Integrated Members
Assistant professor
CIIE/Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal
E-mail
tmedina@fpce.up.pt
Phone
+ 351 226 079 700 (ext 355)
TERESA MEDINA é licenciada e doutorada em Ciências da Educação. É Professora Auxiliar na FPCEUP, responsável por diversas unidades curriculares em diferentes ciclos de estudo (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Ciências da Educação), com particular incidência em áreas associadas à Mentoria Interpares no Ensino Superior, Educação e Formação de Adultos, Associativismo, Desenvolvimento e Animação Sociocultural, Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, Envelhecimento, Estudos Africanos. É Presidente da Comissão Científica e Pedagógica do Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto (Mentoria U. Porto), desde a sua criação, em 2019. Integrou a a equipa responsável pela criação da Mentoria FPCEUP (2010/2011), sendo membro da equipa de coordenação desde a sua criação e coordenadora do Programa desde 2018. É membro da coordenação da Rede Portuguesa de Mentoria/tutoria Interpares no Ensino Superior, desde a decisão da sua constituição, em 2018. É vogal da Junta Diretiva da Rede Iberoamericana de Mentoria desde 2020. Tem sido formadora, na U.Porto, em diversos cursos de formação docente sobre Mentoria Interpares no Ensino Superior. É membro do Conselho Pedagógico da FPCEUP desde 2018, tendo sido vice-presidente entre 2018 e 2022, membro da Comissão Científica do Mestrado em Ciências da Educação e da Comissão de Acompanhamento do Mestrado em Ciências da Educação entre 2009 e 2023, da Comissão Científica da Licenciatura em Ciências da Educação entre 2019 e 2023 e membro da Unidade de Coordenação das Valências de Apoio ao Estudante da FPCEUP, desde 2012. Possui uma grande experiência de orientação de trabalhos académicos no âmbito de Mestrados e Doutoramentos em Ciências da Educação. É membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), co-coordenadora da comunidade prática de investigação TEDeMoS (Trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais) e representante da área estratégica 'Educação comunitária, participação e mudança social' no Conselho de Direção do CIIE. Tem participado como IR, co-IR e como investigadora em diversos projetos de investigação e/ou intervenção financiados. É co-autora de diversas publicações nacionais e internacionais sobre as principais áreas de investigação e de docência em que tem desenvolvido o seu trabalho (artigos, capítulos de livros, relatórios científicos) e de comunicações em congressos e seminários nacionais e internacionais.
2009 – Ph.D in Education Sciences - Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal
1999 – Degree in Education Sciences - Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal
Adult education; Experiences and memories of the labour movement of Porto; Educational dimension of social participation.
Educação Digital em Zonas Rurais e/ou periféricas – desafios e experiências – 2ª fase
Avaliação externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED)
+Sucesso - Promoção do sucesso académico e redução do abandono escolar na U. Porto - Eixo 2/Mentoria
International Cooperation in Education in Emergencies - A case study in Mozambique
Cooperação internacional em Educação em Emergências - um estudo de caso em Moçambique
”Educação digital” em zonas rurais e/ou periféricas da CPLP e IA – desafios e experiências
Educação em situação de emergência: conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique - um estudo de caso
“Lançamento de uma Cátedra de Educação, Cidadania e Desenvolvimento: contributos para o modelo ibero-americano de educação e formação em cidadania, formas de participação e práticas democráticas
A Educação para o desenvolvimento no ensino superior público em Portugal II: propostas e recursos de formação
Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto
Em 2019, o CEAUP projeta dar continuidade às linhas da sua investigação. Assim: 1. A linha de investigação ¿Educação, Desenvolvimento e Cidadania Global¿, sendo a linha que mais utiliza o estatuto de ONGD do CEAUP e trabalha na área da Educação para o Desenvolvimento. - Pretende dar continuidade à publicação da revista online Sinergias. - Publicar 3 artigos em revista com revisão por pares; - Publicar um working paper sobre educação sensível às questões de conflito - Missões de campo a Cabo Verde, à Guiné-Bissau e Angola; - Organização de uma conferência internacional - Participação em 2 conferências internacionais com 4 comunicações e 1 painel 2. A linha de investigação "Escala, Ambiente e Sociedades Africanas", que se subdivide em vários subprojectos, enquadra os chamados area studies numa perspetiva interdisciplinar (Geografia, História, Ciência Politica, Arqueologia, História da Ciência, Antropologia). Os seus sub-projetos pretendem em 2019: a) Realizar missões de campo no Sudoeste de Angola com vista a mapear e analisar: - O habitat e os sistemas agrícolas. Pretende-se analisar em diferentes escalas (micro e macro) a atividade agrícola e o setor agropecuário. - A flora das variadas zonas ecológicas identificando plantas que sejam úteis para alimentação e a medicina. O projeto visa fornecer um inventário dos recursos ecológicos da região determinando a sua importância nas comunidades locais ¿ tanto no combate à expansão do deserto como para usos médicos. - Os sítios arqueológicos (pré-históricos e modernos) na Huila, Kunene e na província da Namibe. Este será o primeiro passo para produzir uma carta arqueológica dos distritos da Huila, do Kunene e do Namibe. b) Realizar missão de campo em Moçambique com vista a recolher em arquivo e no terreno: - Informação relativa à história da Geografia Tropical Portuguesa (1945-1974). - Informação relativa ao estudo regional do litoral de Moçambique e sua relação com o Oceano Índico. c) Publicar, com base na pesquisa e redes de investigação já constituídas: - uma plataforma digital sobre o SW de Angola disponibilizando informação relativa aos locais patrimoniais identificados - três números da Africana Studia: ¿Sindicalismo e trabalho em África¿, ¿Saara Ocidental- as políticas do impasse¿ e ¿Eleições em África¿. - um livro: ¿São Tomé e Príncipe: space, landscape and place¿ 3. A linha de investigação ¿Sindicalismo e Trabalho em África¿ pretende iniciar a sistematização de dados históricos e recentes sobre a história do trabalho em Africa. Os seus dois sub-projetos pretendem em 2019: a. Iniciar a compilação da Legislação Laboral relativa ao trabalho forçado através da edição crítica de fontes primárias; b. Iniciar a organização da base de dados arquivística sobre dos relatórios administrativos da área colonial portuguesa. c. Organizar a plataforma digital contendo as bases de dados sobre as Confederações Sindicais Africanas; d. Recolher material para uma monografia de síntese sobre as instituições sindicais africanas Recursos Humanos: O Salário mensal do secretariado é calculado segundo a tabela que segue: Salário base mensal a tempo parcial (50%): 400¿ Salário base anual a tempo parcial: 4800¿ Missões de campo a África: Custo unitário: 1.667 ¿ (média que inclui passagem aérea + custo per diem) Total: 10000 ¿ Publicações Custo unitário da Africana Studia: 1500¿ (Total a publicar: 3) Custo unitário de monografia: 1500¿ Custos de revisão/tradução: 2000¿ Total publicações: 10000¿ Gastos Gerais: 1500¿ (inclui gastos CTT e consumíveis) Equipamentos: Material/software de arqueologia: 675¿
Educação Digital em Zonas Rurais e/ou periféricas – desafios e experiências – 2ª fase
