Membros Integrados
Professor(a) Associado/a
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
E-mail
orquidea@fpce.up.pt
Telefone
+351 226079730
Orquídea Coelho is Associate Professor at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (FPCEUP) and integrated member at the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE), coordinating its Deaf Studies research and training group, the Deaf CoPIn - Deaf Studies. She is a researcher, teacher and supervisor of academic works (PhD, Master and Post-graduations) in the areas of Deafness and Deaf Education, in which has published and presented works, in Portugal and abroad. Her research areas of interest are: deaf studies; deaf culture; isolated deaf and construction of citizenships; deafness and deaf education; bilingual education; sign languages; cultural and linguistic rights; cochlear implants; deafness, policies and inclusive practices; communicational accessibility; deaf language awareness. She is the coordinator of national teams of a number of international EU funded projects: e.g., PROFACITY - Profane Citizenship in Europe (European Commission's FP7 - 225511, 2008-2011); several editions of Online Multilingual Sign Language Dictionary's project, Spread the Sign, a pioneering inclusive project, that has been funded nearly uninterrupted since its founding in 2006 and has been supported through a series of competitive European funding mechanisms. She has been national PI of several international consortia (funder under Erasmus+). She acts as external evaluator of R&D programme projects to the Pontificia Universidad Católica del Perú (2018-2021) and to CNPq - National Council of Scientific and Technological Development of Brazil. She is an invited member of GIPES - Interinstitutional Group for Research in Deaf Education, School of Education of UFRGS (Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil).
2007 – Doutoramento em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
1998 – Mestrado em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
1995 – Licenciatura em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
1994 – CESE em Educação Especial – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Estudos surdos; Cultura surda; Surdos isolados e construção de cidadanias; Surdez e educação de surdos; Educação bilingue; Línguas gestuais; Direitos linguísticos e culturais; políticas e práticas inclusivas; Acessibilidade comunicacional
Sign Language for Beginners in Europe - Spread the Sign [National Team Leader]
Termos da educação linguística de surdos
Projeto de colaboração entre o GIPES – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (UFRGS), o GEPI/RIIATE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão/Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologia em Educação (Unisinos), o Giples - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Libras e Educação de Surdos (Ufes), e a DeafCoPIn Deaf Studies (CIIE-FPCEUP).
Social Haptic Signs for deaf and blind in education [National Team Leader]
Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto
O CIIE tem por missão a investigação científica, a intervenção e a divulgação em educação, visando contribuir para 1) o reforço do espaço público da educação, 2) o papel da educação na promoção da justiça social, na redução das desigualdades; e 3) o aumento das qualificações científicas e profissionais. Em 2019 o CIIE pretende continuar a: ¿ Desenvolver investigação de elevada qualidade, através de uma abordagem interdisciplinar realizando projetos nacionais e internacionais; ¿ Apoiar a formação de jovens investigadores e profissionais, especialmente através do desenvolvimento de programas de formação pós-graduada de excelência, designadamente o Programa Doutoral em Ciências da Educação da UP, e de supervisão de elevada qualidade; - Reforçar a mobilidade e a partilha internacional de conhecimento, aprofundando a participação existente em redes e consórcios transnacionais e a colaboração bilateral e alargando e diversificando as colaborações internacionais, designadamente no espaço europeu e com PALOP; ¿ Ampliar a disseminação alargada dos resultados de pesquisa, nomeadamente através da publicação em revistas internacionais, da continuidade de linha editorial própria e da organização de seminários e conferências abertas à comunidade; ¿ Fornecer serviços de expertise, avaliação e consultoria para agências governamentais e locais, empresas, escolas, etc. e aprofundar o diálogo com a sociedade civil e stakeholders. Parte significativa do trabalho a realizar fundar-se-á no desenvolvimento do elevado número de projetos internacionais, e também nacionais, em curso no Centro. O trabalho em ¿comunidades de prática de investigação¿ (COPIN) como espaços de formação e produção será aprofundado. Continuar-se-á a procurar prosseguir a senda de sucesso ao nível de candidaturas de projetos a financiamento, a melhorar condições de acolhimento e formação para jovens investigadores, assim como a melhoria da qualidade e impacto da publicação científica. Torna-se absolutamente necessário: financiamento para traduções e proofreading de artigos a submeter a revistas internacionais; prosseguir a publicação da ESC; adquirir computadores (com o reduzido montante atribuído, apenas é possível contabilizar aquisição de 2); participação em congressos (de lembrar que o CIIE tem mais de 100 membros, tornando-se ridículo o exíguo nº de participações em congressos que conseguirá garantir); vinda de consultores externos; overheads¿ O sucesso do Centro do Centro é em larga medida fruto de financiamento não-nacional e de trabalho excessivo da equipa que será incomportável a curto prazo com o financiamento plurianual residual atribuído pela FCT a partir de 2015. Efetivamente, o CIIE passou a contar com ¿38.854,00, o