PhD scholarship holders
Doctoral research fellow
CIIE/Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal
E-mail
up201900715@edu.fpce.up.pt
Bolseira de investigação de doutoramento (2020.05522.BD) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PT). Membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), onde integra as Comunidades Práticas de Investigação Grupo de Análise de Políticas Educativas (GAPE) e Ensino e Inovação Pedagógica (EIP). Formadora nos domínios Organização do Sistema Educativo, Conceção e Organização de Projetos Educativos, Avaliação e Educação Especial. Mestre em Educação Especial (2015); Licenciada em Educação Social (2017) e Ensino Básico - 1ºCiclo (2006); Especializada em Avaliação (2008); Pós-graduada em Educação Especial (2010), Intervenção Precoce (2011) e Mediação de Conflitos (2013). Integrou o projeto internacional eSGarden - School Gardens for Future Citizens (2018-1-ES01-KA201-050599) financiado pelo programa Erasmus+ (KA2). Desempenha funções de juiz social para as causas da 2ª secção de Família e Menores do Porto com sede no núcleo de Gondomar. Constituiu a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva do Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, enquanto elemento permanente representante da Educação Especial, no ano letivo 2018/2019. Apresenta produção científica nas áreas de Educação Inclusiva, Educação Social, Educação Especial e Intervenção Precoce, incluindo comunicações inter/nacionais, relatórios de projetos, capítulos de livros, artigos de conferências e atas de congressos. Colabora como orientadora de trabalhos de conclusão de curso da Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância do consórcio CEDERJ/UERJ.
2017 – Bachelor degree in Social Education – Escola Superior de Educação do Porto
2015 – Master in Special Education – Universidade Portucalense Infante D. Henrique
2010 – Specialisation in Special Education – Universidade Portucalense Infante D. Henrique
2008 – Specialisation in Evaluation – Universidade do Minho
2006 – Bachelor degree in Primary Education – Escola Superior de Educação de Viseu, Pólo de Lamego
Sociology of education; Educational Equity; Analysis of educational policies of basic and secondary education; Social education.
Educação Inclusiva: Políticas e Apropriações
Educação Inclusiva: Políticas e Apropriações
eSGarden - School Gardens for Future Citizens
O projeto eSGarden visa melhorar a qualidade da educação inclusiva e as competências dos alunos. Este projeto reconcetualiza as hortas escolares como instrumento de transferência para as atividades da sala de aula, através da criação de um ambiente virtual que proporciona a observação da horta em tempo real e possibilita dados e informações que permitem ao professor recriar recursos educacionais próprios e estabelecer uma conexão entre o mundo físico (a horta) e o digital (virtual), vinculando atividades não formais fora da sala de aula ao conteúdo dos programas curriculares disciplinares. O projeto facilita o desenvolvimento integral dos alunos, ajudando a melhorar sua autoestima e autoeficácia, porque as atividades realizadas são altamente motivadoras e vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas. Além disso, as hortas escolares melhoram o relacionamento entre a comunidade e a escola, pois são criadas redes sociais e educativas, fomentando o sentimento de pertencer a uma comunidade maior, incentivando o intercâmbio cultural, valores de sustentabilidade, integração social e uso responsável digital numa Europa globalizada.
eSGarden - School Gardens for Future Citizens
O projeto eSGarden visa melhorar a qualidade da educação inclusiva e as competências dos alunos. Este projeto reconcetualiza as hortas escolares como instrumento de transferência para as atividades da sala de aula, através da criação de um ambiente virtual que proporciona a observação da horta em tempo real e possibilita dados e informações que permitem ao professor recriar recursos educacionais próprios e estabelecer uma conexão entre o mundo físico (a horta) e o digital (virtual), vinculando atividades não formais fora da sala de aula ao conteúdo dos programas curriculares disciplinares. O projeto facilita o desenvolvimento integral dos alunos, ajudando a melhorar sua autoestima e autoeficácia, porque as atividades realizadas são altamente motivadoras e vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas. Além disso, as hortas escolares melhoram o relacionamento entre a comunidade e a escola, pois são criadas redes sociais e educativas, fomentando o sentimento de pertencer a uma comunidade maior, incentivando o intercâmbio cultural, valores de sustentabilidade, integração social e uso responsável digital numa Europa globalizada.