Avaliação externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED)
+Sucesso - Promoção do sucesso académico e redução do abandono escolar na U. Porto - Eixo 2/Mentoria
International Cooperation in Education in Emergencies - A case study in Mozambique
Cooperação internacional em Educação em Emergências - um estudo de caso em Moçambique
”Educação digital” em zonas rurais e/ou periféricas da CPLP e IA – desafios e experiências
Educação em situação de emergência: conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique - um estudo de caso
“Lançamento de uma Cátedra de Educação, Cidadania e Desenvolvimento: contributos para o modelo ibero-americano de educação e formação em cidadania, formas de participação e práticas democráticas
A Educação para o desenvolvimento no ensino superior público em Portugal II: propostas e recursos de formação
Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto
Em 2019, o CEAUP projeta dar continuidade às linhas da sua investigação. Assim: 1. A linha de investigação ¿Educação, Desenvolvimento e Cidadania Global¿, sendo a linha que mais utiliza o estatuto de ONGD do CEAUP e trabalha na área da Educação para o Desenvolvimento. - Pretende dar continuidade à publicação da revista online Sinergias. - Publicar 3 artigos em revista com revisão por pares; - Publicar um working paper sobre educação sensível às questões de conflito - Missões de campo a Cabo Verde, à Guiné-Bissau e Angola; - Organização de uma conferência internacional - Participação em 2 conferências internacionais com 4 comunicações e 1 painel 2. A linha de investigação "Escala, Ambiente e Sociedades Africanas", que se subdivide em vários subprojectos, enquadra os chamados area studies numa perspetiva interdisciplinar (Geografia, História, Ciência Politica, Arqueologia, História da Ciência, Antropologia). Os seus sub-projetos pretendem em 2019: a) Realizar missões de campo no Sudoeste de Angola com vista a mapear e analisar: - O habitat e os sistemas agrícolas. Pretende-se analisar em diferentes escalas (micro e macro) a atividade agrícola e o setor agropecuário. - A flora das variadas zonas ecológicas identificando plantas que sejam úteis para alimentação e a medicina. O projeto visa fornecer um inventário dos recursos ecológicos da região determinando a sua importância nas comunidades locais ¿ tanto no combate à expansão do deserto como para usos médicos. - Os sítios arqueológicos (pré-históricos e modernos) na Huila, Kunene e na província da Namibe. Este será o primeiro passo para produzir uma carta arqueológica dos distritos da Huila, do Kunene e do Namibe. b) Realizar missão de campo em Moçambique com vista a recolher em arquivo e no terreno: - Informação relativa à história da Geografia Tropical Portuguesa (1945-1974). - Informação relativa ao estudo regional do litoral de Moçambique e sua relação com o Oceano Índico. c) Publicar, com base na pesquisa e redes de investigação já constituídas: - uma plataforma digital sobre o SW de Angola disponibilizando informação relativa aos locais patrimoniais identificados - três números da Africana Studia: ¿Sindicalismo e trabalho em África¿, ¿Saara Ocidental- as políticas do impasse¿ e ¿Eleições em África¿. - um livro: ¿São Tomé e Príncipe: space, landscape and place¿ 3. A linha de investigação ¿Sindicalismo e Trabalho em África¿ pretende iniciar a sistematização de dados históricos e recentes sobre a história do trabalho em Africa. Os seus dois sub-projetos pretendem em 2019: a. Iniciar a compilação da Legislação Laboral relativa ao trabalho forçado através da edição crítica de fontes primárias; b. Iniciar a organização da base de dados arquivística sobre dos relatórios administrativos da área colonial portuguesa. c. Organizar a plataforma digital contendo as bases de dados sobre as Confederações Sindicais Africanas; d. Recolher material para uma monografia de síntese sobre as instituições sindicais africanas Recursos Humanos: O Salário mensal do secretariado é calculado segundo a tabela que segue: Salário base mensal a tempo parcial (50%): 400¿ Salário base anual a tempo parcial: 4800¿ Missões de campo a África: Custo unitário: 1.667 ¿ (média que inclui passagem aérea + custo per diem) Total: 10000 ¿ Publicações Custo unitário da Africana Studia: 1500¿ (Total a publicar: 3) Custo unitário de monografia: 1500¿ Custos de revisão/tradução: 2000¿ Total publicações: 10000¿ Gastos Gerais: 1500¿ (inclui gastos CTT e consumíveis) Equipamentos: Material/software de arqueologia: 675¿
Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto
O CIIE tem por missão a investigação científica, a intervenção e a divulgação em educação, visando contribuir para 1) o reforço do espaço público da educação, 2) o papel da educação na promoção da justiça social, na redução das desigualdades; e 3) o aumento das qualificações científicas e profissionais. Em 2019 o CIIE pretende continuar a: ¿ Desenvolver investigação de elevada qualidade, através de uma abordagem interdisciplinar realizando projetos nacionais e internacionais; ¿ Apoiar a formação de jovens investigadores e profissionais, especialmente através do desenvolvimento de programas de formação pós-graduada de excelência, designadamente o Programa Doutoral em Ciências da Educação da UP, e de supervisão de elevada qualidade; - Reforçar a mobilidade e a partilha internacional de conhecimento, aprofundando a participação existente em redes e consórcios transnacionais e a colaboração bilateral e alargando e diversificando as colaborações internacionais, designadamente no espaço europeu e com PALOP; ¿ Ampliar a disseminação alargada dos resultados de pesquisa, nomeadamente através da publicação em revistas internacionais, da continuidade de linha editorial própria e da organização de seminários e conferências abertas à comunidade; ¿ Fornecer serviços de expertise, avaliação e consultoria para agências governamentais e locais, empresas, escolas, etc. e aprofundar o diálogo com a sociedade civil e stakeholders. Parte significativa do trabalho a realizar fundar-se-á no desenvolvimento do elevado número de projetos internacionais, e também nacionais, em curso no Centro. O trabalho em ¿comunidades de prática de investigação¿ (COPIN) como espaços de formação e produção será aprofundado. Continuar-se-á a procurar prosseguir a senda de sucesso ao nível de candidaturas de projetos a financiamento, a melhorar condições de acolhimento e formação para jovens investigadores, assim como a melhoria da qualidade e impacto da publicação científica. Torna-se absolutamente necessário: financiamento para traduções e proofreading de artigos a submeter a revistas internacionais; prosseguir a publicação da ESC; adquirir computadores (com o reduzido montante atribuído, apenas é possível contabilizar aquisição de 2); participação em congressos (de lembrar que o CIIE tem mais de 100 membros, tornando-se ridículo o exíguo nº de participações em congressos que conseguirá garantir); vinda de consultores externos; overheads¿ O sucesso do Centro do Centro é em larga medida fruto de financiamento não-nacional e de trabalho excessivo da equipa que será incomportável a curto prazo com o financiamento plurianual residual atribuído pela FCT a partir de 2015. Efetivamente, o CIIE passou a contar com ¿38.854,00, o que não é condizente com a 2ª melhor classificação obtida no painel de CE (21/25) na última avaliação. Passou a haver apenas orçamento para RH (2 membros no staff de apoio), e não considerando a FCT elegíveis despesas com vencimentos de uma das técnicas por efetivação (forçosa com término de contrato anterior), encontra-se o CIIE numa posição francamente desagradável e delicada, mesmo no interior da FPCEUP. Assim, voltamos a solicitar o reforço do financiamento de montante pelo menos igual ao do período anterior a 2015 com vista a assegurar o normal funcionamento do CIIE ao longo do ano de 2019. ¿ Despesas com recursos humanos ¿ encargos com uma das técnicas do staff, neste momento com bolsa (BTI): ¿10.650,00 euros (¿745 * 12 meses + seguro social voluntário e seguros de acidentes pessoais) ¿ Em missões de membros da equipa prevêem-se: 8 deslocações nacionais: ¿1680 (cada: viagem, 1 noite de alojamento e registo ¿ ¿60 + ¿70 + ¿80); 6 deslocações ao estrangeiro para participação em eventos científicos e meetings de projetos de relevância internacional: ¿3900 (cada: viagem, 2 noites de alojamento e registo ¿ ¿300 + (¿100 * 2) + * 150); prevê-se também a vinda ao Centro de consultores nacionais ou estrangeiros (despesas de deslocação e alojamento), desig
