Sofia Marques da Silva, investigadora do CIIE e docente da FPCEUP, foi convidada para co-coordenar um dos eixos da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 (Portugal INCoDe.2030), o Eixo 1 – Inclusão.
Portugal INCoDe.2030 é um programa interministerial de competências digitais para Portugal 2017-2030 que abrange as áreas governativas da Modernização Administrativa, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Educação, do Trabalho, do Planeamento e das Infraestruturas e da Economia. Foi lançado a 3 de abril de 2017, no Teatro Thalia em Lisboa, assumindo-se como uma ação integrada de política pública dedicada ao reforço de competências digitais da população portuguesa, preparando-a para as oportunidades de emprego emergentes e baseadas no digital.
Visa dar resposta a 3 grandes desafios: "garantir a literacia e a inclusão digitais para o exercício pleno da cidadania; estimular a especialização em tecnologias e aplicações digitais para a qualificação do emprego e uma economia de maior valor acrescentado; produzir novos conhecimentos em cooperação internacional".
O eixo co-coordenado por Sofia Marques da Silva, Inclusão ("Assegurar a generalização do acesso às tecnologias digitais a toda a população, para obtenção de informação, comunicação e interação") compreende cinco vetores: i) Promoção das competências digitais; ii) Desenvolvimento de sistema de autodiagnóstico de competências digitais para o cidadão; iii) Ações de formação em competências digitais na ótica do utilizador, incluindo os grupos de cidadãos mais vulneráveis; iv) Criação de plataforma de recursos digitais em português e de acesso livre de suporte às ações de capacitação digital; v) Desenvolvimento de sistema de certificação de competências digitais do cidadão.
A iniciativa Portugal INCoDe.2030 engloba ainda quatro outros eixos, Educação, Qualificação, Especialização e Investigação, cada um dos quais envolvendo um conjunto de objetivos e medidas de políticas públicas.
Mais informações em www.incode2030.pt.