O presente relatório dá conta das atividades desenvolvidas no desenvolvimento do projeto “Autoavaliação de Escolas e Gestão Escolar: a utilização da avaliação na tomada de decisão” (AGE-CIIE), com particular foco nos resultados e conclusões da investigação desenvolvida.
O projeto AGE, como o título denuncia, tem como foco os processos de autoavaliação de escolas, como instrumento de gestão escolar. Os processos de autoavaliação de escolas (AAE) – legislados com carácter de obrigatoriedade em 2002 – têm sido considerados mecanismos essenciais à autorregulação e autogestão das instituições escolares, bem como à procura e garantia da qualidade da educação. Esta associação parte da crença, apoiada pela investigação científica sobre esta temática, de que a produção de conhecimento interno, contextualizado e aprofundado sobre a realidade escolar é capaz de sustentar a realização de diagnósticos da situação de cada escola. Consequentemente, estes diagnósticos podem apoiar a tomada de decisão informada na gestão escolar, com vista à resolução de problemas e, portanto, à melhoria.


Carla Figueiredo
Marta Sampaio
Paulo Marinho
Preciosa Fernandes
Amanda Dihl Moraes


Carla Figueiredo


2023


23


978-989-8471-63-5


Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto


Todo o conteúdo desta publicação, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0 DEED (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional)


cover