amorim, José Pedro; Medina, Teresa; Caramelo, João; Menezes, Isabel

Conference abstract

Educação para a cidadania global no ensino superior: Experiências e implicações da dimensão co-curricular

Coelho, Dalila; Malafaia, Carla; Ribeiro, Norberto; Amorim, José Pedro; Medina, Teresa; Caramelo, João; Menezes, Isabel

Conference abstract

Looking back to understand the present. Student's movement in Porto - Portugal during the dictatorship (1969-1974)

Antunes, M. J.; Medina, Teresa; Caramelo, João

Conference abstract

Written records of Porto student movement during the later years of dictatorship - working with archives.

Faria, Diogo; Pinto, Sílvia; Amado, Mariana; Antunes, Maria; Caramelo, João; Medina, Teresa

Book chapter

Mentoria FPCEUP: Processos participativos, democráticos e solidários de integração no ensino superior

Torres, Flora; Medina, Teresa; Pinto, Isabel; Ferreira, Elisabete; Barbosa, Raquel

Journal article

A formação artística em Cabo Verde desenvolvida pela Mindelo Escola Internacional de Arte: pesquisa aplicada como estratégia de política radical e resistência estética

Pereira, Denise; Medina, Teresa; Martins, Aracy

Journal article

Formação de professores e projetos de cooperação internacional em Angola: Reflexões a partir de três casos de estudo

Poças, Sara; Lopes, Amélia; Medina, Teresa; Santos, Júlio

Journal article

Extensão universitária e desenvolvimento local: implicações dialógicas

Medina, Teresa

Report

Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto - Relatório referente ao processo de implementação e ao ano letivo 2019-2020

Medina, Teresa

Book chapter

Dispositivo de Mentoria FPCEUP: a experiência de coordenação docente e a dinâmica interpares de estudantes como desafio pedagógico para modos solidários de viver o Ensino Superior

Medina, Teresa

Book chapter

Mentoria FPCEUP – processos participativos, democráticos e solidários de integração no ensino superior [FPCEUP Mentorship - participatory, democratic and solidary processes of integration in higher education]

Torres, Flora; Medina, Teresa; Pinto, Isabel; Ferreira, Elisabete; Barbosa, Raquel

Book chapter

Mentoria FPCEUP: Processos participativos, democráticos e solidários de integração no ensino superior

Torres, Flora; Medina, Teresa; Pinto, Isabel; Ferreira, Elisabete; Barbosa, Raquel

Journal article

Formação de professores e projetos de cooperação internacional em Angola: Reflexões a partir de três casos de estudo

Poças, Sara; Lopes, Amélia; Medina, Teresa; Santos, Júlio

Conference abstract

Educar para a cidadania global: contributos para a área curricular de cidadania e desenvolvimento

Cardoso, Carla Manuela Alves ; Santos, Júlio; Medina, Teresa; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá

Conference abstract

Written records of Porto student movement during the later years of dictatorship - working with archives

Faria, Diogo ; Pinto, Sílvia ; Amado, Mariana ; Antunes, Maria João; Caramelo, João; Medina, Teresa

Book chapter

Mentoria FPCEUP ¿ processos participativos, democráticos e solidários de integração no ensino superior [FPCEUP Mentorship - participatory, democratic and solidary processes of integration in higher education]

Torres, Flora; Medina, Teresa; Pinto, Isabel; Ferreira, Elisabete; Barbosa, Raquel

Edited book

Ciências da educação em Portugal: saberes, contextos de intervenção e profissionalidades

Antunes, Maria João; Medina, Teresa; Caramelo, João; Magalhães, António; Ferreira, Manuela

Edited book

Ciências da Educação em Portugal: Saberes, Contextos de Intervenção e Profissionalidades

Antunes, Maria; Medina, Teresa; Caramelo, João; Magalhães, António M.; Ferreira, Manuela

Journal article

A crise do trabalho nos discursos de universidades públicas portuguesas: a epistemologia do contrabandista na sociedade do conhecimento

Idalgo, Gabriel; Correia, José A.; Medina, Teresa

Conference abstract

Mentoria FPCEUP: um desafio pedagógico para o desenvolvimento de competências transversais e de modos solidários de viver o Ensino Superior.

Medina, Teresa

Conference abstract

Dispositivo de Mentoria FPCEUP: a experiência de coordenação docente e a dinâmica interpares de estudantes como desafio pedagógico para modos solidários de viver o Ensino Superior.

