Alternative Publication

01-09-2022

31-08-2023

Sendo reconhecida a existência de múltiplas dificuldades com que se debatem os professores da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento (CD), o projeto assume os seguintes objetivos:

1. Contribuir para a construção colaborativa de um referencial teórico de suporte à educação para a cidadania, integrando perspetivas culturais, filosóficas, psicológicas e pedagógicas.

2. Adaptar para o contexto português o modelo de educação moral Minnesota’s Community Voices and Character Education Project (CVCE).

3. Identificar necessidades de formação de professores da disciplina de CD no 2º Ciclo do Ensino Básico.

4. Criar uma rede colaborativa de investigadores e professores de Educação para a Cidadania.

O CVCE baseia-se na conceção de desenvolvimento moral de Rest e diferencia-se de outros modelos integrativos de educação moral pela sua sistematicidade, intencionalidade pedagógica e orientação colaborativa: parte da realidade das comunidades e cultura escolar, inclui e valoriza a prática reflexiva de professores e alunos e reconhece a relevância investigativa dos seus questionamentos e dificuldades.

A adaptação do CVCE ao contexto português envolve tarefas de avaliação dos alunos (a realizar através da tradução, adaptação e validação escalas referentes à sensibilidade, juízo, motivação e ação morais), auscultação dos professores e análise dos documentos orientadores da disciplina CD.

Trata-se de uma investigação exploratória, de cariz misto, de forma a ir ao encontro dos objetivos delineados, com duas amostras distintas. A primeira será constituída por aproximadamente 12 turmas do 2º ciclo do ensino básico; esta será recolhida em agrupamentos de escolas da região Norte, através de escalas de autorrelato distribuídas aos alunos em papel. A segunda será constituída por professores da disciplina de CD, aproximadamente 10 que participarão num grupo focal, estando dependente da saturação teórica.