Cultura II Cultura de Qualidade na Formação Profissional: EuroSintonia para a Competividade
Projeto coordenado pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV), ao abrigo do programa Leonardo da Vinci (que opera no domínio da formação profissional), que tem como objectivo fundamental contribuir, através da mobilidade profissional transnacional, para a promoção da cultura de qualidade em diversos setores profissionais, em prol de uma crescente difusão e implementação da lógica de competitividade, inovação e desenvolvimento sustentável em regiões prioritárias, sobretudo em organizações de pequena e média dimensão.
Educação Inclusiva: Políticas e Apropriações
Educação Inclusiva: Políticas e Apropriações
eSGarden - School Gardens for Future Citizens
O projeto eSGarden visa melhorar a qualidade da educação inclusiva e as competências dos alunos. Este projeto reconcetualiza as hortas escolares como instrumento de transferência para as atividades da sala de aula, através da criação de um ambiente virtual que proporciona a observação da horta em tempo real e possibilita dados e informações que permitem ao professor recriar recursos educacionais próprios e estabelecer uma conexão entre o mundo físico (a horta) e o digital (virtual), vinculando atividades não formais fora da sala de aula ao conteúdo dos programas curriculares disciplinares. O projeto facilita o desenvolvimento integral dos alunos, ajudando a melhorar sua autoestima e autoeficácia, porque as atividades realizadas são altamente motivadoras e vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas. Além disso, as hortas escolares melhoram o relacionamento entre a comunidade e a escola, pois são criadas redes sociais e educativas, fomentando o sentimento de pertencer a uma comunidade maior, incentivando o intercâmbio cultural, valores de sustentabilidade, integração social e uso responsável digital numa Europa globalizada.
eSGarden - School Gardens for Future Citizens
O projeto eSGarden visa melhorar a qualidade da educação inclusiva e as competências dos alunos. Este projeto reconcetualiza as hortas escolares como instrumento de transferência para as atividades da sala de aula, através da criação de um ambiente virtual que proporciona a observação da horta em tempo real e possibilita dados e informações que permitem ao professor recriar recursos educacionais próprios e estabelecer uma conexão entre o mundo físico (a horta) e o digital (virtual), vinculando atividades não formais fora da sala de aula ao conteúdo dos programas curriculares disciplinares. O projeto facilita o desenvolvimento integral dos alunos, ajudando a melhorar sua autoestima e autoeficácia, porque as atividades realizadas são altamente motivadoras e vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas. Além disso, as hortas escolares melhoram o relacionamento entre a comunidade e a escola, pois são criadas redes sociais e educativas, fomentando o sentimento de pertencer a uma comunidade maior, incentivando o intercâmbio cultural, valores de sustentabilidade, integração social e uso responsável digital numa Europa globalizada.
Cultura II Cultura de Qualidade na Formação Profissional: EuroSintonia para a Competividade
Projeto coordenado pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV), ao abrigo do programa Leonardo da Vinci (que opera no domínio da formação profissional), que tem como objectivo fundamental contribuir, através da mobilidade profissional transnacional, para a promoção da cultura de qualidade em diversos setores profissionais, em prol de uma crescente difusão e implementação da lógica de competitividade, inovação e desenvolvimento sustentável em regiões prioritárias, sobretudo em organizações de pequena e média dimensão.
Journal article
Inclusive Education Systems: The Struggle for Equity and the Promotion of Autonomy in Portugal
Carvalho, Ana Eloisa; Cosme, Ariana; Veiga, Amélia. Corresponding author: Veiga, Amélia
Book chapter
PRÁTICAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM DIFERENTES NÍVEIS DE ESCOLARIDADE
Carvalho, Ana Eloisa; Carla Cepêda; Torres, Ana Cristina
Book chapter
Práticas de Contextualização Curricular Para a Educação Inclusiva em Diferentes Níveis de Escolaridade [Curricular Contextualization Practices for Inclusive Education at Different Levels of Education]
Carvalho, Ana Eloisa; Carla Cepêda; Torres, Ana Cristina
Conference paper
Quais são as ideias que sustentam a política de educação inclusiva?
