DIVULGAÇÃO | Projetos CIIE
Comissão Europeia
Início a 1 de setembro de 2018
O Spread the Sign, dicionário online, gratuito e multilingue de línguas gestuais, garantiu recentemente novo financiamento através de candidatura aprovada pela Comissão Europeia. O Spread the Sign, projeto inclusivo pioneiro, tem vindo, praticamente de forma ininterrupta a partir da sua fundação em 2006, a ser apoiado através de vários mecanismos competitivos de financiamento a nível europeu.
O novo projeto, “Spread the Sign – 360”, tem a duração de 36 meses, tendo os seus trabalhos iniciado a 1 de setembro. É financiado pelo Programa Erasmus+, no âmbito da ação 2 (KA2- Cooperation for innovation and the exchange of good practices), no tópico “KA202 - Strategic Partnerships for vocational education and training”. O consórcio é liderado por Thomas Lydell do European Sign Language Centre, organização sem fins lucrativos com sede em Örebro na Suécia, sendo a equipa portuguesa coordenada por Orquídea Coelho, Professora Auxiliar da FPCEUP e membro integrado do CIIE.
-----------------------------
"O Spread the Sign é um dicionário online multilingue de línguas gestuais e vocais, gratuito e de livre acesso, que conta com a participação de equipas de vários países europeus, e que no seu decurso se alargou a outros países fora da Europa, estendendo-se atualmente a todos os continentes.
Neste projeto pretendemos tornar o dicionário acessível para alunos surdos do ensino profissional/vocacional dos 14 países envolvidos. Será introduzido um ambiente interativo, numa vertente mais visual, composto por imagens de 360 graus com ligações a vídeos nos diferentes objetos que as integram. Este ambiente de 360 graus poderá ser visto tanto no website como nas aplicações móveis. Os alunos do ensino profissional poderão recorrer a estes ambientes interativos de 360 graus nos seus contextos de estágio e educativo, para desenvolver um conhecimento linguístico mais alargado, para adquirir mais vocabulário nas áreas educativa e de trabalho, e para potenciar o desenvolvimento de competências comunicacionais, cognitivas e relacionais.
Para além das imagens de 360 graus, serão introduzidas cerca de 2500 palavras/gestos (maioritariamente com foco nos contextos de ensino profissional/vocacional) que irão enriquecer o dicionário e contribuir para expandir o vocabulário dos alunos. Estas palavras/gestos serão, também, integradas nos ambientes 360 graus.
Será ainda introduzido mais vocabulário comum (nas línguas escritas e gestuais), uma vez que este é fundamental para a comunicação dos alunos com os professores, famílias e amigos."
(mais em https://www.fpce.up.pt/ciie/?q=content/spread-sign-360)