Bolseiros/as de Doutoramento
Bolseiro(a) de doutoramento
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
E-mail
up201900715@edu.fpce.up.pt
Bolseira de investigação de doutoramento (2020.05522.BD) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PT). Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), onde integra as Comunidades Práticas de Investigação (CoPIn) Grupo de Análise de Políticas Educativas (GAPE) e Ensino e Inovação Pedagógica (EIP). Formadora acreditada (CCPFC/RFO-38633/17) no âmbito da Formação Contínua de Professores nos domínios: Organização do Sistema Educativo [B111]; Conceção e Organização de Projetos Educativos [C103]; Avaliação (das Aprendizagens) [B102]; e Educação Especial [B06]. Mestre em Educação Especial (2015); Licenciada em Educação Social (2017) e Ensino Básico - 1ºCiclo (2006); Especializada em Avaliação (2008); Pós-graduada em Educação Especial (2010), Intervenção Precoce (2011) e Mediação de Conflitos (2013). Integrou o projeto internacional eSGarden - School Gardens for Future Citizens (2018-1-ES01-KA201-050599) financiado pelo programa Erasmus+ (KA2). Desempenha funções de juiz social para as causas da 2ª secção de Família e Menores do Porto com sede no núcleo de Gondomar. Constituiu a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, enquanto elemento permanente representante da Educação Especial, no ano letivo 2018/2019.
Apresenta produção científica nas áreas de Educação Inclusiva, Educação Social, Educação Especial e Intervenção Precoce, incluindo comunicações inter/nacionais, relatórios de projetos, capítulos de livros, artigos de revistas, artigos de conferências e atas de congressos.
Mobilidade internacional entre abril e julho de 2023 no Departamento de Teoria e História de Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona (UB) e no centro de investigação Community of Researchers on Excellence for All (CREA) da UB.
Colabora como orientadora de trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Pedagogia na modalidade à distância do consórcio CEDERJ/UERJ.
2017 – Licenciatura em Educação Social – Escola Superior de Educação do Porto
2015 – Mestrado em Educação Especial – Universidade Portucalense Infante D. Henrique
2010 – Especialização em Educação Especial (Domínio Cognitivo e Motor) – Universidade Portucalense Infante D. Henrique
2008 – Especialização em Avaliação – Universidade do Minho
2006 – Licenciatura em Educação Básica (1º Ciclo) – Escola Superior de Educação de Viseu, Pólo de Lamego
Sociologia da educação; Equidade educativa; Análise de políticas educativas do ensino básico e secundário; Educação social.
Educação Inclusiva: Políticas e Apropriações
alterado para: “Concetualização da política de educação inclusiva e análise desse processo de apropriação e reinterpretação pelos diferentes atores” Educação Inclusiva: Políticas, Apropriações e Práticas Escolares
Educação Inclusiva: Políticas e Apropriações
eSGarden - School Gardens for Future Citizens
O projeto eSGarden visa melhorar a qualidade da educação inclusiva e as competências dos alunos. Este projeto reconcetualiza as hortas escolares como instrumento de transferência para as atividades da sala de aula, através da criação de um ambiente virtual que proporciona a observação da horta em tempo real e possibilita dados e informações que permitem ao professor recriar recursos educacionais próprios e estabelecer uma conexão entre o mundo físico (a horta) e o digital (virtual), vinculando atividades não formais fora da sala de aula ao conteúdo dos programas curriculares disciplinares. O projeto facilita o desenvolvimento integral dos alunos, ajudando a melhorar sua autoestima e autoeficácia, porque as atividades realizadas são altamente motivadoras e vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas. Além disso, as hortas escolares melhoram o relacionamento entre a comunidade e a escola, pois são criadas redes sociais e educativas, fomentando o sentimento de pertencer a uma comunidade maior, incentivando o intercâmbio cultural, valores de sustentabilidade, integração social e uso responsável digital numa Europa globalizada.
eSGarden - School Gardens for Future Citizens
O projeto eSGarden visa melhorar a qualidade da educação inclusiva e as competências dos alunos. Este projeto reconcetualiza as hortas escolares como instrumento de transferência para as atividades da sala de aula, através da criação de um ambiente virtual que proporciona a observação da horta em tempo real e possibilita dados e informações que permitem ao professor recriar recursos educacionais próprios e estabelecer uma conexão entre o mundo físico (a horta) e o digital (virtual), vinculando atividades não formais fora da sala de aula ao conteúdo dos programas curriculares disciplinares. O projeto facilita o desenvolvimento integral dos alunos, ajudando a melhorar sua autoestima e autoeficácia, porque as atividades realizadas são altamente motivadoras e vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas. Além disso, as hortas escolares melhoram o relacionamento entre a comunidade e a escola, pois são criadas redes sociais e educativas, fomentando o sentimento de pertencer a uma comunidade maior, incentivando o intercâmbio cultural, valores de sustentabilidade, integração social e uso responsável digital numa Europa globalizada.
