A 12 de julho de 2022, o OBVIE realizou, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, o IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação intitulado “A Redefinição da Escola Portuguesa”. Sob o mote da importância de se repensar os caminhos possíveis para a redefinição da escola portuguesa, convidámos várias escolas, professores/as e investigadores/as a partilhar as suas práticas num dia repleto de reflexão e aprendizagens. Para marcar esse momento publicamos o presente E-Book com a contribuição de todas as pessoas presentes e às quais agradecemos a partilha.


Vários autores


Ariana Cosme, Daniela Ferreira, Louise Lima, Cibelle Toledo


2023


223


978-989-8471-50-5


Cibelle Toledo


Filipa César (CIIE/FPCEUP)


CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP)


Mesa Redonda

  • Que escola podem encontrar as crianças e os jovens em Portugal após a pandemia?

Workshops

  • Avaliação pedagógica: pressupostos e práticas
  • Compreender as relações e as emoções no contexto educativo
  • Os desafios da integração enfrentados por crianças numa nova escola num ano de transição de ciclo
  • Objetivos do desenvolvimento sustentável e cidadania e desenvolvimento: desafios e oportunidades
  • Plataformas e tecnologias digitais em contexto escolar: construindo reflexão a partir da ação

Comunicações

  • Gestão curricular e pedagógica
  • O que pensam os professores de 1.º CEB sobre a aprendizagem cooperativa
  • Rotas e desafios – plano de inovação
  • Trajeto(s) de gestão e integração curricular
  • Pisa para as escolas – um instrumento a utilizar para recuperar da pandemia
  • Gestão curricular e pedagógica
  • Pacis XXI: projetar a área curricular de inglês para o século XXI
  • O passado como futuro?
  • As artes como forma de aprendizagem criativa
  • Mobilização de conhecimentos através da dinamização de um website
  • Gestão curricular e pedagógica
  • Forest school
  • Projeto Marka – inovação, inclusão e construção de um currículo identitário
  • Práticas pedagógicas para iniciação da leitura e da escrita em escolas públicas de 1.º ciclo do ensino básico, em Portugal: mudanças possíveis e contínuas
  • Tecnologias educativas gamificadas: impacto na aprendizagem e na profissionalidade docente
  • A mobilidade Erasmus de longa duração nos cursos profissionais: oportunidade de cumprir o Paseo em tempo mínimo
  • Inclusão: políticas e práticas educativas
  • O lugar da comunidade educativa no desenvolvimento das políticas de educação inclusiva
  • Lugar e tempo da educação hospitalar e domiciliar
  • Proposta de uma metodologia multissensorial para ultrapassar barreiras na comunicação em crianças/jovens com dificuldades de aprendizagem - EKUI
  • Campus – agrupamento de escolas frei Gonçalo de Azevedo
  • Educação de adultos em Portugal após o 25 de abril: inspirações em Paulo Freire
  • Competências: práticas e possibilidades
  • A valorização das inteligências múltiplas: um aliado no processo pedagógico
  • O papel da escola no desenvolvimento de competências pessoais e sociais
  • Lições aprendidas e boas práticas de uma escola de segunda oportunidade
  • O contributo dos projetos interdisciplinares

Mesa Redonda

  • Que escola construir com as crianças e jovens no presente e no futuro?


Todo o conteúdo desta publicação está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.


cover