Movimentos estudantis do Porto na ditadura – arquivos documentais (1969-1974)
Educar para a Cidadania Global – Contributos para a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento nas Escolas
Promoting and Strengthening Safer Schools through Inclusive Disaster Risk Reduction and Education in Emergencies in Gaza and Inhambane Provinces of Mozambique
A Educação para o Desenvolvimento no Ensino Superior Público em Portugal: Mapeamento de Representações e Análise de Experiências
Associações e associativismo em 30 anos das Ciências da Educação no Porto
Avaliação Externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2010-2015
Controvérsias no Ensino Superior Artístico do Porto de 1950 a 2012: da ESBAP à Faculdade de Arquitetura e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Instituto de História Contemporânea
O Instituto de História Contemporânea (IHC) é uma unidade de investigação da FCSH-UNL dedicada ao estudo, à formação e disseminação da história contemporânea, da contemporaneidade em geral e de Portugal em particular. O IHC tem um passado de afirmação e realização assente na construção de uma escola historiográfica de referência, no pioneirismo e relevância da sua produção científica, na formação avançada, na presença cívica, social, cultural dos seus investigadores, no seu próprio crescimento e no sucesso que revelam as actividades que realiza, contando com a participação de renomados especialistas internacionais e acolhendo muitos jovens investigadores. Ao longo de mais de 20 anos, o IHC tem sabido crescer, adaptar-se, renovando-se permanentemente, em termos institucionais e científicos, assumindo uma consciência histórica activa e prosseguindo a missão científica de conceptualizar, contextualizar e interpretar a realidade histórica contemporânea, recuando a meados do século XVIII e chegando à actualidade, compreendendo a história do presente. Tem superado vicissitudes, inerentes à investigação científica, ou acrescidas pelas dificuldades que têm condicionado o apoio, nomeadamente financeiro, às actividades científicas e culturais, particularmente no campo das Humanidades, devendo salientar-se a capacidade e o sucesso, singular no contexto nacional, patentes na realização de projectos de investigação solicitados por instituições públicas e privadas. O IHC conquistou a sua posição única e de indiscutível centralidade como unidade de referência junto da comunidade científica e da sociedade portuguesa em geral, combinando uma forte presença em termos de produção científica, uma participação permanente na formação avançada de investigadores e prestando uma assinalável colaboração em actividades sociais e culturais. Para a realização do programa estratégico que apresenta, o IHC conta com uma equipa de formação pluridisciplinar que reúne mais de 300 investigadores, o enquadramento institucional da FCSH e da UE e a colaboração de um conjunto de instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, académicas e outras, com as quais tem construído e aprofundado relações científicas e culturais. Esta aposta na cooperação é simultaneamente uma oportunidade e uma garantia de actualização, renovação e internacionalização. Os mais de 20 protocolos de colaboração estabelecidos e as mais de 15 redes que criou ou em que participa compõem uma extensa malha de contactos em que o IHC actua, contando com a colaboração de vários investigadores, boa parte deles formados no IHC, que integram universidades e instituições espalhadas pelo mundo inteiro. O IHC é hoje um espaço de investigação atractivo para investigadores jovens ou já consagrados, que o visitam, com o qual querem colaborar ou que o escolhem como instituição de acolhimento, compondo uma equipa que mantém um grande potencial de renovação e crescimento como reflecte o significativo número de doutorandos e pos-doc que integra. O programa estratégico para 2015-20 compreende: ¿ um programa científico inovador, pautado por desejáveis padrões de excelência, relevante em termos nacionais e internacionais, integrando questões de interesse global e investigações dedicadas ao aprofundamento e à internacionalização da história portuguesa contemporânea; ¿ a diversificação da oferta no campo da formação avançada, incluindo em e-learning; ¿ a dinamização de um Laboratório de História, dedicado à formação em investigação e à promoção de projectos experimentais; ¿ um programa geral de actividades dinâmico, atractivo e relevante cultural e socialmente; ¿ programas específicos destinados a intensificar a disseminação e a transferência de conhecimento, incluindo acções conjuntas com entidades fora da academia, nomeadamente escolas e autarquias; ¿ o desenvolvimento de plataformas dedicadas à disponibilização, em open access, de conteúdos, ferramentas e recursos relativos à história e ao patri
“Dinâmicas Socioeducativas do Associativismo: história e percursos de diferentes associações”
Dinâmicas Socioeducativas do Associativismo: análise da investigação e construção participativa de instrumento de monitorização
Projecto Estratégico - UI 167 - 2011-2012
The strategic project that CIIE presents to 2011-2012 is framed by a central focus on financed research projects and the dissemination of their outcomes as well as the training of young researchers PhD, Ma & Post-doctoral in national and international network. _There is common concern with inequalities and exclusion in education, concerns clearly expressed in recent European policy documents. Education is considered in its formal and non-formal forms. Adult education, teacher and educators training, disabilities and inclusion studies, minorities and intercultural, citizenship and gender studies, childhood and youth studies are recognised Education Sciences scientific areas in this strategic project. The project is developed along four main scientific areas 'programatic areas': AREA 1 - Politics, Policies & Participation; AREA 2 - Training, Knowledge and Education & Work Contexts; AREA 3 - Citizenship, Diversity & Historical Knowledge; AREA 4 - Innovation, Creativity and Local Development. This strategic project is centered on developing a sound articulation between research and postgraduate courses MA in Education, PhD in Education Sciences in UPorto as well as w/ other higher education institutions on the basis of international and national networks.Briefly, it may be stressed that this is a Strategic Project centered in the development of the research of its 15 Projects financed by external agencies to the Centre and the training/supervision of more than 50 PhD theses, and mainly in the dissemination of their outcomes submitting papers to international journals cited in ISI Web of Knowledge, SCOPUS & ERIH.
