Open Lab Talks 3

As Open Lab Talks constituem um ciclo de encontros semanais, à sexta-feira, nos quais dois/duas estudantes de doutoramento e/ou investigadores/as do CIIE apresentam um trabalho ou projeto de investigação que estejam a desenvolver, seguindo-se a discussão com os/as presentes.

Aceitam-se em permanência inscrições de investigadores/as e/ou estudantes que queiram também apresentar os seus trabalhos em próximas sessões. A calendarização tem em conta a ordem de inscrição, que deve ser efetuada para o email ciie_secretariado@fpce.up.pt

A entrada é livre. Participe!

Localização

FPCEUP, sala 120

Horário

Data de início: 16:00 - 7 jun 2024

Data de fim: 17:30 - 7 jun 2024

Oradores

RAQUEL MARQUES

Doutoranda em Ciências da Educação no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), com bolsa de doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (ref.ª 2022.03986.PTDC). Foi, até abril, bolseira de investigação do CIIE no projeto FCT "Higher Education Autonomy in Europe" (HEAE-SNIT). É mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília, licenciada em Pedagogia e Bacharel em Teologia. No CIIE, está vinculada a duas comunidades de práticas de investigação: Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação (IDEAFor) e Grupo de Análise de Políticas Educativas (GAPE). Os seus temas de interesse são: pós-modernidade, ética, ensino e aprendizagem, ensino superior e identidades académicas. É a 1ª autora do artigo “Academic identities and higher education change: reviewing the evidence” (http://dx.doi.org/10.1080/00131881.2024.2334760), publicado recentemente na revista Educational Research da Taylor & Francis.


JOSÉ LUIS SAN FABIÁN 

Pedagogo y Sociólogo por la Universidad Complutense de Madrid y Doctor por la Universidad de Oviedo, en la que trabaja. Ha coordinado varios Programas de Máster y Doctorado, dirigiendo numerosas tesis doctorales. Experto en investigación cualitativa, ha realizado investigaciones sobre la Pérdida de Sentido en la Escolaridad, la Participación Escolar, el Reenganche Socioeducativo, Organización y Evaluación Educativa, Estudios sobre la Infancia… recibiendo reconocimientos a su investigación, como el Premio Nacional José Manuel Esteve al mejor artículo en educación en el año 2015. Algunos temas que ha investigado: Jóvenes Resilientes en Contextos Socioeducativos Adversos, Autoevaluación de Centros Educativos, Buenas Prácticas en Medidas y Programas para Jóvenes Desenganchados de lo Escolar, La situación de la infancia gitana en Asturias, Educación Sexual, Evaluación de Programas Educativos en Museos. Encontra-se no CIIE a fazer uma estadia de investigação por um período de três meses.