A 12 de julho de 2022, o OBVIE realizou, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, o IX Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação intitulado “A Redefinição da Escola Portuguesa”. Sob o mote da importância de se repensar os caminhos possíveis para a redefinição da escola portuguesa, convidámos várias escolas, professores/as e investigadores/as a partilhar as suas práticas num dia repleto de reflexão e aprendizagens. Para marcar esse momento publicamos o presente E-Book com a contribuição de todas as pessoas presentes e às quais agradecemos a partilha.
Vários autores
Ariana Cosme, Daniela Ferreira, Louise Lima, Cibelle Toledo
2023
223
978-989-8471-50-5
Cibelle Toledo
Filipa César (CIIE/FPCEUP)
CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP)
Mesa Redonda
- Que escola podem encontrar as crianças e os jovens em Portugal após a pandemia?
Workshops
- Avaliação pedagógica: pressupostos e práticas
- Compreender as relações e as emoções no contexto educativo
- Os desafios da integração enfrentados por crianças numa nova escola num ano de transição de ciclo
- Objetivos do desenvolvimento sustentável e cidadania e desenvolvimento: desafios e oportunidades
- Plataformas e tecnologias digitais em contexto escolar: construindo reflexão a partir da ação
Comunicações
- Gestão curricular e pedagógica
- O que pensam os professores de 1.º CEB sobre a aprendizagem cooperativa
- Rotas e desafios – plano de inovação
- Trajeto(s) de gestão e integração curricular
- Pisa para as escolas – um instrumento a utilizar para recuperar da pandemia
- Gestão curricular e pedagógica
- Pacis XXI: projetar a área curricular de inglês para o século XXI
- O passado como futuro?
- As artes como forma de aprendizagem criativa
- Mobilização de conhecimentos através da dinamização de um website
- Gestão curricular e pedagógica
- Forest school
- Projeto Marka – inovação, inclusão e construção de um currículo identitário
- Práticas pedagógicas para iniciação da leitura e da escrita em escolas públicas de 1.º ciclo do ensino básico, em Portugal: mudanças possíveis e contínuas
- Tecnologias educativas gamificadas: impacto na aprendizagem e na profissionalidade docente
- A mobilidade Erasmus de longa duração nos cursos profissionais: oportunidade de cumprir o Paseo em tempo mínimo
- Inclusão: políticas e práticas educativas
- O lugar da comunidade educativa no desenvolvimento das políticas de educação inclusiva
- Lugar e tempo da educação hospitalar e domiciliar
- Proposta de uma metodologia multissensorial para ultrapassar barreiras na comunicação em crianças/jovens com dificuldades de aprendizagem - EKUI
- Campus – agrupamento de escolas frei Gonçalo de Azevedo
- Educação de adultos em Portugal após o 25 de abril: inspirações em Paulo Freire
- Competências: práticas e possibilidades
- A valorização das inteligências múltiplas: um aliado no processo pedagógico
- O papel da escola no desenvolvimento de competências pessoais e sociais
- Lições aprendidas e boas práticas de uma escola de segunda oportunidade
- O contributo dos projetos interdisciplinares
Mesa Redonda
- Que escola construir com as crianças e jovens no presente e no futuro?
Todo o conteúdo desta publicação está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.