Estratégias de luta e recomposição identitária - impacto sócio-cultural das Comissões Unitárias de Mulheres do Porto
Memories of Work: working class identity processes of construction
Educação e Linguagem em memórias do trabalho
Memories of Work: working class identity processes of construction
Memórias do Trabalho - processos de construção de uma identidade operária no Porto
Memórias e vivências de trabalhadores têxteis do porto - condições de vida e de trabalho na indústria têxtil
Para preservar e divulgar a memória do Porto-os arquivos das organizações de trabalhadores
Memórias do trabalho - testemunhos do Porto laboral no século XX
Avaliação de Percursos e de Estratégias de Formação de Adultos numa instituição à margem do Sistema Educativo: a Universidade Popular do Porto
Report
Avaliação Externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018/2022
Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João; Cardoso, Carla; Gomes, Margarida; Dalila Coelho; Medina, Teresa; Menezes, Isabel; Correia, Luís Grosso. Corresponding author: Costa, Alexandra Sá
Conference abstract
Participation in Porto's student movement during the dictatorship and the formation of an anti-fascist and democratic culture and identity, which remains
Antunes, M. J.; Medina, Teresa; Caramelo, João
Report
Avaliação Externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018/2022 [External Evaluation of the National Strategy of Development Education]
Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João; Cardoso, Carla; Gomes, Margarida; Coelho, Dalila; Medina, Teresa; Menezes, Isabel; Correia, Luís Grosso. Corresponding author: Costa, Alexandra Sá
Report
Relatório Final Avaliação Externa: Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022
Medina, Teresa
Journal issue
Educação, Sociedade e Culturas. Número especial: educação/ensino profissional, trajetórias e mundo(s) do trabalho: políticas, lógicas e práticas
Medina, Teresa
Journal article
Editorial
Moraes, Carmen; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Medina, Teresa; Silva, Sofia Marques
Conference abstract
A participação no movimento estudantil do Porto, durante a ditadura, e a formação de uma cultura e identidade antifascista e democrática, que permanece
Antunes, Maria João; Medina, Teresa; Caramelo, João
Conference abstract
Cidadania e Desenvolvimento no Ensino Básico e Secundário: Práticas e Desafios
Cardoso, Carla; Costa, Alexandra Sá; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Santos, Júlio; Medina, Teresa
Journal article
Editorial
Moraes, Carmen; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Medina, Teresa; Silva, Sofia Marques
Journal issue
Educação, Sociedade e Culturas. Número especial: educação/ensino profissional, trajetórias e mundo(s) do trabalho: políticas, lógicas e práticas
Report
Relatório Final Avaliação Externa: Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022
Medina, Teresa
Report
Avaliação Externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018/2022
Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João; Cardoso, Carla; Gomes, Margarida; Dalila Coelho; Medina, Teresa; Menezes, Isabel; Correia, Luís Grosso. Corresponding author: Costa, Alexandra Sá
Report
Avaliação Externa da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018/2022 [External Evaluation of the National Strategy of Development Education]
Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João; Cardoso, Carla; Gomes, Margarida; Coelho, Dalila; Medina, Teresa; Menezes, Isabel; Correia, Luís Grosso. Corresponding author: Costa, Alexandra Sá
Conference abstract
A participação no movimento estudantil do Porto, durante a ditadura, e a formação de uma cultura e identidade antifascista e democrática, que permanece
Antunes, Maria João; Medina, Teresa; Caramelo, João
Conference abstract
Cidadania e Desenvolvimento no Ensino Básico e Secundário: Práticas e Desafios
Cardoso, Carla; Costa, Alexandra Sá; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Santos, Júlio; Medina, Teresa
Conference abstract
Participation in Porto's student movement during the dictatorship and the formation of an anti-fascist and democratic culture and identity, which remains
Antunes, M. J.; Medina, Teresa; Caramelo, João
Book chapter
Mentorias entre pares: experiencias iberoamericanas de éxito para el acceso, transicion y permanencia en la educación superior
Medina, Teresa
Journal article
Grupos de jovens católicos
Cardoso, Carla Manuela; Medina, Teresa; Marques da Silva, Sofia
Journal article
'There are two types of faith': Exploring young Portuguese people¿s participation in world youth day
Cardoso, Carla; Marques da Silva, Sofia; Medina, Teresa
Book
Educar para a Cidadania Global: contributos para a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento
Medina, Teresa
Report
Avaliação e Monitorização do Programa de Mentoria U.Porto - ano letivo 2021/2022
Medina, Teresa
Edited book
IV IINEDU 2021 - Fórum de Projetos Investigar e Intervir em Educação: Refletir a Investigação e Perspetivar a Profissão – livro de textos
Medina, Teresa
Book chapter
Formação e trajetórias de vida e de inserção profissional: estudo sobre egressos dos cursos na área de turismo e hospitalidade em Salvador/BA
Medina, Teresa; Machado, Silvana
Book chapter
