O livro que aqui se apresenta contém um conjunto de textos de académicos portugueses, espanhóis, brasileiros e de mais de uma dezena de países do espaço ibero-americano. Centrado no ensino superior e tendo como foco a inovação e a qualidade da docência, a leitura do conjunto de textos que compõem este livro permite aprofundar e acompanhar o debate sobre processos que contribuam para a excelência universitária e para a melhoria da qualidade da docência neste nível de ensino.
VVAA
Carlinda Leite & Miguel Zabalza
2012
9614
978-989-8471-05-5
Capa: Manuel Francisco Costa
Ana Caldas, Sara Pinheiro e Ana Sofia Faustino
CIIE/FPCEUP
Prefácio . 3
Claros y oscuros del Espacio Europeo de Educación Superior como innovación educativa, Juan M. Escudero Muñoz . 5
Gestão da qualidade e inovação no Ensino Superior . 35
¿El objetivo de los sistemas de garantía de calidad es mejorar la calidad de los estudios universitarios? Aseguramiento y mejora de la calidad, Javier Paricio Royo . 36
Investigação: Qualidade e inovação no Ensino Superior . 51
Do conhecimento científico sobre o ensino superior ao desenvolvimento de competências pedagógicas dos seus docentes, Manuela Esteves . 52
Prácticas innovadoras y el lugar de los pedagogos en la universidad: enseñanza, formación, intervención e investigación, Elisa Lucarelli . 64
Investigação sobre os processos de avaliação da aprendizagem perspetivando o contributo dos seus atores para um incremento da qualidade no ensino superior, Manuel Firmino Torres . 75
Diálogos entre académicos . 90
1. A docência e o processo de Bolonha / A docência no quadro do processo de Bolonha/ La enseñanza y el proceso de Bolonia /La enseñanza en el marco del proceso de Bolonia . 91
2. Aprendizagens em cenários virtuais / Aprendizaje en escenarios virtuales . 280
3. O lugar da investigação no ensino-aprendizagem / El papel de la investigación en la enseñanza y el aprendizaje . 360
4. Avaliação das aprendizagens / La evaluación del aprendizaje . 404
5. Avaliação da qualidade da docência / Evaluación de la calidad de la enseñanza . 551
6. A formação de professores para/do Ensino Superior / Formación del profesorado para/de la Enseñanza Superior . 641
8. Modos de trabalho pedagógico no Ensino Superior / Modos de trabajo pedagógico en la Enseñanza Superior . 779
9. Gestão organizacional e docência / Gestión organizacional y docencia . 1326
10. Políticas públicas e docência no Ensino Superior / Políticas públicas y docencia en la Enseñanza Superior . 1397
Textos académicos . 1588
1. A docência e o processo de Bolonha / A docência no quadro do processo de Bolonha/ La enseñanza y el proceso de Bolonia /La enseñanza en el marco del proceso de Bolonia . 1589
2. Aprendizagens em cenários virtuais / Aprendizaje en escenarios virtuales . 1829
3. O lugar da investigação no ensino-aprendizagem / El papel de la investigación en la enseñanza y el aprendizaje . 2936
4. Avaliação das aprendizagens / La evaluación del aprendizaje . 3517
5. Avaliação da qualidade da docência / Evaluación de la calidad de la enseñanza . 4182
6. A formação de professores para/do Ensino Superior / Formación del profesorado para/de la Enseñanza Superior . 4512
7. A democratização no Ensino Superior / Democratización de la Enseñanza Superior . 6448
8. Modos de trabalho pedagógico no Ensino Superior / Modos de trabajo pedagógico en la Enseñanza Superior . 6968
9. Gestão organizacional e docência / Gestión organizacional y docencia . 8724
10. Políticas públicas e docência no Ensino Superior / Políticas públicas y docencia en la Enseñanza Superior . 9054
347308/12