01-01-2018
31-12-2021
Qualquer empreendimento para a Justiça Social deve ser simultaneamente um esforço de democratização (Fraser, 2008). Construir uma Educação para a Justiça Social deve, portanto, necessariamente abordar a democracia nas escolas e o ensino da democracia. Assim, esta proposta baseia-se na pesquisa persistente, desenvolvimento, transferência e formação em Educação para a Justiça Social do grupo de pesquisa "Mudança Educacional para a Justiça Social", que, nesta ocasião, dá um passo adiante focando na democracia nas escolas. Para esse fim, é fortalecida pelo Instituto para os Direitos Humanos, Democracia e Cultura de Paz (DEMOSPAZ) e pela rede escolar "Hermanadas por la Justicia Social". Propõe um estudo internacional entre 6 equipas de pesquisa de 3 países europeus e 3 países latino-americanos. A linha atual de trabalho harmoniza e reflete os mais recentes avanços internacionais que solicitam uma maior democratização na escola e na sociedade.
Os três principais objetivos desta pesquisa são:
- Conhecer as concepções de democracia dos membros da comunidade escolar e a praxis no contexto escolar.
- Compreender os significados e as dimensões políticas que sustentam a cultura democrática escolar.
- Aprofundar o conhecimento e o desenvolvimento da democracia para uma educação em e para a Justiça Social, com base em um processo de ação-pesquisa com uma rede de escolas comprometidas com a Justiça Social.
Para alcançar esses objetivos, são propostos três estudos complementares:
- Estudo fenomenográfico. Os participantes serão 270 professores, 60 diretores e 270 alunos de 6 países, de diferentes níveis educacionais, contextos e tipos de escola.
- Estudo etnográfico complementado com Análise de Redes Sociais (SNA). Pelo menos 9 escolas serão estudadas em 6 países, envolvendo diretores, professores, alunos, funcionários da administração, pessoal e famílias, a fim de entender os sentidos e significados políticos da comunidade escolar em relação à democracia.
- Ação-Pesquisa será realizada com uma rede de 7 escolas caracterizadas pelo trabalho em Educação para a Justiça Social. Busca transformar e gerar conhecimento sobre a educação em e para a democracia, por meio de uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL).
A pesquisa foi projetada para otimizar seu impacto e internacionalização. Dessa forma, além de colaborar com o DEMOSPAZ e com a rede escolar "Hermanadas", destacamos a participação de 6 equipes de seis países e da rede RILME.
It also integrated the project: Paulo Manuel Teixeira Marinho - FPCEUP
CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação
Agencia Estatal de Investigación
EDU2017-82688-P
Universidad Autónoma de Madrid (UAM) - Spain
Consejo Interinstitucional de Investigación Educativa - Mexico
CIIE | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) - Portugal
Manchester Metropolitan University (MMU) - United Kingdom
Universidad Católica Silva Henríquez (UCSH) - Chile
Universidad Torcuato Di Tella - Argentina