Universidades Seniores: Percursos, vivências, aprendizagens
Medina, Teresa; Machado, Filipa
Book chapter
Aprender fazendo e experienciando no grupo de teatro amador da Escola Dramática e Musical Valboense
Medina, Teresa; Cosme, Vânia
Book chapter
A relevância dos contextos educativos para a promoção de motivação e participação no ensino vocacional de música
Medina, Teresa; Costa, Jão
Journal article
Centralidade de Quibaúla/Angola – Um olhar a partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Educação Informal
Medina, Teresa; Santos, Julio; Perez, Ana
Report
Educação em emergência: conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique: um estudo de caso
Medina, Teresa
Conference poster
Envelhecimento e Educação: uma análise da sua inter-relação em documentos publicados nos últimos 40 anos
Coelho, Susana Filomena; Medina, Teresa; Pinto, Isabel
Book
Educar para a cidadania global: contributos para a área curricular de cidadania e desenvolvimento [Education for global citizenship: contributions for the curricular area of Citizenship and Development]
Costa, Alexandra Sá; Cardoso, Carla; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Santos, Júlio; Medina, Teresa
Book
Educar para a cidadania global: contributos para a área curricular de cidadania e desenvolvimento/Educar para la ciudadanía global: aportes para el área curricular de ciudadanía y desarrollo [Educating for global citizenship: contributions to the curricular area of ¿¿citizenship and development]
Costa, Alexandra Sá; Cardoso, Carla; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Santos, Júlio; Medina, Teresa
Conference poster
Envelhecimento e Educação: uma análise da sua inter-relação em documentos publicados nos últimos 40 anos
Coelho, Susana Filomena; Medina, Teresa; Pinto, Isabel
Journal article
Participação social e política estudantil no Porto (1969-1974).Um olhar a partir da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Antunes, Maria João; Medina, Maria Teresa; Caramelo, João
Journal article
José Alberto Correia – Para uma ética do cuidar e uma cidadania solidária
Medina, Teresa; Ferreira, Elisabete
Conference abstract
Global Education and the co-curricular dimension in higher education: Experiences and implications
Coelho, Dalila P.; Malafaia, Carla; Ribeiro, Norberto; Amorim, José Pedro; Medina, Teresa; Caramelo, João; Menezes, Isabel
Conference abstract
Educação para a cidadania global no ensino superior: Experiências e implicações da dimensão co-curricular
Coelho, Dalila; Malafaia, Carla; Ribeiro, Norberto; Amorim, José Pedro; Medina, Teresa; Caramelo, João; Menezes, Isabel
Conference abstract
Educação para a Cidadania Global no Ensino Superior: experiências e implicacões da dimensão co-curricular
P. Coelho, Dalila; Malafaia, Carla; Amorim; Jose´ Pedro ; Ribeiro; Norberto ; Medina, Teresa; Caramelo, João; Menezes, Isabel; et al
Report
Educação em situação de emergência: conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique: um estudo de caso [Education in emergency: endogenous knowledge and disaster risk reduction in education in Mozambique: a case study]
Medina, Teresa; Muengua, Luis; Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João; Ferreira, Elisabete; Santos, Júlio
Conference abstract
Educação para a Cidadania Global no Ensino Superior: experiências e implicacões da dimensão co-curricular
P. Coelho, Dalila; Malafaia, Carla; Amorim; Jose´ Pedro ; Ribeiro; Norberto ; Medina, Teresa; Caramelo, João; Menezes, Isabel
Report
Educar para a cidadania global: contributos para a área curricular de cidadania e desenvolvimento. Relatório Técnico
Costa, Alexandra Sá; Cardoso, Carla; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Santos, Júlio; Medina, Teresa
Report
Relatório Final do Projeto “Educação em situação de emergência: conhecimento endógeno e redução do risco de desastre em educação em Moçambique - um estudo de caso
Medina, Teresa; Santos, Júlio; Costa, Alexandra Sá; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Muengua, Luís
Conference abstract
Educação para a Cidadania Global no Ensino Superior: experiências e implicacões da dimensão co-curricular
P. Coelho, Dalila; Malafaia, Carla; Amorim; Jose´ Pedro ; Ribeiro; Norberto ; Medina, Teresa; Caramelo, João; Menezes, Isabel; et al
Journal article
Student social and political participation in Porto (1969-1974). A look from the Faculty of Medicine of the University of Porto
Antunes, M. J.; Medina, Teresa; Caramelo, João
Conference abstract
Global Education and the co-curricular dimension in higher education: Experiences and implications
Coelho, Dalila P.; Malafaia, Carla; Ribeiro, Norberto; Amorim, José Pedro; Medina, Teresa; Caramelo, João; Menezes, Isabel
Conference abstract
Educação para a cidadania global no ensino superior: Experiências e implicações da dimensão co-curricular
Coelho, Dalila; Malafaia, Carla; Ribeiro, Norberto; Amorim, José Pedro; Medina, Teresa; Caramelo, João; Menezes, Isabel
Conference abstract
Looking back to understand the present. Student's movement in Porto - Portugal during the dictatorship (1969-1974)
Antunes, M. J.; Medina, Teresa; Caramelo, João
Conference abstract
Written records of Porto student movement during the later years of dictatorship - working with archives.