Cultura II Cultura de Qualidade na Formação Profissional: EuroSintonia para a Competividade
Projeto coordenado pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV), ao abrigo do programa Leonardo da Vinci (que opera no domínio da formação profissional), que tem como objectivo fundamental contribuir, através da mobilidade profissional transnacional, para a promoção da cultura de qualidade em diversos setores profissionais, em prol de uma crescente difusão e implementação da lógica de competitividade, inovação e desenvolvimento sustentável em regiões prioritárias, sobretudo em organizações de pequena e média dimensão.
Educação Inclusiva: Políticas e Apropriações
alterado para: “Concetualização da política de educação inclusiva e análise desse processo de apropriação e reinterpretação pelos diferentes atores” Educação Inclusiva: Políticas, Apropriações e Práticas Escolares
Educação Inclusiva: Políticas e Apropriações
eSGarden - School Gardens for Future Citizens
O projeto eSGarden visa melhorar a qualidade da educação inclusiva e as competências dos alunos. Este projeto reconcetualiza as hortas escolares como instrumento de transferência para as atividades da sala de aula, através da criação de um ambiente virtual que proporciona a observação da horta em tempo real e possibilita dados e informações que permitem ao professor recriar recursos educacionais próprios e estabelecer uma conexão entre o mundo físico (a horta) e o digital (virtual), vinculando atividades não formais fora da sala de aula ao conteúdo dos programas curriculares disciplinares. O projeto facilita o desenvolvimento integral dos alunos, ajudando a melhorar sua autoestima e autoeficácia, porque as atividades realizadas são altamente motivadoras e vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas. Além disso, as hortas escolares melhoram o relacionamento entre a comunidade e a escola, pois são criadas redes sociais e educativas, fomentando o sentimento de pertencer a uma comunidade maior, incentivando o intercâmbio cultural, valores de sustentabilidade, integração social e uso responsável digital numa Europa globalizada.
eSGarden - School Gardens for Future Citizens
O projeto eSGarden visa melhorar a qualidade da educação inclusiva e as competências dos alunos. Este projeto reconcetualiza as hortas escolares como instrumento de transferência para as atividades da sala de aula, através da criação de um ambiente virtual que proporciona a observação da horta em tempo real e possibilita dados e informações que permitem ao professor recriar recursos educacionais próprios e estabelecer uma conexão entre o mundo físico (a horta) e o digital (virtual), vinculando atividades não formais fora da sala de aula ao conteúdo dos programas curriculares disciplinares. O projeto facilita o desenvolvimento integral dos alunos, ajudando a melhorar sua autoestima e autoeficácia, porque as atividades realizadas são altamente motivadoras e vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas. Além disso, as hortas escolares melhoram o relacionamento entre a comunidade e a escola, pois são criadas redes sociais e educativas, fomentando o sentimento de pertencer a uma comunidade maior, incentivando o intercâmbio cultural, valores de sustentabilidade, integração social e uso responsável digital numa Europa globalizada.
Cultura II Cultura de Qualidade na Formação Profissional: EuroSintonia para a Competividade
Projeto coordenado pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV), ao abrigo do programa Leonardo da Vinci (que opera no domínio da formação profissional), que tem como objectivo fundamental contribuir, através da mobilidade profissional transnacional, para a promoção da cultura de qualidade em diversos setores profissionais, em prol de uma crescente difusão e implementação da lógica de competitividade, inovação e desenvolvimento sustentável em regiões prioritárias, sobretudo em organizações de pequena e média dimensão.
Report
Report on educational and youth policies for social inclusion: a multilevel analysis
Carvalho, Ana Eloisa; Veiga, Amélia
Journal article
Fostering Diversity and Participation with School Gardens: Examining Possibilities and Challenges under Different National Educational Policies
Carvalho, Ana Eloisa; Torres, Ana Cristina; Sara Blanc ; Manuel Aguiar. Corresponding author: Torres, Ana Cristina
Journal article
Inclusive Education Systems: The Struggle for Equity and the Promotion of Autonomy in Portugal
Carvalho, Ana Eloisa; Cosme, Ariana; Veiga, Amélia. Corresponding author: Veiga, Amélia
Book chapter
PRÁTICAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM DIFERENTES NÍVEIS DE ESCOLARIDADE
Carvalho, Ana Eloisa; Carla Cepêda; Torres, Ana Cristina
Book chapter
Práticas de Contextualização Curricular Para a Educação Inclusiva em Diferentes Níveis de Escolaridade [Curricular Contextualization Practices for Inclusive Education at Different Levels of Education]
Carvalho, Ana Eloisa; Carla Cepêda; Torres, Ana Cristina
Book chapter
Práticas de Contextualização Curricular Para a Educação Inclusiva em Diferentes Níveis de Escolaridade [Curricular Contextualization Practices for Inclusive Education at Different Levels of Education]
Carvalho, Ana Eloisa; Carla Cepêda; Torres, Ana Cristina
Conference paper
Quais são as ideias que sustentam a política de educação inclusiva?
