On 12 July 2022, OBVIE held the 9th International Seminar of Education and Training Observatories entitled "The Redefinition of the Portuguese School" at the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto. Under the motto of the importance of rethinking possible ways of redefining the Portuguese school, we invited various schools, teachers and researchers to share their practices in a day full of reflection and learning. To mark this moment, we are publishing this E-Book with the contributions of all those present, whom we would like to thank for sharing.


Vários autores


Ariana Cosme, Daniela Ferreira, Louise Lima, Cibelle Toledo


2023


223


978-989-8471-50-5


Cibelle Toledo


Filipa César (CIIE/FPCEUP)


CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP)


Mesa Redonda

  • Que escola podem encontrar as crianças e os jovens em Portugal após a pandemia?

Workshops

  • Avaliação pedagógica: pressupostos e práticas
  • Compreender as relações e as emoções no contexto educativo
  • Os desafios da integração enfrentados por crianças numa nova escola num ano de transição de ciclo
  • Objetivos do desenvolvimento sustentável e cidadania e desenvolvimento: desafios e oportunidades
  • Plataformas e tecnologias digitais em contexto escolar: construindo reflexão a partir da ação

Comunicações

  • Gestão curricular e pedagógica
  • O que pensam os professores de 1.º CEB sobre a aprendizagem cooperativa
  • Rotas e desafios – plano de inovação
  • Trajeto(s) de gestão e integração curricular
  • Pisa para as escolas – um instrumento a utilizar para recuperar da pandemia
  • Gestão curricular e pedagógica
  • Pacis XXI: projetar a área curricular de inglês para o século XXI
  • O passado como futuro?
  • As artes como forma de aprendizagem criativa
  • Mobilização de conhecimentos através da dinamização de um website
  • Gestão curricular e pedagógica
  • Forest school
  • Projeto Marka – inovação, inclusão e construção de um currículo identitário
  • Práticas pedagógicas para iniciação da leitura e da escrita em escolas públicas de 1.º ciclo do ensino básico, em Portugal: mudanças possíveis e contínuas
  • Tecnologias educativas gamificadas: impacto na aprendizagem e na profissionalidade docente
  • A mobilidade Erasmus de longa duração nos cursos profissionais: oportunidade de cumprir o Paseo em tempo mínimo
  • Inclusão: políticas e práticas educativas
  • O lugar da comunidade educativa no desenvolvimento das políticas de educação inclusiva
  • Lugar e tempo da educação hospitalar e domiciliar
  • Proposta de uma metodologia multissensorial para ultrapassar barreiras na comunicação em crianças/jovens com dificuldades de aprendizagem - EKUI
  • Campus – agrupamento de escolas frei Gonçalo de Azevedo
  • Educação de adultos em Portugal após o 25 de abril: inspirações em Paulo Freire
  • Competências: práticas e possibilidades
  • A valorização das inteligências múltiplas: um aliado no processo pedagógico
  • O papel da escola no desenvolvimento de competências pessoais e sociais
  • Lições aprendidas e boas práticas de uma escola de segunda oportunidade
  • O contributo dos projetos interdisciplinares

Mesa Redonda

  • Que escola construir com as crianças e jovens no presente e no futuro?


Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0)