Open Lab Talks 6
José Carlos Bronze | “Mobilidade Erasmus+ em Escolas Profissionais: Efeitos em Alunos, Professores e Escola”
Daniela Pinto | “A Observação entre Pares como Estratégia de Melhoria Educativa"
No próximo dia 4 de julho de 2025, a partir das 16 horas, decorrerá nova sessão dos Open Lab Talks no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE). Esta sessão, que tem lugar na sala 120 do CIIE, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), contará com a participação de José Bronze e Daniela Pinto. José Bronze, estudante do Programa Doutoral em Ciências da Educação, irá apresentar o trabalho “Mobilidade Erasmus+ em Escolas Profissionais: Efeitos em Alunos, Professores e Escola”, um trabalho no âmbito do seu projeto de doutoramento. Daniela Pinto, investigadora do CIIE, irá abordar a “A Observação entre Pares como Estratégia de Melhoria Educativa". Haverá depois um espaço de debate com os presentes em torno das suas apresentações.
As Open Lab Talks constituem um ciclo de encontros promovidos pelo CIIE, nos quais dois/duas estudantes de doutoramento e/ou investigadores/as do CIIE apresentam um trabalho ou projeto de investigação que estejam a desenvolver, seguindo-se a discussão com os/as presentes.
Aceitam-se em permanência inscrições de investigadores/as e/ou estudantes que queiram também apresentar os seus trabalhos em próximas sessões.
A calendarização tem em conta a ordem de inscrição, que deve ser efetuada para o email ciie_secretariado@fpce.up.pt.
Localização
FPCEUP, sala 120
Horário
Data de início: 16:00 - 4 jul 2025
Data de fim: 17:30 - 4 jul 2025
Oradores
José Carlos Bronze é bolseiro de investigação FCT e doutorando em Ciências da Educação na FPCEUP. É licenciado em Sociologia, e tem o curso de especialização de mestrado em Poder e Sistemas Políticos, ambos pela Universidade de Évora. A sua carreira profissional tem-se desenvolvido como investigador, coordenador e avaliador de projetos de Educação em escolas, Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD), empresas de serviços e consultoria e Instituições de Ensino Superior. Coordenou e avaliou projetos transnacionais em vários países da Europa, de África e no Brasil. Os seus interesses de investigação são a inclusão social, os direitos humanos, as competências socioemocionais, a literacia digital, a educação e formação profissional e as políticas e programas europeus em Educação.
Daniela Pinto é investigadora integrada do CIIE - Centro de Investigação e Intervenção em Educação, onde colabora no OBVIE - Observatório da Vida nas Escolas. Em 2021, concluiu o doutoramento em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. No âmbito do doutoramento, desenvolveu investigação sobre os processos de transição entre o ensino secundário e o ensino superior. Tem trabalhado como investigadora nas áreas do ensino superior, pedagogia, supervisão pedagógica e autorregulação das aprendizagens. Colabora em diversos projetos de investigação e trabalha com instituições de ensino e respetivas comunidades, como formadora de professores em supervisão pedagógica e observação de pares.
Organização
CIIE/FPCEUP