Provas de Doutoramento em Ciências da Educação - Rosa Basto

No próximo dia 23 de Junho de 2022, às 14h.30  na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), as provas públicas de doutoramento em Ciências da Educação, requeridas pela Mestre ROSA BASTO. A tese intutulada  "A Educação da Infância Marginalizada na cidade de Penafiel (1865 – 1974): Instituições de acolhimento, assistência e proteção"  foi desenvolvida sob a orientação de Margarida de Felgueiras, Professora aposentada da FPCEUP.

Júri:

Presidente: Fátima Pereira, Professora Associada da FPCEUP

Membros:

Sônia Rangel, professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

António Ferreira, professor associado da Faculdade de Ciências e de Educação da Universidade de Coimbra.

Ernesto Martins, professor coordenador com agregação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Margarida Louro de Felgueiras, professora associada aposentada da FPCEUP – orientadora

Isabel Menezes, professora catedrática da FPCEUP

Sofia Marques, professora associada da FPCEUP

RESUMO:

Penafiel destacou-se por ser o único concelho do distrito do Porto, que a partir de meados do século XIX, em articulação com a capital do distrito, se mobilizou no sentido de garantir assistência e educação à infância e juventude marginalizada, do próprio concelho e dos concelhos contíguos. A investigação sobre as instituições de proteção, assistência e educação à infância e juventude marginalizada, que existiram e algumas ainda perduram na
cidade de Penafiel, pretende contribuir para ampliar a compreensão sobre este fenómeno social.
O estudo abrange o arco temporal compreendido entre 1865 e 1974, respetivamente a data da fundação do Hospício de Penafiel e o 25 de Abril, pelas repercussões que este facto político-social teve nas estruturas sociais. Trata-se de um trabalho com carácter monográfico, cujo recorte é geográfico administrativo - Penafiel e as suas instituições de proteção, assistência e educação. Opta-se por uma abordagem micro analítica, no contexto de uma
história sociocultural da educação, com recurso ao cruzamento de múltiplas fontes. Traça a evolução jurídico institucional da assistência pública e privada e das conceções pedagógicas a ela associadas, pela análise da legislação, do quadro normativo, das orientações pedagógicas e dos fins dos estabelecimentos de acolhimento e institucionalização, confrontando-os com as práticas institucionais e o quotidiano das crianças institucionalizadas. O trabalho hermenêutico incidiu sobre o conjunto das fontes recolhidas, selecionadas e analisadas, o que permitiu compreender como ocorreu a proteção, assistência e educação em internato, os seus significados sociais, pessoais e como estes se projetaram na consciência coletiva. 
A investigação evidenciou a interligação entre as instituições de Penafiel e do Porto no campo da proteção, assistência e educação de crianças e jovens à margem, destacando-se Penafiel para o interior do distrito. A educação escolar não assumiu desde logo importância, tendo sido priorizada a proteção e a assistência, a que se seguiu a formação profissional. No século XX o paradigma foi-se modificando à luz da evolução do quadro jurídico e dos movimentos internacionais e suas repercussões nacionais em prol da criança. Este trabalho é o resultado do estudo sobre esta realidade, abordada numa perspetiva histórica, pouco conhecida no panorama historiográfico local e nacional.

Localização

FPCEUP

Horário

Data de início: 14:30 - 23 jun 2022

Data de fim: 16:00 - 23 jun 2022