Carvalho, Ana Eloisa; Cosme, Ariana (3D19-7164-FC40); Veiga, Amélia. Corresponding author: Carvalho, Ana Eloisa
Conference paper
O Lugar da Comunidade Educativa no Desenvolvimento das Políticas de Educação Inclusiva
Carvalho, Ana Eloisa; Veiga, Amélia; Cosme, Ariana (3D19-7164-FC40)
Report
The inclusion context and dimension of the learning activities in the schools. A report for the project eSGarden – School Gardens for Future Citizens (2018-1-ES01-KA201-050599)
Carvalho, Ana Eloisa; Torres, Ana Cristina
Conference poster
Análise do Regime Legal de Educação Inclusiva (DL 54/2018) a partir do Ciclo de Políticas de Stephen Ball
Carvalho, Ana; Cosme, Ariana; Veiga, Amélia
Report
The inclusion context and dimension of the learning activities in the schools. A report for the project eSGarden ¿ School Gardens for Future Citizens (2018-1-ES01-KA201-050599)
Carvalho, Ana Eloisa; Torres, Ana Cristina
Book chapter
Práticas de Contextualização Curricular Para a Educação Inclusiva em Diferentes Níveis de Escolaridade [Curricular Contextualization Practices for Inclusive Education at Different Levels of Education]
Carvalho, Ana Eloisa; Carla Cepêda; Torres, Ana Cristina
Book chapter
PRÁTICAS DE CONTEXTUALIZAÇÃO CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM DIFERENTES NÍVEIS DE ESCOLARIDADE
Carvalho, Ana Eloisa; Carla Cepêda; Torres, Ana Cristina
Journal article
Inclusive Education Systems: The Struggle for Equity and the Promotion of Autonomy in Portugal
Carvalho, Ana Eloisa; Cosme, Ariana; Veiga, Amélia. Corresponding author: Veiga, Amélia
Conference paper
O Lugar da Comunidade Educativa no Desenvolvimento das Políticas de Educação Inclusiva
Carvalho, Ana Eloisa; Veiga, Amélia; Cosme, Ariana (3D19-7164-FC40)
Conference paper
Quais são as ideias que sustentam a política de educação inclusiva?
Carvalho, Ana Eloisa; Cosme, Ariana (3D19-7164-FC40); Veiga, Amélia. Corresponding author: Carvalho, Ana Eloisa
Report
The inclusion context and dimension of the learning activities in the schools. A report for the project eSGarden ¿ School Gardens for Future Citizens (2018-1-ES01-KA201-050599)
Carvalho, Ana Eloisa; Torres, Ana Cristina
Conference poster
Análise do Regime Legal de Educação Inclusiva (DL 54/2018) a partir do Ciclo de Políticas de Stephen Ball
Carvalho, Ana; Cosme, Ariana; Veiga, Amélia
Report
The inclusion context and dimension of the learning activities in the schools. A report for the project eSGarden – School Gardens for Future Citizens (2018-1-ES01-KA201-050599)
Carvalho, Ana Eloisa; Torres, Ana Cristina
Edited book
Livro de Resumos e Notas XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto: A construção do/a investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação
Conference abstract
Processos participativos transformadores de culturas escolares
Carvalho, Ana; Cosme, Ariana
Conference poster
O contributo da Educação Social na transformação dos contextos escolares e na capacitação dos atores sociais
Carvalho, Ana Eloisa; Timóteo, Isabel; Isabel Vieira; Joana Araújo; Maria Araújo; Cardoso, Márcia; Olavo Boa Morte
Book chapter
Atuação da Escola Para a Promoção da Participação e do Envolvimento de Todos os Atores Sociais Como Estratégia Para a Melhoria da Coesão Social e Para a Produção de Uma Cultura Inclusiva
Carvalho, Ana; Almeida, Vera
Conference abstract
Educação Social e Escolas Participativas
Carvalho, Ana; Timóteo, Isabel; Cardoso, Márcia
Conference poster
Educação Social nas Escolas. Desafiando práticas e sentidos democráticos na escola
Carvalho, Ana; Araújo, J.; Cardoso, M.; Timóteo, I.,; Vieira, I.; Boa Morte, O.; Pinheiro, M.; et al
Thesis / Dissertation
Práticas de intervenção: estudo de caso de uma criança em risco com atraso global do desenvolvimento.
Carvalho, Ana Eloisa Carneiro
Conference poster
Enabling e Empowering: O caso da Intervenção Precoce - no modelo ecológico do desenvolvimento humano - num contexto de risco biopsicossocial
Carvalho, Ana