As políticas educativas e curriculares, que desde 2011 têm vindo a ser implementadas rompem com princípios e práticas já apropriadas pelas escolas e professores. É com base neste argumento que neste ciclo de debates se propõe equacionar heranças e desafios que decorrem deste novo quadro político.
Com este eixo pretende-se promover o debate entre a comunidade científica das Ciências da Educação e outros atores educativos sobre assuntos preponderantes da atualidade escolar. Pretende-se ainda mobilizar quadros de leitura e de análise das políticas educativas e curriculares e relacioná-los com as práticas desenvolvidas pelas escolas associadas ao Observatório da Vida nas Escolas (OBVIE).
Em cada evento participará um investigador das Ciências da Educação, que terá como tarefa equacionar a problemática. Participarão também representantes de duas escolas associadas ao OBVIE que darão ênfase, nas suas intervenções aos tópicos: (1) 'O que faz a Escola', relativamente a esse tema; (2) 'O que poderia fazer'. O debate será depois alargado a todos os presentes.
Calendário
24 de janeiro
Alargamento da escolaridade obrigatória para o 12º - o que muda?
Manuel Matos
28 de fevereiro
A avaliação da aprendizagem no ensino secundário: Que sentidos de excelência?
Domingos Fernandes
21 de março
Que currículo para 2020?
Carlinda Leite
18 de abril
A educação escolar para 2020: Que professores em que escolas?
Manuela Esteves
30 de maio
A crise económica e social a desafiar a escola
David Rodrigues e Filinto Lima
20 de junho
Avaliação das escolas: Finalidades e possibilidades
José Augusto Pacheco
INFORMAÇÕES
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Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
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