PhD scholarship holders


Doctoral research fellow


CIIE/Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal

E-mail
up201900715@edu.fpce.up.pt


8112-B8EF-816A

Bolseira de investigação de doutoramento (2020.05522.BD) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PT). Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), onde integra as Comunidades Práticas de Investigação (CoPIn) Grupo de Análise de Políticas Educativas (GAPE) e Ensino e Inovação Pedagógica (EIP). Formadora acreditada (CCPFC/RFO-38633/17) no âmbito da Formação Contínua de Professores nos domínios: Organização do Sistema Educativo [B111]; Conceção e Organização de Projetos Educativos [C103]; Avaliação (das Aprendizagens) [B102]; e Educação Especial [B06]. Mestre em Educação Especial (2015); Licenciada em Educação Social (2017) e Ensino Básico - 1ºCiclo (2006); Especializada em Avaliação (2008); Pós-graduada em Educação Especial (2010), Intervenção Precoce (2011) e Mediação de Conflitos (2013). Integrou o projeto internacional eSGarden - School Gardens for Future Citizens (2018-1-ES01-KA201-050599) financiado pelo programa Erasmus+ (KA2). Desempenha funções de juiz social para as causas da 2ª secção de Família e Menores do Porto com sede no núcleo de Gondomar. Constituiu a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, enquanto elemento permanente representante da Educação Especial, no ano letivo 2018/2019.
Apresenta produção científica nas áreas de Educação Inclusiva, Educação Social, Educação Especial e Intervenção Precoce, incluindo comunicações inter/nacionais, relatórios de projetos, capítulos de livros, artigos de revistas, artigos de conferências e atas de congressos.
Mobilidade internacional entre abril e julho de 2023 no Departamento de Teoria e História de Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona (UB) e no centro de investigação Community of Researchers on Excellence for All (CREA) da UB.
Colabora como orientadora de trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Pedagogia na modalidade à distância do consórcio CEDERJ/UERJ.


2017 – Bachelor degree in Social Education – Escola Superior de Educação do Porto
2015 – Master in Special Education – Universidade Portucalense Infante D. Henrique
2010 – Specialisation in Special Education – Universidade Portucalense Infante D. Henrique
2008 – Specialisation in Evaluation – Universidade do Minho
2006 – Bachelor degree in Primary Education – Escola Superior de Educação de Viseu, Pólo de Lamego


Sociology of education; Educational Equity; Analysis of educational policies of basic and secondary education; Social education.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Educação Inclusiva: Políticas e Apropriações

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

alterado para: “Concetualização da política de educação inclusiva e análise desse processo de apropriação e reinterpretação pelos diferentes atores” Educação Inclusiva: Políticas, Apropriações e Práticas Escolares

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Educação Inclusiva: Políticas e Apropriações

eSGarden - School Gardens for Future Citizens

O projeto eSGarden visa melhorar a qualidade da educação inclusiva e as competências dos alunos. Este projeto reconcetualiza as hortas escolares como instrumento de transferência para as atividades da sala de aula, através da criação de um ambiente virtual que proporciona a observação da horta em tempo real e possibilita dados e informações que permitem ao professor recriar recursos educacionais próprios e estabelecer uma conexão entre o mundo físico (a horta) e o digital (virtual), vinculando atividades não formais fora da sala de aula ao conteúdo dos programas curriculares disciplinares. O projeto facilita o desenvolvimento integral dos alunos, ajudando a melhorar sua autoestima e autoeficácia, porque as atividades realizadas são altamente motivadoras e vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas. Além disso, as hortas escolares melhoram o relacionamento entre a comunidade e a escola, pois são criadas redes sociais e educativas, fomentando o sentimento de pertencer a uma comunidade maior, incentivando o intercâmbio cultural, valores de sustentabilidade, integração social e uso responsável digital numa Europa globalizada.

eSGarden - School Gardens for Future Citizens

O projeto eSGarden visa melhorar a qualidade da educação inclusiva e as competências dos alunos. Este projeto reconcetualiza as hortas escolares como instrumento de transferência para as atividades da sala de aula, através da criação de um ambiente virtual que proporciona a observação da horta em tempo real e possibilita dados e informações que permitem ao professor recriar recursos educacionais próprios e estabelecer uma conexão entre o mundo físico (a horta) e o digital (virtual), vinculando atividades não formais fora da sala de aula ao conteúdo dos programas curriculares disciplinares. O projeto facilita o desenvolvimento integral dos alunos, ajudando a melhorar sua autoestima e autoeficácia, porque as atividades realizadas são altamente motivadoras e vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas. Além disso, as hortas escolares melhoram o relacionamento entre a comunidade e a escola, pois são criadas redes sociais e educativas, fomentando o sentimento de pertencer a uma comunidade maior, incentivando o intercâmbio cultural, valores de sustentabilidade, integração social e uso responsável digital numa Europa globalizada.

