01-10-2022
30-09-2025
(Under-)Achievement in the Life Course (CLEAR) está empenhado em compreender melhor os fatores que afetam a qualidade dos resultados de aprendizagem/learning outcomes (LOs) em todas as regiões europeias e pretende desencadear abordagens políticas inovadoras para combater o insucesso e aumentar a mobilidade social ascendente dos jovens. Concentra os processos de construção de resultados de aprendizagem como resultado de múltiplos arranjos institucionais de intersecção, determinantes espaciais e socioeconómicos, influências discursivas e socioculturais, bem como experiências individuais, disposições, capacidades cognitivas e psicoemocionais. O objetivo geral é examinar a combinação de múltiplos fatores que moldam os LOs e que afetam assim a sua qualidade. Com base numa melhor compreensão dos processos de construção de LOs, o CLEAR investiga o impacto das políticas para impulsionar a realização e combater o insucesso, e concebe atividades participativas a nível local para desencadear soluções políticas inovadoras. Conduz análises comparativas a vários níveis em 8 países da UE - Áustria, Bulgária, Finlândia, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal, Espanha - por meio de análises quantitativas e institucionais, inquéritos de peritos a nível nacional e regional, análises qualitativas e estratégias participativas inovadoras a nível local. É dada especial atenção aos grupos que são multi-desfavorecidos e/ou em situações vulneráveis. Conceitos dinâmicos e relacionais - Curso de Vida, Interseccionalidade, Justiça Espacial - ajudam a explorar as várias dimensões mutuamente intersectantes da questão - individual, institucional, estrutural, relacional e espacial. Em linha com o Open Science, o projeto adota uma abordagem participativa transversal inovadora, permitindo aos jovens e outros interessados moldar proativamente a elaboração de políticas educativas e contribuir com as suas opiniões, ideias e conhecimentos baseados na experiência, aumentando assim o impacto do projeto.
PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política
European Commission, under Horizon Europe programme | Comissão Europeia, através do programa Horizonte Europa (Grant agreement No. 101061155)
Westfälische Wilhelms-Universität Münster, Alemanha
CODICI - Cooperativa sociale Onlus, Itália
European Research Services GmbH, Alemanha
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Plovdivski Universitet Paisiy HilendarskiBugária
Turun Yliopisto, Finlândia
Università degli studi di Genova, Itália
Università degli Studi di Urbino Carlo Bo, Itália
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
Universität Wien, Áustria
Αριστοτέλειο Πανεπιστήμιο Θεσσαλονίκης, Grécia