que não é condizente com a 2ª melhor classificação obtida no painel de CE (21/25) na última avaliação. Passou a haver apenas orçamento para RH (2 membros no staff de apoio), e não considerando a FCT elegíveis despesas com vencimentos de uma das técnicas por efetivação (forçosa com término de contrato anterior), encontra-se o CIIE numa posição francamente desagradável e delicada, mesmo no interior da FPCEUP. Assim, voltamos a solicitar o reforço do financiamento de montante pelo menos igual ao do período anterior a 2015 com vista a assegurar o normal funcionamento do CIIE ao longo do ano de 2019. ¿ Despesas com recursos humanos ¿ encargos com uma das técnicas do staff, neste momento com bolsa (BTI): ¿10.650,00 euros (¿745 * 12 meses + seguro social voluntário e seguros de acidentes pessoais) ¿ Em missões de membros da equipa prevêem-se: 8 deslocações nacionais: ¿1680 (cada: viagem, 1 noite de alojamento e registo ¿ ¿60 + ¿70 + ¿80); 6 deslocações ao estrangeiro para participação em eventos científicos e meetings de projetos de relevância internacional: ¿3900 (cada: viagem, 2 noites de alojamento e registo ¿ ¿300 + (¿100 * 2) + * 150); prevê-se também a vinda ao Centro de consultores nacionais ou estrangeiros (despesas de deslocação e alojamento), desig
Deaf Language Awareness [National Team Leader]
https://deaflanguage.eu/portuguese-and-lgp/
Spread the Sign 360 [National Team Leader]
https://new.spreadthesign.com/pt.pt/photosphere/
Spread Share – Connecting trainers of deaf pupils in Europe [National Team Leader]
Circulação e Consumo de Produções Culturais Surdas em Espaços Escolares Bilíngues – Aproximações a escolas de surdos do sul do Brasil e escolas de referência na educação de surdos em Portugal
Spread the Sign – Partnership
Spread the Sign – Dissemination in Europe of Vocational Sign Language [National Team Leader]
Sign Language for Beginners in Europe - Spread the Sign [National Team Leader]
Termos da educação linguística de surdos
Projeto de colaboração entre o GIPES – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (UFRGS), o GEPI/RIIATE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão/Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologia em Educação (Unisinos), o Giples - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Libras e Educação de Surdos (Ufes), e a DeafCoPIn Deaf Studies (CIIE-FPCEUP).
Social Haptic Signs for deaf and blind in education [National Team Leader]
Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto
O CIIE tem por missão a investigação científica, a intervenção e a divulgação em educação, visando contribuir para 1) o reforço do espaço público da educação, 2) o papel da educação na promoção da justiça social, na redução das desigualdades; e 3) o aumento das qualificações científicas e profissionais. Em 2019 o CIIE pretende continuar a: ¿ Desenvolver investigação de elevada qualidade, através de uma abordagem interdisciplinar realizando projetos nacionais e internacionais; ¿ Apoiar a formação de jovens investigadores e profissionais, especialmente através do desenvolvimento de programas de formação pós-graduada de excelência, designadamente o Programa Doutoral em Ciências da Educação da UP, e de supervisão de elevada qualidade; - Reforçar a mobilidade e a partilha internacional de conhecimento, aprofundando a participação existente em redes e consórcios transnacionais e a colaboração bilateral e alargando e diversificando as colaborações internacionais, designadamente no espaço europeu e com PALOP; ¿ Ampliar a disseminação alargada dos resultados de pesquisa, nomeadamente através da publicação em revistas internacionais, da continuidade de linha editorial própria e da organização de seminários e conferências abertas à comunidade; ¿ Fornecer serviços de expertise, avaliação e consultoria para agências governamentais e locais, empresas, escolas, etc. e aprofundar o diálogo com a sociedade civil e stakeholders. Parte significativa do trabalho a realizar fundar-se-á no desenvolvimento do elevado número de projetos internacionais, e também nacionais, em curso no Centro. O trabalho em ¿comunidades de prática de investigação¿ (COPIN) como espaços de formação e produção será aprofundado. Continuar-se-á a procurar prosseguir a senda de sucesso ao nível de candidaturas de projetos a financiamento, a melhorar condições de acolhimento e formação para jovens investigadores, assim como a melhoria da qualidade e impacto da publicação científica. Torna-se absolutamente necessário: financiamento para traduções e proofreading de artigos a submeter a revistas internacionais; prosseguir a publicação da ESC; adquirir computadores (com o reduzido montante atribuído, apenas é possível contabilizar aquisição de 2); participação em congressos (de lembrar que o CIIE tem mais de 100 membros, tornando-se ridículo o exíguo nº de participações em congressos que conseguirá garantir); vinda de consultores externos; overheads¿ O sucesso do Centro do Centro é em larga medida fruto de financiamento não-nacional e de trabalho excessivo da equipa que será incomportável a curto prazo com o financiamento plurianual residual atribuído pela FCT a partir de 2015. Efetivamente, o CIIE passou a contar com ¿38.854,00, o que não é condizente com a 2ª melhor classificação obtida no painel de CE (21/25) na última avaliação. Passou a haver apenas orçamento para RH (2 membros no staff de apoio), e não considerando a FCT elegíveis despesas com vencimentos de uma das técnicas por efetivação (forçosa com término de contrato anterior), encontra-se o CIIE numa posição francamente desagradável e delicada, mesmo no interior da FPCEUP. Assim, voltamos a solicitar o reforço do financiamento de montante pelo menos igual ao do período anterior a 2015 com vista a assegurar o normal funcionamento do CIIE ao longo do ano de 2019. ¿ Despesas com recursos humanos ¿ encargos com uma das técnicas do staff, neste momento com bolsa (BTI): ¿10.650,00 euros (¿745 * 12 meses + seguro social voluntário e seguros de acidentes pessoais) ¿ Em missões de membros da equipa prevêem-se: 8 deslocações nacionais: ¿1680 (cada: viagem, 1 noite de alojamento e registo ¿ ¿60 + ¿70 + ¿80); 6 deslocações ao estrangeiro para participação em eventos científicos e meetings de projetos de relevância internacional: ¿3900 (cada: viagem, 2 noites de alojamento e registo ¿ ¿300 + (¿100 * 2) + * 150); prevê-se também a vinda ao Centro de consultores nacionais ou estrangeiros (despesas de deslocação e alojamento), desig