Medina, Teresa

Conference paper

Processos de Educação e Formação de Adultos no contexto de um novo paradigma de habitação em Angola - a Centralidade do Sumbe.

Medina, Teresa

Conference paper

Reconfigurações das relações entre a educação superior e o trabalho: Dos mandatos internacionais às políticas e práticas das universidades públicas do norte de Portugal.

Barros, Marilurdes Monteiro; Santos, Aurea Virginia Pino dos

Conference abstract

Mentoria FPCEUP: um desafio pedagógico para o desenvolvimento de competências transversais e de modos solidários de viver o Ensino Superior [FPCEUP Mentoring: a pedagogical challenge for the development of transversal skills and solidary ways of experiencing higher education]

Medina, Teresa; Torres, Flora; Ferreira, Elisabete; Barbosa, Raquel; Pinto, Isabel Rocha

Conference abstract

Dispositivo de Mentoria FPCEUP: a experiência de coordenação docente e a dinâmica interpares de estudantes como desafio pedagógico para modos solidários de viver o ensino superior [FPCEUP Mentoring Device: the experience of teaching coordination and the students’ peer dynamics as a pedagogical challenge for solidary ways of experiencing higher education]

Torres, Flora; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel; Barbosa, Raquel; Medina, Teresa

Edited book

Ciências da Educação em Portugal: Saberes, Contextos de Intervenção e Profissionalidades

Antunes, Maria João; Medina, Teresa; Caramelo, João; Magalhães, António; Ferreira, Manuela

Journal article

A CRISE DO TRABALHO NOS DISCURSOS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS PORTUGUESAS

Gabriel Henrique Idalgo; José Alberto de Azevedo e Vasconcelos Correia; Maria Teresa Guimarães de Medina

Edited book

Educational sciences in Portugal: knowledge, contexts of intervention and professionalism

Antunes, Maria; Medina, Teresa; Caramelo, João; Magalhães, António; Ferreira, Manuela

Conference abstract

Mentoria FPCEUP: um desafio pedagógico para o desenvolvimento de competências transversais e de modos solidários de viver o Ensino Superior [FPCEUP Mentoring: a pedagogical challenge for the development of transversal skills and solidary ways of experiencing higher education]

Medina, Teresa; Torres, Flora; Ferreira, Elisabete; Barbosa, Raquel; Pinto, Isabel Rocha

Conference abstract

Dispositivo de Mentoria FPCEUP: a experiência de coordenação docente e a dinâmica interpares de estudantes como desafio pedagógico para modos solidários de viver o ensino superior [FPCEUP Mentoring Device: the experience of teaching coordination and the students¿ peer dynamics as a pedagogical challenge for solidary ways of experiencing higher education]

Torres, Flora; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel; Barbosa, Raquel; Medina, Teresa

Book chapter

As margens do sistema formal e regulado do trabalho: Processos de formação e de recomposição identitária

Medina, Teresa

Edited book

Livro de resumos do Congresso Ciências da Educação em Portugal: Saberes, Contextos de Intervenção e Profissionalidades

Antunes, Maria; Medina, Teresa; Caramelo, João; Magalhães, António M.; Ferreira, Manuela

Report

Relatório Preliminar Intercalar de Acompanhamento e Monitorização do Dispositivo de Mentoria nas Residências Universitárias – Jayme Rios de Sousa (Polo II)

Medina, Teresa

Report

Relatório de visita técnica às Residências Universitárias – Mentoria nas Residências Universitárias

Medina, Teresa

Conference paper

Lutas dos estudantes na ditadura e sua influência nas transformações educativas após o 25 de Abril. – O movimento estudantil do Porto (1969-1974).

Medina, Teresa

Report

Relatório preliminar intercalar de acompanhamento e monitorização do dispositivo de Mentoria nas Residências Universitárias: Jayme Rios de Sousa (Polo II) [Preliminary interim report of follow-up and monitoring of the Mentoring device in University Housing: Jayme Rios de Sousa (Polo II)]

Martins, João; Martins, Sotero; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel Rocha; Barbosa, Raquel; Medina, Teresa

Report

Relatório de visita técnica às Residências Universitárias: Mentoria nas Residências Universitárias [Report of technical visit to University Housing: Mentoring in University Housing]

Martins, João; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel Rocha; Barbosa, Raquel; Medina, Teresa

Conference abstract

Associations and associativism in the 30 years of Educational Sciences in the University of Porto

Cardoso, Carla; Medina, Teresa; Nunes, Sofia; Soares, Ricardo

Conference abstract

Associations and associativism in the 30 years of Educational Sciences in the University of Porto

