Este livro inspira‑se e amplia o projeto Transferibilidade de Práticas Promissoras na Aprendizagem através de Diferentes Contextos Educativos (Edu‑Transfer), que foi concebido e submetido a financiamento ainda sob vigência do Horizonte 2020. (…) O EduTransfer configurou‑se no desafio e apoio a diferentes instituições educativas de forma a fomentar uma aprendizagem inter‑institucional mútua, tendo como objetivo principal melhorar a experiência educativa de jovens. No que respeita às e aos profissionais da educação, personagens cruciais nas vidas jovens e suas trajetórias educativas, partiu‑se do pressuposto de que são possuidores de identidades plurais, em construção contínua e diferenciada. (…) Investindo no potencial de transferibilidade de práticas promissoras entre diferentes contextos educativos, exploraram‑se formas de inovação pedagógica inclusivas e criativas, num diálogo entre pesquisa e prática educacional, com foco na pesquisa participativa, suportada numa abordagem de aproximação etnográfica. (…) Este livro procura dirigir‑se não só a profissionais da educação nas escolas, mas também a investigadores e investigadoras e a estudantes universitários, e a um público mais amplo. Busca, então, fortalecer o diálogo entre diferentes, incluindo as pessoas em lugar de decisão política.
Alexandra Carvalho
Alexandra Sá Costa
Amélia Ferreira
Ana Cachucho
Ana Dias Garcia
Ariana Cosme
Belén Gutiérrez‑de‑Rozas
Cosmin Nada
Cristina C. Vieira
Elsa Guedes Teixeira
Elvira Carpintero Molina
Erica Marques
Esther López‑Martín
Eunice Macedo
Fabián Maroto
Flávia Araújo
Helena C. Araújo
João Moisés Cruz
Juan García‑Rubio
Lizeta Ramos
Luiza Cortesão
Maria João Horta
Otília Paula Castro
Paula Costa
Paula Guindeira
Pedro Abrantes (posfácio)
Raquel Morais
Rui Trindade
Sofia Almeida Santos
Sofia Marques da Silva
Organizadora: Eunice Macedo
Equipa editorial: Cosmin Nada, Sofia Almeida Santos, Elsa Guedes Teixeira, Helena C. Araújo
2024
376
978‑972‑36- 2058-0
Edições Afrontamento
Filipa César - CIIE/FPCEUP
CIIE- Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Edições Afrontamento
.