Educação escolar: Heranças e desafios

As políticas educativas e curriculares, que desde 2011 têm vindo a ser implementadas rompem com princípios e práticas já apropriadas pelas escolas e professores. É com base neste argumento que neste ciclo de debates se propõe equacionar heranças e desafios que decorrem deste novo quadro político.

Com este eixo pretende-se promover o debate entre a comunidade científica das Ciências da Educação e outros atores educativos sobre assuntos preponderantes da atualidade escolar. Pretende-se ainda mobilizar quadros de leitura e de análise das políticas educativas e curriculares e relacioná-los com as práticas desenvolvidas pelas escolas associadas ao Observatório da Vida nas Escolas (OBVIE). 

Em cada evento participará um investigador das Ciências da Educação, que terá como tarefa equacionar a problemática. Participarão também representantes de duas escolas associadas ao OBVIE que darão ênfase, nas suas intervenções aos tópicos: (1) 'O que faz a Escola', relativamente a esse tema; (2) 'O que poderia fazer'. O debate será depois alargado a todos os presentes. 
 

Calendário 

24 de janeiro 
Alargamento da escolaridade obrigatória para o 12º - o que muda? 
Manuel Matos

28 de fevereiro 

A avaliação da aprendizagem no ensino secundário: Que sentidos de excelência? 
Domingos Fernandes 

21 de março 

Que currículo para 2020? 
Carlinda Leite 

18 de abril 

A educação escolar para 2020: Que professores em que escolas? 
Manuela Esteves 

30 de maio 

A crise económica e social a desafiar a escola 
David Rodrigues e Filinto Lima

20 de junho 

Avaliação das escolas: Finalidades e possibilidades 
José Augusto Pacheco
 
INFORMAÇÕES 
Centro de Investigação e Intervenção Educativas 
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto 
T. | +351 220 400 615 
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