A aula, coorganizada pelo Mestrado em Ciências da Educação (MCED) e pelo CIIE – Centro de Investigação Intervenção Educativas, está centrada no exercício epistemológico de identificação de pedagogias da resistência, em suas entradas e saídas dos processos formais – e modernos – de educação, bem como de sua incompatibilidade com algumas propostas que tomam a resistência como uma resposta ao existente no lugar de sua negação. Por fim, está prevista a discussão sobre como o exercício de desobediência produz alguns perigos que as instituições escolares, incluindo-se aí a universidade, têm medo.
A entrada é livre.
Localização
FPCEUP, Auditório 2C
Horário
Data de início: 18:00 - 10 fev 2025
Data de fim: 19:30 - 10 fev 2025
Oradores
Rodrigo Matos de Souza, professor na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, possui graduação em Pedagogia, mestrado em Estudo de Linguagens e doutoramento em Educação, todas as formações pela Universidade do Estado da Bahia. Lidera o Grupo de Pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogias da Resistência (REDEXP). É editor da Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, editor-adjunto da revista Linhas Críticas (UnB – WoS) e editor-assistente da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Nos últimos anos, tem atuado como professor visitante na Universidad Católica de Pereira e Universidad de Manizales (Colômbia) e na Universidade de Sevilha (Espanha).