Carvalho, Ana Eloisa; Cosme, Ariana (3D19-7164-FC40); Veiga, Amélia. Corresponding author: Carvalho, Ana Eloisa
Conference paper
O Lugar da Comunidade Educativa no Desenvolvimento das Políticas de Educação Inclusiva
Carvalho, Ana Eloisa; Veiga, Amélia; Cosme, Ariana (3D19-7164-FC40)
Report
Report on educational and youth policies for social inclusion: a multilevel analysis
Carvalho, Ana Eloisa; Veiga, Amélia
Journal article
Fostering Diversity and Participation with School Gardens: Examining Possibilities and Challenges under Different National Educational Policies
Carvalho, Ana Eloisa; Torres, Ana Cristina; Sara Blanc ; Manuel Aguiar. Corresponding author: Torres, Ana Cristina
Book chapter
Práticas de Contextualização Curricular Para a Educação Inclusiva em Diferentes Níveis de Escolaridade [Curricular Contextualization Practices for Inclusive Education at Different Levels of Education]
Carvalho, Ana Eloisa; Carla Cepêda; Torres, Ana Cristina
Book chapter
Práticas de Contextualização Curricular Para a Educação Inclusiva em Diferentes Níveis de Escolaridade [Curricular Contextualization Practices for Inclusive Education at Different Levels of Education]
Carvalho, Ana Eloisa; Carla Cepêda; Torres, Ana Cristina
Book chapter
PRÁTICAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM DIFERENTES NÍVEIS DE ESCOLARIDADE
Carvalho, Ana Eloisa; Carla Cepêda; Torres, Ana Cristina
Journal article
Inclusive Education Systems: The Struggle for Equity and the Promotion of Autonomy in Portugal
Carvalho, Ana Eloisa; Cosme, Ariana; Veiga, Amélia. Corresponding author: Veiga, Amélia
Conference paper
Quais são as ideias que sustentam a política de educação inclusiva?
Carvalho, Ana Eloisa; Cosme, Ariana (3D19-7164-FC40); Veiga, Amélia. Corresponding author: Carvalho, Ana Eloisa
Conference paper
O Lugar da Comunidade Educativa no Desenvolvimento das Políticas de Educação Inclusiva
Carvalho, Ana Eloisa; Veiga, Amélia; Cosme, Ariana (3D19-7164-FC40)
Edited book
Livro de Resumos e Notas XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto: A construção do/a investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação
Conference poster
Análise do Regime Legal de Educação Inclusiva (DL 54/2018) a partir do Ciclo de Políticas de Stephen Ball
Carvalho, Ana; Cosme, Ariana; Veiga, Amélia
Report
The inclusion context and dimension of the learning activities in the schools. A report for the project eSGarden – School Gardens for Future Citizens (2018-1-ES01-KA201-050599)
Carvalho, Ana Eloisa; Torres, Ana Cristina
Report
The inclusion context and dimension of the learning activities in the schools
Carvalho, Ana Eloisa; Torres, Ana Cristina
Conference abstract
Processos participativos transformadores de culturas escolares
Carvalho, Ana; Cosme, Ariana
Conference poster
O contributo da Educação Social na transformação dos contextos escolares e na capacitação dos atores sociais
Carvalho, Ana Eloisa; Timóteo, Isabel; Isabel Vieira; Joana Araújo; Maria Araújo; Cardoso, Márcia; Olavo Boa Morte
Conference abstract
Atuação da Escola na promoção da Participação como estratégia para a redução do fenómeno de exclusão social e produção de uma cultura
Pereira, Vera; Carvalho, Ana Eloisa
Book chapter
Atuação da Escola Para a Promoção da Participação e do Envolvimento de Todos os Atores Sociais Como Estratégia Para a Melhoria da Coesão Social e Para a Produção de Uma Cultura Inclusiva
Carvalho, Ana; Almeida, Vera
Conference abstract
Educação Social e Escolas Participativas
Carvalho, Ana; Timóteo, Isabel; Cardoso, Márcia
Conference poster
Educação Social nas Escolas. Desafiando práticas e sentidos democráticos na escola
Carvalho, Ana; Araújo, J.; Cardoso, M.; Timóteo, I.,; Vieira, I.; Boa Morte, O.; Pinheiro, M.; et al
Thesis / Dissertation
Práticas de intervenção: estudo de caso de uma criança em risco com atraso global do desenvolvimento.
Carvalho, Ana Eloisa Carneiro
Conference poster
Enabling e Empowering: O caso da Intervenção Precoce - no modelo ecológico do desenvolvimento humano - num contexto de risco biopsicossocial
Carvalho, Ana