01-01-2007


01-01-2010


O IP assume a responsabilidade das IES de promover a compreensão dos indicadores de coesão social através de programas profissionais para formandos que se preocupam com o bem-estar das comunidades, incluindo crianças, jovens e suas famílias. Os objectivos, tal como identificados no ponto 4.6, podem ser brevemente resumidos da seguinte forma


- explorar a política social na região europeia no que diz respeito à coesão e ao bem-estar das crianças, dos jovens e das suas famílias, incluindo as várias respostas à Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança;
- discernir e reconhecer os tipos de contextos sociais e instituições que têm a capacidade de afetar a coesão social e o bem-estar social/económico;
- desenvolver competências em matéria de avaliação, a fim de poder avaliar os factores “físicos”, “sistémicos”, “comunicativos” e “ comportamentais” no âmbito desses contextos sociais e institucionais que têm o potencial de promover a coesão social e o bem-estar


- explorar as formas pelas quais as respostas interdisciplinares a um estudo da promoção do bem-estar social e económico podem desenvolver novas compreensões.


Para o efeito, o desenvolvimento de competências no domínio do diálogo intercultural é considerado um processo fundamental de aprendizagem ao longo da vida. O grupo-alvo do IP reúne formandos em educação, serviço social, economia e negócios para realizar investigações em contextos sociais e institucionais relevantes. Desta forma, o PI promove a consciencialização interdisciplinar dos efeitos de uma gestão reactiva e sensibilizada das transições das pessoas. Numa Europa em mudança, essas transições têm implicações tanto para o bem-estar económico
económico e para o bem-estar social. A utilização inovadora das TIC apoiará a partilha de E-folios e a co-documentação por parte dos formandos e do pessoal sobre as investigações relativas aos efeitos sociais e institucionais. Estes resultados serão complementados por cartazes, apresentações, materiais didácticos, tarefas orientadas, quadros de avaliação acessíveis e, sobretudo, pela auditoria. Estes resultados apoiam o desenvolvimento de programas conjuntos em toda a parceria para promover a coesão e o bem-estar.


Comissão Europeia
60029


CIIE\Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

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