Estudo sobre a Educação para a Cibersegurança no Ensino Básico e Secundário em Portugal Observatório de Cibersegurança do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e CIIE/FPCEUP
Já se encontra disponível o relatório do estudo desenvolvido pelo Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP para o Observatório de Cibersegurança do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) sobre a Educação para a Cibersegurança no Ensino Básico e Secundário em Portugal. Com coordenação de Marta Sampaio e Pedro D. Ferreira, a equipa contou ainda com Amélia Veiga, Carla Figueiredo, Mariana Fonseca e Susana Pena.
O estudo faz um mapeamento das iniciativas, programas e conteúdos curriculares de cibersegurança nas escolas portuguesas do ensino básico e secundário, comparando com práticas noutros países da União Europeia. Integra a análise de documentos estratégicos e manuais escolares, e de um inquérito feito aos Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas a nível nacional, para identificar as iniciativas desenvolvidas e a frequência com que a cibersegurança é abordada nas disciplinas, tendo ainda sido realizadas entrevistas com professores/as e outros atores. Finalmente, o estudo apresenta recomendações para o futuro.
O estudo completo pode ser consultado AQUI. Pode também ser consultado um resumo do estudo – Relatório em 15 minutos.
Este estudo vem juntar-se ao Estudo sobre o Ensino Pós-Secundário e o Ensino Superior em Portugal, realizado em 2022 pelo CIIE/FPCEUP, com coordenação de Amélia Veiga e Pedro D. Ferreira e participação de Marta Sampaio, José Pedro Amorim, João Moisés Cruz e Mariana Fonseca. Pode consultar o relatório em https://www.cncs.gov.pt/docs/estudo-ensino-ciberseg-cncs.pdf.