CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação

Síntese

A comunidade de práticas de investigação CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação/CIIE-FPCEUP é constituída por investigadores integrados do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) e investigadores colaboradores que desenvolveram, ou estão a desenvolver, as suas dissertações de doutoramento ou de mestrado em Ciências da Educação, professores ou técnicos de educação em diferentes domínios da educação formal, nomeadamente em Agrupamentos de Escolas e Centros de Formação. 

Enquanto comunidade prática de investigação, a CAFTe elege por objeto de estudo a educação formal, com especial foco em: políticas de educação e de avaliação e a sua relação com práticas curriculares que as concretizam em diferentes níveis de ensino; modelos de formação de professores na sua relação com conceções de educação e políticas que as suportam; tecnologias educativas na sua relação com o desenvolvimento de competências inerentes a uma sociedade digital. 

Na sua estrutura, a comunidade CAFTe tem como principais objetivos: 

  • promover a aproximação a uma prática de investigação colaborativa entre investigadores do CIIE e professores e outros técnicos que atuam em contextos de educação formal;
  • produzir conhecimento que entrecruze os diferentes eixos que matriciam a CAFTe;
  • investigar questões atuais do campo educacional; iv) disseminar o conhecimento produzido; 
  • sustentar redes de investigação com académicos europeus e do espaço lusófono, especialmente de Angola, de Moçambique, de S. Tomé e Príncipe e do Brasil. 
Estes objetivos gerais concretizam-se através de objetivos mais específicos, tais como:
  • partilhar projetos de investigação em curso, sejam teses PhD, dissertações de mestrado, projetos de investigação financiados pela FCT ou projetos propostos pelos investigadores da comunidade CAFTe
  • debater perspetivas teóricas e metodológicas adotadas; 
  • refletir sobre o sentido/utilidade do conhecimento produzido tendo em conta que a educação formal é o contexto privilegiado; 
  • produzir artigos para disseminação, em revistas indexadas, do conhecimento produzido; 
  • organizar encontros científicos para partilha e análise do conhecimento que vai sendo produzido. 
A comunidade CAFTe está organizada em subgrupos, processando-se o trabalho, quer por equipas dos subgrupos, quer no grande grupo CAFTe. Esses trabalhos assumem as seguintes configurações: 
  1. Sessões do grande grupo CAFTe para: i) organização do plano anual; ii) análise de projetos propostos por elementos da comunidade CAFTe; iii) preparação de atividades a serem realizadas por cada subgrupo; iv) partilha, e reflexão coletiva, do trabalho realizado pelos diferentes subgrupos; v) balanço das ações desenvolvidas; vi) apresentação e discussão de orientações teórico-metodológicas; vii) análise de processos de divulgação do conhecimento produzido pela comunidade CAFTe; viii) organização de seminários e conferências temáticas abertas à comunidade académica e a outros investigadores e educadores.
  2. Sessões por subgrupos para: i) desenvolvimento dos trabalhos pelos quais ficaram responsabilizados do plano anual; ii) desenvolvimento dos projetos propostos à comunidade CAFTe; iii) sistematização do conhecimento produzido pelo subgrupo e organização da sua disseminação. No caso dos elementos da comunidade CAFTe que têm os seus lugares de trabalho em Angola, em Moçambique, em S. Tomé e Príncipe ou no Brasil, e que estão envolvidos em projetos de diversos subgrupos, a comunicação é feita online, mail ou outra forma de encontro a distância. 
Em todos os casos, com a dinâmica instituída por esta CoPIn, procura-se, por um lado, contribuir para ampliar o conhecimento nos domínios que estruturam os eixos de ação CAFTe e, por outro, contribuir para o desenvolvimento de práticas inovadoras que apoiem respostas aos desafios que hoje se colocam a uma educação/formação escolar que prepara para futuros incertos (Sinnema & Aitken, 2013).

Website

https://www.fpce.up.pt/cafte/index.html

Coordenadores

Equipa

Contactos

CAFTe/CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Rua Alfredo Allen
4200-135 Porto, Portugal

Tel.: +351 22040063

Email: cafte@fpce.up.pt