Faria, Diogo; Pinto, Sílvia; Amado, Mariana; Antunes, Maria; Caramelo, João; Medina, Teresa
Book chapter
Mentoria FPCEUP: Processos participativos, democráticos e solidários de integração no ensino superior
Torres, Flora; Medina, Teresa; Pinto, Isabel; Ferreira, Elisabete; Barbosa, Raquel
Journal article
A formação artística em Cabo Verde desenvolvida pela Mindelo Escola Internacional de Arte: pesquisa aplicada como estratégia de política radical e resistência estética
Pereira, Denise; Medina, Teresa; Martins, Aracy
Journal article
Formação de professores e projetos de cooperação internacional em Angola: Reflexões a partir de três casos de estudo
Poças, Sara; Lopes, Amélia; Medina, Teresa; Santos, Júlio
Journal article
Extensão universitária e desenvolvimento local: implicações dialógicas
Medina, Teresa
Report
Programa Transversal de Mentoria Interpares da Universidade do Porto - Relatório referente ao processo de implementação e ao ano letivo 2019-2020
Medina, Teresa
Book chapter
Dispositivo de Mentoria FPCEUP: a experiência de coordenação docente e a dinâmica interpares de estudantes como desafio pedagógico para modos solidários de viver o Ensino Superior
Medina, Teresa
Book chapter
Mentoria FPCEUP – processos participativos, democráticos e solidários de integração no ensino superior [FPCEUP Mentorship - participatory, democratic and solidary processes of integration in higher education]
Torres, Flora; Medina, Teresa; Pinto, Isabel; Ferreira, Elisabete; Barbosa, Raquel
Book chapter
Mentoria FPCEUP: Processos participativos, democráticos e solidários de integração no ensino superior
Torres, Flora; Medina, Teresa; Pinto, Isabel; Ferreira, Elisabete; Barbosa, Raquel
Journal article
Formação de professores e projetos de cooperação internacional em Angola: Reflexões a partir de três casos de estudo
Poças, Sara; Lopes, Amélia; Medina, Teresa; Santos, Júlio
Conference abstract
Educar para a cidadania global: contributos para a área curricular de cidadania e desenvolvimento
Cardoso, Carla Manuela Alves ; Santos, Júlio; Medina, Teresa; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá
Conference abstract
Written records of Porto student movement during the later years of dictatorship - working with archives
Faria, Diogo ; Pinto, Sílvia ; Amado, Mariana ; Antunes, Maria João; Caramelo, João; Medina, Teresa
Book chapter
Mentoria FPCEUP ¿ processos participativos, democráticos e solidários de integração no ensino superior [FPCEUP Mentorship - participatory, democratic and solidary processes of integration in higher education]
Torres, Flora; Medina, Teresa; Pinto, Isabel; Ferreira, Elisabete; Barbosa, Raquel
Edited book
Ciências da educação em Portugal: saberes, contextos de intervenção e profissionalidades
Antunes, Maria João; Medina, Teresa; Caramelo, João; Magalhães, António; Ferreira, Manuela
Edited book
Ciências da Educação em Portugal: Saberes, Contextos de Intervenção e Profissionalidades
Antunes, Maria; Medina, Teresa; Caramelo, João; Magalhães, António M.; Ferreira, Manuela
Journal article
A crise do trabalho nos discursos de universidades públicas portuguesas: a epistemologia do contrabandista na sociedade do conhecimento
Idalgo, Gabriel; Correia, José A.; Medina, Teresa
Conference abstract
Mentoria FPCEUP: um desafio pedagógico para o desenvolvimento de competências transversais e de modos solidários de viver o Ensino Superior.
Medina, Teresa
Conference abstract
Dispositivo de Mentoria FPCEUP: a experiência de coordenação docente e a dinâmica interpares de estudantes como desafio pedagógico para modos solidários de viver o Ensino Superior.
Medina, Teresa
Conference paper
Processos de Educação e Formação de Adultos no contexto de um novo paradigma de habitação em Angola - a Centralidade do Sumbe.
Medina, Teresa
Conference paper
Reconfigurações das relações entre a educação superior e o trabalho: Dos mandatos internacionais às políticas e práticas das universidades públicas do norte de Portugal.
Barros, Marilurdes Monteiro; Santos, Aurea Virginia Pino dos
Conference abstract
Mentoria FPCEUP: um desafio pedagógico para o desenvolvimento de competências transversais e de modos solidários de viver o Ensino Superior [FPCEUP Mentoring: a pedagogical challenge for the development of transversal skills and solidary ways of experiencing higher education]
Medina, Teresa; Torres, Flora; Ferreira, Elisabete; Barbosa, Raquel; Pinto, Isabel Rocha
Conference abstract
Dispositivo de Mentoria FPCEUP: a experiência de coordenação docente e a dinâmica interpares de estudantes como desafio pedagógico para modos solidários de viver o ensino superior [FPCEUP Mentoring Device: the experience of teaching coordination and the students’ peer dynamics as a pedagogical challenge for solidary ways of experiencing higher education]
Torres, Flora; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel; Barbosa, Raquel; Medina, Teresa
Edited book
Ciências da Educação em Portugal: Saberes, Contextos de Intervenção e Profissionalidades
Antunes, Maria João; Medina, Teresa; Caramelo, João; Magalhães, António; Ferreira, Manuela
Journal article
A CRISE DO TRABALHO NOS DISCURSOS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS PORTUGUESAS
Gabriel Henrique Idalgo; José Alberto de Azevedo e Vasconcelos Correia; Maria Teresa Guimarães de Medina
Edited book
Educational sciences in Portugal: knowledge, contexts of intervention and professionalism
Antunes, Maria; Medina, Teresa; Caramelo, João; Magalhães, António; Ferreira, Manuela
Conference abstract
Mentoria FPCEUP: um desafio pedagógico para o desenvolvimento de competências transversais e de modos solidários de viver o Ensino Superior [FPCEUP Mentoring: a pedagogical challenge for the development of transversal skills and solidary ways of experiencing higher education]
Medina, Teresa; Torres, Flora; Ferreira, Elisabete; Barbosa, Raquel; Pinto, Isabel Rocha
Conference abstract
Dispositivo de Mentoria FPCEUP: a experiência de coordenação docente e a dinâmica interpares de estudantes como desafio pedagógico para modos solidários de viver o ensino superior [FPCEUP Mentoring Device: the experience of teaching coordination and the students¿ peer dynamics as a pedagogical challenge for solidary ways of experiencing higher education]
Torres, Flora; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel; Barbosa, Raquel; Medina, Teresa
Book chapter
As margens do sistema formal e regulado do trabalho: Processos de formação e de recomposição identitária
Medina, Teresa
Edited book
Livro de resumos do Congresso Ciências da Educação em Portugal: Saberes, Contextos de Intervenção e Profissionalidades
Antunes, Maria; Medina, Teresa; Caramelo, João; Magalhães, António M.; Ferreira, Manuela
Report
Relatório Preliminar Intercalar de Acompanhamento e Monitorização do Dispositivo de Mentoria nas Residências Universitárias – Jayme Rios de Sousa (Polo II)
Medina, Teresa
Report
Relatório de visita técnica às Residências Universitárias – Mentoria nas Residências Universitárias
Medina, Teresa
Conference paper
Lutas dos estudantes na ditadura e sua influência nas transformações educativas após o 25 de Abril. – O movimento estudantil do Porto (1969-1974).
