No próximo dia 03 de Outubro de 2022, às 14h.30 na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), as provas públicas de doutoramento em Ciências da Educação, requeridas pela Mestre Maria João Antunes A tese intutulada "Lutas dos estudantes na ditadura e sua influência nas transformações educativas após o 25 de abril – Os movimentos estudantis no Porto (1968 – 1974)”, foi desenvolvida sob a orientação de Teresa Medina Professora auxiliar da FPCEUP, membro do CIIE e João Caramelo, Professor auxiliar da FPCEUP, os dois, membros do CIIE
A sessão é pública e de acesso livre a todas as pessoas interessadas
Júri:
Presidente: Tiago Neves, Professor associado da FPCEUP
Vogais: .
Maria Luísa de Oliveira, Professora Auxiliar do Instituto do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa do Instituto Universitário de Lisboa
Carmen Cavaco, Professora Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Fernando Ferreira, Professor Associado do instituto da Educação da Universidade do Minho.
Luis Correia, Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
João Caramelo, Professor Auxiliar da FPCEUP - coorientador.
José Pedro Amorim, Professor Auxiliar da FPCEUP
RESUMO:
As ações de contestação e oposição à ditadura portuguesa, dos estudantes do ensino superior e ensino secundário do Porto, são comummente desconhecidas. No quadro dos contributos, por diferentes disciplinas, para o estudo sobre os movimentos estudantis de oposição ao regime, têm sido mais estudados acontecimentos situados em Lisboa e Coimbra, designadamente as crises académicas de 1962 e de 1969.
A presente tese pretende contribuir para o aprofundamento do conhecimento histórico das lutas estudantis, enquanto elemento constitutivo do campo das ciências da educação e da história da educação; aprofundar o conhecimento em torno de articulações entre a ação coletiva dos estudantes e o desenvolvimento de transformações nas organizações e políticas educativas, no período imediato ao 25 de Abril; conhecer e analisar processos de educação informal e não formal vivenciados no âmbito da participação estudantil e a sua articulação com o desenvolvimento da consciencialização social e política entre os estudantes.
Para responder a estes objetivos optou-se por trabalhar com dois tipos de fontes essenciais: testemunhos orais de ativistas estudantis do período em análise e documentos escritos produzidos por estruturas estudantis existentes à altura, adotando-se princípios metodológicos da História Oral.
Foram realizadas 25 entrevistas com ativistas do ensino superior e secundário do Porto, gravadas em formato vídeo e áudio. As entrevistas foram transcritas e devolvidas aos entrevistados e, posteriormente, analisadas. Foram identificados mais de 1000 documentos em arquivos particulares. Destes, procedeu-se à digitalização de 1033 e à introdução em base de dados de 714. Esta base de dados, original sobre o tema, é um dos resultados da pesquisa.
A presente investigação insere-se numa linha de valorização do testemunho oral para a construção e desenvolvimento do conhecimento histórico e científico e sofre influências de outras investigações e projetos desenvolvidos no Porto, que adotaram a metodologia da história oral e histórias de vida, e que procuram contribuir para a preservação de uma memória social e coletiva de processos de mobilização social na cidade.
Localização
FPCEUP
Horário
Data de início: 14:30 - 3 out 2022
Data de fim: 17:00 - 3 out 2022