Acaba de ser lançado em acesso aberto o livro "Learning Inclusion in a Digital Age. Belonging and Finding a Voice with the Disadvantaged", publicado pela Springer, com capítulos de Ana Luísa Costa, Angélica Monteiro, Elsa Guedes Teixeira e João Caramelo (CIIE/FPCEUP), e Susana Coimbra (CPUP).
Este livro analisa a forma como a aprendizagem da inclusão, o bem-estar e a cidadania ativa podem ser incentivados, ensinados, aprendidos e apoiados num mundo digital. O livro coloca e procura responder a três questões:
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Como podem os governos e as organizações intergovernamentais apoiar a inclusão na aprendizagem e a cidadania ativa?
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Como é que o setor da educação e as empresas públicas/privadas podem apoiar a inclusão na aprendizagem e a cidadania ativa?
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Como é que os profissionais e as comunidades podem trabalhar com pessoas adultas em situações de vulnerabilidade e de desvantagem de uma forma participativa e capacitadora?
Os exemplos discutidos no livro baseiam-se nas experiências de pessoas adultas refugiadas e migrantes, bem como de pessoas que podem sofrer desvantagens e/ou discriminação em resultado do seu estatuto social, económico, político, cultural, religioso, físico, mental, etário ou de género.
Um dos pilares metodológicos deste trabalho é o desenvolvimento de competências no domínio do storytelling digital e da criação de histórias digitais para fins pessoais, comunitários e profissionais. Conceptualmente com interesse para investigadores e decisores políticos a nível local, nacional e transnacional, este livro reúne uma série de conceitos interligados para gerar uma compreensão inovadora e práticas com relevância aplicadas durante a pandemia e as suas consequências.
A publicação é de acesso aberto e está disponível para download em https://link.springer.com/book/10.1007/978-981-99-7196-1