Cardoso, Carla; Medina, Teresa; Nunes, Sofia; Soares, Ricardo

Other output

Lutas operárias no Porto na segunda metade do século XX

Teresa Medina; Natércia Pacheco; João Caramelo

Report

Relatório preliminar intercalar de acompanhamento e monitorização do dispositivo de Mentoria nas Residências Universitárias: Jayme Rios de Sousa (Polo II) [Preliminary interim report of follow-up and monitoring of the Mentoring device in University Housing: Jayme Rios de Sousa (Polo II)]

Martins, João; Martins, Sotero; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel Rocha; Barbosa, Raquel; Medina, Teresa

Report

Relatório de visita técnica às Residências Universitárias: Mentoria nas Residências Universitárias [Report of technical visit to University Housing: Mentoring in University Housing]

Martins, João; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel Rocha; Barbosa, Raquel; Medina, Teresa

Conference abstract

Associations and associativism in the 30 years of Educational Sciences in the University of Porto

Cardoso, Carla; Medina, Teresa; Nunes, Sofia; Soares, Ricardo

Conference abstract

The student movement in Porto (1969-1974) - Student struggles under the dictatorship

Antunes, M. J.; Caramelo, João; Medina, Teresa

Conference abstract

Student struggles under the dictatorship and their influence on educational transformations after 25 April. - The student movement in Porto (1969-1974)

Antunes, Maria; Caramelo, João; Medina, Teresa

Report

Avaliação externa: Estratégia nacional de educação para o desenvolvimento 2010-2015 (Relatório final)

Costa, Alexandra Sá; Coelho, Carina; Coelho, Dalila; Costa, Francisca; Menezes, Isabel; Caramelo, João; Correia, Luís Grosso; Medina, Teresa

Book chapter

Aprender a liberdade e a participação

Medina, Teresa

Conference abstract

Mentors in Mentoring - meanings and experiences of integration in Higher Education.

Medina, Teresa

Manual

Políticas e práticas de intervenção e de animação sociocultural: Coletânea de textos [Policies and practices of intervention and socio-cultural animation: Collection of texts]

Medina, Teresa; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João

Conference abstract

Mentors in mentoring: meanings and experiences of integration in higher education

Sousa, Salomé; Soares, Ricardo; Pereira, Renata; Medina, Teresa; Ferreira, Elisabete

Conference abstract

Mentors in Mentoring - meanings and experiences of integration in Higher Education

Ferreira, Elisabete; Medina, Teresa; Pereira, Renata; Soares, Ricardo; Sousa, Salomé

Manual

Políticas e práticas de intervenção e de animação sociocultural: Coletânea de textos [Policies and practices of intervention and socio-cultural animation: Collection of texts]

Medina, Teresa; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João

Conference abstract

Mentoria no Ensino Superior – o Projeto de Mentoria da FPCEUP.

Medina, Teresa

Conference paper

Motivações de jovens católicos portugueses para a participação nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) e os seus efeitos: Um estudo exploratório.

Medina, Teresa

Conference paper

A cooperação portuguesa e a sua contribuição para as políticas educativas nacionais e internacionais em Angola

Poças, Sara; Azevedo, Sílvia; Santos, Júlio Gonçalves; Lopes, Amélia; Medina, Teresa

Conference paper

A cooperação portuguesa e a sua contribuição para as políticas educativas nacionais e internacionais em Angola

Poças, Sara; Azevedo, Sílvia; Santos, Júlio Gonçalves; Lopes, Amélia; Medina, Teresa

Journal article

A (re)construção de contextos e culturas da velhice e do envelhecimento: Abordagens da gerontologia social/crítica [A (re)construction of contexts/cultures of old age and ageing: Social/critical gerontology approaches]

Rocha, Pedro Lebre; Correia, José Alberto; Medina, Teresa

Journal article

'No Caminho para Casa': ativismo na investigação artística

Saldanha, Ângela; Eça, Teresa Torres; Medina, Teresa

Book chapter

O período do fascismo

Medina, Teresa

Other output

A (RE)CONSTRUC¸A~O DE CONTEXTOS E CULTURAS DA VELHICE E DO ENVELHECIMENTO: ABORDAGENS DA GERONTOLOGIA SOCIAL/CRI´TICA / A (re)construction of contexts/cultures of old age and ageing: social/critical gerontology approaches