Deaf Language Awareness [National Team Leader]
https://deaflanguage.eu/portuguese-and-lgp/
Spread the Sign 360 [National Team Leader]
https://new.spreadthesign.com/pt.pt/photosphere/
Spread Share – Connecting trainers of deaf pupils in Europe [National Team Leader]
Circulação e Consumo de Produções Culturais Surdas em Espaços Escolares Bilíngues – Aproximações a escolas de surdos do sul do Brasil e escolas de referência na educação de surdos em Portugal
Spread the Sign – Partnership
Spread the Sign – Dissemination in Europe of Vocational Sign Language [National Team Leader]
Projecto Estratégico - UI 167 - 2011-2012
The strategic project that CIIE presents to 2011-2012 is framed by a central focus on financed research projects and the dissemination of their outcomes as well as the training of young researchers PhD, Ma & Post-doctoral in national and international network. _There is common concern with inequalities and exclusion in education, concerns clearly expressed in recent European policy documents. Education is considered in its formal and non-formal forms. Adult education, teacher and educators training, disabilities and inclusion studies, minorities and intercultural, citizenship and gender studies, childhood and youth studies are recognised Education Sciences scientific areas in this strategic project. The project is developed along four main scientific areas 'programatic areas': AREA 1 - Politics, Policies & Participation; AREA 2 - Training, Knowledge and Education & Work Contexts; AREA 3 - Citizenship, Diversity & Historical Knowledge; AREA 4 - Innovation, Creativity and Local Development. This strategic project is centered on developing a sound articulation between research and postgraduate courses MA in Education, PhD in Education Sciences in UPorto as well as w/ other higher education institutions on the basis of international and national networks.Briefly, it may be stressed that this is a Strategic Project centered in the development of the research of its 15 Projects financed by external agencies to the Centre and the training/supervision of more than 50 PhD theses, and mainly in the dissemination of their outcomes submitting papers to international journals cited in ISI Web of Knowledge, SCOPUS & ERIH.
(FP7) PROFACITY – Profane Citizenship in Europe: Testing Democratic Ownership in Hybrid Situations [National Team Leader]
Spread the Sign - Communication in national Sign Language [National Team Leader]
Spread the Sign [National Team Leader]
VPP - Vivências, Percursos e Produções Científicas em Ciências da Educação
Le Retour Réflexif et ses Pratiques [National Team Leader]
FIIP - Formação Inicial e Identidades Profissionais no 1º CEB: Currículo e Identidades Profissionais de Base
Gestos Lusófonos: Projeto de colaboração com Angola no âmbito da surdez e da mobilidade e acolhimento de crianças e jovens surdos angolanos
Journal article
Deaf education in Portugal and Brazil in the nineteenth century: Similarities and differences
Sofiato, Cássia Geciauskas; Coelho, Orquídea; VAZ DE CARVALHO, PAULO
Other output
Online, visual, multilingual and free access "dictionary" of sign languages. International Project "Spread the Sign"
Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno
Other output
Online, visual, multilingual and free access "dictionary" of sign languages. International Project "Spread the Sign"
Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno
Journal article
Em defesa de escolas bilíngues de surdos: Interlocuções dos movimentos de resistência em Portugal e Brasil
Moraes, Violeta; Klein, Madalena; Coelho, Orquídea
Journal article
A formação de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa: cenários/ambientes, incômodos/tensões, interpessoalidades/alteridades e perspectivas/horizontes
Lobato, Huber Kline Guedes; Coelho, Orquídea; Bentes, José Anchieta de Oliveira
Journal article
A educação de Populações Indígenas em Moçambique: do período colonial ao início da era Pós-Independência
Bavo, Názia Anita Cardoso; Coelho, Orquídea
Conference abstract
O método etnográfico na investigação sobre a educação de Surdo/as
Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Gonçalves, António
Conference poster
RSU e o projeto Social Haptic Signs for the Deaf and Blind in Education
Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea
Conference abstract
The performance of Sign Language Translators and Interpreters in Higher Education: dialogue between Portugal and Brazil
Lobato, Huber Kline Guedes; Coelho, Orquídea; Bentes, José Anchieta de Oliveira
Journal article
Em defesa de escolas bilíngues de surdos: Interlocuções dos movimentos de resistência em Portugal e Brasil
Moraes, Violeta; Klein, Madalena; Coelho, Orquídea
Journal article
Deaf education in Portugal and Brazil in the nineteenth century: Similarities and differences
Sofiato, Cássia Geciauskas; Coelho, Orquídea; VAZ DE CARVALHO, PAULO
Other output
Online, visual, multilingual and free access "dictionary" of sign languages. International Project "Spread the Sign"
Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno
Other output
