01-09-2022


31-08-2023


Sendo reconhecida a existência de múltiplas dificuldades com que se debatem os professores da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (CD), o projeto assume os seguintes objetivos: a)Contribuir para a construção colaborativa de um referencial teórico de suporte à educação para a cidadania, integrando perspetivas culturais, filosóficas, psicológicas e pedagógicas; b)Adaptar para o contexto português o modelo de educação moral Minnesota’s Community Voices and Character Education Project (CVCE); c)Identificar necessidades de formação de professores da disciplina de CD no 2º Ciclo do Ensino Básico; d)Criar uma rede colaborativa de investigadores e professores de Educação para a Cidadania.
O CVCE baseia-se na conceção de desenvolvimento moral de Rest e diferencia-se de outros modelos integrativos de educação moral pela sua sistematicidade, intencionalidade pedagógica e orientação colaborativa: parte da realidade das comunidades e cultura escolar, inclui e valoriza a prática reflexiva de professores e alunos e reconhece a relevância investigativa dos seus questionamentos e dificuldades.
A adaptação do CVCE ao contexto português envolve tarefas de avaliação dos alunos (a realizar através da tradução, adaptação e validação escalas referentes à sensibilidade, juízo, motivação e ação morais), auscultação dos professores e análise dos documentos orientadores da disciplina CD.
Trata-se de uma investigação exploratória, de cariz misto, de forma a ir ao encontro dos objetivos delineados, com duas amostras distintas. A primeira será constituída por aproximadamente 12 turmas do 2º ciclo do ensino básico; esta será recolhida em agrupamentos de escolas da região Norte, através de escalas de autorrelato distribuídas aos alunos em papel. A segunda será constituída por professores da disciplina de CD, aproximadamente 10 que participarão num grupo focal, estando dependente da saturação teórica.


FCT . Fundação para a Ciência e para a Tecnologia
(ref.ª UIDB/00167/2020)

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