01-05-2021


30-04-2024


A resposta educativa às transformações decorrentes das mudanças económicas, demográficas e sociais exige a comunicação e a articulação de diferentes linguagens e diferentes saberes que ajudem a promover a criatividade e a diversidade de competências (conhecimento, raciocínio, comunicação, atitudes), incluindo as relacionadas com a literacia digital, conducentes à inovação e ao desenvolvimento da cidadania. Este cenário de trabalho em rede favorece o surgimento de práticas educativas inovadoras que promovem a coesão social, o que está em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS)4: “Educação de qualidade”. No entanto, o relatório de progresso dos ODS das Nações Unidas (ONU, 2019, p.10) percebeu que “o ambiente de aprendizagem, as capacidades dos professores e a qualidade da educação não acompanharam as rápidas mudanças tecnológicas (...) sendo necessário reorientar os esforços para melhorar os resultados da aprendizagem para todo o ciclo de vida, especialmente para mulheres, raparigas e pessoas marginalizadas em contextos vulneráveis”.
De acordo com o International Computer and Information Literacy Study (IEA, 2018), apenas 1% dos jovens portugueses conseguiu selecionar a informação online mais relevante e foi capaz de avaliar a utilidade e fiabilidade da informação para criar produtos de informação. Num cenário internacional alargado, dos 46000 estudantes, apenas 2% demonstraram capacidade de aceder criticamente à informação “em linha”. Estas taxas são ainda inferiores no caso dos estudantes de meios socioeconómicos mais baixos.
O projeto "DICE" visa produzir conhecimento relevante sobre a relação entre os contextos sociais e educativos dos jovens e os seus hábitos de consumo, produção e partilha de informação em linha, bem como em que medida este contexto influencia a sua vulnerabilidade à desinformação, à manipulação e à ciberviolência. Além disso, o projeto visa reconhecer e analisar práticas eficazes de educação para a cidadania digital eficazes nas escolas. O principal grupo-alvo são os jovens, entre os 12 e os 16 anos, em risco de exclusão, que enfrentam situações como dificuldades de aprendizagem, antecedentes desfavoráveis e caraterísticas familiares, obstáculos socioeconómicos e/ou diferenças culturais. Os procedimentos do estudo incluirão a recolha e análise de dados qualitativos e quantitativos provenientes de revisão da literatura, análise documental, questionários, entrevistas individuais e de grupo a alunos e professores.
Os resultados incluem a produção de artigos científicos, bem como relatórios, comunicações nacionais e internacionais e um manual centrado em práticas promissoras e cenários de aprendizagem inovadores concebidos para professores e outros profissionais da educação. O impacto esperado a longo prazo é a contribuição para a mudança das políticas educativas locais e internacionais numa perspetiva bottom-up, dando a estes jovens voz e um papel ativo em todo o processo.


CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação


FCT- Fundação para ciência e Tecnologia
2020.01982.CEECIND


Angélica Monteiro


CIIE/Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - FPCEUP

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