15-07-2022


31-03-2023


O estudo “Educação Não Formal no quadro da EDCG nas ONGD em Portugal: potencialidades, dificuldades e caminhos de ação”, elaborado para a Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento e financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P, foi desenvolvido por uma equipa de investigação do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Compreendeu a auscultação, em diferentes momentos, de ONGD associadas da Plataforma Portuguesa das ONGD que, à data do início do estudo, tinham a Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG) como uma das suas áreas de intervenção. O estudo abrangeu duas dimensões, respetivamente, de caracterização e mapeamento, e de problematização e análise de efeitos da ENF no quadro da EDCG (adiante, ENF/EDCG) destas organizações. Para cada uma destas dimensões foram formuladas questões de investigação, para cuja resposta se procurou contribuir através de análise de documentação relevante, da realização de entrevistas junto de profissionais de EDCG das ONGD, da caracterização do perfil organizacional e de EDCG das mesmas, e ainda, de momentos de discussão conjunta de conclusões do estudo com profissionais das ONGD.


Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P,


Ana Luísa Costa

Dalila Pinto Coelho

João Caramelo

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