Medina, Teresa
Report
Relatório preliminar intercalar de acompanhamento e monitorização do dispositivo de Mentoria nas Residências Universitárias: Jayme Rios de Sousa (Polo II) [Preliminary interim report of follow-up and monitoring of the Mentoring device in University Housing: Jayme Rios de Sousa (Polo II)]
Martins, João; Martins, Sotero; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel Rocha; Barbosa, Raquel; Medina, Teresa
Report
Relatório de visita técnica às Residências Universitárias: Mentoria nas Residências Universitárias [Report of technical visit to University Housing: Mentoring in University Housing]
Martins, João; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel Rocha; Barbosa, Raquel; Medina, Teresa
Conference abstract
Associations and associativism in the 30 years of Educational Sciences in the University of Porto
Cardoso, Carla; Medina, Teresa; Nunes, Sofia; Soares, Ricardo
Conference abstract
Associations and associativism in the 30 years of Educational Sciences in the University of Porto
Cardoso, Carla; Medina, Teresa; Nunes, Sofia; Soares, Ricardo
Other output
Lutas operárias no Porto na segunda metade do século XX
Teresa Medina; Natércia Pacheco; João Caramelo
Report
Relatório preliminar intercalar de acompanhamento e monitorização do dispositivo de Mentoria nas Residências Universitárias: Jayme Rios de Sousa (Polo II) [Preliminary interim report of follow-up and monitoring of the Mentoring device in University Housing: Jayme Rios de Sousa (Polo II)]
Martins, João; Martins, Sotero; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel Rocha; Barbosa, Raquel; Medina, Teresa
Report
Relatório de visita técnica às Residências Universitárias: Mentoria nas Residências Universitárias [Report of technical visit to University Housing: Mentoring in University Housing]
Martins, João; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel Rocha; Barbosa, Raquel; Medina, Teresa
Conference abstract
Associations and associativism in the 30 years of Educational Sciences in the University of Porto
Cardoso, Carla; Medina, Teresa; Nunes, Sofia; Soares, Ricardo
Conference abstract
The student movement in Porto (1969-1974) - Student struggles under the dictatorship
Antunes, M. J.; Caramelo, João; Medina, Teresa
Conference abstract
Student struggles under the dictatorship and their influence on educational transformations after 25 April. - The student movement in Porto (1969-1974)
Antunes, Maria; Caramelo, João; Medina, Teresa
Report
Avaliação externa: Estratégia nacional de educação para o desenvolvimento 2010-2015 (Relatório final)
Costa, Alexandra Sá; Coelho, Carina; Coelho, Dalila; Costa, Francisca; Menezes, Isabel; Caramelo, João; Correia, Luís Grosso; Medina, Teresa
Conference abstract
Mentors in Mentoring - meanings and experiences of integration in Higher Education.
Medina, Teresa
Manual
Políticas e práticas de intervenção e de animação sociocultural: Coletânea de textos [Policies and practices of intervention and socio-cultural animation: Collection of texts]
Medina, Teresa; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João
Conference abstract
Mentors in mentoring: meanings and experiences of integration in higher education
Sousa, Salomé; Soares, Ricardo; Pereira, Renata; Medina, Teresa; Ferreira, Elisabete
Conference abstract
Mentors in Mentoring - meanings and experiences of integration in Higher Education
Ferreira, Elisabete; Medina, Teresa; Pereira, Renata; Soares, Ricardo; Sousa, Salomé
Manual
Políticas e práticas de intervenção e de animação sociocultural: Coletânea de textos [Policies and practices of intervention and socio-cultural animation: Collection of texts]
Medina, Teresa; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João
Conference paper
Motivações de jovens católicos portugueses para a participação nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) e os seus efeitos: Um estudo exploratório.
Medina, Teresa
Conference paper
A cooperação portuguesa e a sua contribuição para as políticas educativas nacionais e internacionais em Angola
Poças, Sara; Azevedo, Sílvia; Santos, Júlio Gonçalves; Lopes, Amélia; Medina, Teresa
Conference paper
A cooperação portuguesa e a sua contribuição para as políticas educativas nacionais e internacionais em Angola
Poças, Sara; Azevedo, Sílvia; Santos, Júlio Gonçalves; Lopes, Amélia; Medina, Teresa
Journal article
A (re)construção de contextos e culturas da velhice e do envelhecimento: Abordagens da gerontologia social/crítica [A (re)construction of contexts/cultures of old age and ageing: Social/critical gerontology approaches]
Rocha, Pedro Lebre; Correia, José Alberto; Medina, Teresa
Journal article
'No Caminho para Casa': ativismo na investigação artística
Saldanha, Ângela; Eça, Teresa Torres; Medina, Teresa
Other output
A (RE)CONSTRUC¸A~O DE CONTEXTOS E CULTURAS DA VELHICE E DO ENVELHECIMENTO: ABORDAGENS DA GERONTOLOGIA SOCIAL/CRI´TICA / A (re)construction of contexts/cultures of old age and ageing: social/critical gerontology approaches
Pedro Lebre Rocha; José Alberto Correia; Maria Teresa Medina
Conference paper
Desafios da investigação em contextos de desenvolvimento: um projeto de investigação em Angola
Poças, Sara; Lopes, Amélia; Medina, Teresa; Santos, Júlio Gonçalves
Conference paper
Desafios da investigação em contextos de desenvolvimento: um projeto de investigação em Angola
Poças, Sara; Lopes, Amélia; Medina, Teresa; Santos, Júlio Gonçalves
Book chapter
Movimento associativo de pais: a participação nas associações e as suas dimensões educativas
Oliveira, Isabel; Medina, Teresa
Conference paper
The associative movement of parents – educational dimensions of participation in associations
Medina, Teresa
Conference paper
Formação de professores em Angola: influências, conceções e práticas em contexto de cooperação para o desenvolvimento
Poças, Sara; Lopes, Amélia; Medina, Teresa; Santos, Júlio Gonçalves
Journal article
Editorial Revista Africana Studia
Medina, Teresa; Costa, Alexandra Sá; Caramelo, João
Conference paper
Formação de professores em Angola: influências, conceções e práticas em contexto de cooperação para o desenvolvimento
Poças, Sara; Lopes, Amélia; Medina, Teresa; Santos, Júlio Gonçalves
Book chapter
Comissões unitárias de mulheres do Porto – recreating the memory of a social movement
Lopes, Cátia; Correia, Joana; Medina, Teresa; Caramelo, João
Book chapter
Comissões unitárias de mulheres do Porto: Recreating the memory of a social movement
Lopes, Cátia; Correia, Joana; Caramelo, João; Medina, Teresa
Journal article
Comissões Unitárias de Mulheres do Porto: Recreating the Memory of a Social Movement
Lopes, Cátia; Correia, Joana; Caramelo, João; Medina, Teresa
Conference abstract
Comissões Unitárias de mulheres do Porto: Recovering the memories of a social movement
Correia, Joana; Lopes, Cátia; Andrade, António; Araújo, Sofia; Caramelo, João; Medina, Teresa
Conference abstract
Associações culturais e recreativas – dimensões educativas e processos de formação
Medina, Teresa; Caramelo, João; Cardoso, Carla
Book chapter
Lutas operárias no Porto na 2ª metade do século XX: Memórias e representações de trabalhadores
Medina, Teresa; Pacheco, Natércia; Caramelo, João
Conference abstract
Précarités dans le travail: Processus de formation et de recomposition identitaire [Precariedades no trabalho: Processos de formação e de recomposição identitária]
Medina, Teresa
Book chapter
Lutas operárias no Porto na segunda metade do século XX
Medina, Teresa; Pacheco, Natércia; Caramelo, João
Journal article
As universidades seniores: Motivações e repercussões de percursos em contextos de aprendizagem
Machado, Filipa S.; Medina, Teresa
Book chapter
Lutas operárias no Porto na segunda metade do século XX: Memórias e representações de trabalhadores
Medina, Teresa; Pacheco, Natércia; Caramelo, João
Conference poster
Dispositivo de mentoria interpares na FPCEUP. A experiência do primeiro ano de implementação.