Instituto Politécnico de Viseu

Cultura II Cultura de Qualidade na Formação Profissional: EuroSintonia para a Competividade

Projeto coordenado pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV), ao abrigo do programa Leonardo da Vinci (que opera no domínio da formação profissional), que tem como objectivo fundamental contribuir, através da mobilidade profissional transnacional, para a promoção da cultura de qualidade em diversos setores profissionais, em prol de uma crescente difusão e implementação da lógica de competitividade, inovação e desenvolvimento sustentável em regiões prioritárias, sobretudo em organizações de pequena e média dimensão.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Educação Inclusiva: Políticas e Apropriações

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

alterado para: “Concetualização da política de educação inclusiva e análise desse processo de apropriação e reinterpretação pelos diferentes atores” Educação Inclusiva: Políticas, Apropriações e Práticas Escolares

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Educação Inclusiva: Políticas e Apropriações

eSGarden - School Gardens for Future Citizens

O projeto eSGarden visa melhorar a qualidade da educação inclusiva e as competências dos alunos. Este projeto reconcetualiza as hortas escolares como instrumento de transferência para as atividades da sala de aula, através da criação de um ambiente virtual que proporciona a observação da horta em tempo real e possibilita dados e informações que permitem ao professor recriar recursos educacionais próprios e estabelecer uma conexão entre o mundo físico (a horta) e o digital (virtual), vinculando atividades não formais fora da sala de aula ao conteúdo dos programas curriculares disciplinares. O projeto facilita o desenvolvimento integral dos alunos, ajudando a melhorar sua autoestima e autoeficácia, porque as atividades realizadas são altamente motivadoras e vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas. Além disso, as hortas escolares melhoram o relacionamento entre a comunidade e a escola, pois são criadas redes sociais e educativas, fomentando o sentimento de pertencer a uma comunidade maior, incentivando o intercâmbio cultural, valores de sustentabilidade, integração social e uso responsável digital numa Europa globalizada.

eSGarden - School Gardens for Future Citizens

O projeto eSGarden visa melhorar a qualidade da educação inclusiva e as competências dos alunos. Este projeto reconcetualiza as hortas escolares como instrumento de transferência para as atividades da sala de aula, através da criação de um ambiente virtual que proporciona a observação da horta em tempo real e possibilita dados e informações que permitem ao professor recriar recursos educacionais próprios e estabelecer uma conexão entre o mundo físico (a horta) e o digital (virtual), vinculando atividades não formais fora da sala de aula ao conteúdo dos programas curriculares disciplinares. O projeto facilita o desenvolvimento integral dos alunos, ajudando a melhorar sua autoestima e autoeficácia, porque as atividades realizadas são altamente motivadoras e vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas. Além disso, as hortas escolares melhoram o relacionamento entre a comunidade e a escola, pois são criadas redes sociais e educativas, fomentando o sentimento de pertencer a uma comunidade maior, incentivando o intercâmbio cultural, valores de sustentabilidade, integração social e uso responsável digital numa Europa globalizada.

Instituto Politécnico de Viseu

Cultura II Cultura de Qualidade na Formação Profissional: EuroSintonia para a Competividade

Projeto coordenado pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV), ao abrigo do programa Leonardo da Vinci (que opera no domínio da formação profissional), que tem como objectivo fundamental contribuir, através da mobilidade profissional transnacional, para a promoção da cultura de qualidade em diversos setores profissionais, em prol de uma crescente difusão e implementação da lógica de competitividade, inovação e desenvolvimento sustentável em regiões prioritárias, sobretudo em organizações de pequena e média dimensão.

Report

Report on educational and youth policies for social inclusion: a multilevel analysis

Carvalho, Ana Eloisa; Veiga, Amélia

Journal article

Fostering Diversity and Participation with School Gardens: Examining Possibilities and Challenges under Different National Educational Policies

Carvalho, Ana Eloisa; Torres, Ana Cristina; Sara Blanc ; Manuel Aguiar. Corresponding author: Torres, Ana Cristina

Journal article

Inclusive Education Systems: The Struggle for Equity and the Promotion of Autonomy in Portugal

Carvalho, Ana Eloisa; Cosme, Ariana; Veiga, Amélia. Corresponding author: Veiga, Amélia

Book chapter

PRÁTICAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM DIFERENTES NÍVEIS DE ESCOLARIDADE

Carvalho, Ana Eloisa; Carla Cepêda; Torres, Ana Cristina

Book chapter

Práticas de Contextualização Curricular Para a Educação Inclusiva em Diferentes Níveis de Escolaridade [Curricular Contextualization Practices for Inclusive Education at Different Levels of Education]

Carvalho, Ana Eloisa; Carla Cepêda; Torres, Ana Cristina

Book chapter

Práticas de Contextualização Curricular Para a Educação Inclusiva em Diferentes Níveis de Escolaridade [Curricular Contextualization Practices for Inclusive Education at Different Levels of Education]

Carvalho, Ana Eloisa; Carla Cepêda; Torres, Ana Cristina

Conference paper

Quais são as ideias que sustentam a política de educação inclusiva?

