Nota de Pesar de Isabel Menezes (Diretora do CIIE)
“Em nome do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), e em meu nome pessoal, venho manifestar o nosso profundo pesar pelo falecimento do Professor Laurindo Vieira, que ocorreu no passado dia 11 de janeiro, em Luanda, Angola. Não posso também deixar de expressar indignação e repúdio pelo assassinato brutal de que foi vítima na rua, em pleno dia.
O Laurindo iniciou o seu caminho no CIIE e na FPCEUP em 1993 com a frequência da licenciatura em Ciências da Educação, concluída em 1997. Ingressou depois no Mestrado em Ciências da Educação – área de especialização de Educação e Diversidade Cultural, que concluiu no início de 2001 ao apresentar a dissertação “A Educação como instrumento de 'Politização' e 'Ideologização' da Sociedade Angolana: Um estudo sobre a Homogeneização Cultural”, sob a orientação do Professor Stephen Stoer, fundador do CIIE e seu diretor na altura.
Foi também com o Steve que o Laurindo iniciou o doutoramento em Ciências da Educação, interrompido com o desaparecimento do Steve em 2005. Retomou os estudos de doutoramento em 2012, desenvolvendo a tese “Discursos sobre a ‘crise’ de valores na sociedade angolana: o papel da escola na educação moral e cívica”, que foi aprovada por unanimidade em dezembro de 2016.
O Laurindo exercia atualmente o cargo de Reitor da Universidade Gregório Semedo, em Angola, tendo passado anteriormente pelo ISCED e Instituto de Serviço Social. Era membro do corpo editorial da revista do CIIE, Educação, Sociedade & Culturas.
Como sua orientadora e amiga, não posso deixar de salientar a qualidade do investigador que perdemos, cuja obra revela uma reflexão educativa e sociológica densa. Os seus trabalhos académicos são e continuarão a ser uma referência, mas eram também sinal do seu amor e compromisso com Angola – tal como a participação cívica e política que caracterizava a sua vida pública.
Neste momento de profunda consternação, apresentamos as nossas mais sentidas condolências à sua família, amigos e colegas”.