Online, visual, multilingual and free access "dictionary" of sign languages. International Project "Spread the Sign"
Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno
Journal article
A formação de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa: cenários/ambientes, incômodos/tensões, interpessoalidades/alteridades e perspectivas/horizontes
Lobato, Huber Kline Guedes; Coelho, Orquídea; Bentes, José Anchieta de Oliveira
Journal article
A educação de Populações Indígenas em Moçambique: do período colonial ao início da era Pós-Independência
Bavo, Názia Anita Cardoso; Coelho, Orquídea
Journal article
Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual/de Sinais em Portugal e no Brasil: Função, Formação, Deveres e Responsabilidades/Atribuições
Lobato, Huber Kline Guedes; Coelho, Orquídea; Bentes, José Anchieta de Oliveira
Conference abstract
O método etnográfico na investigação sobre a educação de Surdo/as
Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Gonçalves, António
Journal article
The education of indigenous populations in Mozambique: from the Colonial Period to the beginning of the Post-Independence Era
Bavo, Názia Anita Cardoso; Coelho, Orquídea
Conference poster
RSU e o projeto Social Haptic Signs for the Deaf and Blind in Education
Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea
Conference abstract
As práticas para inclusão de estudantes com NEE propostas nos regulamentos/estatutos das instituições de ensino superior públicas portuguesas
Figueiredo, Mariana; Coelho, Orquídea; Veiga, Amélia
Conference abstract
Práticas de investigação sobre educação de Surdos/as: uma relação que se quer mais cultural e alter
Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Gonçalves, António
Conference abstract
The performance of Sign Language Translators and Interpreters in Higher Education: dialogue between Portugal and Brazil
Lobato, Huber Kline Guedes; Coelho, Orquídea; Bentes, José Anchieta de Oliveira
Book chapter
Identidade profissional e identidade pessoal dos/as professores/as surdos/as de LGP: Em busca da cidadania
Morgado, Carolina; Coelho, Orquídea; Lopes, Amélia
Book chapter
A entrevista compreensiva como mecanismo instituinte da flexibilidade metodológica na relação com surdos/as
Muengua, Luís; Coelho, Orquídea; Pinto, Jorge
Book chapter
O estudante surdo com baixa visão no ensino superior: Um estudo de caso
Oliveira, Ana; Coelho, Orquídea; Rebelo, António
Other output
Online, visual, multilingual and free access "dictionary" of haptic signs. International Project Social Haptic Signs for the Deaf and Blind in Education (2019-1-SE01-KA201-060404)
Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno; Gil, Cristina; Liques, Paula
Conference poster
RSU e o projeto Social Haptic Signs for the Deaf and Blind in Education
Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea
Other output
Online, visual, multilingual and free access "dictionary" of haptic signs. International Project Social Haptic Signs for the Deaf and Blind in Education (2019-1-SE01-KA201-060404)
Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno; Gil, Cristina; Liques, Paula
Book chapter
Identidade profissional e identidade pessoal dos/as professores/as surdos/as de LGP: Em busca da cidadania
Morgado, Carolina; Coelho, Orquídea; Lopes, Amélia
Conference abstract
O método etnográfico na investigação sobre a educação de Surdo/as
Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Gonçalves, António
Conference abstract
Práticas de investigação sobre educação de Surdos/as: uma relação que se quer mais cultural e alter
Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Gonçalves, António
Book chapter
Experiências de educação bilíngue para surdos: entrelaçamentos entre Brasil e Portugal
Sofiato, Cássia Geciauskas; VAZ DE CARVALHO, PAULO; Coelho, Orquídea
Journal article
A educação de surdos no Brasil no século XIX e o legado de países europeus
Sofiato, Cássia Geciauskas; Carvalho, Paulo Vaz de; Coelho, Orquídea
Conference abstract
Políticas educativas para a área da surdez em Moçambique (2000 - 2020): percurso, conquistas e desafios.
Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Cipriano, António
Journal article
Ensino e Aprendizagem do Português (L2/LE) por Alunos Surdos em Moçambique
Bavo, Názia; Coelho, Orquídea
Conference paper
Educação de Surdos em Moçambique: políticas, práticas pedagógicas e (ex)inclusão no ensino secundário
Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Gonçalves, António
Conference abstract
Educação de Surdos em Moçambique: políticas, práticas pedagógicas e (ex)inclusão no ensino secundário
Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Gonçalves, António
Conference poster
Legislação e práticas das instituições de ensino superior públicas portuguesas na inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais
Figueiredo, Mariana; Coelho, Orquídea; Veiga, Amélia
Book chapter
Educação de surdos em Moçambique: Políticas, práticas pedagógicas e (ex)inclusão no ensino secundário
Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Gonçalves, António
Other output
Open Access Bilingual E-courses Portuguese/Portuguese Sign Language. International Project Deaf Language Awareness (2018-1-PL01-KA204-051109)
Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno
Other output
Open Access Bilingual E-courses Portuguese/Portuguese Sign Language. International Project Deaf Language Awareness (2018-1-PL01-KA204-051109)
Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno
Conference abstract
Políticas educativas para a área da surdez em Moçambique (2000 - 2020): percurso, conquistas e desafios.
Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Cipriano, António
Book chapter
Cidadanias Profanas e Surdos Isolados: Reflexão sobre temas e desafios ético-metodológicos de uma pesquisa europeia.
Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno
Journal article
Constructos freirianos enlaçados às representações sociais de professores sobre o ensino de LIBRAS
Silveira, Andrea Pereira; Nascimento, Ivany Pinto; Coelho, Orquídea
Journal article
As implicações da espacialização como categoria analítica da conversa na Língua Brasileira de Sinais e na Língua Gestual Portuguesa
Gomes, Dannytza; Coelho, Orquídea; Morgado, Celda
Conference paper
A educação de surdos no Brasil e em Portugal nos oitocentos
Sofiato, Cássia Geciauskas; Coelho, Orquídea; VAZ DE CARVALHO, PAULO
Conference paper
Língua de sinais/gestual, a língua dos surdos na vida dos ouvintes: percepções, impactos e significados
FURLANETTO, CLAUDIA; Coelho, Orquídea; Lebedeff, Tatiana Bolivar
Conference poster
Políticas educativas para a área da surdez em Moçambique (2000 - 2020): percurso, conquistas e desafios
Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Cipriano, António
Book chapter
Cidadanias Profanas e Surdos Isolados: Reflexão sobre temas e desafios ético-metodológicos de uma pesquisa europeia
Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno
Book chapter
O modelo bilingue da educação de surdos em Portugal.
CORREIA, Fátima Sá; Coelho, Orquídea
Journal article
FORMAS POSSÍVEIS DE SER NAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE EDUCAÇÃO DE SURDOS EM PORTUGAL
Witchs, Pedro Henrique; Lopes, Maura Corcini; Coelho, Orquídea
Journal article
PERTINÊNCIA E URGÊNCIA DA LÍNGUA DE SINAIS (L1) E DO PORTUGUÊS (L2/LE) NO CURRÍCULO DOS ALUNOS SURDOS EM MOÇAMBIQUE
Bavo, Názia Anita; Coelho, Orquídea
Journal article
A profissão de intérprete de língua gestual: estudo sobre avaliação
RODRIGUES, Ana; Coelho, Orquídea
Conference poster
Aspectos visuais em línguas de sinais e a percepção científica: um caso na Astronomia
Ferreira, Vanessa Cristina; Carvalho, Paulo Simeão; Pinto, Jorge; Casa-Nova, César; Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea
Conference poster
Aspectos visuais em línguas de sinais e a percepção científica: um caso na Astronomia
Ferreira, Vanessa Cristina; Carvalho, Paulo Simeão; Pinto, Jorge; Casa-Nova, César; Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea
Book chapter
A Educação Bilingue numa EREBAS: diversidade cultural e acesso ao currículo dos alunos surdos: estudo de caso
Pedroso, Kamilla; Coelho, Orquídea
Journal article
Glossário de atividades físicas e desportivas em LGP
Sarmento, Fátima; Corredeira, Rui; Coelho, Orquídea
Conference abstract
O papel do Spread the Sign na inclusão educativa e social dos surdos.
Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno
Journal article
Alunos surdos na aula de educação física: que responsabilidades?
Sarmento, Fátima; Corredeira, Rui; Coelho, Orquídea
Book chapter
O ensino de língua gestual portuguesa: fios e desafios de um professor surdo
Silveira, Andrea Pereira; Coelho, Orquídea; Nascimento, Ivany Pinto
Conference poster
Didática do Português para Alunos Surdos em Escolas Regulares Moçambicanas
Bavo, Názia Anita; Coelho, Orquídea
Conference poster
Cultura surda, identidade e artes na escola bilingue.
Morgado, Carolina; Alves, Cláudia; Muengua, Luís; Coelho, Orquídea
Conference abstract
O papel do Spread the Sign na inclusão educativa e social dos surdos
Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea
Book chapter
A interface entre o processo formativo docente e a prática de ensino de língua gestual portuguesa.
