Workshop + Debate | Um Guia Essencial de Inteligência Artificial para Professores

No dia 17 de dezembro, das 14:30 às 18:30, o Laboratório de Experimentação Digital e Investigação em Educação (LabDERE) do Centro de Educação e Intervenção Educativas (CIIE), da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) organiza o seu primeiro Workshop + Debate intitulado “Um guia essencial de Inteligência Artificial para Professores”.

Este evento integra o Ciclo de Workshops + Debate do LabDERE dedicado ao tema “Inovar para aprender”, e vai contar com a presença das convidadas Marta Pinto e Bárbara Cleto (AI goes to School).

A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição: https://forms.office.com/e/PAHxWnqjth?origin=lprLink
As vagas são limitadas: 15

Localização

Laboratório de Experimentação Digital e Investigação em Educação (LabDERE) - sala 155 da FPCEUP

Horário

Data de início: 14:30 - 17 dez 2024

Data de fim: 18:30 - 17 dez 2024

Oradores

Marta Pinto, fundadora da AI Goes to School, foi professora de Educação Visual e Tecnológica, investigadora em educação, bem como facilitadora e gestora de Desenvolvimento e Aprendizagem no setor das Tecnologias de Informação. Tem mais de 20 anos de experiência em educação, a explorar a tecnologia como suporte ao enriquecimento dos processos de ensino e aprendizagem. Tem explorado o design de cursos online, com uma abordagem sensível e crítica, que cuide da inclusão e do sentimento de pertença. Atualmente está focada em aplicar o seu conhecimento sobre Inteligência Artificial para ajudar professores e escolas a fazer a sua integração, promovendo uma reflexão crítica sobre as questões éticas associadas à sua utilização em contexto de sala de aula. Tem Mestrado em Educação e estudos da criança, e Doutoramento em Multimédia em Educação, ambos com o foco no uso da tecnologia digital na sala de aula.

Bárbara Cleto, professora parceira do AI Goes to School, é professora na área de Informática e Eletrónica há quase 25 anos, do ensino secundário profissional e do ensino superior. Tem uma curiosidade incessante e uma alegria pelo desafio que é conhecer cada aluno e proporcionar-lhes experiências de aprendizagem envolventes e personalizadas. Tem um Mestrado em Desenvolvimento de Jogos Digitais, uma especialização em Comunicação Multimédia  e concluiu uma pós-graduação em Robótica e Tecnologias Emergentes no Ensino Básico. Atualmente, está a concluir o Doutoramento em Multimédia em Educação.