Pedro Lebre Rocha; José Alberto Correia; Maria Teresa Medina

Conference paper

Desafios da investigação em contextos de desenvolvimento: um projeto de investigação em Angola

Poças, Sara; Lopes, Amélia; Medina, Teresa; Santos, Júlio Gonçalves

Conference paper

Desafios da investigação em contextos de desenvolvimento: um projeto de investigação em Angola

Poças, Sara; Lopes, Amélia; Medina, Teresa; Santos, Júlio Gonçalves

Book chapter

Movimento associativo de pais: a participação nas associações e as suas dimensões educativas

Oliveira, Isabel; Medina, Teresa

Conference paper

The associative movement of parents – educational dimensions of participation in associations

Medina, Teresa

Conference paper

Formação de professores em Angola: influências, conceções e práticas em contexto de cooperação para o desenvolvimento

Poças, Sara; Lopes, Amélia; Medina, Teresa; Santos, Júlio Gonçalves

Journal article

Editorial Revista Africana Studia

Medina, Teresa; Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João

Conference paper

Formação de professores em Angola: influências, conceções e práticas em contexto de cooperação para o desenvolvimento

Poças, Sara; Lopes, Amélia; Medina, Teresa; Santos, Júlio Gonçalves

Book chapter

Comissões unitárias de mulheres do Porto – recreating the memory of a social movement

Lopes, Cátia; Correia, Joana; Medina, Teresa; Caramelo, João

Magazine article

Educação e formação de adultos: que lugar para a escola pública?

Medina, Teresa

Magazine article

Ainda as novas oportunidades

Medina, Teresa

Book chapter

Comissões unitárias de mulheres do Porto: Recreating the memory of a social movement

Lopes, Cátia; Correia, Joana; Caramelo, João; Medina, Teresa

Journal article

Comissões Unitárias de Mulheres do Porto: Recreating the Memory of a Social Movement

Lopes, Cátia; Correia, Joana; Caramelo, João; Medina, Teresa

Conference abstract

Comissões Unitárias de mulheres do Porto: Recovering the memories of a social movement

Correia, Joana; Lopes, Cátia; Andrade, António; Araújo, Sofia; Caramelo, João; Medina, Teresa

Conference abstract

Associações culturais e recreativas – dimensões educativas e processos de formação

Medina, Teresa; Caramelo, João; Cardoso, Carla

Book chapter

Lutas operárias no Porto na 2ª metade do século XX: Memórias e representações de trabalhadores

Medina, Teresa; Pacheco, Natércia; Caramelo, João

Magazine article

Educação de adultos à deriva

Medina, Teresa

Magazine article

Desqualificar as pessoas, desvalorizar o trabalho

Medina, Teresa

Magazine article

Notícias do outro lado do atlântico

Medina, Teresa

Conference abstract

Précarités dans le travail: Processus de formation et de recomposition identitaire [Precariedades no trabalho: Processos de formação e de recomposição identitária]

Medina, Teresa

Book chapter

Lutas operárias no Porto na segunda metade do século XX

Medina, Teresa; Pacheco, Natércia; Caramelo, João

Journal article

As universidades seniores: Motivações e repercussões de percursos em contextos de aprendizagem

Machado, Filipa S.; Medina, Teresa

Book chapter

Lutas operárias no Porto na segunda metade do século XX: Memórias e representações de trabalhadores

Medina, Teresa; Pacheco, Natércia; Caramelo, João

Book chapter

Educação de adultos: notícias do outro lado do Atlântico

Medina, Teresa

Conference poster

Dispositivo de mentoria interpares na FPCEUP. A experiência do primeiro ano de implementação.

Medina, Teresa

Conference abstract

Comissões Unitárias de Mulheres do Porto – recreating the memory of a social movement

Lopes, Cátia; Correia, Joana; Caramelo, João; Medina, Teresa

Book chapter

Lutas operárias no Porto na 2ª metade do século XX: Memórias e representações de trabalhadores

Medina, Teresa; Pacheco, Natércia; Caramelo, João

Journal article

Analysis of European Discourses on Adult Education and Training and Lifelong Learning

Manuela Terrasêca; João Caramelo; Teresa Medina

Journal article

Análise de discursos europeus sobre educação e formação de adultos e aprendizagem ao longo da vida

Terrasêca, Manuela; Caramelo, João; Medina, Teresa

Magazine article

EFA, uma agonia anunciada

Medina, Teresa

Conference abstract

Comissões unitárias de mulheres do Porto: Recreating the memory of a social movement