Silveira, Andrea Pereira; Coelho, Orquídea
Journal article
Língua gestual portuguesa e seus aspectos políticos e sociais na educação de surdos
Witchs, Pedro Henrique; Correia, Fátima Sá; Coelho, Orquídea
Conference abstract
Implantação coclear em crianças surdas pré-linguísticas. Práticas educativas e de reabilitação: Apresentação de alguns resultados
Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea
Journal article
Educação de surdos no Brasil e Portugal:políticas de reconhecimento linguístico, bilinguismo e formação docente
Santos, Angela Nediane dos; Coelho, Orquídea; Klein, Madalena
Book chapter
O SignWriting enquanto proposta pedagógica assente na experiência visual do surdo
Pinto, Jorge; Coelho, Orquídea
Journal article
A língua gestual na aula de Educação Física: Como comunicam os professores com os alunos surdos nas EREBAS
Sarmento, Fátima; Corredeira, Rui; Coelho, Orquídea
Journal article
Escolas de Referência para a Educação Bilíngue de alunos surdos (EREBAS) em Portugal: a prática e o discurso teórico no ensino da Língua Portuguesa como segunda Língua
Costa-Bayer, Karla; Coelho, Orquídea; Correia, José Alberto
Conference abstract
A língua gestual na aula de Educação Física: Como comunicam os professores com os alunos surdos nas EREBAS
Sarmento, Fátima; Corredeira, Rui; Coelho, Orquídea
Conference poster
Políticas de Inclusão e Estratégias de Ensino da Língua Portuguesa (L2/LE) a Alunos Surdos em Turmas Regulares de Escolas Moçambicanas
Bavo, Názia Anita; Coelho, Orquídea; Ngunga, Armindo
Conference poster
A língua gestual na aula de Educação Física: Como comunicam os professores com os alunos surdos nas EREBAS
Sarmento, Fátima; Corredeira, Rui; Coelho, Orquídea
Conference poster
(Re)Pensar a Língua Gestual Portuguesa em contextos específicos de aprendizagem
Sarmento, Fátima; Corredeira, Rui; Coelho, Orquídea
Journal article
APRENDER/ENSINAR FILOSOFIA EM LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA
Correia, Fátima Sá; Coelho, Orquídea
Journal article
Revolução de Abril, educação de surdos/as e ensino da filosofia: da deficiência à pertença cultural
Correia, Fátima Sá; Coelho, Orquídea
Journal article
Com as mãos se faz o ser: aprender/ensinar filosofia em contexto de surdez
Correia, Fátima Sá; Coelho, Orquídea; Magalhães, António; Benvenuto, Andrea
Book chapter
Crianças Surdas Implantadas, Trabalho Pedagógico e Envolvimento Parental numa Perspectiva de Educação Bilingue
Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno
Book chapter
Crianças Surdas Implantadas, trabalho pedagógico e envolvimento parental numa perspectiva de educação bilingue
Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno
Journal article
Relocating social justice to the axis of citizenship: for a deaf mediation
Vaz, Henrique; Coelho, Orquídea
Book chapter
Outridades espaciais: heterotopias da educação dos surdos em Portugal
Salge, Tiago; Vaz, Henrique; Coelho, Orquídea
Journal article
Learning/teaching philosophy in sign language as a cultural issue
Correia, Fátima Sá; Coelho, Orquídea; Magalhães, António; Benvenuto, Andrea
Book chapter
A terapia da fala na educação bilingue de alunos surdos
Santos, Joana; Coelho, Orquídea
Book chapter
Será o signwriting um instrumento facilitador do acesso a um melhor desempenho linguístico do aluno surdo na língua portuguesa?
Pinto, Jorge; Coelho, Orquídea
Conference abstract
(Re)Pensar a Língua (LGP) em contextos de aprendizagem específicos
Sarmento, Fátima; Corredeira, Rui; Coelho, Orquídea
Conference abstract
(Re)Think Portuguese Sign Language in specific learning contexts
Sarmento, Fátima; Corredeira, Rui; Coelho, Orquídea
Book chapter
Da preservação à reclamação de marcadores culturais na (re)construção identitária de universitários surdos
Magalhães, Catarina; Coelho, Orquídea
Book chapter
Negando a incomunicabilidade surda: a importância das interações comunicacionais em contexto familiar
Lopes, Cátia; Coelho, Orquídea
Book chapter
Surdos isolados , línguas, cidadania, identidade e iliteracia
Coelho, Orquídea; Cortes, Susana
Book chapter
Fontes de (in)formação em sexualidade: perceções de jovens alunos surdos no Porto
Pina, Ana; Coelho, Orquídea
Conference abstract
O dicionário científico on line. Um recurso digital para a Educação científica dos surdos
Mariani, Ruth; Castro, Helena C.; Delou, Cristina; Coelho, Orquídea
Journal article
A situação do intérprete de Língua Gestual Portuguesa no contexto do ensino superior universitário e politécnico
Rubim, Claudia; Coelho, Orquídea; Trindade, Rui
Journal article
A situação do intérprete de Língua Gestual Portuguesa no contexto do ensino superior universitário e politécnico
Rubin, Claudia; Coelho, Orquídea; Trindade, Rui
Book chapter
Crianças surdas profundas, implante coclear e educação bilingue: desafios e procedimentos em Portugal.
Coelho, Orquídea; Amorim, Cândida; Mendes, Bruno
Book chapter
Surdité ou deafhood?: la conscience d'une discrimination comme voie vers l'affirmation de la difference.
Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique
Book chapter
Surdos estudam e investigam na Universidade do Porto: contributos para a reflexão sobre a universidade inclusiva no âmbito da surdez.
Coelho, Orquídea
Book chapter
Deafness or deafhood? The awareness of discrimination as a path towards affirming the difference.
Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique
Book chapter
Researching with "isolated" deaf: the interview as an hermeneutical conversation.
Felizes, Raquel; Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno; Vaz, Henrique
Book chapter
La recherche avec les sourds "isolés": l'entretien comme conversation herméneutique.
Felizes, Raquel; Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno; Vaz, Henrique
Book
Prendre soin, prendre part, vivre avec. Enjeuz et défis de la citoyenneté profane dans les rapports santé-société. Quelles médiations? /Cuidar, Tomar Parte, viver com. Questões e desafios da cidadania profana na relação saúde/sociedade. Que mediações?