Carvalho, Ana Eloisa; Cosme, Ariana (3D19-7164-FC40); Veiga, Amélia. Corresponding author: Carvalho, Ana Eloisa

Conference paper

Inclusão: Políticas e Práticas Educativas

Carvalho, Ana Eloisa

Conference paper

O Lugar da Comunidade Educativa no Desenvolvimento das Políticas de Educação Inclusiva

Carvalho, Ana Eloisa; Veiga, Amélia; Cosme, Ariana (3D19-7164-FC40)

Report

The inclusion context and dimension of the learning activities in the schools. A report for the project eSGarden – School Gardens for Future Citizens (2018-1-ES01-KA201-050599)

Carvalho, Ana Eloisa; Torres, Ana Cristina

Report

Report on educational and youth policies for social inclusion: a multilevel analysis

Carvalho, Ana Eloisa; Veiga, Amélia

Journal article

Fostering Diversity and Participation with School Gardens: Examining Possibilities and Challenges under Different National Educational Policies

Carvalho, Ana Eloisa; Torres, Ana Cristina; Sara Blanc ; Manuel Aguiar. Corresponding author: Torres, Ana Cristina

Book chapter

Práticas de Contextualização Curricular Para a Educação Inclusiva em Diferentes Níveis de Escolaridade [Curricular Contextualization Practices for Inclusive Education at Different Levels of Education]

Carvalho, Ana Eloisa; Carla Cepêda; Torres, Ana Cristina

Book chapter

Práticas de Contextualização Curricular Para a Educação Inclusiva em Diferentes Níveis de Escolaridade [Curricular Contextualization Practices for Inclusive Education at Different Levels of Education]

Carvalho, Ana Eloisa; Carla Cepêda; Torres, Ana Cristina

Book chapter

PRÁTICAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM DIFERENTES NÍVEIS DE ESCOLARIDADE

Carvalho, Ana Eloisa; Carla Cepêda; Torres, Ana Cristina

Journal article

Inclusive Education Systems: The Struggle for Equity and the Promotion of Autonomy in Portugal

Carvalho, Ana Eloisa; Cosme, Ariana; Veiga, Amélia. Corresponding author: Veiga, Amélia

Conference paper

Quais são as ideias que sustentam a política de educação inclusiva?

Carvalho, Ana Eloisa; Cosme, Ariana (3D19-7164-FC40); Veiga, Amélia. Corresponding author: Carvalho, Ana Eloisa

Conference paper

Inclusão: Políticas e Práticas Educativas

Carvalho, Ana Eloisa

Conference paper

O Lugar da Comunidade Educativa no Desenvolvimento das Políticas de Educação Inclusiva

Carvalho, Ana Eloisa; Veiga, Amélia; Cosme, Ariana (3D19-7164-FC40)

Edited book

Livro de Resumos e Notas XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto: A construção do/a investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação

Conference abstract

A construção do conceito de educação inclusiva

Carvalho, Ana

Conference poster

Análise do Regime Legal de Educação Inclusiva (DL 54/2018) a partir do Ciclo de Políticas de Stephen Ball

Carvalho, Ana; Cosme, Ariana; Veiga, Amélia

Report

The inclusion context and dimension of the learning activities in the schools. A report for the project eSGarden – School Gardens for Future Citizens (2018-1-ES01-KA201-050599)

Carvalho, Ana Eloisa; Torres, Ana Cristina

Report

The inclusion context and dimension of the learning activities in the schools

Carvalho, Ana Eloisa; Torres, Ana Cristina

Conference abstract

Processos participativos transformadores de culturas escolares

Carvalho, Ana; Cosme, Ariana

Conference poster

O contributo da Educação Social na transformação dos contextos escolares e na capacitação dos atores sociais

Carvalho, Ana Eloisa; Timóteo, Isabel; Isabel Vieira; Joana Araújo; Maria Araújo; Cardoso, Márcia; Olavo Boa Morte

Conference abstract

Atuação da Escola na promoção da Participação como estratégia para a redução do fenómeno de exclusão social e produção de uma cultura

Pereira, Vera; Carvalho, Ana Eloisa

Book chapter

Atuação da Escola Para a Promoção da Participação e do Envolvimento de Todos os Atores Sociais Como Estratégia Para a Melhoria da Coesão Social e Para a Produção de Uma Cultura Inclusiva

Carvalho, Ana; Almeida, Vera

Conference abstract

Educação Social e Escolas Participativas

Carvalho, Ana; Timóteo, Isabel; Cardoso, Márcia

Conference poster

Teia: Tecendo Sinergias entre Atores e Espaços

Carvalho, Ana

Conference poster

Educação Social nas Escolas. Desafiando práticas e sentidos democráticos na escola

Carvalho, Ana; Araújo, J.; Cardoso, M.; Timóteo, I.,; Vieira, I.; Boa Morte, O.; Pinheiro, M.; et al

Thesis / Dissertation

Práticas de intervenção: estudo de caso de uma criança em risco com atraso global do desenvolvimento.

Carvalho, Ana Eloisa Carneiro

Conference poster

Enabling e Empowering: O caso da Intervenção Precoce - no modelo ecológico do desenvolvimento humano - num contexto de risco biopsicossocial

Carvalho, Ana

Conference paper

Práticas de intervenção precoce: Um estudo de caso de uma criança em risco com perturbação do desenvolvimento intelectual

Barata, Nuno Cravo; Carvalho, Ana Eloísa