Congresso Internacional Vidas de Professores Hoje: Desafios e Transformações - Submission Deadline 15 Feb

No âmbito das comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos em Portugal, o projeto "50 Anos de Docência: fatores de mudança e diálogos intergeracionais – FYT-ID" (PTDC/CED-EDG/1039/2021), em parceria com o CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto, convida a comunidade académica, investigadores, educadores, professores e profissionais da educação a participar no congresso Vidas de Professores Hoje: Desafios e Transformações (NeTLives – New Teachers Lives), que terá lugar entre os dias 5 e 7 de junho de 2025 na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
O estudo da docência nos últimos 50 anos revela-se essencial para compreender as dinâmicas que moldaram e continuam a transformar a educação, desde uma escala local até à global. Este congresso visa explorar os vários fatores de mudança que impactaram o ensino e a profissão docente ao longo do tempo, considerando ainda os desafios futuros num contexto de constante transformação.

O congresso acolhe submissões originais em quatro línguas - português, espanhol, francês e inglês - baseadas em estudos empíricos, revisões teóricas, experiências práticas ou projectos inovadores, envolvidos, específica ou amplamente.

Propostas de Trabalho

EIXOS TEMÁTICOS

Políticas Educativas, Direitos e Mudanças Sociais
Currículo, Ensino-Aprendizagem e Avaliação
Pedagogias, Cultura Material e Tecnologias
Formação de Professores
Identidades e Profissionalismo Docentes
Agência, Liderança e Desenvolvimento Profissional
Diálogos Intergeracionais na Profissão Docente
 Alunos, Escola, Comunidade e Família
Histórias e Memórias da Profissão Docente
Vidas de Professores: Teorias e Metodologias

MODALIDADES

PAPEL - As sessões paralelas de comunicações (90 minutos) consistem em três ou quatro trabalhos independentes (15 minutos cada), seguidos de um período de debate.

PAINEL TEMÁTICO - As sessões de painéis temáticos são compostas por três a quatro trabalhos tematicamente relacionados, propostos por autores de pelo menos três instituições diferentes (15 minutos cada), seguidos de tempo para debate.
PÔSTER - (estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento) As sessões de posters (30 minutos) consistem na apresentação de até seis trabalhos independentes (3 minutos), seguidos de um momento de interação com os autores.

INSTRUCÕES AO AUTOR
Os resumos das propostas de intervenção no Congresso devem ser submetidos através da área pessoal, onde estarão igualmente disponibilizados detalhes adicionais sobre formato, inscrições e programa.
Número de palavras-chave: 5 palavras
Número máximo de palavras: 300 palavras
O Congresso aceita submissões de trabalhos inéditos em quatro línguas – português, castelhano, francês e inglês –, baseados em estudos empíricos, revisões teóricas, experiências práticas e/ou projetos inovadores e que dialoguem, de modo específico ou transversal.

DATAS:

Submissão de resumos por áreas temáticas até 15 de fevereiro de 2025 
Notificação dos resultados até 15 de março de 2025
Inscrição - Early Bird - até 15 de abril de 2025, formulário
Inscrição - Regular - depois de 15 de abril de 2025, formulário


O Congresso NeTLives é um convite à reflexão e à partilha de conhecimentos, projetos, experiências, metodologias e resultados sobre o papel dos professores na construção de uma educação transformadora, olhando para o passado como fonte de aprendizagem e para o futuro como espaço de possibilidades.

Para mais informações, por favor, consulte : https://netlives.eventqualia.net/en/home/

Seja bem-vinda/o ao NeTLives!

Localização

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - FPCEUP

Horário

Data de início: 10:00 - 5 jun 2025

Data de fim: 15:18 - 7 jun 2025

Oradores

Álvaro Domingues,, Geógrafo, doutorado em Geografia Humana e Prof. Associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, FAUP nos cursos de Mestrado Integrado e Doutoramento, e investigador do CEAU, Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP. Professor do curso de doutoramento Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporânes do ISCTE, Lisboa, e do Mestrado em Arquitectura da Universidade do Minho. Professor dos Cursos de Verão da Fundação de Serralves 2005-2008. Professor Convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006, e de Granada em 2005. É membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.
Entre outras obras é autor de Portugal Possível (Museu da Paisagem, Lisboa, 2023, com Duarte Belo), Paisagem Portuguesa (Lisboa 2023, Fundação Francisco Manuel dos Santos, com Duarte Belo), Paisagens Transgénicas (Museu da Paisagem 2021), Volta a Portugal (Contraponto, Lisboa, 2017), Território Casa Comum (com Nuno Travasso, FAUP, Porto, 2015), A Rua da Estrada (Dafne, Porto, 2010), Vida no Campo (Dafne, Porto, 2012) e Políticas Urbanas I e II (com Nuno Portas e João Cabral, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2003 e 2011), Cidade e Democracia (Argumentum, Lisboa, 2006). Escreve no jornal Público

António Nóvoa, Reitor honorário da Universidade de Lisboa, instituição de que foi Reitor entre 2006 e 2013. Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, desde 1996. Embaixador de Portugal junto da UNESCO, em Paris, entre 2018 e 2021. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genève, em 1986. Doutor em História pela Universidade de Paris IV – Sorbonne, em 2006.

Linda Evans, Professora Catedrática de Educação na Universidade de Manchester, no Reino Unido, e Vice-Diretora da Escola de Ambiente, Educação e Desenvolvimento. A sua investigação situa-se no amplo campo da vida profissional em contextos educativos, focando principalmente, entre outros, o profissionalismo, o desenvolvimento profissional, o desenvolvimento do investigador, as atitudes no local de trabalho e a liderança. É reconhecida por ter desenvolvido perspetivas teóricas e conceptualizações originais, incluindo modelos conceptuais, das estruturas componenciais do profissionalismo e do desenvolvimento profissional. Formada em Estudos Europeus e Línguas Europeias Modernas, é fluente em francês e razoavelmente em alemão. Apresentou inúmeras palestras e conferências como  na Bélgica, França, Portugal, Países Baixos, República da Irlanda, Austrália, Maurícias, Indonésia, Brasil, Rússia e África do Sul. Ao longo das três décadas da sua carreira académica, publicou cerca de 90 artigos, autorou oito livros, coeditou um e está atualmente a trabalhar na sua última monografia, A Research Agenda for Educational Leadership: Critical Scholarship for a New Direction, a publicar pela Edward Elgar em 2026. Nos seus tempos de lazer, gosta de ler, visitar locais históricos e assistir a jogos do Manchester United. Está ansiosa pela chegada de uma nova era de sucessos para a equipa sob o comando do treinador português Ruben Amorim.

Organização

Andressa Godoy, CIIE/FPCEUP
Angélica Monteiro, CIIE/FPCEUP
Leanete Thomas Dotta, CIIE/U. Lusófona
Luciana Joana, CIIE/FPCEUP/UTAD
Luís Grosso Correia, CIIE/FLUP
Paula Batista, CIFI2D/FADEUP
Rita Tavares de Sousa, CIIE/U. Católica Portuguesa