Coelho, Orquídea
Conference poster
Língua de Sinais Brasileira e os conceitos científicos e biotecnologia: integração de um dicionário científico online
Mariani, Ruth; Coelho, Orquídea
Book chapter
La recherche avec des sourds «isolés»: L'entretien comme conversation herméneutique
Felizes, Raquel; Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno
Book chapter
Deafness or deafhood? The awareness of discrimination as a path towards affirming the difference
Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique
Book chapter
Researching with "isolated" deaf: the interview as an hermeneutical conversation
Felizes, Raquel; Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno
Book chapter
La recherche avec des sourds «isolés»: L’entretien comme conversation herméneutique
Felizes, Raquel; Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno
Book chapter
Crianças surdas profundas, implante coclear e educação bilingue: desafios e procedimentos em Portugal
Coelho, Orquídea; Amorim, Cândida; Mendes, Bruno
Edited book
Prendre soin, prendre part, vivre avec. Enjeuz et défis de la citoyenneté profane dans les rapports santé-société. Quelles médiations? // Cuidar, Tomar Parte, viver com. Questões e desafios da cidadania profana na relação saúde/sociedade. Que mediações?
Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno
Journal article
In/exclusão no trabalho e na educação: aspectos mitológicos, históricos e conceituais. Recensão à obra de Lucídio Bianchetti e José Alberto Correia
Coelho, Orquídea
Book chapter
Conceptualizações da surdez, manifestações e marcas da cultura surda e os casamentos "endógamos" surdos
Coelho, Orquídea
Conference abstract
Deaf, sports and physical education: Contributes of LGP (Portuguese sign language) to the learning/teaching process of deaf students
Sarmento, Fátima; Corredeira, Rui; Coelho, Orquídea
Other output
Training Module - Réponses: to be and not to be a citizen in Europe
Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno
Conference poster
SignWriting in the performance of writing competences of the Deaf Students
Pinto, Jorge; Coelho, Orquídea; Trindade, Rui; Stumpf, Marianne
Conference poster
The Educational Interpreter: coverage and specificities of Translation and Interpretation in Portuguese Sign Language
Rubim, Cláudia; Coelho, Orquídea; Trindade, Rui; Bizarro, Rosa
Conference poster
Interviews with Isolated Deaf. Report of a research experience
Cortes, Susana; Coelho, Orquídea
Other output
Online Webdocumentary PROFACITY. International Project PROFACITY - Profane Citizenship in Europe: Testing Democratic Ownership in Hybrid Situations (7th FP/ CT/SSH/2008/- 225511)
Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno
Other output
Online Training Module - Réponses: to be and not to be a citizen in Europe. International Project: PROFACITY - Profane Citizenship in Europe: Testing Democratic Ownership in Hybrid Situations (7th FP/ CT/SSH/2008/- 225511)
Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno
Book chapter
Le "maître ignorant" revisité sous l'angle de la surdité
Fusellier-Souza, Ivani; Coelho, Orquídea
Journal article
Da lógica da justificação à lógica da descoberta: ser surdo num mundo ouvinte: um testemunho autobiográfico
Coelho, Orquídea
Book chapter
Surdez, educação e cidadania: duas línguas para um caminho e para um mundo.
Coelho, Orquídea
Conference paper
Cidadanias profanas: Os meios tradutores ou a hibridez dos procedimentos metodológicos
Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno; Silva, Sara
Conference paper
Cidadanias Profanas: os meios tradutores ou a hibridez dos procedimentos metodológicos.
Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Silva, Sara; Mendes, Bruno
Book chapter
A formação inicial de professores do 1º CEB nas duas últimas décadas: uma caracterização a partir de discursos de natureza sócio/política
Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ribeiro, A.; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea
Journal article
Os licenciados em ciências da educação: itinerários de inserção e configuração da profissão
Costa, Alexandra Sá; Coelho, Orquídea; Moreira, Rui
Book chapter
No tear da construção de sentido: dinâmicas relacionais e emocionais: um tributo a Manuela Malpiqe
Coelho, Orquídea
Book chapter
A formação inicial de professores do 1º CEB nas duas últimas décadas: uma caracterização a partir de discursos de natureza sócio-política.
Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ferreira, Elisabete; Ribeiro, Agostinho; Coelho, Orquídea
Book chapter
Surdos e ouvintes, mais que uma língua em cada língua
Coelho, Orquídea; Gomes, Maria do Céu; Cabral, Eduardo
Thesis / Dissertation
Construindo carreiras: (re)desenhar o percurso educativo dos surdos e partir de modelos bilingues
Orquídea Coelho
Book chapter
A formação inicial de professores do 1º CEB nas duas últimas décadas: uma caracterização a partir de discursos de natureza sócio/política
Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ribeiro, A.; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea
Book chapter
A formação inicial de professores do 1º CEB nas duas últimas décadas: uma caracterização a partir de discursos de natureza sócio/política
Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ribeiro, A.; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea
Journal article
Os licenciados em ciências da educação: itinerários de inserção e configuração da profissão [Graduates in educational sciences: itineraries of insertion and configuration of the profession]
Costa, Alexandra Sá; Coelho, Orquídea; Rui Moreira
Book chapter
Uma língua nas nossas mãos: argumentos para uma educação bilingue dos surdos
Cabral, Eduardo; Coelho, Orquídea
Book chapter
Diferentes somos todos: a educação dos surdos como mediação cultural
Gomes, Maria do Céu; Cabral, Eduardo; Coelho, Orquídea
Book chapter
Metacognição e surdez: algumas considerações em torno do projecto "Le Retour Réflexif et ses pratiques"
Coelho, Orquídea
Book chapter
La métacognition dans la surdité pré-linguistique: les témoignages des sourds
Coelho, Orquídea; Cabral, Eduardo; Gomes, Maria do Céu
Conference abstract
Caracterização dos modos da profissionalidade dos licenciados em ciências da educação
Costa, Alexandra; Moreira, Rui; Coelho, Orquídea
Book chapter
A metacognição na surdez pré-linguística: os testemunhos dos surdos
Coelho, Orquídea; Cabral, Eduardo; Gomes, Maria do Céu
Journal article
Penser la metacognition dans la Surdité: communication, réflexivité et médiation
Coelho, Orquídea
Journal article
Estudo exploratório sobre currículo de formação inicial e identidade profissional de docentes do 1º CEB: indícios sobre o papel do envolvimento dos estudantes na gestão do seu currículo de formação
Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea; Sousa, Cristina; Silva, Manuel António; Rocha, Rosália; Fragateiro, Lurdes
Journal article
Formação de surdos: ao encontro da legitimidade perdida
Coelho, Orquídea; Cabral, Eduardo; Gomes, Maria do Céu
Journal article
As (in)comunicabilidades na formação de surdos e ouvintes: o que urge fazer entre surdos e ouvintes
Coelho, Orquídea
Other output
Metacognição e surdez: algumas considerações em torno do projeto Le Retour Réflexif et ses Pratiques
Coelho, Orquídea
Other output
A Metacognição na surdez pré-linguística: Os testemunhos dos surdos
Coelho, Orquídea; Cabral, Eduardo; Gomes, Maria do Céu
Other output
Módulo de Formação: O Retorno Reflexivo e as suas Práticas.
Pacheco, Natércia; Coelho, Orquídea
Journal article
Estudo exploratório sobre currículo de formação inicial e identidade profissional de docentes do 1º CEB: indícios sobre o papel do envolvimento dos estudantes na gestão do seu currículo de formação
Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea; Sousa, Cristina; Silva, Manuel António; Rocha, Rosália; Fragateiro, Lurdes
Journal article
Estudo exploratório sobre currículo de formação inicial e identidade profissional de docentes do 1º CEB: Indícios sobre o papel do envolvimento dos estudantes na gestão do seu currículo de formação [Exploratory study on the initial training curriculum and professional identity of 1st Cycle of Basic Education teachers: Evidence on the role of student involvement in the management of their training]
Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea; Sousa, Cristina; Silva, M. A.; Rocha, R.; Fragateiro, Lurdes
Conference abstract
Formação inicial e identidades profissionais no 1º CEB: uma pré-análise dos discursos sócio/políticos das décadas de 80 e 90 [Initial training and professional identities in the 1st Cycle of Basic Education: a pre-analysis of the 80s and 90s socio/political discourses]
Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ribeiro, Agostinho; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea
Conference abstract
Pensar a metacognição na surdez: comunicação, cultura, reflexividade e mediação
Coelho, Orquídea; Pacheco, Natércia
Conference abstract
Formação inicial e identidades profissionais no 1º CEB: uma pré-análise dos discursos sócio/políticos das décadas de 80 e 90
Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ribeiro, Agostinho; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea
Conference abstract
Formação inicial e identidades profissionais no 1º CEB: uma pré-análise dos discursos sócio/políticos das décadas de 80 e 90
Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ribeiro, Agostinho; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea
Conference abstract
Formação inicial e identidades profissionais no 1º CEB: uma pré-análise dos discursos sócio/políticos das décadas de 80 e 90
Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ribeiro, Agostinho; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea
Journal article
Estudo exploratório sobre currículo de formação inicial e identidade profissional de docentes do 1º CEB: Indícios sobre o papel do envolvimento dos estudantes na gestão do seu currículo de formação [Exploratory study on the initial training curriculum and professional identity of 1st Cycle of Basic Education teachers: Evidence on the role of student involvement in the management of their training]
Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea; Sousa, Cristina; Silva, M. A.; Rocha, R.; Fragateiro, Lurdes
Conference abstract
Formação inicial e identidades profissionais no 1º CEB: uma pré-análise dos discursos sócio/políticos das décadas de 80 e 90 [Initial training and professional identities in the 1st Cycle of Basic Education: a pre-analysis of the 80s and 90s socio/political discourses]
Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ribeiro, Agostinho; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea
Book review
Recensão à obra Helena Costa Araújo e Maria José Magalhães (Orgs.) “Cadernos de Coeducação”
Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Cosme, Ariana; Ferreira, Manuela; Caramelo, João
Journal article
Recensão/Comentário dos Cadernos de Coeducação “Des-fiar as Vidas: Perspectivas biográficas, mulheres e cidadania”
Coelho, Orquídea
Journal article
Recensão/ Comentário do Cadernos de Coeducação “Meios escolares e questões de género: elementos de reflexão para a prática do ensino”
Coelho, Orquídea
Book review
Recensão à obra Teresa Pinto e Fernanda Henriques
Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Cosme, Ariana; Ferreira, Manuela; Caramelo, João
Book chapter
E depois da escola?: formação, autoformação e transição para a vida activa dos surdos em Portugal
Coelho, Orquídea
Conference paper
Gestos lusófonos: projecto de cooperação com Angola no âmbito da surdez
Coelho, Orquídea; Pacheco, Natércia; Cabral, Eduardo
Thesis / Dissertation
E depois da escola? Formação, auto-formação e transição para a vida activa dos surdos em Portugal
Orquídea Coelho