Medina, Teresa
Conference abstract
Comissões Unitárias de Mulheres do Porto – recreating the memory of a social movement
Lopes, Cátia; Correia, Joana; Caramelo, João; Medina, Teresa
Book chapter
Lutas operárias no Porto na 2ª metade do século XX: Memórias e representações de trabalhadores
Medina, Teresa; Pacheco, Natércia; Caramelo, João
Journal article
Analysis of European Discourses on Adult Education and Training and Lifelong Learning
Manuela Terrasêca; João Caramelo; Teresa Medina
Journal article
Análise de discursos europeus sobre educação e formação de adultos e aprendizagem ao longo da vida
Terrasêca, Manuela; Caramelo, João; Medina, Teresa
Conference abstract
Comissões unitárias de mulheres do Porto: Recreating the memory of a social movement
Medina, Teresa
Journal article
Análise de discursos europeus sobre educação e formação de adultos e aprendizagem ao longo da vida [Analysis of European Discourses on AdultEducation and Training and Lifelong Learning]
Terrasêca, Manuela; Caramelo, João; Medina, Teresa
Conference abstract
Aprender fazendo e experienciando no grupo de teatro amador da Escola Dramática e Musical Valboense
Cosme, Vânia; Medina, Teresa
Edited book
Investigar e intervir em educação: I fórum de projetos. Livro de resumos
Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui; Silva, Sofia Marques; Medina, Teresa; Neves, Tiago
Edited book
Investigar e intervir em educação: Livro de resumos [Research and intervene in education: Book of abstracts]
Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui; Silva, Sofia M.; Medina, Teresa; Neves, Tiago
Edited book
Investigar e intervir em educação: I fórum de projetos. Livro de resumos
Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui; Silva, Sofia Marques; Medina, Teresa; Neves, Tiago
Journal article
Análise de discursos europeus sobre educação e formação de adultos e aprendizagem ao longo da vida
Terrasêca, Manuela; Caramelo, João; Medina, Teresa
Edited book
Investigar e intervir em educação: Livro de resumos [Research and intervene in education: Book of abstracts]
Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui; Silva, Sofia M.; Medina, Teresa; Neves, Tiago
Edited book
Investigar e intervir em educação: I fórum de projetos. Livro de resumos
Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui; Silva, Sofia Marques; Medina, Teresa; Neves, Tiago
Edited book
Investigar e intervir em educação: Livro de resumos [Research and intervene in education: Book of abstracts]
Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui; Silva, Sofia M.; Medina, Teresa; Neves, Tiago
Edited book
Investigar e intervir em educação: I fórum de projetos. Livro de resumos
Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui; Silva, Sofia Marques; Medina, Teresa; Neves, Tiago
Edited book
Investigar e intervir em educação: Livro de resumos [Research and intervene in education: Book of abstracts]
Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Barbieri, Helena; Vaz, Henrique; Caramelo, João; Trindade, Rui; Silva, Sofia M.; Medina, Teresa; Neves, Tiago
Magazine article
Da indisciplina à violência nas escolas: de onde vem, que responsabilidades, como enfrentá-la?
Silva, Manuel Carlos; Oliveira, Pedro; Medina, Teresa
Thesis / Dissertation
Experiências e memórias de trabalhadores do Porto: a dimensão educativa dos movimentos de trabalhadores e das lutas sociais
Medina, Teresa; Teresa Medina
Journal article
A avaliação da Universidade Popular do Porto: pistas para a biografia institucional de um associativismo militante
Pacheco, Natércia; Terrasêca, Manuela; Medina, Teresa; Nogueira, Cristina
Conference paper
Aprender fazendo e experienciando no grupo de Teatro Amador da Escola Dramática e Musical Valboense
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Conference paper
Lutas de trabalhadores contra o fascismo e na construção do regime democrático: vozes e testemunhos de dirigentes sindicais do Porto
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Conference paper
Mentoria no Ensino Superior – o Projeto de Mentoria da FPCEUP [Mentoring in Higher Education - the FPCEUP Mentoring Project]
Medina, Teresa; Coimbra, Susana; Cosme, Ariana; Ferreira, Elisabete; Pinto, Isabel
Conference paper
Educar para a cidadania global: contributos para a área curricular de cidadania e desenvolvimento [Educating for global citizenship: contributions to the curriculum area of citizenship and development]
Cardoso, Carla; Ju´lio Santos; Medina, Teresa; Ferreira, Elisabete; Caramelo, João; Costa, Alexandra Sá. Corresponding author: Costa, Alexandra Sá
Conference paper
Associações culturais e recreativas: dimensões educativas e processos de formação
Medina, Teresa; Caramelo, João; Cardoso, Carla
Conference paper
Conceção de cidadania, Estado e trabalho nos discursos europeus sobre Educação e Formação de Adultos e Aprendizagem ao Longo da Vida
Terrasêca, Manuela; Caramelo, João; Medina, Teresa