Medina, Teresa

Journal article

Análise de discursos europeus sobre educação e formação de adultos e aprendizagem ao longo da vida [Analysis of European Discourses on AdultEducation and Training and Lifelong Learning]

Terrasêca, Manuela; Caramelo, João; Medina, Teresa

Book chapter

Pensar os CNO e os desafios que se colocam aos professores

Medina, Teresa

Conference abstract

Aprender fazendo e experienciando no grupo de teatro amador da Escola Dramática e Musical Valboense

Cosme, Vânia; Medina, Teresa

Edited book

Investigar e intervir em educação: I fórum de projetos. Livro de resumos

Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui; Silva, Sofia Marques; Medina, Teresa; Neves, Tiago

Edited book

Investigar e intervir em educação: Livro de resumos [Research and intervene in education: Book of abstracts]

Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui; Silva, Sofia M.; Medina, Teresa; Neves, Tiago

Edited book

Investigar e intervir em educação: I fórum de projetos. Livro de resumos

Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui; Silva, Sofia Marques; Medina, Teresa; Neves, Tiago

Journal article

Análise de discursos europeus sobre educação e formação de adultos e aprendizagem ao longo da vida

Terrasêca, Manuela; Caramelo, João; Medina, Teresa

Edited book

Investigar e intervir em educação: Livro de resumos [Research and intervene in education: Book of abstracts]

Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui; Silva, Sofia M.; Medina, Teresa; Neves, Tiago

Edited book

Investigar e intervir em educação: I fórum de projetos. Livro de resumos

Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui; Silva, Sofia Marques; Medina, Teresa; Neves, Tiago

Edited book

Investigar e intervir em educação: Livro de resumos [Research and intervene in education: Book of abstracts]

Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui; Silva, Sofia M.; Medina, Teresa; Neves, Tiago

Edited book

Investigar e intervir em educação: I fórum de projetos. Livro de resumos

Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui; Silva, Sofia Marques; Medina, Teresa; Neves, Tiago

Edited book

Investigar e intervir em educação: Livro de resumos [Research and intervene in education: Book of abstracts]

Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui; Silva, Sofia M.; Medina, Teresa; Neves, Tiago

Magazine article

Da indisciplina à violência nas escolas: de onde vem, que responsabilidades, como enfrentá-la?

Silva, Manuel Carlos; Oliveira, Pedro; Medina, Teresa

Thesis / Dissertation

Experiências e memórias de trabalhadores do Porto: a dimensão educativa dos movimentos de trabalhadores e das lutas sociais

Medina, Teresa; Teresa Medina

Journal article

A avaliação da Universidade Popular do Porto: pistas para a biografia institucional de um associativismo militante

Pacheco, Natércia; Terrasêca, Manuela; Medina, Teresa; Nogueira, Cristina

Book chapter

Professores, pais e escolas: Uma relação a construir

Medina, Teresa

Magazine article

Indisciplina e violência em meio escolar

Medina, Teresa

Conference paper

Seniors universitites and learning pathways

Machado, Filipa S.; Medina, Teresa

Conference paper

Aprender fazendo e experienciando no grupo de Teatro Amador da Escola Dramática e Musical Valboense

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Conference paper

Lutas de trabalhadores contra o fascismo e na construção do regime democrático: vozes e testemunhos de dirigentes sindicais do Porto

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Conference paper

Mentoria no Ensino Superior – o Projeto de Mentoria da FPCEUP [Mentoring in Higher Education - the FPCEUP Mentoring Project]

Medina, Teresa; Coimbra, Susana; Cosme, Ariana; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel

Conference paper

Educar para a cidadania global: contributos para a área curricular de cidadania e desenvolvimento [Educating for global citizenship: contributions to the curriculum area of citizenship and development]

Cardoso, Carla; Ju´lio Santos; Medina, Teresa; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. Corresponding author: Costa, Alexandra Sá

Conference paper

Associações culturais e recreativas: dimensões educativas e processos de formação

Medina, Teresa; Caramelo, João; Cardoso, Carla

Conference paper

Conceção de cidadania, Estado e trabalho nos discursos europeus sobre Educação e Formação de Adultos e Aprendizagem ao Longo da Vida

Terrasêca, Manuela; Caramelo, João; Medina, Teresa

Conference paper

Mentoria no Ensino Superior ¿ o Projeto de Mentoria da FPCEUP [Mentoring in Higher Education - the FPCEUP Mentoring Project]

Medina, Teresa; Coimbra, Susana; Cosme, Ariana; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel