Seminario Educacao Cidada e Psicologia Politica na America Latina

CIIE eventos
Seminário "Educação Cidadã e Psicologia Política na América Latina"


No dia 23 de setembro realiza-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto o Seminário "Educação Cidadã e Psicologia Política na América Latina".
 
Este evento integra duas conferências: "A trajectória e a situação actual da psicologia política na América Latina", proferida por Silvina Brussino, da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina; e "Socialização política e educação cidadã: contributos desde a nossa América", proferida por Débora Imhoff, da mesma instituição.
 
O seminário decorre no âmbito do projeto "Evaluación de impacto de un dispositivo de educación ciudadana sobre gestión de la diversidad en organizaciones sociales y empresas iberoamericanas", apoiado pelo programa FORCYT (OEI – Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura, em colaboração com a Comissão Europeia). Este projeto internacional, que ficou classificado em 1ª lugar num concurso com mais de 600 candidaturas, é desenvolvido pela Red de Promoción de la Gestión de la Diversidad en organizaciones sociales y empresas, liderada pela Faculdade de Psicologia da Universidade Nacional de Córdoba (UNC) e pelo IIPSI. Também participam da Rede o Instituto de Psicología de la Salud de la Facultad de Psicología de la Universidad de la República (Uruguay), o Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP, Portugal), sendo a equipa local coordenada por Pedro D. Ferreira, e a Fundación Encontrarse en la Diversidad para la Educación Intercultural (Argentina). A coordenação do projeto cabe às duas conferencistas, Débora Imhoff e Silvina Brussino.

O evento decorre ainda no âmbito da "Cátedra em Educação para a Cidadania/Global" da OEI e do CIIE/FPCEUP, cuja sessão inaugural teve lugar na FPCEUP no passado dia 8.


O programa Doutoral em Ciências da Educação e o Mestrado em Ciências da Educação da FPCEUP associam-se também à iniciativa que se realiza às 15 horas no Auditório 1.
 
 
A entrada é livre.

Localização

Porto, FPCEUP, Auditório 1

Horário

Data de início: 15:00 - 23 set 2022

Data de fim: 17:00 - 23 set 2022

Oradores

SILVINA BRUSSINO é Doutorada em Psicologia pela Universidade Nacional de Córdoba (UNC, Argentina) onde trabalha, principalmente, sobre cultura política, participação política e ideologia política. É membro da Carreira de Investigador Científico e Tecnológico da CONICET (Pesquisadora Principal), Ministério Nacional da Ciência e Tecnologia da Argentina. Diretora da Equipa de Psicologia Politica (IIPSI, CONICET e UNC) e do Instituto de Investigação Psicológica (IIPsi, CONICET e UNC). Diretora do Programa de Doutoramento em Psicologia, UNC (2015-2018). Professora Titular de Metodologia de Investigação Psicológica, Faculdade de Psicologia, UNC (2017-atual). Professora do Seminário Eletivo em Psicologia Política, Faculdade de Psicologia, UNC. Secretária-Geral da Associação Ibero-Latino-Americana de Psicologia Política (AILPP, 2012-2016). Secretária Temporária da Rede Ibero-Latino-Americana de Psicologia Política (2011-2012). Secretária de Pós-Graduação da Faculdade de Psicologia, UNC (2003-2004). Presidente da Associação Argentina de Ciências Comportamentais, que pertence à International Union of Psychological Science (2001-2003). Tem ministrado cursos de pós-graduação em várias universidades nacionais e latino-americanas. É avaliadora de organizações de ciência e tecnologia na Argentina e na América Latina. É membro do Comité Científico de várias revistas científicas nacionais e internacionais. Coordenadora Geral da Rede para a Promoção da Gestão da Diversidade nas Organizações Sociais e Empresariais (IEO-EU).

 

 

DÉBORA IMHOFF é Doutorada em Psicologia pela Universidade Nacional de Córdoba (UNC, Argentina) sendo É especializada no trabalho com crianças nas articulações entre género, política e socialização na infância. Ela analisa processos de socialização política e de género em crianças, e avalia e desenha dispositivos de educação para a cidadania e da participação das crianças como protagonistas. Ela também reflete sobre a parentalidade numa perspectiva de direitos e género. Além disso, ela trabalha sobre os determinantes psicopolíticos da justificação da desigualdade social (incluindo a desigualdade de género), e a sua ligação com o apoio às políticas públicas. Ela investiga e conduz transferência sobre a gestão da diversidade em organizações sociais e empresas. Membro da Carreira de Investigador Científico e Tecnológico da CONICET (Pesquisadora Assistente), Ministério Nacional da Ciência e Tecnologia da Argentina. Integrante da Equipe de Psicologia Politica (IIPSI, CONICET e UNC). Professora Assistente de Antropologia Cultural, Contemporânea e Latino-americana, Faculdade de Psicologia, UNC (2008-atual). Professora do Seminário Eletivo em Psicologia Política, Faculdade de Psicologia, UNC. Foi Pro-secretaria de Género, Diversidade e Feminismos da Faculdade de Psicologia, UNC (2018-2021), e Subsecretaria Académica da mesma Faculdade (2018). Tem ministrado cursos de pós-graduação em várias universidades nacionais e internacionais. É membro do Comité Científico de várias revistas científicas nacionais e internacionais. Membro fundadora da Associação Ibero-Latino-Americana de Psicologia Política (AILPP). Co-coordenadora Geral da Rede para a Promoção da Gestão da Diversidade nas Organizações Sociais e Empresariais (IEO-EU). Colabora com a Fundação Encontrarse en la Diversidad (Argentina).

Suporte

FORCYT (OEI – Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura, em colaboração com a Comissão Europeia)