Gostaria de deixar expressas duas ideias fortes sobre este livro.
Por um lado, trata-se de um texto que visa abranger um público diversificado, incluindo estudantes, professores, profissionais das mais variadas áreas ligadas à intervenção social e, sobretudo, curiosos sobre o mundo em que vivemos, independentemente da sua área de formação, de trabalho ou de estudo.
Por outro lado, parece-me ser importante explicitar que o presente livro foi escrito maioritariamente antes do advento da pandemia associada ao Covid-19. Ele pretende mostrar como a relação entre famílias, escolas e tecnologias de informação e comunicação (TIC) é complexa, multidimensional e cheia de possíveis – e mesmo prováveis – efeitos perversos. Trata-se de uma situação estrutural por onde perpassam as questões da desigualdade social e, logo, da reprodução social. Neste sentido, a significativa e recente visibilidade dos problemas associados ao ensino remoto de emergência originado pela pandemia, podem – e devem, em minha opinião – ser inseridos numa perspetiva mais abrangente como é a apresentada no presente texto.Pedro Silva, 2025, p. 9 (Prefácio)
Pedro Silva
123
2025
978-989-8471-73-4
Ana Ferreira
Filipa César
CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Todo o conteúdo desta publicação está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Open Access